Giro Semanal Bankless BR DAO #49
Semana repleta de Artigos, o que são DAOs public goods; ETH e BTC pós Merge; participação Devcon Bogotá; última etapa do concurso de redações Bankless Brasil
Prezada Nação Bankless,
Você está recebendo o Giro Semanal, a newsletter da Bankless Brasil com os principais acontecimentos da semana no universo cripto. Vamos ficar por dentro das oportunidades!
Tivemos uma semana repleta de novos artigos, participação da Bankless Brasil na Devcon Bogotá e o início da terceira fase do nosso 1º Concurso de Redação.
Os artigos trataram sobre a importância de eliminarmos as barreiras de acesso à informação, a história dos primeiros NFTs, a principal crítica ao gasto energético do Bitcoin e a economia produtiva de soma positiva que fará com que a rede Ethereum ultrapasse o Bitcoin.
É um prazer ter sua companhia durante nossa trajetória. Sim, estamos juntos nessa caminhada!
Vamos subir de nível
- Schmidt
🎉Faça parte da Bankless Brasil! Além de assinar o Substack, você também pode ser um membro da Governança adquirindo o NFT.
Bankless Show🎙️
Atualizando o Calendário da DAO:
Por dentro da Comunidade
Devcon Bogotá
Na abertura do evento um integrante da equipe da Devcon chamado Skyler falou da missão de estarem ali, após 3 anos sem Devcon por conta da pandemia global eles estavam de volta.
O evento, como o próprio Skyler mencionou, é um evento para celebrar as realizações dos últimos 3 anos do ecossistema Ethereum e olhar para o que ainda pode ser implementado na rede para o futuro.
Por que a América Latina?
Ele explica que o Ethereum é um mecanismo de coordenação para todos, permitindo que haja uma maior inclusão financeira sobre seus ativos digitais, sem censura injusta ou controle hierárquico de suas informações, com isso, as regiões no mundo com maior impacto positivo são lugares em desenvolvimento como a América Latina.
O Ethereum é uma rede para se fazer o mundo melhor, ele diz que nós aqui na América Latina estamos realmente empenhados em resolver problemas que farão diferença nas gerações futuras, proporcionando uma real inclusão econômica, seja através de taxas mais baratas ou maior resistência à censura da informação.
Isso faz com quê o mundo continue melhorando, continue focado nas soluções para regiões em desenvolvimento e tudo isso passa pelo melhoramento da rede Ethereum.
Alguns registros do evento:
Dentro desse clima, pedimos ao nosso membro que compartilhasse um pouco da sua experiência vivenciada no evento. Seu relato:
A Devcon desse ano estava com alta expectativa, tanto pelos anos de espera desde a última edição (devido aos cancelamentos na pandemia), quanto pelo tom pós-Merge. E, com certeza, não decepcionou.
A convenção possui trilhas muito mais técnicas e voltadas para builders, mas também me chamou a atenção os workshops de DAOs e governança lotados! Outro tema que prevaleceu foi a preocupação com o ambiente regulatório. Camadas de KYC sobre tecnologias e protocolos permissionless pode ser uma promessa da indústria. Destaque também para o evento da Polygon, focada na zkEVM.
Foi muito bom encontrar a galera, conhecer gente nova e marcar presença. Bankless Brasil continua sendo destaque lá fora e devemos enaltecer a organização que prestigiou a LaTam nessa edição.
- Danko
Equipe brasileira ganhadora do prêmio dado pela Chainlink no ETHGlobal.
Última fase do concurso de redação Bankless Brasil
Nesta fase do concurso a interação é o que mais importa, o texto com maior interação ganhará o concurso de redações.
Leia e participe!!
O resultado do concurso será divulgado no substack, nas mídias sociais e no servidor do discord da BanklessBR no dia 18/10/22 às 20h.
Nada como ter a comunidade envolvida!
Parabéns Nação bankless, 3k de seguidores!!!
Artigos da Semana 📰
📃O sol pode ser patenteado?
Eliminar as barreiras de acesso e promover o uso coletivo é uma excelente forma de compartilhar o conhecimento em uma sociedade.
📃Por que o Flippening é Bom para as Criptomoedas?
Flippening é a ideia de que o valor de mercado do ETH acabará ultrapassando o valor de mercado do BTC, um belo texto sobre uma visão futura dos 2 maiores ativos do mundo cripto e como será o pós Merge.
📃A FALÁCIA DO CONSUMO ENERGÉTICO & BITCOIN
Os críticos do gasto energético raramente comparam o Bitcoin com outros setores, como o bancário e o do Ouro, mostraremos neste texto a comparação dos setores e a discrepância de energia utilizada pelos setores mais tradicionais dos mercados.
📃NFTs Históricos 📅
Um resgate pela história dos lendários projetos pioneiros em NFTs. Hoje, uma categoria indispensável no mundo cripto, mas você sabe como tudo surgiu?
Números de Mercado 📊
USD/BRL acumula alta de 2,70% na semana, de R$5,19 para R$5,33
ETH acumula queda de -2,91% na semana, de USD$1.322,90 para $1.284,40
BTC acumula queda de -1,60% na semana, de USD$19.436 para $19.125
TVL em DeFi Pulse diminui em -2,50% na semana, de USD$54,72 bi para $53,35 bilhões
DPI acumula queda de -8,13% na semana, de USD$89,90 para $82,59
BED acumula queda de -0,2,72% na semana, de USD$50,00 para $48,64
BANK acumula queda de -4,88% na semana, de USD$0,0090220 para $0,0085816
Notícias escolhidas a dedo 📰
Recortes de notícias e links de acontecimentos importantes no universo cripto.
Mundo
Mark Zuckerberg quer seu metaverso aberto e interoperável
Nesta semana tivemos a conferência da Meta, empresa mãe do grupo de empresas de Mark Zuckerberg, Em sua palestra anual, apresentou significativos avanços para o metaverso, como, seu novo headset de realidade virtual (VR) e sua mais recente parceria com a Microsoft.
SEC investiga Yuga Labs criadora dos NFTs Bored Ape e Yacht Club.
A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) iniciou uma investigação na Yuga Labs sobre se seus NFTs Bored Ape Yacht Club Ethereum e o token ApeCoin são títulos não registrados.
O relatório supõe que a startup cripto violou a lei federal ao emitir NFTs que agem como ações, explorando e distribuindo tokens ApeCoin baseados em Ethereum e lançados no início deste ano.
Assunto relacionado:
• SEC rejeita ETF Spot Bitcoin da WisdomTree
Portugal deixa de ser um paraíso fiscal ao inserir imposto sobre ganhos em criptomoedas
O governo português propôs um imposto de ganhos de capital de 28% sobre os ganhos de criptomoeda obtidos dentro de um ano, com essa medida, caso ela seja implementada, Portugal deixaria de ser um paraíso fiscal para investidores de criptomoedas.
Em seu relatório de estratégia macroeconômica e política fiscal, a nova política tributária de criptomoedas entraria em vigor no próximo ano.
Uso de criptomoedas por empresas russas se torna uma realidade.
Empresas russas começam a usar criptomoedas em transações internacionais para contornar as sanções impostas ao país.
Embora a regulamentação desta indústria na Federação Russa ainda não seja configurada corretamente, pagamentos transfronteiriços estão cada vez mais fazendo parte do cotidiano russo.
Assunto relacionado:
• G20 revisará estrutura de regulamentação de criptomoedas esta semana.
Google Cloud abre opções de pagamentos com criptomoedas
Através da Coinbase, o Google vai permitir que uma série de criptomoedas possam ser usadas como forma de pagamento por seus clientes a partir do ano que vem.
A capa do The Economist deste ano traz mais uma imagem inigmática.
Uma mistura de painel de controle de desenho animado que contém óbvias simbologias de uma crise monetária, colocando o Bitcoin ao lado das principais moedas fiduciárias com um texto ao lado dizendo “Mudança de regime”.
Ao longo dos anos, algumas de suas capas previram eventos futuros com precisão, levando alguns a acreditar em uma conexão com informantes.
Assunto relacionado:
• Estudo mostra de 300 milhões de consumidores em todo o planeta são usuários de criptomoedas
Brasil:
CVM faz definição de criptoativos
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou um documento definindo de forma mais clara sua atuação no setor de criptomoedas, este documento apresenta a definição de quando podemos considerar um criptoativo um valor mobiliário e de qual forma a entidade irá agir para fiscalizar e em quais casos.
Brasileiros vencem Hackathon do ETHBogotá na Colômbia.
Na Conferência Global do Ethereum realizada este ano em Bogotá Colômbia, Victor Garcia, de 15 anos, junto de sua equipe composta por outros quatro brasileiros, venceram o Hackathon ETHBogotá.
Após uma intensa maratona de 36 horas seguidas, eles desenvolveram uma plataforma gamificada de incentivo à leitura com uma espécie de read to earn (ler para ganhar).
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil ou ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este é um boletim informativo, com finalidade estritamente educacional e não se trata de um conselho de investimento ou uma sugestão para comprar ou vender quaisquer ativos ou tomadas de decisão financeira, também não é um conselho fiscal. Consulte um contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão caso você faça uma compra através de um desses links. Sempre divulgaremos quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo na Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com