Prezada Nação Bankless,
Um airdrop de criptomoedas é o termo utilizado para as moedas digitais que são oferecidas como presente a novos usuários, gratuitamente. Nessas ocasiões existe uma boa oportunidade de você ganhar muito dinheiro sendo um usuário pioneiro de protocolos cripto.
Um exemplo: Darren Lau depositou USD $100 na dYdX e recebeu em retorno USD $50 mil. 🤯
Estamos muito confiantes que os airdrops não pararão por aí.
Neste guia compartilhamos mais de 25 oportunidades com a possível chance de um airdrop no futuro.
Os 5 primeiros estão disponíveis para todos.
Os demais estão disponíveis exclusivamente para os assinantes da BanklessBR.
Obviamente, não podemos prometer nada. Mas se você dedicar 10 minutos para cada uma das oportunidades que mostraremos, para conhecê-las e usá-las, provavelmente receberá um pagamento no futuro.
Obrigado por ser parte da Nação Bankless. Nós agradecemos o seu apoio. 🙏
É hora de aproveitar as oportunidades.
Te desejamos sorte.
Confira também o novo Tutorial:
Autor: William M. Peaster
Tradutor: Diego
Revisor: Paulo Amorim
O Guia Definitivo Para Airdrops
Protocolos DeFi estão utilizando cada se valendo cada vez mais de airdrops para decentralizar sua governança e promover a participação de novos usuários. Projetos normalmente realizam esses airdrops “retroativamente”, o que significa premiar o quanto você interagiu com eles no passado.
Dessa forma, esse guia destaca uma séria de novos protocolos que você pode experimentar hoje para entrar na fila de potenciais premiações retroativas que podem acontecer no futuro.
Objetivo: identificar protocolos que ainda não têm tokens para se beneficiar de potenciais airdrops futuros
Dificuldade: média
Tempo de execução: cerca de 15 minutos em cada protocolo
ROI: variará conforme o protocolo e a atividade desenvolvida nele
Está Chovendo Cripto…
.... se você souber onde olhar!
Em janeiro foi escrito o primeiro guia Bankless sobre como receber airdrop de tokens. Ainda não temos uma conclusão sobre todos os projetos abordados, mas algumas coisas estavam certas, como os airdrops da dYdX e da SuperRare.
Como aquele guia seria se eu o tivesse escrito hoje? Quais são os projetos mais interessantes por aí que também podem realizar airdrops para os seus usuários em um futuro próximo?
Eu vou especular sobre essas questões nesse guia V2. Dessa forma, a seguir eu destacarei 25 projetos interessantes nas áreas de DeFi, NFTs e além, que podem eventualmente realizar airdrops, destacando informações e instruções relevantes.
🏴Os 5 primeiros estão disponíveis para todos! Se torne membro da Bankless e tenha acesso para a lista completa.
Palavras de Sabedoria
Conforme vimos no ano passo, podemos concluir que airdrops estão se tornando uma prática padrão para jovens projetos DeFi. Ainda há o que ser feito para otimizar esses airdrops pela perspectiva dos projetos (como torná-los Sybil Resistant — um tipo de defesa contra ataques em que se cria uma grande quantidade de pseudônimos usados para, desproporcionalmente, tentar aumentar a influência de um usuário sobre o protocolo), mas, neste ponto, a maioria dos projetos os considerarão caso tenham um produto existente com usuários.
Dito isso, você certamente não precisa ser um cientista de foguetes para prever que vários airdrops virão em um futuro próximo. Sabe o que é? A maioria das pessoas não tem muito tempo nem recursos ilimitados para experimentarem cada um dos projetos DeFi que eventualmente podem lançar um token.
Portanto, o nome do jogo é eficiência: descobrir em quais projetos focar (por exemplo, há uma chance não trivial de um determinado protocolo lançar um token em 6-12 meses?) e com que volume (por exemplo, quanto dinheiro para depositar para equilibrar o risco com a recompensa potencial).
Em relação ao primeiro ponto, com um pouco de pesquisa você pode encontrar planos de lançamento de um token pela equipe/comunidade para se guiar. Por exemplo, a ParaSwap anunciou recentemente que não tem planos de realizar um airdrop (mas realizou um no último dia 15/11). Por outro lado, a MetaMask revelou recentemente que estava aberta à ideia de, eventualmente, lançar um token nativo.
Sendo assim, talvez você queira começar a usar a funcionalidade de swap na Metamask, por exemplo. É verdade, não há garantia de que existirá um token, mas ao menos sabemos serque é possível haver um, e podemos direcionar nosso foco de acordo.
Em seguida, quanto você deve interagir com um protocolo sem token para se qualificar para um airdrop?
Isso vai variar de acordo com o projeto, mas a regra de ouro inicial do DeFi é “nunca deposite mais cripto ativos do que você pode perder”.
As boas notícias? Mesmo uma quantia modesta de dinheiro ou de atividade pode ser suficiente para te qualificar para um airdrop relevante, como observou o fundador do The Daily Ape, Darren Lau, em setembro.

25+ projetos cripto que podem ter airdrop no futuro
Aqui está a nossa lista V2 de projetos cripto interessantes com alguma probabilidade de lançar um token e fazer airdrop retroativo em um futuro próximo.
Atenção: não sei se haverá ou não airdrops. Essa é apenas a minha opinião, baseada na minha experiência como um usuário ativo e pesquisador de cripto ativos.
1. Element Finance
Descrição: Element FInance é um “protocolo de código aberto para mercados de juros fixo e variável”
Recursos: Website | Documentos | Twitter | Discord
Porque Element: Element Finance criou um modelo de governança que sugere ser inevitável um token Element nativo.
Estratégia de Airdrop: os principais produtos da Element Finance são os aplicativos Earn e Save; o uso de ambos pode te qualificar para um futuro airdrop
Guia para Iniciantes:
2. Hop Protocol
Descrição: Hop Protocol é uma ponte para envio fácil de ETH e ERC20 entre blockchains e rollups; atualmente suporta transferir ativos entre Ethereum, Arbitrum, Optimism, Polygon e xDai.
Recursos: Website | Docs | Twitter | Discord
Porque Hop: Em relação a um potencial token Hop, o time responsável pelo projeto disse que “qualquer anúncio oficial sobre o protocolo ocorrerá diretamente da equipe Hop nos canais oficiais”.
Se eles não tivessem planos para um tokens eles teriam dito isso, como fez a ParaSwap.
Estratégia de Airdrop: Vá até hop.exchange e 1) use a opção Send para transferir ativos de uma blockchain para outra; ou 2) torne-se um provedor de liquidez utilizando a opção Pool.
Guias para Iniciantes:
📺Como usar o Hop Protocol (vídeo em inglês com tutorial completo!)
3. DeFi Saver
Descrição: DeFi Saver é “um painel único para criar, gerenciar e rastrear posições DeFi”.
Recursos: Website | Docs | Twitter | Discord
Porque DeFi Saver: DeFi Saver não tem um token nativo até agora. Mas um token de curadoria, cujos proprietários pudessem usar para votar e priorizar novas integrações do protocolo certamente parece concebível.
Estratégia de Airdrop: Experimente as opções Portfolio e Recipe Creator da DeFi Saver.
Guias para Iniciantes:
4. Ondo Finance
Descrição: Ondo Finance é um protocolo que suporta “mercados de risco para finanças descentralizadas”
Recursos: Website | Docs | Twitter | Discord
Porque Ondo Finance: O time Ondo já disse que “Ondo não tem um token atualmente”. O importante na frase é atualmente.
Estratégia de Airdrop: Junte-se a um dos mercados de risco da Ondo (perceba que há “janelas” durante as quais você pode entrar)
Guias para Iniciantes:
5. Saddle Finance
Descrição: Saddle é uma corretora descentralizada “otimizada para cripto ativos de valor indexado, como stablecoins (moedas estáveis) e wrapped BTC (Bitcoin embrulhado)”
Recursos: Website | Docs | Twitter | Discord
Porque Saddle Finance: Saddle é uma adaptação do sistema Stableswap da Curve, embora escrito em Solidity ao invés de Vyper. Pensado que há um token CRV, não seria exagero imaginar que a Saddle também terá seu próprio token.
Estratégia de Airdrop: Faça uma troca de tokens pela corretora e/ou seja um provedor de liquidez.
Observação: Saddle anunciou no dia 16/11 que realizará airdrop de tokens