Como Adicionar ou Remover Tokens à Metamask
Tutorial passa-a-passo de como configurar sua Metamask para adicionar e remover tokens
Escrito, revisado e formatado pela Guilda da Escrita: kryptomunk, Brsoares, Brian | nonmaj 🏴
Prezada Nação Bankless,
Bem-vindos a mais um tutorial. Hoje nós vamos aprender como configurar a Metamask para mostrar tokens adicionais, para você poder conferir seu saldo, enviar, ou fazer swap de tokens diretamente pela interface da carteira.
Objetivo: saber adicionar ou remover tokens à interface da Metamask para exibir saldo, enviar, ou fazer swap de tokens
Pré-requisitos: carteira Metamask configurada como extensão no browser e conectada à rede desejada (neste tutorial utilizamos a rede Polygon). Se tiver dúvidas confira os Tutoriais #0 e #1 para aprender como instalar a Metamask e conectá-la à Polygon
Dificuldade: iniciante
Tempo de execução: 10 minutos
ROI: seu próximo passo para entender melhor como funciona uma carteira cripto!
Como saber o que eu tenho em minha carteira?
Se o seu saldo em um determinado token não aparece na interface da Metamask, provavelmente é porque sua carteira não está conectada à rede apropriada, ou porque você ainda não adicionou o token para exibição.
Você pode sempre conferir o que tem em sua carteira em cada rede buscando pelo endereço público dela em um block explorer da rede. Na interface do explorer, você poderá ver seu saldo em moeda nativa da rede, em tokens ERC-20 e também seus NFTs.
No polygonscan (block explorer padrão da rede Polygon), isso aparecerá assim:
Você pode acessar a página da sua conta no block explorer diretamente pela Metamask — basta clicar nos três pontinhos no canto superior direito para expandir, e em seguida em "View Account in Explorer" (ver conta no explorer).
Cuidados gerais antes de adicionar algum token à sua Metamask
“Você deve sempre adicionar à sua carteira somente os tokens nos quais confia, conferindo sempre o endereço do contrato do token. E se você estiver pensando em adicionar o token não somente para consulta de saldo, mas também para poder ficar mais fácil enviar ou fazer swap diretamente pela Metamask, sua atenção deve ser redobrada, uma vez que você deverá autorizar o contrato a gastar tokens da sua conta para poder realizar essas operações!”
Mão na Massa!
Na Parte I do tutorial, nós mostraremos como utilizar as configurações automática e manual da Metamask para adicionar tokens para exibição. Na Parte II, nós mostraremos como remover tokens. Na terceira e última Parte, mostraremos formas adicionais de adicionar tokens automaticamente pela interface de block explorers, rastreadores de preço, ou dapps.
Parte I: Como Adicionar Tokens à Metamask
Opção 1 — Configuração Automática pela Metamask
Dependendo da versão da sua Metamask, os tokens mais comuns tais como o USD Coin (USDC) podem ser adicionados automaticamente. Neste exemplo, iremos adicionar o próprio USDC à nossa conta conectada à Polygon.
Com sua Metamask desbloqueada e conectada à rede Polygon, role a tela até o final, e clique em "Import tokens" (importar tokens).
Na aba "Buscar," procure pelo símbolo do token, selecione-o quando aparecer, depois clique em "Próximo."
Para confirmar, clique em "Import tokens" (importar tokens).
Pronto, a Metamask irá mostrar seu saldo e operações disponíveis para o token adicionado. Se quiser retornar à tela principal da sua conta, clique na setinha < no canto superior esquerdo.
Opção 2 — Configuração Manual
Como exemplo, mostraremos como configurar a Metamask para exibir o token BANK na rede Polygon. (BANK é o token de governança da Bankless DAO, organização global da qual a Bankless BR DAO faz parte.)
Com a Metamask desbloqueada e conectada à rede Polygon, clique em "Import tokens” (importar tokens), em seguida selecione a aba "Token personalizado."
Irá aparecer um pequeno formulário, que deve ser preenchido com o endereço do contrato, símbolo, e número de casas decimais do token.
Para o token BANK:
Endereço de contrato do token: 0xDB7Cb471dd0b49b29CAB4a1C14d070f27216a0Ab
Símbolo do token: BANK
Decimal do token: 18
Esta informação geralmente está disponível na documentação para desenvolvedores do projeto associado ao token. Ela também pode ser obtida na página do próprio token em um block explorer: https://polygonscan.com/token/0xDB7Cb471dd0b49b29CAB4a1C14d070f27216a0Ab
“Observe também que, uma vez preenchido o endereço do contrato, os campos "símbolo" e "decimal" provavelmente serão preenchidos automaticamente pela própria Metamask.”
Clique em "Add Custom Token" (adicionar token específico) para continuar.
Como no exemplo anterior, a próxima tela irá exibir o seu saldo em BANK, e perguntar se você deseja adicionar este token à sua Metamask.
Pronto. Agora você pode inclusive enviar ou fazer swap de BANK diretamente pela Metamask! Observe que o BANK agora também aparece listado com os outros tokens na sua conta.
“Nós já falamos, mas vale a pena repetir: redobre seus cuidados ao adicionar tokens manualmente, principalmente se você pretende enviá-los ou fazer swap, em cujo caso deverá autorizar o contrato do token a acessar sua conta! Somente adicione tokens em que você confia.”
Parte II: Como Ocultar Tokens na Metamask
Como exemplo, iremos ocultar o token BANK que acabamos de adicionar à nossa carteira conectada à rede Polygon na parte anterior. O procedimento é o mesmo para qualquer token e qualquer rede.
Com sua Metamask desbloqueada e conectada à rede desejada, selecione o token BANK:
Clique nos três pontinhos no canto superior direito, e em seguida clique em "Ocultar BANK."
Para confirmar, clique em "Ocultar."
Pronto. Da próxima vez que você abrir a Metamask, seu BANK não estará mais lá.
Como a própria Metamask observou, se você quiser exibir novamente seu saldo, basta repetir os passos na parte anterior deste tutorial.
Parte III: Outras Formas de Adicionar Tokens Automaticamente
Dependendo do token e da rede, você também terá a opção de adicioná-los automaticamente pela página do token em algum block explorer (ex. Etherscan para a rede Ethereum) ou rastreador de preço (ex. Coingecko). Frequentemente, o próprio dapp que você estiver utilizando irá perguntar se você quer adicionar o token — por exemplo, o token de recibo de depósito em algum pool de liquidez.
Como as opções são muitas e a interface de block explorers, rastreadores de preço ou dapps muda com frequência, nesta parte do tutorial daremos somente um exemplo rápido de cada caso e uma visão geral.
Opção 1 — Block Explorer
Como exemplo, vamos adicionar o mesmo token BANK na rede Polygon, desta vez pela página do token no block explorer polygonscan.
Block explorers de redes diversas: Arbitrum | Avalanche | Binance Smart Chain | Celo | Ethereum | Fantom | Gnosis (anteriormente xDAI) | Harmony | Optimistic | Polygon
Na página do BANK na polygonscan (https://polygonscan.com/token/0xDB7Cb471dd0b49b29CAB4a1C14d070f27216a0Ab), clique nos três pontinhos para exibir mais opções, e em seguida em "Add Token to Web3 Wallet" (adicionar token a carteira web3).
Sua Metamask irá abrir mostrando seu saldo no token. Clique em "Adicionar token" para concluir a operação.
Opção 2 — Rastreadores de Preço
Na página do token USDC no rastreador de preço CoinMarketCap, por exemplo, você pode adicionar o contrato do token em diversas redes à Metamask automaticamente. Basta navegar pelo menu, escolher a rede desejada, e seguir as instruções na Metamask como antes para concluir a operação:
Rastreadores de preço diversos: CoinGecko | CoinMarketCap
Opção 3 — Outros Dapps
Quando você realiza um depósito de liquidez, o próprio dapp que você estiver utilizando pode perguntar se você deseja adicionar o token LP de recibo do depósito à Metamask. Este é o caso, por exemplo, da PoolTogether.
Neste exemplo, nossa carteira tem um depósito na pooltogether no valor de 10 USDC na rede Polygon.
Ao clicar em "More info" para exibir ainda mais informações, a Metamask nos mostra a opção de adicionar automaticamente o token PTaUSDC — o token de recibo do depósito na pooltogether:
Como em exemplos anteriores, depois que você clicar em "Add PTaUSDC to MetaMask," uma janela mostrando o token e seu saldo nele irá abrir perguntando se você quer confirmar a adição do token.
“Pronto, agora você já sabe adicionar e remover tokens da Metamask de várias formas diferentes, e pode sempre escolher a forma que considera mais prática ou segura!”
Próximos Passos
Sua jornada com a Metamask está apenas começando, e ainda há bastante coisa para aprender. Nos próximos tutoriais ensinaremos o que são taxas de rede e como elas são calculadas, como estabelecer limites de gastos para seus tokens para cada contrato, como revogar autorização de gasto para contratos específicos, cuidados básicos de segurança que você deve ter com sua Metamask, como utilizá-la em conjunto com a hardware wallet Ledger, e ainda mais.
Tem alguma coisa que não ficou clara neste tutorial? Você não está sozinho. Escreva sua dúvida nos comentários, ou então procure a gente no Telegram, ou no discord!
Já se sente confortável com a Metamask? Então siga adiante com algum de nossos outros tutoriais.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, posso adicionar links para produtos que uso neste boletim informativo. Posso receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre irei divulgar quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com
Adorei! Didático e prático!