Prezada Nação Bankless,
Na semana passada, exploramos uma das categorias mais recentes do ecossistema de NFTs, os NFTs de escrita.
Claro que toda a inovação com a qual convivemos hoje em dia só foi possibilitada pelos pioneiros dos projetos NFT, os criadores de categorias. Um exemplo são os CryptoPunks com suas coleções de fotos de perfil (PFP).
Dito isso, “NFTs históricos” é uma espécie de meta-categoria que abrange os primeiros projetos do ecossistema NFT.
Desde o início de 2021, houve um grande aumento nos esforços de redescoberta, pesquisa e negociação em torno de coisas digitais, à medida que mais pessoas começaram a vê-las como criações on-chain.
Para o Metaverso de hoje, vamos fazer um rápido resumo dos NFTs históricos e destacar dois novos mercados que os atendem.
-WMP
Uma introdução aos NFTs Históricos
NFTs históricos na era pré-Ethereum
A Ethereum é a plataforma pioneira em smart contracts, a qual tem servido como abrigo para o boom atual dos NFTs.
No entanto, os “Proto-NFTs” – ou os ancestrais dos NFTs atuais – já existiam na rede Bitcoin, na Namecoin e na Counterparty, bem antes do lançamento da rede Ethereum, em julho de 2015, diga-se de passagem.
Linha do tempo dos NFTs
DM para inclusões!
Não é intenção me aprofundar aqui, mas alguns projetos dignos de menção dessa era pré-Ethereum/proto-NFT são:
Bit Domains — Um sistema de nomes de domínio lançado na Namecoin em abril de 2011.
Punycode Domains — Um experimento de nome de domínio + arte em blockchain que começou em maio de 2011.
Colored Coins – Yoni Assia introduziu o conceito de “moedas coloridas” no topo do Bitcoin, um sistema semelhante ao NFT, em março de 2012.
Monegraph — Lançado em maio de 2014, o Monegraph foi a primeira plataforma NFT na Namecoin.
NILICOins — Nili Lerner criou tokens de arte conceitual como moedas coloridas movidas a Bitcoin em setembro de 2014.
MYSOUL — A artista Rhea Myers tokenizou conceitualmente sua alma nas blockchains Counterparty e Dogecoin em novembro de 2014.
FDCARD — Introduzido em março de 2015, eram cartões comerciais digitais na Counterparty e o início do projeto Spells of Genesis.
Rare Pepes - Os cartões comerciais emitidos pelo usuário centrados em Pepe the Frog que se iniciaram na Counterparty em setembro de 2016.
NFTs históricos na era Ethereum
A linha do tempo definitiva dos primeiros NFTs na Ethereum V2
Talvez dentro de um século, todos os NFTs cunhados antes de 2025 sejam considerados históricos. Isso quer dizer que o próprio conceito de NFT histórico, de alguma maneira, sempre estará em construção!
No entanto, há um consenso de que vários projetos são considerados muito importantes devido aos seus esforços iniciais na era Ethereum. Exemplos desses projetos:
Terra Nullius — Lançado em agosto de 2015, este foi o primeiro projeto proto-NFT (ou seja, anterior ao padrão ERC721) na Ethereum; ele permite que os usuários criem mensagens on-chain intransferíveis.
Etheria v1.1 — Um projeto de mundo virtual com os primeiros proto-NFTs transferíveis da Ethereum lançados em outubro de 2015; Etheria v1.2 também foi lançado em outubro de 2015.
Million Ether Homepage v1 — Apresentado pela primeira vez em dezembro de 2016, este projeto permite que os usuários criem blocos de 10x10 pixels como proto-NFTs.
Ethereum Name Service — O sistema líder de Domain Names da Ethereum foi lançado em março de 2017.
Curio Cards — Um projeto de arte colecionável que apareceu pela primeira vez na Ethereum em maio de 2017.
CryptoPunks — As coleções v1 e v2 CryptoPunks foram lançadas em junho de 2017, abrindo caminho para as coleções de 10k PFP que temos hoje.
MoonCatRescue — Lançado em agosto de 2017, o projeto MoonCats foi o primeiro projeto de arte generativa na Ethereum.
Digital Zones — Um projeto de arte conceitual lançado pelo artista Mitchell F. Chan na Ethereum em agosto de 2017.
Cinco anos atrás, eu lancei o Digital Zones Immaterial Pictorial Sensibility, ou IKB.
IKB conectava a arte conceitual com as blockchains.
Essa ferramenta postula a criptomoeda como prenúncio de um mundo totalmente desmaterializado e o conceitualismo como uma ferramenta para entendê-lo.
5 anos desde o lançamento...🧵1
DADA Creeps and Weirdos — Iniciado em outubro de 2017, este foi o primeiro projeto a codificar royalties de artistas diretamente em NFTs.
CryptoKitties — O projeto colecionável de gatos digitais que inspirou o moderno padrão ERC721 NFT.
22/ CryptoKitties
23 de Novembro de 2017
Colecione e cultive gatos digitais
Primeiro ERC-721 (ainda não completamente compativel)
Supply: 50,000 (Gen0) Floor: 0.09Ξ (Gen0)
Contract: https://etherscan.io/address/0x0601
Market: https://cryptokitties.co/search
Discord: http://dap.pr/ckdiscord
A chegada de novos mercados históricos de NFT
Eu mesmo não usei ainda e também ainda não auditei os contratos, mas é um grande progresso. @opensea suplicamos a vocês que criassem uma seção denominada #Historical NFT e infelizmente ignoraram. Bem, perderam a oportunidade:)- hnft.market (pre-ERC721 assets) - nfthistory.market (pre-2021 assets)
Nos últimos dias, dois mercados avançaram para abrigar os traders de NFTs históricos: HNFT e NFT History. A chegada desses projetos mostra o interesse crescente que observamos em torno da categoria de NFTs históricos. Vale destacar também que os mercados de NFT existentes ainda não ganharam força nessa área.
No futuro, será interessante acompanhar o desempenho desses mercados de nicho. A listagem desses NFTs pode crescer ainda mais, à medida que mais projetos iniciais de NFT forem sendo descobertos!
Mão na massa
🙇 Dê uma olhada nesses links de NFT Históricos:
The History of Crypto Art by Martin Ostachowski
Pt. 1 and Pt. 2 of the Early Evolution of Art on the Blockchain
🧐 Olhe também os marketplaces HNFT e NFT History
Biografia do autor
William M. Peaster é um escritor profissional e criador do Metaversal – um boletim informativo do Bankless focado no papel das NFTs na criptoeconomia. Tenho contribuido também com conteúdos para o Bankless, JPG e outros!
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Este texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre iremos divulgar quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com