Como fazer Trade DeFi em uma DEX | Tutorial Bankless 🎓 #5
Como utilizar uma corretora descentralizada (DEX) para fazer troca entre moedas na rede Polygon.
Prezada Nação Bankless,
Nos primeiros tutoriais você aprendeu a:
Criar uma carteira Metamask (tutorial #0);
Configurar essa carteira para uso na rede Polygon (tutorial #1);
Depositar cripto ativos na sua carteira (tutoriais #2 e #3).
Agora nós vamos te mostrar como trocar um cripto ativo por outro utilizando a funcionalidade swap (troca) da Sushi, uma das maiores plataformas de Finanças Descentralizadas da atualidade. Só para você ter uma ideia, no último mês de novembro a plataforma teve um volume de transações que superou os $692.000.000,00 USD.
Para saber um pouco mais sobre a Sushi, confira o artigo Briga de DEX publicado aqui na Bankless Brasil.
Embora o nosso foco neste tutorial seja a funcionalidade swap da plataforma Sushi, saiba que nela o usuário consegue participar de "piscinas" de liquidez (e receber incentivos financeiros para isso), realizar yield farming, emprestar e/ou pegar emprestado cripto ativos!
🎯 Objetivo: realizar a primeira interação com uma plataforma de DeFi, trocando tokens de forma super eficiente na Sushiswap.
✅ Dificuldade: iniciante
👶 Tempo de Execução: menos de 10 minutos
🕐 Pré-requisitos: extensão metamask configurada para a rede Polygon e ativos depositados na carteira (veja tutoriais #0 a #3)
💰 ROI: aprender a interagir com a funcionalidade mais essencial de um protocolo DeFi e dar um passo importantíssimo na sua caminhada Bankless!
🚨Aviso! Realizar transações com cripto em protocolos DeFi é um passo essencial na caminhada Bankless. Não prossiga com o tutorial em um computador com vírus, softwares maliciosos ou dispositivos de terceiros. Tenha certeza de que o sistema está seguro, utilize um computador próprio e em um ambiente reservado.
Mão na Massa!
Passo 1 — Se conectando à plataforma da Sushi
No seu navegador desbloqueie a sua carteira Metamask e selecione a rede Polygon.
Acesse https://sushi.com/
Clique em um dos botões “Enter App”, no canto superior direito da página ou na parte central, logo abaixo.
Na página seguinte, clique em um dos botões "Connect to a wallet", também localizados no canto superior direito da página e na parte central.
Nas opções de “Login” escolha Metamask.
Uma pequena janela aparecerá automaticamente no canto superior direito da página, mostrando que a sua carteira está ativa
Clique em “Próximo” e, na janela seguinte, em "Conectar"
Pronto! Sua carteira está conectada na plataforma Sushi e você está preparado para fazer o seu primeiro swap!
Observe que no lugar do botão “Connect a Wallet” no canto direito superior da página, agora vemos o saldo de MATIC na carteira e, ao lado, os primeiros e últimos dígitos do endereço dela.
Passo 2 — Utilizando a ferramenta SWAP
Fazer um swap nada mais é do que trocar um token por outro
Apenas para fim de ilustração poderíamos comparar um swap como uma operação de câmbio, quando trocamos uma moeda por outra.
Tudo vai acontecer nesse menu localizado na parte central do site. Os dois campos principais dele são:
Trocar de: você deve indicar o token que tem na carteira e quer trocar, acompanhado da respectiva quantidade;
Trocar para: aqui você indica qual token quer receber. A quantidade dele será automaticamente calculada pela plataforma segundo a quantidade indicada no passo anterior.
Observação: embora a plataforma Sushi ofereça a opção de realizar ordens limitadas (observe a aba do meio, "Limit"), esse tutorial vai se concentrar apenas na opção swap, que é mais prática e fácil para quem está iniciando no mundo cripto. Podemos falar sobre ordens limitadas no futuro 😉
Quando clicarmos na opção "Trocar de" aparecerá uma lista enorme de tokens. No topo dela estarão aqueles com saldo disponível na sua carteira. Selecione na lista aquele que você quer trocar
No nosso exemplo eu escolhi MATIC (a moeda nativa da rede Polygon), indicando a quantidade de 100
De modo semelhante, logo abaixo de "Trocar para" há um botão "Selecione um token". Ao clicar nele aparecerá uma lista enorme de tokens para você escolher o que quer receber.
Para o nosso exemplo eu escolhi receber BANK, o token de governança da BanklessDAO Global. A plataforma automaticamente mostra a quantidade que eu receberei de BANK conforme a quantidade de MATIC que eu estou trocando, indicando a taxa de câmbio aplicada àquela operação.
Como o BANK é um token novo na rede Polygon, é possível que ele ainda não apareça na lista quando você clicar em “Selecione um token”. Não se preocupe, você consegue encontrá-lo clicando neste link.
Para inverter as posições “Trocar de” “Trocar para” basta clicar no botão com as setas verticais, indicado em vermelho na tela abaixo
Indo um pouco mais a fundo:
A quantidade de tokens indicada em "Trocar para" é uma estimativa. Normalmente você receberá algo muito próximo daquilo que é indicado, mas o mercado é muito dinâmico. Por isso, se houver muitas pessoas buscando o mesmo ativo (alta demanda) e se não houver muita disponibilidade dele no mercado (pouca oferta ou falta de liquidez), você consegue imaginar o que acontece, certo? Isso mesmo, o preço dele sobe!
Para isso, você pode ajustar a "Tolerância de deslizamento" da transação. Ou seja, assim você consegue estipular qual é a variação máxima no preço que você está disposto a pagar caso haja uma alteração repentina nos mercados.
A tolerância de deslizamento padrão na plataforma Sushi é de 0.5%. Isso pode ser alterado, para mais ou para menos, no menu "Configurações de transação" (veja imagem abaixo).
Você não precisa se preocupar com isso se não quiser. Há quem realize swaps com muita frequência que nunca sequer mexeu nisso.
Agora que já preenchemos todos os campos com os dados da nossa transação, basta verificá-los, para ter certeza de que fizemos tudo certo, e clicar no botão "Trocar".
Uma janela aparecerá com um resumo da transação. Certifique-se novamente que os dados estão corretos e clique em "Confirmar troca".
Confirme a transação na sua carteira, clicando no botão "Confirmar" na janela que aparecerá
Confirme a transação na sua carteira, clicando no botão "Confirmar"
Uma janela aparecerá informando que a transação foi submetida e será processada na blockchain.
Clicando no botão “Add BANK to Metamask” você fará com que a sua carteira Metamask passe o saldo desse token em sua carteira. Esse é um passo opcional, mas sugerimos que você o faça, porque isso facilita acompanhar o seu saldo direto na Metamask. Na janela que abrirá em seguida, basta clicar em “Adicionar token”.
A conclusão da transação deve levar apenas alguns segundos (mas não estranhe se levar alguns minutos, eventualmente, caso a rede esteja congestionada). Assim que estiver concluída o saldo estará disponível para visualização na sua carteira, como mostrado abaixo
Boom💥
Fácil, não é?!
Aposto que você estava pensando que seria mais difícil!
Vai lá, agora escolha outro token e tente fazer essa operação sem olhar o tutorial! Use esse conhecimento que você acabou de adquirir e pratique. Erre, refaça, tenha dúvidas.
Como estamos usando a rede Polygon, as transações custarão muito barato, apenas frações de centavo. Lembre-se que a melhor forma de aprender sobre cripto e sobre DeFi é experimentando.