O Futuro do Trabalho | DAO Talks
Por que organizações digitais são o futuro do trabalho em um futuro descentralizado.
Prezada Nação Bankless,
Assinar a folha de ponto é coisa do passado.
Os dias de ir ao escritório acabaram.
Nós vivemos na era da internet. O mundo se tornou digital — a pandemia acelerou isso. As pessoas querem trabalhar de onde e como elas quiserem.
Mas a economia digital não está otimizada para organizações de cima pra baixo. Como medir contribuições? Cadê o departamento de RH? A corporação é uma peça que não se encaixa num mundo digital, aberto e livre de permissões.
Ao invés disso, o futuro está nas mãos das Organizações Digitais (DOs - Digtial Organizations). Elas são as primas das DAOs (Organizações Autônomas Descentralizadas), ainda digitais, mas não totalmente autônomas. Ao invés de colocarem sua confiança apenas no código, DOs colocam suas confianças nos humanos e em tokens para coordenação.
Estas são ferramentas de organização emergentes e de baixo pra cima.
Esse é o futuro do trabalho!
David explica isso no artigo de hoje.
Inscreva-se para o programa completo do Bankless Brasil. Conteúdo premium para quem quer ser fora da curva. Promoção especial de inauguração até o final de 2021.
O Futuro do Trabalho
Autor: David Hoffmann
Onde existe valor, existe oportunidade, e onde existe oportunidade, existe demanda de mão-de-obra para ajudar a capturar aquela oportunidade.
A magnitude das oportunidades encontradas na indústria cripto faz com que todo o resto no mundo fique pequeno. Portanto, há também uma demanda insana por talento e mão-de-obra, diferente de qualquer outro lugar.
A expansão massiva de valor e capital nessa indústria nos últimos 12 anos superou o que as pessoas dessa Terra podem acompanhar. Nem todos podem desarraigar suas vidas e mergulhar em uma indústria jovem, de alto risco e de alta volatilidade. No geral, populações globais levam anos ou décadas para pivotar lentamente no sentido de soluções para o excesso de mão-de-obra. Mesmo empresas tradicionais, fisicamente instanciadas como a Coinbase, não conseguem capturar inteiramente essa oportunidade, por esta oportunidade ser inerentemente nativa da internet.
Somente organizações nativas da Internet podem acessar completamente a oportunidade trazida por uma revolução nativa da internet em dinheiro e finanças. À medida que o valor total da riqueza cripto cresce, a demanda por mão-de-obra cripto segue.
Essa mão-de-obra cripto será servida pelas Organizações Digitais.
Organizações Digitais são o Futuro
O futuro do trabalho pertence às Organizações Digitais. Coloquialmente chamamos elas de DAOs, do inglês Decentralized Autonomous Organization (Organizações Autônomas Descentralizadas), mas esta não é a melhor nomenclatura para definir com precisão as Organizações Digitais. .
O conceito original de uma DAO, uma Organização Autônoma Descentralizada é o código no centro e humanos ao redor. Uma DAO é um contrato inteligente ou sistema de contratos inteligentes no Ethereum que são autônomos porque não tem dependências humanas; elas operam como softwares autônomos no Ethereum. Uniswap, AMMs, e RAI são bons exemplos que se encaixam na definição original do que já foi uma DAO.
DAOs foram teorizadas para eventualmente se tornarem cada vez mais complexas.
“E se pudéssemos simplesmente transformar o Uber em um contrato inteligente, e todos os motoristas de Uber trabalhariam para o DAO, e serem capazes de manterem uma parte maior de seus lucros??“
Comentários como este eram comumente encontrados nos primórdios do Ethereum, entre 2015 e 2017, antes que a maioria das pessoas tivesse que lutar com a imensa complexidade de mudar o estado de espaços físicos utilizando Ethereum, que é exclusivamente uma máquina de estado virtual.
A versão original de uma DAO é uma terra de infinitas possibilidades e eu vejo que esses sistemas autônomos que mudam o espaço físico são aonde o Ethereum finalmente chegará em 2040+, uma vez que a habilidade do Ethereum de organizar a humanidade amadureceu para ser mais eficaz do que Estados-nação e esquemas jurisdicionais e organizacionais.
Vamos revisitar os DAOs em algumas décadas, mas agora não é hora para DAOs.
Agora é hora das DOs
Organizações Digitais (DOs) são a próxima fronteira do Ethereum e o futuro do trabalho.
Guildas e invasões do World of Warcraft, ou qualquer outro grupo de MMORPG, já devem se sentir familiarizados com as Organizações Digitais, especialmente quando se considera o WoW como um cenário econômico repleto de tesouros e recursos escassos.
As Organizações Digitais são compostas de seres humanos sem restrições geográficas. Em grande parte hospedada em servidores do Discord (mas não exclusivamente!), as DOs são coleções de pessoas com objetivos semelhantes, que trabalham juntas para progredir em direção à esses objetivos.
As DOs tendem a se formar organicamente, onde aqueles mais ressonantes com os objetivos e aspirações da organização gravitam cada vez mais ao servidor e a comunidade no Discord.
E agora, com o Ethereum, as DOs têm acesso a uma nova ferramenta que as modifica de comunidades com motivações intrínsecas para organizações com motivações financeiras.
Essa ferramenta é o Token.
Tokens Empoderam Comunidades.
Os tokens são as coisas que transformam os canais passivos do Discord em canais ativos. Os tokens são o combustível que os trabalhadores da DAO consomem para gerar valor para a organização. Eles fornecem e catalisam a energia motivacional para que a DO execute.
O token representa o reservatório no qual os membros da comunidade DO podem depositar seu tempo e trabalho. Os membros da DO querem inerentemente o token da DO; se eles não querem o token, então provavelmente não estariam no servidor Discord da DO. O desejo de possuir uma parte maior da DO é o que injeta trabalho na DO e ajuda a torná-la uma coisa valiosa para possuir em primeiro lugar.
A DO, como entidade controladora de seu próprio token, tem o poder de cunhar/emitir/premiar tokens aos membros que trabalham para a DO e se houver um suprimento suficiente de mão-de-obra interessada disposta a trabalhar para os tokens da DO, então a DO tem a energia potencial disponível para progredir em direção a seus objetivos desejados.
As DOs (Bankless DAO ainda se autodenomina DAO) são seus próprios Leviatãs. A cultura e as metas compartilhadas moldam a organização, e as recompensas em token são o incentivo para manter a organização coesa e progredindo em direção a suas metas compartilhadas.
No livro de Thomas Hobbes “Leviatã”, ele afirma que as nações se compõem com força. Ameaças de prisão ou dano corporal são os motivos pelos quais não se rouba, porque se paga impostos e porque se dirige do lado direito na pista.
As DOs não têm tal poder; elas se compõem pelo poder de incentivos positivos e apenas incentivos. Pelo PhotoShop, eu tentei tirar a espada da mão do Leviatã do Bankless DAO, porque ele não tem uma. Em lugar das violências, a DAO Bankless fornece BANK para os participantes e todos os membros da DAO estão na organização apenas por incentivos de adesão voluntária.
Instanciando Propósitos e Objetivos
Os tokens são a instanciação de propósitos e objetivos compartilhados. Cada DO cresce seu próprio contrato social e sua própria cultura e se revelado nestas coisas enquanto trabalha para construir um futuro que a DO quer ver para si mesma. O token se torna um totem da comunidade como o símbolo representativo de tudo o que a DO representa.
Ele se torna o banner no qual o exército da DO apoia.
Isto permite que as pessoas que ressoem com os objetivos coletivos e propósitos da DO trabalhem por algo em que acreditam intrinsecamente, permitindo que pessoas trabalhem por um chamado, não apenas por um emprego ou carreira.
Acima, eu disse: “se houver uma oferta suficiente de mão-de-obra interessada disposta a trabalhar por tokens da DO, então a DO tem a energia potencial disponível para progredir em direção a seus objetivos desejados”.
Se uma DO tem ou não a energia potencial disponível para atingir suas metas está altamente correlacionado com o que essa DO se propôs a alcançar.
"Nem Mesmo um bilhão de dólares de capital pode competir com um projeto que tenha alma".
Vitalik, Endnotes em 2020: Crypto and Beyond
Ter uma alma é ter propósito e significado no mundo. Ao contrário de qualquer estrutura organizacional antes vista, as DOs têm o poder de unir pessoas ao redor do mundo sob objetivos e aspirações em comum, que se baseiam em desejos intrínsecos e não em motivos de lucros extrínsecos.
Um dos componentes centrais do modelo Ultra Sound Money e o artigo “Proof of Stake é Menos Desperdiçador” de Eric Wall, é que o Proof of Stake é a forma ideal de segurança econômica cripto porque seleciona organicamente aqueles que são mais otimistas para fornecer segurança. Os touros de ETH estão dispostos a aceitar a menor quantidade de emissão de tokens, a fim de fornecer grandes quantidades de fundos ao sistema. Aqueles mais alinhados com o Ethereum fazem o maior trabalho para ele, pelo menor custo.
Este mesmo efeito acontece com as DOs. As pessoas se juntam às DOs porque estão intrinsecamente alinhadas com os objetivos, as aspirações e a cultura da DO. Essas ficam querendo contribuir, em vez de serem obrigadas a contribuir. Estas pessoas trabalharão para a DO pelo menor custo, porque acreditam intrinsecamente no que estão fazendo e também querem os tokens da DO mais do que qualquer outra pessoa.
As DO são sistemas estritamente voluntários e as únicas pessoas que fornecem mão-de-obra para a DO são as pessoas que intrinsecamente querem estar lá.
Imagine, por exemplo, uma jovem DO com um token novinho em folha que tem um valor de mercado minúsculo e muito pouca liquidez em seu token. Esta DO quer construir um site relativamente ambicioso. A DO pode:
Encontrar uma agência de websites
Procurar talentos dentro da DO
Como a DO é nova em folha, ela não tem capital. Ela só tem seu próprio token, que é de baixo valor de mercado e de baixa liquidez. Imagine como seria difícil convencer uma agência de websites de terceiros a construir um website para a DO ao mesmo tempo em que aceita compensações no token ilíquido da DO.
Se a agência de websites não estiver intrinsecamente interessada na exposição que vem com a DO, será difícil vender e eles provavelmente vão querer uma quantidade maior de tokens da DO para compensar o risco de fornecer mão-de-obra para uma organização que pode não funcionar.
Por outro lado, se a DO está trabalhando para algo em que as pessoas intrinsecamente acreditam, as pessoas interessadas em ver essa visão alcançada naturalmente se encontrarão indo em direção à DO e também estarão dispostas a ajudar a DO conseguir o que ela quer. Elas podem trabalhar gratuitamente para a DO, a fim de ganhar capital social (também conhecido como Kudos) dos outros membros da DO e se elevar nos rankings de influência da DO. Talvez eles também estejam dispostos a apostar que a DO lhes concederá tokens por seu trabalho no futuro e ao mostrar seus comprometimentos com a DO, eles estarão em uma boa posição para receber compensação futura.
Talvez estes incentivos sejam concedidos a talentosos desenvolvedores de websites e gerentes de projetos para que a DO possa ter seu website construído a partir deste grupo de talentos.
As DO são veículos de acesso à mão-de-obra de talentos que estão alinhados com a visão e a ética da DO, e representam um veículo para a construção de organizações que estão altamente alinhadas com valores humanos.
As DOs têm a capacidade de gerar uma visão compartilhada do futuro em seus membros. Quanto mais essa visão é boa, como definido pelas pessoas do mundo, mais talento e mão-de-obra o DO é capaz de atrair. Alguns valores humanos e culturas são mais onipresentes e salientes do que outros e as DOs que conseguem se alinhar com estes fortes valores humanos têm o poder de se conectar a uma grande quantidade de mão-de-obra alinhada e interessada em proliferar estes valores.
As DOs são veículos para a construção de organizações progressivas que estão fundamentalmente alinhadas com os valores humanos e com o que queremos ver o mundo se tornar.
Otimista com a Humanidade 🚀
Novos limites para escalar
As organizações nativas da Internet têm a capacidade de alinhar os incentivos à escala da Internet. Entretanto, já podemos ver as rachaduras em aplicativos Web2 como Twitter, Facebook e produtos da Google. Estas corporações do passado sofrem de um desalinhamento fundamental de incentivos entre as diferentes partes que utilizam seus serviços.
As redes sociais Web2 começaram como plataformas de mudança de paradigma que permitiram aos seres humanos de todo o mundo se reunirem e compartilharem experiências na cultura.
E então, as empresas proprietárias dessas plataformas passaram do crescimento para a extração, à medida que os incentivos aos acionistas assumiam o controle. Se a plataforma é gratuita, você é o produto.
Isto é o Facebook causando guerras civis em países longínquos, vendendo globos oculares para os mais altos licitadores. Isto é o Twitter desconstruindo um presidente (para o bem ou para o mal). Isto tudo são empresas Web2 negociando capital próprio por ações em bolsas domiciliadas nos EUA, enquanto o patrimônio da empresa governa uma plataforma social de escala global, tornando-se essencialmente um apêndice do Imperialismo Americano.
Nic Carter, em seu artigo “Your Property Rights Should Extend to Social Media”(Seu direito à Propriedade Privada Deveria ser estendida para as Redes Socias), fala sobre os "Direitos dos Ocupantes" em cima das contas nas redes sociais.
Nic argumenta que:
São os usuários destas plataformas Web2 que geram valor.
Conforme a “Declaração de Direitos" (os Termos e Condições's) de cada plataforma da Web2, os usuários não são donos das propriedades em que eles se estabelecem (arrobas no Twitter, contas no YouTube, páginas no Facebook).
As plataformas da Web2 têm práticas de governança desregulamentadas e desalinhadas sobre os bens imóveis onde seus usuários se estabelecem.
É provável que os usuários migrem para plataformas mais "politicamente estáveis" nas quais seus direitos de propriedade como proprietários de contas tenham garantias mais fortes.
Trechos em destaques (traduzidos) :
Facebook, Twitter e outros, não realmente criaram todo o conteúdo em suas plataformas, nem são realmente donos dele. Em vez disso, eles definem um espaço de nomes que os usuários ocupam, constroem em cima disso e em alguns casos, comercializam. Os usuários, não os administradores, geram a grande maioria do valor e como tal, são os legítimos proprietários de sua propriedade digital.
... os ocupantes reivindicando seus direitos de propriedade contra uma autoridade que lhes impõe uma reivindicação geral não seria novidade. Essa é a luta legal que definiu a história do continente americano. Inicialmente, grandes extensões de terra eram reivindicadas principalmente pelos estados e pelos proprietários ausentes. Com o tempo, os ocupantes foram capazes de argumentar persuasivamente que tinham colocado mão-de-obra suficiente em suas propriedades para ratificar legalmente suas reivindicações informais.
"...é evidente que as atuais e maiores plataformas de Internet estão adotando uma abordagem insustentável da governança digital".
Podemos esperar que, se as principais plataformas continuarem a operar como incontáveis feudos, os usuários se voltarão para sistemas politicamente mais estáveis, aqueles que enumeram e definem os direitos dos usuários (em vez de apenas listar, no estilo dos Dez Mandamentos, vários delitos proibidos), e consagram proteções genuínas de propriedade.
É por isso que precisamos de organizações que sejam construídas pelos usuários, e porque isso é particularmente revolucionário que os DOs sejam formados por indivíduos que se reúnem sob um objetivo comum de produzir algo que o grupo deseja coletivamente.
Esta organização estruturada de baixo para cima permite que seja a parte de baixo quem dita à direção da plataforma. Porque as DOs são formadas por indivíduos que optam por participar voluntariamente, ao invés de uma liderança financiada por lideranças financiadas por capital de risco, o produto resultante está alinhado com a visão do coletivo mais do que o empreendedorismo de alguns visionários selecionados.
Eventualmente, as DOs serão capazes de preencher nichos similares que as plataformas da Web2 atualmente preenchem. No entanto, estas soluções serão construídas governadas e dirigidas pelos usuários. Elas terão um token da DO que assegura que os administradores da DO estejam alinhados com a organização e o token financiará o progresso e irá capturar a energia do sistema de modo a se sustentar.
Pela própria natureza de sua organização, as DOs serão construídas de tal forma que permita seus usos para alcançar sucesso, ao invés de extrair capital de seus usuários em nome dos acionistas. Na maturidade, as DOs devem ser plataformas e organizações que auxiliam a humanidade, em vez de extraírem dela.
Como a DO está construindo um produto que está fundamentalmente alinhado com seus usuários, o produto virá para habilitar seus usuários, tal a tecnologia deveria! A tecnologia é apenas uma bicicleta para a mente, afinal de contas.
Ela deve nos ajudar a avançar em direção a nossos objetivos individuais e coletivos.
Mudando a Cultura do Trabalho
Discord e Slack têm inúmeras de semelhanças. São basicamente softwares de coordenação de grupos que permitem que os fluxos de trabalho permaneçam focados e organizados, possibilitando a coordenação assíncrona entre as pessoas. Você não precisa estar perpetuamente presente; as coisas podem progredir sem que você esteja presente e você pode se sintonizar com eles, assim que estiver pronto para isso e ser atualizado sobre os avanços.
Diferentes canais Slack/Discord são criados para diferentes fluxos de trabalho e a fluidez do movimento entre canais permite que os fluxos de trabalho se juntem conforme necessário, caso haja um produto sendo feito que combinem equipes separadas.
Mas a principal diferença entre o Discord e o Slack é que o Discord é mais aberto. O Discord é apenas o Slack de dentro para fora. Há algo na cultura da Discord que promove abertura e acesso. A cultura do Slack é muito mais de cima para baixo. É muito corporativa. A cultura da Discord é muito "de baixo para cima". É emergente.
Esse é o estado do Discord da Bankless BR DAO, apenas 1 semana após o seu nascimento:
Para as gerações mais jovens, a Cultura Cripto é um produto adequado ao mercado. Para os nativos da Internet, os Discords de DOs estão ofuscando a diferença entre trabalho e diversão. O trabalho está ocorrendo nos mesmos lugares que as pessoas se recream. Todos estão próximos tanto do progresso quanto do relaxamento.
Os membros DO estão levando o estilo de vida de Home Office, onde não só não têm escritórios, mas também não têm que assinar a folha de ponto. Assim como os mercados cripto rodam 24/7, as DAOs estão perpetuamente em um estado de "ligado", mas os membros trabalhadores estão se ligando e desligando com fluidez à medida que isso se encaixa dentro de seu estilo de vida. No mundo do passado, você prioriza o trabalho antes da vida, e molda sua vida para que possa manter um emprego e trabalhar.
Nas DOs, o estilo de vida determina o trabalho, ao invés do trabalho determinar o estilo de vida.
As DO vão oferecer um experimento tanto para estabelecer um novo paradigma na cultura de trabalho, como também uma exploração no que significa ser produtivo. É de conhecimento comum que qualquer pessoa em uma empresa, que trabalha de 8 as 18em um escritório, trabalha realmente por cerca de 2 a 3 horas por dia, e depois passa 5 horas "ocupado", esperando as 18h chegar para poderem ir para casa.
A indústria cripto tem o hábito de tirar o papo furado das coisas, a fim de ir direto à essência da questão. As pessoas que trabalham para as DOs já estão em casa, portanto, não existem algo como mãos ociosas durante o horário de trabalho. Não existe horário de trabalho ¯\_(ツ)_/¯. As DOs encontram formas criativas e inovadoras de compensar a produção em vez de horas regulares.
Esta é a cultura da vida profissional com a qual Millennials e a Geração Z tanto sonha. Trabalhar no conforto da própria casa, on-line e sem (ou muito poco) autoridades de cima para baixo, certificando-se do trabalho ativo. Compensação em cima de contribuições, com o mínimo de compromissos.
Não apenas as instituições legadas do mundo têm que competir com as ferramentas de monetização do trabalho oferecidas pelo Ethereum, mas também têm que competir com o estilo de vida que essas ferramentas oferecem: a liberdade de trabalhar para si mesmo.
Trabalho fluido
Ao contrário dos empregos típicos, as DOs não fazem você assinar contratos de trabalho e se comprometer exclusivamente com eles. Os membros da DO são livres para se movimentarem livremente entre outras DOs, contribuindo com suas habilidades onde quer que eles se encaixem.
Ao invés de estruturas corporativas rígidas e verticais, o trabalho na DO poderia assemelhar-se a uma rede de organizações de malha plana. Curiosamente, é provável que muitas DOs compartilhem uma quantidade significativa de membros, já que as pessoas que são boas em trabalhar em DOs provavelmente se encontrarão trabalhando para várias outras DOs.
Se você é uma pessoa jovem, procurando um propósito, um significado e eventualmente um salário, estabelecer-se como um forte trabalhador de DO é uma das melhores bases que você pode estabelecer para si mesmo. As DOs são bastante novas e precisam de liderança. Esse pode ser você, e você pode fazer um nome para si mesmo se elevando nos rankings das DOs por ser um bom colaborador.. Se você acredita que os DOs são o futuro, você deve começar agora, para que você se torne o recurso escasso tanto para os DOs quanto para as pessoas que precisam de ajuda em DOs.
Uma das minhas fascinações pré-cripto foi o mundo que se aproxima da Inteligência Artificial, o qual foi em grande parte informado por estes dois livros:
Ambos os livros chegam em grande parte a conclusões semelhantes no que diz respeito à relação entre a Inteligência Artificial, os humanos e o trabalho.
Em resumo:
O objetivo da tecnologia é reduzir a necessidade de mão-de-obra humana. Progredir como sociedade é encontrar maneiras de automatizar todas as coisas que não queremos fazer, que precisamos fazer de qualquer maneira ou então morremos.
Levando isto à sua conclusão lógica, os humanos vão produzir Inteligência Artificial generalizada, e que a Inteligência Artificial pode realmente fazer todas as tarefas que precisamos, a fim de sobreviver.
Isto é utópico, porque temos robôs fazendo todo o nosso trabalho!
Mas é muito mais distópico, porque economicamente, uma alta porcentagem da população não será capaz de financiar sua própria vida porque não haverá mais trabalho.
Neste mundo, precisaremos recriar o mercado para o trabalho especificamente humano e é isso que as DOs podem fazer por nós. As DOs têm a oportunidade de redirecionar este futuro distópico para um futuro mais positivo, capturando a oferta de capital humano disponível e direcionando-o para produções culturais.
O objetivo da existência neste mundo é produzir cultura e a eliminação do trabalho de baixo valor (fritar hambúrgueres, etc.) pode ser uma bênção para a criação de cultura.
Vão existir algumas coisas/produtos/serviços que os humanos vão querer especificamente de outros humanos. Estes produtos e serviços serão imunes aos avanços da Inteligência Artificial, porque estes produtos serão produzidos por humanos porque outros humanos exigem que eles sejam produzidos por humanos. Acredito que as DOs serão, em grande parte, indústrias de geração cultural e a competição das DOs acabará convergindo para qual a DO consegue criar a melhor cultura para seus colaboradores, criadores, membros e consumidores?
A MetaFactory já descobriu isso. A MetaFactory está liderando o caminho para expressar a cripto-cultura através de vestuário e já sabe exatamente o valor da expressão cultural.
A Bankless DAO também é uma cultura de DO, focada no estabelecimento e perpetuação da Cultura Bankless ao redor do mundo.
A cultura como um produto só pode ser feita por humanos, para ser consumida por humanos. O futuro do trabalho será focado na criação cultural e será financiado por um desejo insaciável de comprar cultura. DO e trabalho nas DOs podem ser um santuário para o capital humano, imune aos avanços da Inteligência Artificial sem cultura.
Você pode pensar: "Vestuário? NFTs? Blogs? A Inteligência Artificial pode produzir todas essas coisas? Eles podem produzir cultura tão bem quanto os humanos podem! O objetivo da Inteligência Artificial é que seus produtos são indistinguíveis dos produtos humanos". E isto é uma boa crítica.
Mas já existem sinais de pessoas querendo produtos no mundo feitos por humanos, mesmo quando a versão criada pelo robô é igualmente boa. Os produtos feitos à mão sempre ganham destaque. As pessoas simplesmente pagam mais pelo trabalho humano, e com o tempo espero que as DOs se concentrem em produtos que os humanos querem que sejam produzidos por outros humanos.
Conclusão
Estamos prestes a embarcar em uma grande cruzada! As DOs nos ajudarão a fazer mais do que nunca! Há um grande potencial na visão articulada acima, se ela vier a se concretizar.
Talvez não se concretize.
Talvez as DOs simplesmente não tenham o que é preciso. Talvez seja ambicioso demais esperar por sistemas de organização emergente sem controle de cima para baixo.
Mas se isso acontecer, vai acontecer porque as pessoas vão ajudar outras a descobrir o que significa contribuir em uma DOs. O que significa ser um bom colaborador em uma DO? De que trabalho e mão-de-obra os DOs mais precisam? Como os DOs podem compensar as pessoas com justiça, quando o aluguel precisa ser pago e as famílias precisam ser cuidadas? Como podemos garantir que as diferentes partes dos diferentes DOs sejam compensadas de forma justa, mas diferente?
Precisamos encontrar as respostas a estas perguntas e estas respostas virão de experimentos colaborativos. Como em todas as coisas, será um processo iterativo de descobrir o que funciona e o que não funciona.
Se você quiser participar, ou até mesmo apenas observar, estes experimentos se desenrolando em tempo real, você precisa fazer parte da Bankless DAO.
A DAO sem Bankless está se iniciando de uma organização relativamente em branco para uma organização auto-sustentável com metas e aspirações auto-selecionadas e direções auto-orientadas para alcançar essas metas. É verdadeiramente um experimento como o de não ser outro no espaço, e se funcionar, pode ser um modelo para muitas outras DOs a seguir.
Se os objetivos e valores da Bankless DAO não são para você, então não se preocupe. Eventualmente, haverá uma DO para todos! É apenas uma questão de tempo até que qualquer pessoa com qualquer interesse em particular tenha uma DO relevante para alinhar, assim como há um sub-divisão para cada hobby ou um grupo do Facebook para cada interesse.
Estamos na fronteira das DOs.
Just DO it.
Mão na Massa
Explore o futuro do trabalho com Organizações Digitais
Junte-se à Bankless BR DAO!
Membros Fundadores tem acesso a chats exclusivos
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Por vezes, podemos adicionar links para produtos que uso neste boletim informativo. Posso receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Isso sempre será divulgado quando for o caso.
Post Original: The Future of Work
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em patrocinar a newsletter do Bankless com a divulgação de algum produto/serviço ou protocolo, mande um email para
contato@banklessbr.com
Eleve o seu nível de conhecimento em cripto com o programa completo do Bankless Brasil. Garanta o seu POAP customizado, dentre outros benefícios. Assine agora e aproveite a promoção de inauguração.