A "Internet dos Trabalhos" está chegando | Estado das DAOs #5 (parte 2) | DAO Talks
Como a Web3 pode redesenhar o mercado de trabalho e criar a prosperidade de uma cidadania global
Prezada Nação Bankless,
A internet transformou o trabalho.
Antigamente, o trabalho era limitado geograficamente. Você trabalhava numa fazenda, num escritório ou em uma fábrica. Mas com a internet, você pode trabalhar de qualquer lugar do mundo.
Logo vimos o trabalho ir de um-para-muitos (empregado a empregador) a muitos-para-muitos (gig economy). Plataformas tecnológicas conectaram pessoas por transporte, entrega de comida, cuidadores, passeios com cachorros… praticamente qualquer coisa!
Mas todo este trabalho é limitado pelo sistema antigo de coordenação de capital.
Não tínhamos “trabalhos nativos à internet” porque trabalhadores ainda tinham que depender de bancos tradicionais e organizações de cima pra baixo - até os aplicativos Web2, que deveriam liberar trabalhos autônomos, acabaram cobrando taxas absurdas pelos seus serviços.
A Web3 reinventa o sistema monetário. Fazendo isto, criamos maneiras novas e inovadoras de trocar dinheiro por trabalho/valor, sem pontos centrais de falha.
Nós só vimos o mundo de trabalhos com internet.
Na publicação de hoje, Kevin Owocki, fundador da Gitcoin, nos mostra a sua visão da Internet dos Trabalhos. Em seguida, publicamos a segunda parte de Estado das DAOs #5, com o resumo dos principais artigos e insights trazidos com exclusividade pela Guilda de Escrita!
Quer contribuir para o movimento Bankless no Brasil e no mundo, participando da nossa DAO? Assine nossa Newsletter com conteúdos exclusivos e venha nos conhecer pelo servidor do Discord. Venha fazer parte do Futuro do Trabalho!
A “Internet dos Trabalhos” está chegando
Autor: Kevin Owocki
Tradução, revisão e formatação: Guilda de Escrita BanklessBR DAO (DSJ, guiriba, Danko8383)
A Internet dos Trabalhos (IdT, ou IoJ em inglês) é o que acontece quando a Web3 colide com a eterna troca de trabalho por dinheiro no reino digital. Ela cria um mercado de trabalho novo e melhorado que integra transferência de valores como uma característica nativa, nos permitindo ter uma relação com trabalho peer-to-peer e menos dependente em intermediários centrais com controle unilateral.
O objetivo desta postagem é articular o tamanho, a escala e o escopo da Internet dos Trabalhos (IdT).
STI (Sem Tempo, Irmão)
A IdT vai acontecer
A IdT vai acontecer logo.
A IdT é como blockchains alcançam o mainstream.
A IdT é um espaço de design aberto.
A IdT já está acontecendo.
A IdT vai acontecer
Meu argumento aqui é um de primeiros princípios:
As propriedades de redes em blockchain dão “valor econômico” a tokens
Um dos usos principais do dinheiro é a compra de trabalho ou habilidades, mais comumente conhecidos como “empregos”.
Assim, um dos casos de uso para blockchains será “a Internet dos Trabalhos”
A IdT vai acontecer logo
ICOs, NFTs e DeFi são todos casos de uso grandes para blockchains que já foram provados. Eles criaram um mercado de vários bilhões de dólares para seus produtos, e a indústria emergente em torno destes três casos de uso criou uma classe de trabalhadores de conhecimento que são criptonativos e pagos em cripto.
Muitos projetos de cripto escolheram se organizar como DAOs - organizações nativas à internet. Como estas novas organizações digitais empregam muitos criptonativos, DAOs são a catalisadora para a internet dos trabalhos.
O mercado endereçável total (ou TAM) para a internet dos trabalhos é enorme. Há mais de 7 bilhões de pessoas no mundo, e muitas delas gostariam de ganhar uma renda.
A IdT é como blockchains alcançam o mainstream
O cidadão médio da internet pensa em seu trabalho, e não em seus investimentos, quando pensa sobre sua vida e soberania financeiras. NFTs, yield farming, e meme coins podem oferecer uma ótima maneira de se divertir com a comunidade cripto, mas não é o suficiente para que ele integre cripto em sua vida diária.
Para 99% do mundo, suas vidas financeiras são seus empregos - e não seus investimentos. Por isto, eu prevejo que a Web3 não alcançará o mainstream até que a internet dos trabalhos seja mainstream.
A IdT é um espaço de design aberto
1. Enquadrando o espaço de design
A internet da informação permitiu que computadores enviassem informação para qualquer lugar do mundo. Isto mudou radicalmente qualquer coisa na sociedade que dependa de informação (entretenimento, mídia, política, redes sociais). A internet das finanças permite que computadores enviem valor através de uma rede de computadores. Isto pode mudar radicalmente qualquer coisa na sociedade que dependa da transferência de valores (banking, seguros, finança, arte, empregos).
Claro, se você tentasse ver o futuro em 1997, seria muito difícil prever a ascensão do Google, Facebook, Twitter, ou o iPhone. Mas olhando pra trás, parece tão óbvio. Os casos de uso para a internet dos trabalhos são parecidos. Olhando pra frente em 2021, é difícil prever exatamente o que os usos de caso serão.
2. Algumas ferramentas da IdT serão esqueumórficas
Esqueumorfismo é um termo muito usado no design de interfaces gráficas para descrever objetos de interface que imitam suas contrapartes da vida real em como parecem e/ou como o usuário pode interagir com elas.
Sempre que há uma nova categoria de computação, os primeiros produtos tendem a ser esqueumórficos.
A primeira versão do iBooks era assim. Porque precisamos de uma estante para livros digitais? Esqueumorfismo. Designs esqueumórficos nos levam ao futuro, mas nunca são a forma final.
Por exemplo, quando a internet aconteceu, o Yahoo e o Google tinham a mesma missão: organizar a informação do mundo. A diferença?
O Yahoo só pegou o sistema de catálogo de cartões de biblioteca e o colocou na rede (um jeito esqueumórfico de resolver o problema).
O Google inventou uma nova maneira de navegar a informação com a barra de pesquisa (uma maneira não esqueumórfica de resolver o problema).
A lição aqui é que muito do valor revelado pela IdT será em casos de usos fundamentalmente novos e não esqueumórficos que entregam valor de maneiras que são interessantes e novas. Um exemplo de mecanismos esqueumórficos e não esqueumórficos na era da IdT seria:
O LinkedIn é um exemplo de um caso de uso esqueumórfico, apenas pegando currículos e os colocando online.
Financiamento Quadrático é um exemplo de um jeito não esqueumórfico de financiar pessoas talentosas - ele só não existia (e não podia existir) antes.
3. A IdT não é a Gig Economy
Um equívoco comum é que a IdT será como a gig economy. É verdade que sites de freelancer como UpWork, Fiverr, Uber, Workana e outros foram mercados importantes na web2.
Mas eles são limitados, pois, se encaixaram no sistema financeiro antigo junto com a internet antiga.
Sem a Ethereum e suas ferramentas fáceis para fazer de tais mercados transparentes, imutáveis, globais ou governáveis por suas comunidades, o espaço de design foi muito mais limitado.
Agora temos a Ethereum, então podemos construir uma IdT que é mais:
Global, significando que você pode participar de qualquer lugar.
Imutável, significando que seus ativos não podem ser confiscados.
Transparente, significando que não há mais assimetrias de informação
Governável por comunidades, criando mais incentivos alinhados.
Eficiente, porque intermediários foram substituídos por contratos inteligentes.
A IdT NÃO É apenas freelas. Isto faz parte da IdT, mas são só uma parte do espaço de design.
4. Muitos atributos importantes serão desempacotados da nossa infraestrutura antiga de emprego e recolocados na IdT
Há muitos benefícios importantes que são colocados na infraestrutura de empregabilidade em grande parte do mundo.
Seguro financeiro
Plano de saúde
Aposentadoria
Proteção contra discriminação ou outras formas de abuso
Há também outros atributos importantes na infraestrutura de empregabilidade do mundo:
Impostos
Conformidade regulatória
Igualdade de oportunidade
Estes atributos serão recolocados na IdT. Cada um destes atributos é importante e valeriam um artigo próprio para cada um deles. Um dos primeiros exemplos disto é o Opolis, uma ferramenta que transporta muitos dos benefícios do mundo antigo (seguros, planos de saúde, etc.) à IdT.
À medida que a IdT cresce, uma nova infraestrutura surgirá que cuidará destes atributos. Enquanto a infraestrutura emerge, mais pessoas trabalharão dentro da IdT, criando um feedback loop positivo.
5. Articulando a função de valor da IdT
Vamos para a parte divertida; Desenhar mecanismos para um mundo nativo à IdT. Aqui está uma função generalizada de como TODOS os projetos na era da internet dos trabalhos funcionam:
token emission = f(time, materials, skills, work output, … other signals
Traduzindo: os tokens que você ganha são os resultados de f(inputs) onde inputs são o tempo, materiais, habilidades e o valor do trabalho que você cria.
5.1 Recompensas
Um exemplo no ecossistema de cripto são recompensas:
Recompensas são uma primitiva comum no ecossistema de cripto. O próprio Gitcoin Bounties já foi usado mais de 8.500 vezes no Gitcoin para mover mais de R$ 25 milhões em tokens!
No exemplo das recompensas, o contrato social dos mecanismos é em tokens trocados pela entrega de algum trabalho completo, seja um pull request, uma vulnerabilidade na segurança, ou um ativo de design.
5.2 Bolsas (Grants)
Bolsas são outro mecanismo de financiamento coletivo muito usado. Muitos projetos Web3 têm seus próprios programas de bolsas como jeito de compensar equipes empreendedoras a construirem seus protocolos.
Gitcoin Grants iguala contribuições a seus projetos favoritos com fundos de um pool mantido pelo GitcoinDAO. O Gitcoin Grants já distribuiu mais de R$ 100 milhões a centenas de projetos, e já viu mais de 2 milhões de contribuições em sua vida.
No exemplo de Bolsas, o contrato social dos mecanismos é que recompensas são proporcionais a o quanto seus colegas querem financiar seu projeto.
5.3 Coordinape
O Coordinape, outra ferramenta única muito usada para recompensar tokens pelo trabalho completo. Ao contrário de Bolsas e Recompensas, que tendem a compensar pacotes discretos de trabalho, ferramentas como o Coordinape distribuem tokens baseados no valor que colegas identificaram em seu trabalho.
Além disso, o Coordinape é uma ferramenta de compensação peer-to-peer, permitindo a comunidades participarem do ato de dar e receber, sem ser ditadas por uma autoridade central. Isto transforma a compensação em um evento de construção de comunidade.
6. A IdT terá muitas implicações diversas além de apenas dinheiro.
É claro que seria tolice acreditar que isso se resume apenas ao dinheiro. Há muitas outras implicações no bem-estar humano, e elas serão exploradas também. Então, na verdade, a fórmula para a IdT não é apenas
token emission = f(time, materials, skills, output, other signals)
Levando estas coisas em conta, podemos reafirmar a fórmula como
token emission + reputation + learning + impact = f(time, materials, skills, output, other signals)
Não seria subestimação dizer que este é um espaço de design multidimensional. Há muitas possibilidades aqui. Então como devemos explorá-lo? Que armadilhas devemos evitar? Bem, podemos começar explorando mecanismos que se encaixem em nossos valores.
7. Quais são os nossos valores?
Blockchains oferecem a habilidade de criar contratos inteligentes. Nestes contratos inteligentes, podemos literalmente programar nossos valores em nosso dinheiro. Então quais os nossos valores?
Isto também merece um artigo próprio. Qual o relacionamento entre o capital e o trabalho? Como oferta e demanda se encaixam juntos? Como medimos o sucesso? Como balancear incentivos a curto prazo com incentivos a longo prazo? Onde redes de segurança social se encaixam? Como podemos alinhar mais os incentivos? Há teorias políticas e histórias econômicas a analisar, temos argumentos de primeiro princípio afazer, e a área da superfície é extremamente grande.
Dito isto, eu vou dar minha opinião na pergunta “quais são os nossos valores”.
“Caveat emptor”, esta é minha opinião individual e é sujeita a mudanças.
Meu ponto de vista atual é que o verdadeiro fim para a IdT é construir um mundo que é abundante em cada um dos oito circuitos individuais de consciência humana para o maior número possível de pessoas pela maior quantidade de tempo possível.
À medida que você empilha mecanismos nativos da web3 em cima dos oito circuitos da consciência, você começa a ver isto:
Mais nuances são necessárias ao considerar que há várias pessoas envolvidas em cada transação na internet dos trabalhos.
Eu acho que um critério de design importante é que as pessoas deveriam poder:
Se beneficiar mutuamente
Se beneficiar proporcionalmente ao valor provido por cada um
Ter a opção de sair de qualquer destes relacionamentos.
Isto não é só uma teoria. Já está acontecendo. Olha só como é apenas uma fatia do gráfico de contribuidores do Gitcoin:
Até esta visão não faz jus à diversidade da humanidade que estará usando a internet dos trabalhos. Será a IdT responsável pela humanidade, ou a humanidade responsável pela IdT?
A IdT criará prosperidade humana?
Eu quero acreditar que estamos desenhando uma internet regenerativa de valor para a prosperidade de uma cidadania global, uma agregação de humanos tridimensionais, cada um com valores, ambições, históricos, geografias, orientações psicológicas, dotes financeiros, níveis de privilégios, habilidades e arquétipos físicos diferentes. Nós celebramos nossa diversidade, mas também reconhecemos nossas necessidades humanas comuns para viver em ecossistemas saudáveis, conseguir empoderamento econômico e manter soberania individual.
Eu quero acreditar nisto. Talvez se outras pessoas acreditassem, poderíamos alcançar um consenso e construir esse futuro juntos.
A IdT já está acontecendo
A internet dos trabalhos já está em movimento. Aqui está uma lista de produtos da internet dos trabalhos que conheço:
SourceCred: Uma ferramenta que mede um consenso intersubjetivo de onde o valor é criado em comunidades, e cria recompensas de token para elas.
Radicle: Uma ferramenta em rede para ganhar tokens para devs de software de código aberto
Opolis: Uma comunidade de empregabilidade que cuida de benefícios comuns + tarefas regulatórias.
Coordinape: Uma ferramenta que mede um consenso intersubjetivo de onde o valor é criado em comunidades, e cria recompensas de token para elas.
OpenSea: Um mercado de NFTs onde artistas podem vender seu trabalho.
ETHGlobal: Um provedor de hackathons: ganhe tokens por realizar tarefas de programação ou começar algo novo.
Gitcoin Grants: Uma ferramenta de financiamento coletivo baseada em financiamento quadrático.
Gitcoin KERNEL: Uma universidade web3
Gitcoin Hackathons: Um provedor de hackathons; ganhe tokens por realizar tarefas de programação ou começar algo novo.
Coordination Party Kit 7: Um kit de ferramentas em desenvolvimento para o Gitcoin para empregabilidade na era das DAOs.
Bounty Board: Uma ferramenta para distribuir recompensas para tarefas discretas.
Algumas destas ferramentas são esqueumórficas, enquanto outras são construções fundamentalmente e radicalmente novas da era da internet do dinheiro.
Tem mais alguma ferramenta de IdT legal? Deixe nos comentários.
Mão na Massa
📖 Leia sobre como as DAOs estão mudando os rumos da humanidade
☕ Entenda a visão Bankless sobre o Futuro do Trabalho
🤲 Acesse nosso servidor no Discord e faça parte!
Sobre o Autor
Kevin Owocki é o fundador do Gitcoin.co - onde construtores e financiadores se juntam para construir uma rede aberta. O Gitcoin já entregou mais de R$ 200 milhões de valor para desenvolvedores de software de código aberto nos últimos anos. Ele tem um bacharelado em Ciência Computacional, 15 anos de experiência liderando engenharia em Software de Código Aberto e Startups na Web. Kevin é um organizador da comunidade na cena tecnológica de Boulder, Colorado.
Post Original: The Internet of Jobs is coming
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
Uma olhada rápida pelas DAOs
Resumos de artigos selecionados para entender o ecossistema DAO atual
Messari Report: Teses de Cripto para 2022
Apesar de ainda estarmos buscando uma definição de ‘DAO’ que seja aceita por todos, podemos definir uma DAO, tranquilamente, como uma comunidade baseada em blockchain, digitalmente nativa e de filiação aberta composta por indivíduos focados em uma missão compartilhada, que usam um token para se governar, alocar capital e incentivar contribuições, enquanto criam uma estrutura e cultura coesas e normativas que encorajam ideias novas, trabalho duro e autoexploração. Entre outras coisas, DAOs:
Usam carteiras pessoais e conectadas (como Metamask) para se organizarem em torno de comunidades governadas por tokens. Sua wallet será tão indispensável e familiar quanto seu celular.
Começarão a usar modelos de “aprenda para ganhar” como os desenvolvidos pelo Rabbithole, entre outros, para incentivar o embarque de novos membros através de jornadas para reter a atenção e a participação dos usuários.
Achatam o trabalho dentro do ecossistema Web3, reduzindo hierarquias tradicionais baseadas em geografia e seletividade. Contribuir para uma DAO, em particular, é ser parte de uma estrutura opcional que retira funções de portaria tradicional, e em vez disso, a comunidade indica seu trabalho. Incentivos tokenizados significam que contribuidores desfrutam do lucro da DAO.
Percebem a importância de crescer uma comunidade orgânica, e pensam em como a tomada de decisões dentro da DAO afeta o desenvolvimento da comunidade. DAOs precisam balancear o capital social de líderes comunitários com as decisões descentralizadas no coração destas novas formas de consenso e coordenação. Times fluídos e documentações escritas podem ajudar DAOs a crescer e ganhar escala.
Precisam entender a importância de gerenciamento inteligente de tesouraria. Muitas DAOs têm praticamente zero diversificação de ativos, em vez disto tendo em maioria tokens de governança nativa. DAOs devem diversificar seu tesouro para se prepararem melhor para curvas bruscas no mercado, e quando necessário, contratar gerenciadores profissionais para promover as melhores práticas.
Melhoram acesso de investidores a informação financeira tendo tesouros on-chain. A blockchain abre o relacionamento entre investidor e organização porque dados on-chain são transparentes e sempre acessíveis, fazendo da avaliação da saúde de uma DAO quase instantânea.
Devem determinar sabiamente como interagir melhor com o mundo off-chain. DAOs devem abordar pontos importantes de fricção em torno de taxação, colaboração legal e regulatória, e banking.
Podem ser veículos de investimento comunitário que nivelam o campo de jogo para investidores regulares. “Investidores creditados” não são mais as únicas pessoas que podem acessar oportunidades de investimento precoces. A expectativa é que DAOs de investimento se tornem grandes grupos de capital de risco a médio prazo.
Permitem uma nova forma de curadoria de informação. DAOs permitem a seus membros, essencialmente, criar uma economia tokenizada de curadoria de informação que pode escalar, enquanto impulsiona a missão da organização.
DAOs oodem ser uma das inovações mais importantes possibilitadas pelo cripto. Mas mais que isto, DAOs crescerão mais rápido que seus correspondentes no criptoverso e surgirão no mainstream para desafiar visões atuais sobre economia, política e relações sociais. Entender o poder das DAOs te colocará em posição para lucrar tanto economicamente quanto socialmente, de um mundo onde estas novas organizações se afastam da periferia e estão centradas firmementes em nosso dia a dia - este realinhamento está mais perto do que você pensa.
União Imperfeita: Como a ConstitutionDAO se Perdeu
Autores: Drew Millard & Kevin Munger
O lance mal sucedido da ConstitutionDAO pelo artefato histórico que é a Constituição dos Estados Unidos dá lições importantes para guiar empreitadas futuras na Web3.
A habilidade de construir a DAO e mobilizar capital humano, financeiro e social em tão pouco tempo contribuiu ao apelo da missão, mas a pressa também resultou em muitas falhas. A publicação em tempo real dos fundos totais arrecadados, que ajudou como ferramenta de marketing, foi criticada como uma propaganda do hard cap que quaisquer compradores competitivos teriam que concorrer contra. Além disso, a Constituição original dos EUA é polêmica em sua discussão de minorias éticas e o grupo dos fundadores também faltava em diversidade. Os administradores da DAO se comprometeram a fazer o certo para sua comunidade, querendo reembolsos rápidos para quem quisesse. Porém, a doação média para ajudar a comprar o manuscrito era $206,26 dólares, e estes contribuintes menores tiveram seus reembolsos comidos pelas taxas de gás do Ethereum.
Apesar de não representar as intenções do grupo, estes elementos podem ser vistos como preservadores do “poder da ordem antiga”.
Olhando além destas deficiências, a natureza descentralizada e focada em comunidade das DAOs, combinada com tecnologias emergentes, pode emancipar as pessoas e mudar a distribuição de poder na sociedade. As pessoas querem mudanças, e isso é bom. Conversas sobre como fazer as ferramentas Web3 mais acessíveis e viáveis financeiramente para membros de comunidades BIPOC e LGBTQ+ estão sendo realizadas. A ConstitutionDAO fez história, e a história representa um exemplo de mobilização memeficada. Porém, só comprar um artefato é algo fraco comparado a fazer algo que pode durar. “Precisamos nos mexer rápido e construir coisas.”
Por que DAOs Devem se Registrar com Personalidades Jurídicas
Autor: Mark Lurie
Centenas de DAOs foram formadas nos últimos anos, cuidando de bilhões de dólares. Elas transformaram a organização humana eliminando a necessidade de pressão governamental para garantir cooperação. Isto é uma mudança positiva e refletiva, vendo como estruturas organizacionais tradicionais funcionam.
Análogas ao boom do uso da energia elétrica em toda atividade humana, DAOs floreceram em todos os setores. Mais importante, devido á incorporação das regras monetárias e de governança no código, pessoas de todo o globo podem trabalhar juntas com a garantia de segurança de fundos. A qualidade do código evoluiu rapidamente, e é bem testada nos dias de hoje. Como DAOs vivem em um mundo físico, uma camada legal em torno delas seria útil por duas razões:
Responsabilidade de membros: Sem registro, uma DAO é mais provável a ser considerada uma associação onde membros têm responsabilidade ilimitada. Se as coisas virarem de cabeça pra baixo, membros podem ter que desembolsar milhões. Algo que agrava problemas de responsabilidade são as considerações que muitas DAOs não são totalmente governadas on-chain e muitas exigem que certos membros assinem uma carteira multisig para autorizar transações.
Jurisdição: Como a legislação (em geral) não lida com blockchains, algumas DAOs já experimentaram com estruturas legais em países como o Panamá e as Ilhas Cayman, que têm estruturas mais flexíveis. Enquanto Wyoming já tentou abraçar a estrutura legal das DAOs, isso não é suficiente no esquema maior das coisas. Atualmente, nenhum país fez uma legislação para DAOs.
Ao contrário de legislações atuais que exigem burocracias ou cadastrar nomes em relatos, filiações de DAO funcionam em um sistema de título de tokens anônimo. Tal sistema não é visto por qualquer lei entre jurisdições.
Opiniões do Ecossistema
Insights do ecossistema DAO
Hoje DAOs tendem a operar como democracias diretas, onde todo dono de token vota em toda decisão. Isto é pouco eficiente (requer muita coordenação) e faz das intenções da DAO públicas demais (cria um risco de front running).
Estruturas Descentralizadas de Governança
Autor: Joey Santoro
🔑 Insights:
Enquanto a blockchain permite decisões transparentes, DAOs estão buscando o próximo nível da organização humana. Porém, DAOs andaram sofrendo pra equilibrar velocidade de desenvolvimento com segurança do protocolo. Espelhando os três poderes de um soberano, aqui estão três abordagens de governança para otimizar o balanço a camadas diferentes.
Governança de Token (Executivo): Muito parecido com uma democracia direta, donos de token devem dar “consenso positivo” para aprovar uma proposta. Problemas como apatia de eleitor e carona em propostas podem surgir sob tal estrutura. Para amenizar tais problemas, este modelo é usado idealmente em decisões mais importantes (por ex., mudar controle da administração).
Governança Otimista (Legislativo): Assim como uma democracia representativa, um grupo de líderes são eleitos para apresentar propostas em nome dos membros. Para contra-atacar propostas maliciosas, membros podem travar propostas durante um período ou vetá-las. Este modelo é ideal para quase todos os aplicativos de governança (por ex. integrações menores, compensação de contribuidores).
Guardião de Segurança (Judiciário): Ele age como um mecanismo de emergência na falha dos dois modelos acima. Ele impede a exploração de vulnerabilidades e garante que os outros dois poderes ajam em boa fé. Apesar de poder agir em preocupações de segurança, certas ações (por ex., sacar fundos) que podem efetivamente prejudicar usuários não estão disponíveis nele.
Tutorial de SubDAO
Autor: Coopahtroopa
🔑 Insights:
“Muitos prevêm que DAOs ficarão maiores que organizações centralizadas - eventualmente se tornando maiores que países, empresas e outras entidades que existem no mundo hoje.”
Se você pensa em criar uma SubDAO, aqui estão alguns conselhos:
Todas as DAOs seguem metas comuns. Primeiro, elas querem aumentar sua filiação porque assim como qualquer organismo vivo, elas querem se expandir e usar todo seu potencial. Elas querem maximizar o valor ao seu Tesouro para poder adicionar estabilidade e aumentar suas possibilidades. Elas querem que a governança seja justa e significativa. Finalmente, DAOs são organizações lideradas por comunidades, então elas querem distribuir titularidade através da tokenização.
Siga estes passos para lançar sua subDAO:
Selecione um líder para a equipe e faça uma proposta para um grupo de desenvolvimento.
Trabalhe com o líder para obter fundos.
Comece a embarcar pessoas em seu grupo de desenvolvimento.
Prove o valor de seu grupo de trabalho gerando valor para sua DAO.
Forme uma subDAO após seu grupo produzir mais renda do que fundos recebidos de sua DAO.
Cunhe e distribua a nova token da sua subDAO.
Cultura em Progresso: Construindo Capital Social On-Chain
Autor: Crypto, Culture & Society
🔑 Insights:
A Web3 movida pelo cripto permite a criadores e influenciadores serem pagos pelo seu trabalho - livres dos argumentos exploratórios típicos vistos nas artes. Finalmente, artistas e criadores podem realizar totalmente os lucros dos meios da sua produção - tudo usando a transparência da blockchain.
Capital social pode ser definido como “influência ganha através das ações de um indivíduo ou grupo que impacta comunidades e a sociedade.”
A Web3 permite que quem cria capital cultural (artefatos culturais valiosos) e aqueles que têm capital social finalmente transformem estas formas de moeda em capital econômico.
A tecnologia da blockchain permite que a proveniência de um artefato cultural seja atribuída corretamente a seu criador e que aquele criador seja compensado de acordo.
Esta atribuição transparente pode ajudar não só a compensar aqueles grupos impactados pela apropriação cultural, mas pode garantir que criadores e influenciadores futuros sejam justamente compensados pelos seus esforços para construir culturas e criar redes de influência.
18 Tendências que Formarão Nossas Carreiras em 2022
Autor: Nick deWilde
🔑 Insights:
Com a economia e a cultura do trabalho mudando rapidamente, 18 dos maiores pensadores da internet refletem em tendências emergentes do último ano e como elas podem formar nossas carreiras em 2022. Aqui estão algumas:
Empregos Digitalmente Nativos - Rex Woodbury: A economia dos criadores e os empregos alavancando plataformas existentes de internet verão prosperidade (Discord, Metafy, Depop).
Projetos sem Líder - Mario Gabriele: Projetos e organizações sem um líder singular surgirão. Já podemos ver isto acontecendo com DAOs.
A Ascensão do Chief Workflow Officer - Khe Hy: O trabalho híbrido mudou o nosso jeito de organizar, colaborar e comunicar. Enquanto fluxos de trabalho se tornam mais complexos, um novo papel especializado será exigido para garantir a eficiência dos processos.
Upskilling Transformacional - Andrew Barry: À medida que novas tecnologias surgem todos os dias, empresas que integram trabalho e aprendizado poderão atriar e reter talentos.
O Caminho Sem Trilha - Paul Millerd: O caminho padrão que esteve por aí desde a Segunda Guerra não nos leva mais a um lugar desejável. Até um novo padrão surgir, teremos que ter coragem e construir nosso próprio caminho.
O artigo detalha mais como empresas estão se adaptando mais ao trabalho híbrido, a importância de cuidar do tempo, o poder das comunidades e a ascensão de freelas secundários. Se você quer saber onde focar para desenvolver sua carreira, este artigo merece a sua leitura.
Um Grande Teste para DAOs: Novas Práticas de Compensação e Contribuição
Autor: Spencer Graham
🔑 Insights:
Para realizar seu potencial, DAOs devem desenvolver a capacidade de avaliar contribuições individuais de baixo pra cima e providenciar programas de compensação dinâmica. A DAOHaus prega por uma estrutura que priorize a flexibilidade de participação dos membros:
Mecanismos de remuneração que criam contribuições individuais em um número de DAOs podem atrair filiações e estimular o compartilhamento de ideias
Formas de compensação base, incluindo:
Contribuidores podem fazer pedidos por pagamento que são recompensados por tarefas completas retroativamente. Da perspectiva dos membros, esta forma de compensação aumenta a flexibilidade, mas também tem mais incerteza.
Um pagamento consistente (como um salário) baseado em compromissos em um certo período de tempo. A natureza não hierárquica de DAOs apresenta um desafio para medir o valor adicionado, mas papeis assalariados são votados como parte da governança geral. Neste modelo, a DAO assume o risco de compensar desproporcionalmente relativo ao produto gerado.
Incentivos a longo prazo promovem um senso de comunidade e podem ajudar a reter talento:
Vesting (“trancar” tokens) de DAO ou adicionar multiplicadores pode promover períodos maiores de compromisso.
Bônus devem ser dados a membros que fazem contribuições significativas em vários grupos. Em vez de um gerente, colegas e co-contribuidores determinam os níveis de pagamento.
Com tesouros diversificados, constituintes podem selecionar sua mistura desejada de stablecoins e o token DAO para o pagamento. O segundo dá a habilidade de ganhar poder de governança, que é necessário para uma descentralização sustentável.
A implementação bem sucedida de programas de trabalho flexível e recompensa tem o potencial de descobrir mais talentos e inovações no mundo do que podemos imaginar hoje.
Destaque de DAO: HumanDAO
A humanDAO é uma DAO de impacto social, querendo criar um bem público. Sua missão é ampla propositalmente, mas bem focada: melhorar vidas através do cripto. Mais de dois bilhões de pessoas em comunidades maltratadas vivem com menos de 20 reais por dia. A humanDAO está criando oportunidades no cripto para que estas comunidades ganhem de 2 a 10 vezes essa quantidade, enquanto cria novas fontes de renda para sua comunidade e investidores.
A humanDAO usa a tecnologia blockchain para conectar as pessoas com seguranças a criptoativos que não têm os meios de acessar com sua própria renda. A ascensão dos jogos de blockchain e o metaverso descobriu novos modelos de jogos como play-to-earn (P2E). Modelos P2E oferecem aos gamers a chance de ganhar ou farmar tokens no jogo guardados em blockchains abertas. Um obstáculo para quem quer jogar estes jogos tende a ser o investimento inicial exigido para comprar os NFTs/tokens P2E que permitem participação no jogo. É aí que a humanDAO entra - a humanDAO compra estes ativos (NFTs/tokens) e os empresta a quem quer jogar, dando-os acesso a oportunidades de ganhar criptomoedas em o custo à vista de investir. Os jogadores ficam com grande parte das recompensas (70%). A humanDAO também tem gerentes que treinam e embarcam novatos ao metaverso. Estes gerentes ganham 15% dos lucros enquanto o resto dos 15% irão à humanDAO. Todos saem ganhando.
Para a humanDAO, ativos P2E são uma vitória rápida e o começo da jornada. Sua estrela do norte é melhorar vidas para quem está em mercados menos valorizados usando a inovação tecnológica do cripto e da Web3.
Para saber mais sobre a humanDAO e como você pode contribuir, acesse o Discord deles.
Eventos em Destaque
Permissionless Conference - Os ingressos para uma das maiores conferências DeFi já estão à venda! Mais de 5 mil pessoas comparecerão no total, e a cada duas semanas, mais 250 ingressos são liberados. Quando os 250 ingressos forem comprados, o cadastro é fechado e você deverá esperar até o próximo lançamento. Palestrantes incluem Ryan Sean Adams e David Hoffman do Bankless, além de vários outros. Junte-se a nós de 17 a 19 de Maio de 2022 em Palm Beach, na Flórida, para o evento.
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, posso adicionar links para produtos que uso neste boletim informativo. Posso receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre irei divulgar quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com