Como criar uma carteira MetaMask (de graça) | Tutorial Bankless 🎓#0
Crie uma carteira Ethereum
Prezada Nação Bankless,
Com o objetivo de te ajudar a dar os primeiros passos no movimento das finanças descentralizadas (decentralized finance - DeFi), preparamos um guia para você criar, em poucos passos, uma carteira Metamask: a chave para um novo universo financeiro, direto no seu navegador. Seja auto soberano, tenha a custódia dos seus ativos!
Objetivo: criar uma carteira de criptomoedas para acessar protocolos a aplicações Web 3.0 direto do navegador
Dificuldade: iniciante
Tempo de Execução: menos de 15 minutos
ROI: muitos, principalmente ter posse e soberania sobre os próprios ativos.
O que é o Metamask?
Com a definição da Wikipedia temos que:
MetaMask é uma carteira de criptomoeda de software usada para interagir com o blockchain Ethereum. Ele permite que os usuários acessem sua carteira Ethereum por meio de uma extensão do navegador ou aplicativo móvel, que pode então ser usado para interagir com aplicativos descentralizados.
Para ser um jedi Bankless é necessário reconhecer a importância da auto-soberania. Com carteiras de criptomoedas você tem o controle e custódia da sua própria riqueza, seus cripto ativos, NFTs, etc.
A importância de fazer sua Custódia.
Com seus ativos guardados em uma carteira cripto você está fazendo sua própria custódia. Sua riqueza não pode ser confiscada pelo governo ou nenhuma autoridade senão a sua. Claro, é importante manter as Palavras de Recuperação em um ligar seguro.
Com uma carteira cripto você pode usar os mais diversos instrumentos financeiros através do DeFi sem ter de terceirizar a custódia dos ativos. Assim é possível ter controle total, permita apenas aquilo que concorda. Formamos um sistema “livre de permissão”, descentralizado, seguro com carteiras próprias e protocolos não custodiantes.
🚨Aviso! Criar uma carteira é um passo muito importante para se tornar Bankless. Não prossiga com o tutorial em um computador com vírus, softwares maliciosos ou dispositivos de terceiros. Tenha certeza de que o sistema está seguro, utilize um computador próprio e em um ambiente reservado.
Certo, então vamos para a prática!
Passo 1
Acesse https://metamask.io/download
Adicione a extensão Metamask para o navegador que você utiliza, tenha certeza de que está baixando pelo site oficial.
Passo 2
Após adicionar a extensão, uma nova página se abrirá automaticamente no seu navegador. Nesta página, clique no botão “Get Started”
Passo 3
Selecione a opção “Create Wallet”
Logo em seguida, será dada a opção de compartilhar dados anônimos com os desenvolvedores. Fique à vontade para escolher o que preferir, já que isso não vai interferir em nada no uso da carteira
Passo 4
Crie uma senha de, no mínimo, 8 caracteres
Por segurança, opte por usar números e letras maiúsculas e minúsculas, além de caracteres especiais (@, #, %, por exemplo)
Obs: esta senha não dá acesso à chave privada, apenas libera o uso do Metamask no seu navegador. Caso esqueça sua senha você consegue recuperar a carteira desde que tenha as palavras de recuperação (Frase Secreta de Recuperação), como veremos a seguir
Antes de prosseguir, será apresentado um vídeo explicativo sobre a “Secret Recovery Phrase” (Frase Secreta de Recuperação), que é um conjunto de palavras que derivam e criam a chave privada de sua carteira garantem acesso à carteira. Assista ao vídeo e clique no botão “Next”
Observe que a senha criada anteriormente é apenas para o uso da extensão, é ela que você vai precisar no dia a dia
A Frase Secreta de Recuperação deve ser guardada com MUITO CUIDADO, porque ela garante o acesso à carteira caso você desinstale a extensão, queira acessá-la por outro dispositivo, seu computador dê problema etc.
Passo 5
Clique na imagem do cadeado para revelar a Frase Secreta de Recuperação, que é um conjunto de 12 palavras que deverão ser anotadas e guardadas em um lugar seguro:
NUNCA perca essa anotação (nossa sugestão é que você plastifique o papel em que as anotar e guarde em um lugar secreto e seguro)
NUNCA a compartilhe com ninguém
Caso você perca essa anotação NÃO será possível ter acesso à carteira
Qualquer um que tiver acesso a essas palavras que formam a Frase Secreta de Recuperação poderá acessar a sua carteira e fazer o que bem entender com ela. Ou seja, são essas palavras (chaves privadas) que garantem a segurança dos ativos que você mantiver na carteira (criptomoedas ou NFTs)
Passo 6
Na página seguinte, selecione as palavras que formam as suas chaves privadas na ordem que elas foram apresentadas na página anterior. Isso serve para confirmar que você as anotou e que no futuro não terá problemas para acessar a sua carteira (lembra como dissemos que essas palavras são muito importantes?)
Clique em “All Done” para ver a sua carteira
Pronto! Você já pode acessar aplicativos e protocolos da Web 3.0!
Passo 7
A sua carteira estará automaticamente vinculada a rede Ethereum Mainnet, o que significa que nela você poderá armazenar Ether e qualquer token ERC20
O seu endereço (chaves públicas) estará disponível ao clicar nos três pontos no canto superior direito e selecionar a opção “Account details”
Ao fechar esta página, a sua carteira estará sempre disponível no seu navegador
Utilize a senha que você criou no Passo 4 para desbloqueá-la
O seu endereço também estará disponível na parte superior dela (como destacado abaixo)
Boom💥
Agora você pode enviar e receber ativos da rede Ethereum mantendo eles em segurança na sua própria carteira.
Não deixe de acompanhar a nossa newsletter de Tutoriais, nos próximos artigos você aprenderá:
Como adicionar outras redes na Metamask, como Polygon/Matic, Arbitrum, Optimistic, Binance Smart Chain;
Como conectar uma carteira de hardware no Metamask.