Como Transferir Ativos entre Redes Usando o Hop Protocol (Parte I)
Aprenda a usar uma bridge, transfira seus tokens de uma rede para outra e aumente seu universo cripto!
Prezada Nação Bankless!
Nos tutoriais anteriores nós aprendemos como instalar a Metamask como extensão no seu browser (Tutorial #0), como conectá-la às redes Ethereum (padrão), Polygon (Tutorial #1), e Gnosis, anteriormente conhecida como xDAI (Tutorial #7), como carregar sua conta com MATIC na Polygon transferindo da Ethereum (Tutorial #2) ou da Binance (Tutorial #3), e finalmente aprendemos como comprar e vender tokens na rede Polygon usando as DEXs Sushiswap (Tutorial #5) ou Slingshot (Tutorial #8), e também como mostrar seus tokens na Metamask (Tutorial #10). Que jornada!
E ela está apenas começando.
Neste tutorial e no próximo nós aprenderemos a usar o Hop Protocol para transferir ativos entre redes, e também como prover liquidez para o protocolo e ganhar juros enquanto aumentamos as oportunidades de ser contemplado com um possível airdrop caso o protocolo seja descentralizado no futuro!
🎯Objetivo: saber como transferir tokens entre redes diferentes
✅ Pré-requisitos: carteira Metamask configurada para as redes de origem e destino, saldos nos tokens que quer transferir e tokens nativos na rede de origem para o gás — no nosso exemplo, iremos transferir DAI da Polygon para a Gnosis, e precisaremos de MATIC para operar na Polygon (se tiver dúvidas, consulte os tutoriais mencionados acima)
👶Dificuldade: iniciante
🕐Tempo de execução: 10–20 minutos
💰ROI: estar pronto para aproveitar as melhores oportunidades de rendimento e liquidez de cada rede, diluir o risco de rede através da distribuição do seu portfólio entre várias redes, e aumentar suas chances de receber um airdrop!
🚨Aviso! Interagir com protocolos descentralizados e pontes entre redes são passos essenciais na caminhada Bankless. Não prossiga com o tutorial em um computador com vírus, softwares maliciosos ou dispositivos de terceiros. Tenha certeza de que o sistema está seguro, utilize um computador próprio e em um ambiente reservado.
O que é o Hop Protocol?
O Hop Protocol é um dapp que facilita a transferência de ativos digitais entre as redes Ethereum e algumas de suas L2s (atualmente, Arbitrum e Optimism) ou sidechains (atualmente, Polygon e Gnosis).
Referências: Website | Documentação | Twitter | Discord
Como funciona o Hop Protocol?
Suponha que você queira transferir DAI da Polygon para a Gnosis. (É o que faremos quando colocarmos a mão na massa logo em seguida.) Quando você deposita DAI no contrato do Hop Protocol na Polygon, o aplicativo irá primeiro trocá-lo por hDAI através de um AMM (Automated Market Mater = Formador de Mercado Automático), em seguida transferir este token para a Gnosis por meio da Hop Bridge, trocá-lo por DAI na Gnosis, e finalmente transferi-lo para o endereço de destino.
Esse processo é possível com a ajuda de "fiadores" que garantem a oferta de hTokens nas diversas redes por meio de depósitos no contrato do Hop na Ethereum (e recebem comissões por cada transferência), e por provedores de liquidez em cada rede.
Nós explicaremos isso em mais detalhes na segunda parte deste tutorial na semana que vem, quando ensinaremos como você pode prover liquidez ao protocolo e também ganhar comissões por transferências.
Quais são as vantagens do Hop Protocol em particular?
Se você fosse utilizar as bridges canônicas para transferir da Arbitrum para a Polygon, por exemplo, teria que fazer duas transferências — uma da Arbitrum pra Ethereum, que pode demorar até uma semana para ser concluída devido à forma como a segunda camada é assegurada pela Ethereum, e depois outra da Ethereum para a Polygon, tendo que pagar justamente pelas taxas de gás altas que estamos querendo evitar! O Hop Protocol permite que essa mesma transferência possa ser concluída em poucos minutos, em uma única transação, e ao custo da ordem das taxas de gás das redes de origem e destino somente (sem precisar envolver a Ethereum).
Como já falamos antes, também existe a possibilidade de que usar o Hop Protocol cedo possa lhe render tokens de governança, caso a liderança do projeto escolha este caminho para a descentralização.
E quais são os riscos?
Além de todos os riscos e incertezas inerentes ao universo cripto, sobre o qual sempre alertamos, alguns riscos específicos da transferência entre redes foram levantados recentemente por ninguém menos que o próprio Vitalik Buterin:
Em sua reflexão, Vitalik explica como um agente malvado poderia atacar uma ponte para roubar parte do lastro de um wrapped token, comprometendo assim a possibilidade de sacar o wrapped token de volta na rede nativa.
Embora o argumento dele não se aplique a L2s como a Arbitrum ou Optimism, sidechains como a Polygon e a Gnosis, por exemplo, estão vulneráveis a esse tipo de ataque. É algo com que se deve tomar cuidado ainda maior ao transferir ativos entre redes de ecossistemas independentes, e que provavelmente fará parte das discussões sobre segurança em um mundo multi-chain nos meses e anos adiante.
Mão na massa!
Em nosso exemplo, enviaremos DAI da rede Polygon para a rede Gnosis (anteriormente conhecida como xDAI). O procedimento é exatamente o mesmo para quaisquer tokens e pares de redes de origem e destino disponíveis.
Com sua Metamask desbloqueada e conectada à rede Polygon, visite https://app.hop.exchange/
No menu "Send" (Enviar), selecione o token DAI.
Em seguida, clique em "Select Network" para selecionar a rede de origem: "From Polygon."
Faça o mesmo para selecionar a rede de destino: "To Gnosis."
Indique a quantidade de DAI que deseja enviar. Em nosso exemplo, nós clicamos em "MAX" para preencher o campo como nosso saldo em DAI.
Observe que o aplicativo automaticamente preenche uma estimativa do que você deverá receber na rede de destino.
Se quiser enviar para o mesmo endereço, pule este passo.
Obs: caso você queira enviar o token para outra pessoa, ou para uma carteira com endereço diferente da carteira de origem, clique em "Options" (Opções), e preencha o campo "Custom recipient" (Destinatário personalizado) com o endereço de destino.
Transações na blockchain são irreversíveis, então vamos conferir:
O token a ser transferido (DAI), a rede de origem (Polygon), a rede de destino (Gnosis), e a quantidade a ser enviada (MAX).
Também é importante conferir a comissão do protocolo e a estimativa de taxas de rede na rede de destino, que serão debitadas da quantidade enviada (passe o mouse por cima do ponto de interrogação "?" para mostrar os detalhes).
Isso é especialmente importante se você estiver utilizando a Mainnet, Arbitrum ou Optimism, onde as taxas de rede costumam ser mais caras e variam bastante dependendo da hora do dia ou dia da semana.
Se concordar com a oferta do protocolo, o próximo passo é autorizá-lo a gastar seu DAI. Clique em "Approve" (Aprovar) e siga as instruções na interface da Metamask, ajustando o teto de gasto, a taxa de rede ou o limite, se desejar.
Você também pode limitar o gasto ao valor transferido desmarcando a opção "Approve all" na caixa de diálogo que aparece antes.
Dependendo da rede, volume de uso, taxas de rede e limites propostos, a aprovação pode demorar de alguns segundos a alguns minutos.
Quando a aprovação de gasto for registrada na rede, o botão "Send" (Enviar) ficará disponível. Clique nele para enviar, e siga as instruções na interface da Metamask, ajustando a taxa de rede ou o limite, se desejar.
(Se a aprovação de gasto já tiver sido confirmada na rede e o botão "Send" ainda não estiver disponível, tente recarregar a página e preencher o formulário novamente.)
Esta etapa pode demorar vários minutos, até que o contrato da Hop Bridge na Polygon detecte o número necessário de confirmações de que o depósito de DAI foi feito, e emita o sinal para o contrato da Hop Bridge na Gnosis proceder com a transferência na rede de destino.
Não tem mistério, tem?!
Pronto! Se você conectar sua carteira à Gnosis, verá que seu saldo foi atualizado, e está disponível para ser utilizado naquela rede!
Próximos Passos
Enviar tokens entre redes é apenas uma das coisas que você pode fazer com o Hop Protocol! No próximo tutorial, nós ensinaremos como prover liquidez para o protocolo e lucrar com comissões de transferência, e também como fazer o staking do seu depósito de liquidez para receber bônus em MATIC. Fique ligado!
Tem algum ponto do tutorial que não tenha ficado claro? Comente abaixo, ou entre lá no nosso discord e mande pra gente a sua dúvida!
Tem alguma oportunidade de investimento que você ainda não tenha executado por que não tinha fundos na rede de destino e não sabia como transferir? Agora você já pode executá-la!
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, posso adicionar links para produtos que uso neste boletim informativo. Posso receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre irei divulgar quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com
Muito bom! 🤘🏾