Briga de DEX: Uniswap x Sushiswap
Comparando Uniswap e Sushiswap para ver como estes dois protocolos se dão um contra o outro
Prezada Nação Bankless,
Quero começar este artigo dizendo o seguinte:
Eu acredito que o Sushiswap está crescendo de tamanho diante da Uniswap e vice-versa. Visão geral: é verdade que esses protocolos competem, mas é ainda mais verdade que eles beneficiam uns aos outros.
Ambos ganham mais como resultado da existência um do outro.
Dito isso... também é útil visualizá-los através das lentes da competição. Através dessas lentes, a luta pelo título dos pesos pesados Uniswap vs. Sushiswap DEX está começando a esquentar.
Embora o Sushiswap fosse originalmente considerado apenas mais uma versão da #DeFiSummer2020, o protocolo sobreviveu. Eles continuaram construindo. Eles inovaram em seu modelo. Eles desenvolveram uma comunidade ávida e uma cultura bem estabelecida.
Agora, eles estão se aproximando do tamanho do Uniswap.
Não penso que muitos de nós veríamos isso voltando em setembro.
Então pedimos ao Lucas para mergulhar nas diferenças e ver como elas se comparam.
Vamos nos preparar para fazer barulho.
A luta pelo título DEX está aqui.
🙏 Patrocinador: Criptonomia — Autoridade em blockchain e tokenização de ativos. A blockchain te assegura, a Criptonomia te proporciona.
Seja uma assinante, tenha acesso aos artigos exclusivos do Bankless Brasil, garanta seu acesso à DAO.
Não há dúvida que a tensão entre o Uniswap e o Sushiswap vem crescendo nas últimas semanas.
Apesar de o Sushiswap ser considerado antigamente uma versão genérica e tokenizada do Uniswap em meio à mania de farming, o Sushiswap não só sobreviveu, mas prosperou e inovou no modelo de Criação Autônoma de Mercador (AMM) além das expectativas. A Sushi agora está concorrendo genuinamente com seu predecessor em vários níveis.
Enquanto eles começaram como produtos idênticos, os últimos meses separaram estes dois AMMs em dois produtos completamente diferentes. A Sushiswap andou lançando constantemente novas funções — como o Bentobox — enquanto os desenvolvedores centrais da Uniswap mantiveram a cabeça baixa construindo o V3 em portas fechadas. O que está por vir na Uniswap V3 é difícil de medir, mas é seguro dizer que a concorrência entre estes dois protocolos está esquentando.
A meta deste artigo é usar importantes métricas em cadeia para comparar estes dois protocolos AMM enquanto eles continuam a brigar por predominância.
Vamos começar.
Round 1: Volume de trading
🏆 Vencedor: Uniswap
Naturalmente, uma das métricas mais fundamentais ao medir o sucesso de qualquer exchange descentralizada é o volume. Afinal, o maior propósito da exchange descentralizada é facilitar trocas de tokens entre participantes. E enquanto o Uniswap continua a dominar o setor de DEX como um todo em termos de volume, o Sushiswap processa números que são difíceis de ignorar.
Nas últimas três semanas, o Uniswap atingiu uma média de quase $6 bilhões em volume semanal enquanto o Sushiswap processou $2.8 bilhões — uma quantia substancial para um protocolo que só existe há alguns meses.
Apesar de ainda ser materialmente menor que seu competidor numa base de dólar a dólar (cerca de um bilhão deles), o Sushiswap está ganhando território rapidamente. Os dados falam por si mesmos.
Só em Dezembro de 2020 o Sushiswap processou uma média de 25% do volume semanal do Uniswap. Em janeiro de 2021, o protocolo alcançou o patamar de 48%. É quase impossível negar a tendência: subindo para direita. Se o Sushiswap continuar mastigando os volumes do Uniswap em seu ritmo médio de aproximadamente 2% por semana, pode facilmente virar o Uniswap de cabeça para baixo até o fim do ano.
Round 2: Liquidez total
🏆 Vencedor: Uniswap
A outra medida fundamental usada para medir o sucesso de uma DEX é o valor total depositado nela, ou a quantidade total de liquidez disponível no protocolo.
O Sushiswap ganhou seu nome com seu vampire attack, algo que prejudicou a reputação do protocolo em seus primórdios, já que atacou diretamente o queridinho do DeFi . E o ataque funcionou, pelo menos por um tempo, pois o Sushiswap passou o Uniswap em liquidez total durante a fase inicial de mania.
O povo não conseguia resistir aos incentivos tokenizados. De fato, a estratégia do Sushiswap de ‘fork + adicionar um token’ mostrou o poder dos incentivos tokenizados, e que defesas podem ser destruídas facilmente se os incentivos forem implementados corretamente.
Mas o Uniswap revidou. Poucas semanas apóso lançamento do Sushiswap e do vampire attack, o Uniswap finalmente capitulou e lançou seu próprio token. Mas isto não foi tudo.
O Uniswap deu um passo à frente lançando um novo movimento, retroativamente distribuindo 15% da reserva de token a seus usuários antigos. Em outras palavras, qualquer pessoa que usou o Uniswap antes ganhou alguns milhares de dólares em troca. Na verdade, muitos beneficiários ganharam mais usando o Uniswap do que o governo americano pôde dar a seus constituintes em 6 meses em meio à pandemia global.
O UNIversal Basic Income nasceu. E assim como a mania de yield farming do Compound, a distribuição retroativa do Uniswap colou na indústria DeFi e se tornou o padrão para protocolos novos e antigos ao lançar tokens.
Como resultado do lançamento do token do Uniswap, o jogo virou instantaneamente. Depois do Sushiswap ter absorvido uma grande quantidade de liquidez em agosto de 2020, LPs correram de volta para o Uniswap para botarem suas mãos em tokens UNI recém-cunhados, da alocação inicial de mineração de liquidez.
Meses depois as coisas se acalmaram. Ambos os protocolos agora têm bilhões de dólares em liquidez.
Mas há uma grande diferença. Após encerrar os incentivos iniciais de liquidez em novembro de 2020, todos os $3 bilhões em liquidez do Uniswap não são mais subsidiados pelo protocolo. Enquanto isso, o Sushiswap continua a recompensar muito seus LPs com mais recompensas em SUSHI.
A ressalva é que enquanto a liquidez do Uniswap não é diretamente incentivada por tokens UNI, vários projetos estão usando o Uniswap como sua principal plataforma de trading, e estão incentivando sua própria comunidade para prover liquidez a seus pools respectivos do Uniswap.
Mesmo assim, a liquidez maior e a falta de incentivos nativos em UNI é um forte indicador de um product market fit (produto adequado ao mercado). O Uniswap continua a ser a maior plataforma de trading para traders e para projetos de tokens. Porém, não se pode ignorar o Sushiswap cruzando a marca dos $2 bilhões em liquidez total. Merece atenção o fato de grandes projetos de DeFi, com destaque para o ecossistema Yearn, quererem usar o Sushiswap como sua plataforma primária de liquidez.