O que é Compossibilidade DeFi? Uma introdução ao Lego de Dinheiro
Empilhando e conectando Protocolos DeFi como peças de Lego
Prezada Nação Bankless,
As finanças descentralizadas inovam tão rapidamente que novos conceitos, práticas e primitivos financeiros estão derrubando as finanças tradicionais em tempo real.
Embora seja quase impossível acompanhar todas as novas palavras da moda DeFi, uma que vale a pena entender bem é a compossibilidade, às vezes chamada: legos de dinheiro.
🎙️Confira também o Podcast sobre DeFi com a Camila Russo:
O que é Compossibilidade DeFi? Uma introdução aos Legos do Dinheiro
Artigo “What Is DeFi Composability?”, publicado em Shrimpy Academy.
Traduzido, revisado e formatado pela Guilda da Escrita: Brsoares 🏴, Brian | nonmaj 🏴, Bruno Moniz 🏴
Definição de Compossibilidade DeFi
Compossibilidade é a interoperabilidade, agregabilidade, compatibilidade de protocolos DeFi, resultando em serviços e produtos financeiros eficientes e criativos para os usuários finais de finanças descentralizadas. Isso é um bocado, então vamos dividi-lo.
Diariamente, protocolos como Aave, Yearn, Synthetix, Curve e RenVM (entre outros) se unem para habilitar, processar e entregar novos produtos financeiros possíveis apenas em DeFi. Para entender esse ponto, lembre-se de que os protocolos DeFi são de código aberto, livres de permissão e podem ser usados por qualquer pessoa.
A natureza aberta e livre de permissão dos protocolos DeFi permite que você empilhe esses protocolos da mesma forma que faria com um conjunto de lego. Ao usar legos de dinheiro interoperáveis (ou seja, protocolos DeFi como Yearn), você pode desbloquear produção de rendimentos incríveis, implantar empréstimos sem colaterais (flash loans) ou obter empréstimos que se pagam sozinhos.
Como funcionam os legos de dinheiro DeFi
O ponto básico a ser entendido sobre a compossibilidade é que os protocolos, aplicativos e plataformas DeFi podem trabalhar uns com os outros para seu benefício. No entanto, a quantidade de uso que você realiza combinando suas funções depende da sua criatividade.
Então, como você usa legos de dinheiro para fazer com que o recurso de composição funcione para você? Alchemix, um protocolo de empréstimo DeFi, é um ótimo exemplo para aprender.
Alchemix permite que você contrate empréstimos de auto-reembolso instantâneos. Não, isso não é um erro de digitação — os empréstimos Alchemix se pagam automaticamente ao longo do tempo. A maneira como funciona é extremamente simples:
Deposite DAI no cofre Alchemix.
Receba até 50% do valor do seu depósito de volta em alUSD.
Saque alUSD — gaste, deposite para obter rendimento adicional, etc.
Deixe seu depósito original no cofre enquanto ele rende para regenerar o valor do empréstimo.
Quando tudo estiver dito e feito, os empréstimos Alchemix são gratuitos, mas muita ação de legos de dinheiro acontece em segundo plano para reembolsar automaticamente seu empréstimo.
Para iniciantes, o Ethereum é o protocolo da camada base. A capacidade de compatibilidade favorece protocolos de mesma cadeia porque a verdadeira interoperabilidade de várias cadeias simplesmente ainda não está aqui (mas, graças ao Polkadot, pode estar em breve).
O próximo passo na ordem de operações do Alchemix é o Maker DAO. Maker usa Ethereum para cunhar DAI, uma stablecoin lastreada em ativos que equivale sempre a um dólar. Para usar o Alchemix, você deve depositar o DAI, o que significa que você cria o DAI no Maker ou converte para o DAI de outro token.
Após depositar o DAI em seu Alchemix Vault, o cofre começa a cultivar (empréstimo) seu DAI para outros protocolos DeFi como Yearn, Curve e Sushi. Ao fazer isso, sua posição no cofre começa a gerar rendimento, cujos ganhos futuros garantem seu empréstimo hoje.
A compossibilidade dos protocolos DeFi no ecossistema Alchemix transforma uma quantidade fixa de DAI em uma poderosa ferramenta financeira capaz de se regenerar.
Um ditado popular diz: “dinheiro não cresce em árvore”. O dinheiro pode não crescer em árvores, mas graças aos legos de DeFi, o dinheiro cresce do dinheiro com um nível de eficiência impensável no sistema bancário tradicional.
Os melhores Legos de dinheiro em DeFi
Os melhores aplicativos, produtos, serviços e protocolos DeFi também são os mais combináveis.
O que torna um protocolo DeFi valioso em um ambiente combinável é a utilidade criada entre outros legos de dinheiro DeFi. Uma maneira fácil de entender isso é observar o Curve Finance — a maioria dos protocolos usa o Curve para seus serviços e produtos, tornando-o um ecossistema DeFi essencial.
Ethereum é a base atual do DeFi porque contém grande maioria do valor total bloqueado em aplicativos DeFi. No entanto, o surgimento de ecossistemas de blockchain não chamados Ethereum prova que o futuro não muito distante da compossibilidade envolve total interoperabilidade entre blockchains.
Protocolos DeFi combináveis essenciais
Maker DAO — Um protocolo para cunhagem de stablecoins lastreadas em ativos
Compound — Empréstimos instantâneos de criptomoedas e plataforma de economia de criptomoedas
Aave — Empréstimos cripto com uma ampla variedade de opções de garantia
Synthetix — Plataforma de derivativos descentralizada para cunhagem de stablecoins sUSD
Curve — Plataforma de troca e produção de rendimento de stablecoin
Yearn — Conta poupança cripto de alto rendimento usando estratégias avançadas de DeFi
RenVM — Um protocolo de liquidez multi-cadeia com foco na ponte entre BTC e DeFi
Sushi — exchange descentralizada e hub DeFi para empréstimos agrícolas e cripto de rendimento
Polygon — soluções de dimensionamento Ethereum usadas principalmente por aplicativos DeFi
Legos de dinheiro DeFi promissores
Alchemix — Cofre DeFi usado para cunhar alUSD e empréstimos com reembolso automático
HydraDX — Protocolo de liquidez entre “chains”baseado na Polkadot
Acala — hub DeFi compatível com Ethereum e Polkadot
Terra — Camada de blockchain programável que sustenta os aplicativos da Terra Luna DeFi
Serum — Troca, hub e protocolo DeFi baseados em Solana
DeFi é o verdadeiro sistema financeiro aberto
A capacidade do DeFi de pegar, integrar e reciclar livremente componentes de várias tecnologias permite encontrar combinações que simplesmente funcionam. Além disso, a interoperabilidade dos protocolos financeiros descentralizados permite que todo o ecossistema se beneficie dos ganhos derivados.
Como tal, quanto mais aberto e livre de permissão o DeFi se torna, mais forte ele é em geral, e mais os usuários finais se beneficiam de uma realidade financeira genuinamente sem atrito.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, posso adicionar links para produtos que uso neste boletim informativo. Posso receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre irei divulgar quando for o caso.
Post Original: What Is DeFi Composability?
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com