Yearn Finance: Protocolo e Tutorial
Composibilidade de protocolo traz geração de rendimento eficiente e fácil de usar
Cofres da Yearn. Gráficos por @Dippudo
Traduzido, revisado e formatado pela Guilda da Escrita: Henur, GU ΞLFI .eth 🦇🔊🏴, Brian | nonmaj 🏴
Visão Geral sobre a Yearn
O primeiro e principal objetivo da Yearn Finance é criar uma porta de entrada fácil para o DeFi. Desde seus primeiros dias, em janeiro de 2020, o criador da Yearn Finance, Andre Cronje, apontou a necessidade de facilitar o acesso às potencialidades do DeFi. Após o incrível Verão DeFi de 2020, quase todo mundo está ciente do potencial inerente aos protocolos de empréstimos, mas colocar ativos digitais para funcionar e gerar renda passiva não é tão fácil. É necessário entender a tecnologia blockchain e os detalhes técnicos do contrato inteligente para avaliar oportunidades e riscos relacionados a um projeto. O objetivo da Yearn Finance é tornar o DeFi fácil de usar, de maneira que as pessoas simplesmente forneçam liquidez a um protocolo que gerará um retorno (rendimento) para os usuários.
A Yearn Finance é um protocolo referência na indústria. Foi pioneira no gerenciamento de cripto ativos para obter rendimentos passivos em ativos de risco. A Yearn é frequentemente descrita como um gerenciador de ativos automatizado, que aloca os fundos dos depositantes para obter os maiores retornos possíveis. No entanto, durante o ano passado, a Yearn tornou-se um símbolo das finanças descentralizadas, pois encapsula todos os seus pontos fortes em comparação com as finanças tradicionais (TradFi). A Yearn permite que todos obtenham retornos que pareceriam impossíveis por meio de depósitos bancários e aumenta a capacidade do DeFi de construir “money legos”, por ex: A interoperabilidade dos protocolos DeFi, o que resulta em serviços e produtos financeiros eficientes e criativos.
Não surpreendentemente, o principal colaborador da Yearn banteg, o conhecido “coelho talismã da Yearn”, foi representado na capa icônica da Fortune de agosto de 2021. Para esse efeito, a Yearn incorpora a “batalha” de criptomoeda e DeFi versus TradFi.
Capa da revista Fortune, edição de Agosto de 2021
Como a Yearn facilita o DeFi através do yVaults?
O objetivo de tornar o DeFi fácil e lucrativo para os usuários é alcançado principalmente através do produto Yearn Finance mais proeminente, os chamados yVaults. Os cofres são apresentados como contas de poupança para cripto ativos, que aceitam depósitos e os encaminham por meio de estratégias que devem “buscar o maior rendimento disponível no DeFi”. Quando os usuários depositam tokens em um cofre, eles recebem tokens yVault em troca. Esses tokens representam um tipo de recibo que também indica a participação dos usuários no yVault do qual eles estão participando. Por exemplo, ao depositar tokens WETH, os usuários recebem tokens yWETH em troca. Se o yVault gerar lucro, o valor do token yVault aumentará, pois há mais tokens subjacentes no yVault para resgatar na retirada. Bem legal hein?
Como será visto, as “estratégias” desempenham um papel muito importante na arquitetura yVaults. Essas estratégias são decididas pelos cérebros da Yearn Finance, uma parte essencial dos colaboradores da Yearn. A suposição subjacente parece que a Yearn Finance é capaz de fazer as coisas melhor do que o usuário médio de DeFi ou que o usuário médio não tem tempo para fazer uma pesquisa adequada sobre protocolos de geração de rendimento. Ambos são verdadeiros. No entanto, existem razões mais complexas que este artigo tentará explicar.
yVaults em Números: Uma história de sucesso
Um dos indicadores mais importantes para avaliar o sucesso de um produto DeFi é o valor total travado (TVL), ou seja, a quantidade total de fornecimento subjacente garantido por um aplicativo específico. O TVL da Yearn é atualmente de 5,44 bilhões de dólares no Ethereum e 354 milhões de dólares na Fantom, mas durante o ano passado quase chegou a 7 bilhões. De acordo com as estatísticas do Defi Llama, a Yearn é o 13º protocolo do ecossistema DeFi para TVL. Nada mal!
Fonte: Yearn Science
Os mais de 50 yVaults trazem para a comunidade da Yearn uma receita significativa. Aproximadamente 100 milhões de dólares por ano em taxas coletadas dos Cofres (Vaults) entram no tesouro da Yearn. Os yVaults seguem uma estrutura de taxas definida: 20% de Taxa de perfomance é deduzida do rendimento obtido toda vez que um cofre coleta uma estratégia; Taxa de administração de 2%, que é considerada como taxa fixa dos depósitos do cofre ao longo de um ano. A taxa é extraída pela emissão de novas ações do cofre, diluindo assim aos participantes do cofre. Isso é feito no momento do “harvest” e calculado com base no tempo desde o “harvest” anterior.
O desempenho de um cofre é expresso com o “Annual Percentage Yield” (APY). Este é o principal critério para decidir se deve fornecer liquidez ao cofre. Obviamente, o APY difere em cada cofre, dependendo dos tipos de tokens que pode ser fornecido.
Alguns tokens, como stablecoins, estão em alta demanda pelo mercado; outros, como tokens de governança, não têm muitos casos de uso. A partir da v2, nenhuma taxa de retirada é aplicada aos usuários que retiram seus fundos de um yVault. Além disso, a Yearn publica relatórios financeiros trimestrais no GitHub, onde usuários e membros da comunidade podem verificar a receita do yVaults.
A capacidade de geração de receita faz da Yearn Finance um protocolo DeFi com alguns dos fundamentos mais sólidos. E também deve ser reiterado que a Yearn não paga incentivos aos seus usuários. Os fundamentos fortes e a abordagem séria não produziram uma ação de preço notável do token de governança YFI da Yearn Finance, que teve lamentavelmente um desempenho inferior em comparação com outros projetos DeFi em 2021. Isso revela a dificuldade de combinar um protocolo que funciona muito bem com uma estratégia de ‘tokenomics’ vantajosa. Mas a equipe principal trabalhou em uma proposta para melhorar o tokenemics atual, que foi recentemente aceita pela comunidade.
A Substância do yVaults: As Estratégias
As estratégias são a essência do produto da Yearn. Na v1, cada cofre só podia suportar uma estratégia. Na v2, é possível implementar até 20 estratégias por cofre. Essa inovação é muito importante, pois aumenta a flexibilidade do protocolo e possibilita uma gestão eficiente com base em diferentes cenários de mercado. Para limitar a exposição a estratégias que não podem mais aumentar o APY, cada estratégia tem um limite de capital. Até agora, os membros da Yearn implantaram 242 estratégias nos diferentes cofres. Para cada estratégia, dois atores, o guardião e o criador da estratégia, supervisionam o desempenho da estratégia e têm o poder de agir para melhorar a gestão ou intervir em situações críticas. Após a aprovação da proposta YIP-52, o lucro dos cofres é dividido igualmente entre estrategista e tesouraria. Isso cria um forte incentivo para os colaboradores que trabalham para escrever as melhores estratégias possíveis.
Claro que não é possível descrever cada estratégia em sua totalidade. Alguns são muito facilmente compreensíveis. Por exemplo, de acordo com uma das estratégias (SingleSidedBalancer staBAL3Pool USDC) do USDC yVault (yvUSDC), USDC é depositado no DAI-USDC-USDT Stable Pool no Balancer.fi, o BAL gerado é colhido e vendido por mais USDC, que é então depositado de volta na estratégia. Aqui um conhecimento essencial do protocolo da Balancer é suficiente para entender o alcance das estratégias. Mas as coisas nem sempre são tão fáceis! Considerando isso, um tipo de cofre merece atenção especial.
Um dos componentes mais significativos da infraestrutura da Yearn inclui uma colaboração com a Curve.fi. De fato, vários yVaults fornecem liquidez as pools da Curve e apostam os tokens do provedor de liquidez (LP) nos respectivos medidores, ganhando recompensas em CRV. Um dos cofres mais importantes é o yveCRV-DAO Backscratcher (Coçador-de-costas). Este cofre converte CRV em yveCRV e permite que os depositantes ganhem uma parte das taxas do Curve que são aumentadas para o que os depositantes ganham apostando no Curve. Quanto mais CRV convertido, maiores as recompensas semanais. Toda sexta-feira, eles podem ser reivindicados do cofre como 3Crv (token LP de 3 pools da Curve). A própria Yearn deposita 10% do CRV ganho no Backscratcher e dá suas recompensas de 3 CRVs aos detentores de tokens de cofre, de onde vêm as recompensas semanais aumentadas. Nesse caso, o depósito é irreversível: o CRV só pode ser convertido em yveCRV, pois o CRV está perpetuamente apostado no depósito de voto da Curve.
“O objetivo da Yearn é claro: Acumule o máximo de CRV que puder para alcançar o maior impulso possível para todos os cofres.” – Ben Giove
Nesta nota, a Yearn entrou em uma espécie de competição com outro protocolo, chamado Convex Finance, com relação às recompensas de CRV impulsionadas (dependendo da quantidade de veCRV mantida e da liquidez na pool). Convex é um protocolo projetado para ajudar os provedores de liquidez da Curve e os detentores de CRV a maximizar seus rendimentos. Devido à estratégia semelhante e à abordagem agressiva, foi questionado se Convex poderia ser descrito como um assassino da Yearn.
Quase 8 meses após o lançamento da Convex, parece que a Yearn não está apenas viva, mas também em muito boa forma! A resposta mais imediata é: a Yearn não é uma simples fazenda de CRV. Em termos mais gerais, o sucesso da Yearn é dado pelo retorno significativo de suas estratégias. A Yearn incentiva todos a agregar valor ao protocolo ao moldar novas estratégias em relação a diferentes tokens ou protocolos. Os incentivos são muito altos e geram uma situação vantajosa para os usuários, os estrategistas e o tesouro da Yearn.
Para adquirir um conhecimento preciso sobre as características dos cofres, a equipe da Yearn criou uma Enciclopédia dos cofres fornecendo informações multichain diretas e atualizadas sobre cada cofre implantado pela Yearn. Na Ethereum, os cofres são subdivididos em quatro categorias: Stables, DeFi Tokens, Curve Pools e Retired Vaults (que não estão mais disponíveis). A ferramenta atualiza automaticamente o conteúdo e, em um futuro próximo, suportará vários idiomas.
Uma Orientação Rápida: Como Usar yVaults
Os cofres da Yearn são ao mesmo tempo simples e complicados. Os exemplos de estratégias vistos anteriormente demonstram que o DeFi pode ser difícil de entender para usuários inexperientes. A composibilidade entre diferentes protocolos dá resultados difíceis de avaliar sem um profundo conhecimento das técnicas envolvidas. No entanto, essas complexidades não prejudicam o uso do protocolo, que na verdade é muito simples, como será explicado a seguir.
Primeiro é necessário conectar uma carteira e escolher uma das redes em que a Yearn está implantada: na Ethereum ou na Fantom.
Fonte: Yearn.finance
O usuário deve então selecionar o cofre para depositar e inserir a quantidade de tokens que deseja depositar no cofre.
Fonte: Yearn.finance
Em seguida, o usuário deve clicar em “Aprovar” ou “Depositar”, dependendo se houve aprovações anteriores. A carteira pedirá para confirmar a transação. Isso levará cerca de 3 minutos, mas é possível agilizar a transação pagando uma taxa de gas mais alta à rede.
Fonte: Yearn.finance
Quando a transação for bem-sucedida, o usuário verá o saldo depositado na interface do cofre, que deverá aparecer no topo da lista de cofre s.
Fonte: Yearn.fi
Para retirar, o usuário deve selecionar o cofre e clicar na aba “Retirar” (withdrawal); em seguida, insira o valor a ser sacado ou clique em “Max” para sacar todo o saldo. Depois de clicar em “Retirar”, a carteira pedirá para confirmar a transação. Quando a transação for bem-sucedida, os tokens aparecerão novamente na carteira do usuário.
Dado que muitos dos cofres da Yearn geram rendimento usando tokens de provedor de liquidez (LP) da Curve Finance, que são adquiridos por meio de depósito em uma pool da Curve, frequentemente o usuário não possui o token necessário para o cofre. Para resolver o problema, a Yearn oferece um recurso “zap” para converter os tokens do usuário nos tokens solicitados pelo cofre em uma única transação.
Para rastrear como o saldo em USD muda enquanto os ativos do usuário estão em um cofre, é possível conectar a carteira a um produto de rastreamento de portfólio. O saldo não aumenta continuamente. O lucro é distribuído para sua parte do cofre quando a função de “harvest” é chamada, o que acontece de forma flutuante.
Estes são os recursos sugeridos por Yearn para monitorar os retornos dos cofres:
A Yearn é “DeFi simplificado”. A nova interface de usuário da v3 também forneceu um sistema intuitivo e amigável. Os usuários têm que basicamente conectar suas carteiras, clicar em um botão e auxiliar na geração de rendimento. Se confia no protocolo, o elemento essencial para avaliar se a transação deve ser realizada é, em teoria, o APY. No entanto, é aconselhável verificar e entender as estratégias por trás do yVaults, pois toda estratégia envolve um certo risco de contrato inteligente. Os colaboradores da Yearn estão disponíveis a qualquer momento no Discord ou Telegram, para responder perguntas e dar informações.
Avaliação
Por que as pessoas devem usar os yVaults?
É claro que para um usuário médio de DeFi seria difícil moldar e implementar uma estratégia como as criadas pelos experientes estrategistas da Yearn. Mas sabe-se que estratégias de investimento copiadas e coladas são comuns! As razões do sucesso do yVaults estão relacionadas a outros elementos — mais importantes.
Primeiro, o yVaults concede uma certa segurança aos usuários. A Yearn Finance foi hackeada no passado e pagou suas dívidas com as vítimas. No DeFi, os riscos sempre estarão presentes, mas Yearn dedica a máxima atenção às auditorias de contratos inteligentes e avaliações de código para evitar riscos para seus usuários. Os protocolos conectados aos cofres são cuidadosamente avaliados para limitar problemas financeiros e técnicos. A Yearn fundou a yAcademyDAO, uma abordagem voltada para a comunidade à segurança de blockchain para criar segurança de blockchain sustentável e colaborativa e garantir que o talento seja utilizado adequadamente.
Em segundo lugar, a Yearn traz eficiência de capital para a DeFi. A operação do cofre limita para o usuário único o valor das taxas de gás que ele enfrentaria individualmente ao adotar a mesma estratégia. Além disso, a equipe Yearn está trabalhando na automação de contratos inteligentes. Conforme escrito em uma das últimas edições do boletim Yearn:
“A escalabilidade requer a redução de processos manuais.” O objetivo é criar sistemas automatizados, que tomam decisões com base na análise de dados.
Em suma, os cofres da Yearn estão aqui para ficar e cada novo produto DeFi poderia teoricamente ser a base para uma nova estratégia para gerar rendimento. Com sua comunidade forte e envolvente, a Yearn continuará sendo um componente essencial do futuro de DeFi!
🏃 Mão na massa:
👉 Siga a Yearn no Twitter e entre no servidor de Discord da Yearn
👉 Consulte a enciclopédia de Cofres da Yearn
👉 Visite o blog/agregador de conteúdo da Yearn
🏴 Mais conteúdo da Bankless sobre a Yearn Finance 🏴
🎙YFI: Cultivando os Fazendeiros (com Andre Cronje)
📖 Como alavancar yEarn para maximizar a colheita
✍ É o Convex o matador da YFI?
❗ Este artigo não contém conselhos financeiros, apenas informações educacionais. Ao ler este artigo, você concorda e afirma o que foi dito acima, bem como que não está sendo solicitado a tomar uma decisão financeira, e que de forma alguma está recebendo qualquer projeção fiduciária, promessa ou inferência tácita de sua capacidade de obter ganhos financeiros. Você também afirma que o único propósito de ler este artigo é expandir sua consciência educacional e nada mais.
✍ Sobre o autor:
eaglelex é um professor de leis interessado na tecnologia de blockchain, DeFi e governança DAO
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com