Briga de DEX: Uniswap x Sushiswap
Comparando Uniswap e Sushiswap para ver como estes dois protocolos se dão um contra o outro
Prezada Nação Bankless,
Quero começar este artigo dizendo o seguinte:
Eu acredito que o Sushiswap está crescendo de tamanho diante da Uniswap e vice-versa. Visão geral: é verdade que esses protocolos competem, mas é ainda mais verdade que eles beneficiam uns aos outros.
Ambos ganham mais como resultado da existência um do outro.
Dito isso... também é útil visualizá-los através das lentes da competição. Através dessas lentes, a luta pelo título dos pesos pesados Uniswap vs. Sushiswap DEX está começando a esquentar.
Embora o Sushiswap fosse originalmente considerado apenas mais uma versão da #DeFiSummer2020, o protocolo sobreviveu. Eles continuaram construindo. Eles inovaram em seu modelo. Eles desenvolveram uma comunidade ávida e uma cultura bem estabelecida.
Agora, eles estão se aproximando do tamanho do Uniswap.
Não penso que muitos de nós veríamos isso voltando em setembro.
Então pedimos ao Lucas para mergulhar nas diferenças e ver como elas se comparam.
Vamos nos preparar para fazer barulho.
A luta pelo título DEX está aqui.
🙏 Patrocinador: Criptonomia — Autoridade em blockchain e tokenização de ativos. A blockchain te assegura, a Criptonomia te proporciona.
Seja uma assinante, tenha acesso aos artigos exclusivos do Bankless Brasil, garanta seu acesso à DAO.
Não há dúvida que a tensão entre o Uniswap e o Sushiswap vem crescendo nas últimas semanas.
Apesar de o Sushiswap ser considerado antigamente uma versão genérica e tokenizada do Uniswap em meio à mania de farming, o Sushiswap não só sobreviveu, mas prosperou e inovou no modelo de Criação Autônoma de Mercador (AMM) além das expectativas. A Sushi agora está concorrendo genuinamente com seu predecessor em vários níveis.
Enquanto eles começaram como produtos idênticos, os últimos meses separaram estes dois AMMs em dois produtos completamente diferentes. A Sushiswap andou lançando constantemente novas funções — como o Bentobox — enquanto os desenvolvedores centrais da Uniswap mantiveram a cabeça baixa construindo o V3 em portas fechadas. O que está por vir na Uniswap V3 é difícil de medir, mas é seguro dizer que a concorrência entre estes dois protocolos está esquentando.
A meta deste artigo é usar importantes métricas em cadeia para comparar estes dois protocolos AMM enquanto eles continuam a brigar por predominância.
Vamos começar.
Round 1: Volume de trading
🏆 Vencedor: Uniswap
Naturalmente, uma das métricas mais fundamentais ao medir o sucesso de qualquer exchange descentralizada é o volume. Afinal, o maior propósito da exchange descentralizada é facilitar trocas de tokens entre participantes. E enquanto o Uniswap continua a dominar o setor de DEX como um todo em termos de volume, o Sushiswap processa números que são difíceis de ignorar.
Nas últimas três semanas, o Uniswap atingiu uma média de quase $6 bilhões em volume semanal enquanto o Sushiswap processou $2.8 bilhões — uma quantia substancial para um protocolo que só existe há alguns meses.
Apesar de ainda ser materialmente menor que seu competidor numa base de dólar a dólar (cerca de um bilhão deles), o Sushiswap está ganhando território rapidamente. Os dados falam por si mesmos.
Só em Dezembro de 2020 o Sushiswap processou uma média de 25% do volume semanal do Uniswap. Em janeiro de 2021, o protocolo alcançou o patamar de 48%. É quase impossível negar a tendência: subindo para direita. Se o Sushiswap continuar mastigando os volumes do Uniswap em seu ritmo médio de aproximadamente 2% por semana, pode facilmente virar o Uniswap de cabeça para baixo até o fim do ano.
Round 2: Liquidez total
🏆 Vencedor: Uniswap
A outra medida fundamental usada para medir o sucesso de uma DEX é o valor total depositado nela, ou a quantidade total de liquidez disponível no protocolo.
O Sushiswap ganhou seu nome com seu vampire attack, algo que prejudicou a reputação do protocolo em seus primórdios, já que atacou diretamente o queridinho do DeFi . E o ataque funcionou, pelo menos por um tempo, pois o Sushiswap passou o Uniswap em liquidez total durante a fase inicial de mania.
O povo não conseguia resistir aos incentivos tokenizados. De fato, a estratégia do Sushiswap de ‘fork + adicionar um token’ mostrou o poder dos incentivos tokenizados, e que defesas podem ser destruídas facilmente se os incentivos forem implementados corretamente.
Mas o Uniswap revidou. Poucas semanas apóso lançamento do Sushiswap e do vampire attack, o Uniswap finalmente capitulou e lançou seu próprio token. Mas isto não foi tudo.
O Uniswap deu um passo à frente lançando um novo movimento, retroativamente distribuindo 15% da reserva de token a seus usuários antigos. Em outras palavras, qualquer pessoa que usou o Uniswap antes ganhou alguns milhares de dólares em troca. Na verdade, muitos beneficiários ganharam mais usando o Uniswap do que o governo americano pôde dar a seus constituintes em 6 meses em meio à pandemia global.
O UNIversal Basic Income nasceu. E assim como a mania de yield farming do Compound, a distribuição retroativa do Uniswap colou na indústria DeFi e se tornou o padrão para protocolos novos e antigos ao lançar tokens.
Como resultado do lançamento do token do Uniswap, o jogo virou instantaneamente. Depois do Sushiswap ter absorvido uma grande quantidade de liquidez em agosto de 2020, LPs correram de volta para o Uniswap para botarem suas mãos em tokens UNI recém-cunhados, da alocação inicial de mineração de liquidez.
Meses depois as coisas se acalmaram. Ambos os protocolos agora têm bilhões de dólares em liquidez.
Mas há uma grande diferença. Após encerrar os incentivos iniciais de liquidez em novembro de 2020, todos os $3 bilhões em liquidez do Uniswap não são mais subsidiados pelo protocolo. Enquanto isso, o Sushiswap continua a recompensar muito seus LPs com mais recompensas em SUSHI.
A ressalva é que enquanto a liquidez do Uniswap não é diretamente incentivada por tokens UNI, vários projetos estão usando o Uniswap como sua principal plataforma de trading, e estão incentivando sua própria comunidade para prover liquidez a seus pools respectivos do Uniswap.
Mesmo assim, a liquidez maior e a falta de incentivos nativos em UNI é um forte indicador de um product market fit (produto adequado ao mercado). O Uniswap continua a ser a maior plataforma de trading para traders e para projetos de tokens. Porém, não se pode ignorar o Sushiswap cruzando a marca dos $2 bilhões em liquidez total. Merece atenção o fato de grandes projetos de DeFi, com destaque para o ecossistema Yearn, quererem usar o Sushiswap como sua plataforma primária de liquidez.
Round 3: Receita
🏆 Vencedor: Uniswap
Com ambos os protocolos concorrendo de perto em termos de volume e liquidez, receita se torna outra métrica importante a ser analisada. Receita vem de fluxos monetários gerados a LPs por taxas de trading. Ambos os protocolos têm uma taxa de trading de 0.3% em toda e qualquer troca de token.
Mas até no setor DeFi inteiro, o Uniswap é rei. O protocolo é uma máquina geradora de fluxo monetário. Em Janeiro de 2021, o Uniswap teve uma média de mais de $2.3 milhões em taxas a LPs por dia — bem maior que qualquer outra coisa no setor. O concorrente mais próximo? Isso mesmo, o Sushiswap. O AMM representa apenas metade da renda diária do Uniswap, mas mantém a média de sete números a provedores de liquidez com cerca de $1.2 milhões em taxas diárias.
Parecido com o que ocorre em relação ao volume, o Sushiswap está ganhando território. Em janeiro de 2021 o protocolo atingiu um pico ao gerar cerca de 64% da renda diária do Uniswap enquanto tinha média de cerca de 46% da renda diária do Uniswap. Apesar de esses números ainda serem bem menores que os do Uniswap, a tendência é difícil de ignorar: O Sushiswap está lentamente derrubando seu concorrente.
Round 4: Preço a venda (Price to sales, P/S)
🏆 Vencedor: Sushiswap
A proporção de preço sobre venda (P/S) está se tornando uma métrica de valorização comum para protocolos DeFi. Nós tocamos neste assunto algumas vezes antes, mas para quem chegou agora a proporção P/S compara o valor de mercado de um token à renda do protocolo, fazendo disto um indicador de como o mercado valoriza o protocolo relativo à quantidade de taxas que gera.
Isto significa que tokens com um P/S menor podem ter valores mais justos que um protocolo semelhante com um P/S maior, ou que o mercado tem expectativas de crescimento menores para o token (e vice versa).
Segundo o Token Terminal, o Sushiswap está estável com um P/S de cerca de 5 enquanto o Uniswap recentemente tocou 15 com uma subida significante de preços nas últimas semanas.
Com isto em mente, o mercado atualmente supervaloriza o Uniswap em relação ao Sushiswap estritamente em termos dos fluxos de dinheiro gerados atualmente . Mas isto não significa que o Uniswap é supervalorizado, ou que o Sushiswap é subvalorizado. Como dito, há muitas nuances por trás desta métrica de valorização e depende do leitor como ele quer interpretar estes dados.
Algo que eu gostaria de mencionar sobre estes dois ativos é o design econômico dos seus tokens. Tokens UNI são atualmente um token de governança não-produtivos, significando que eles não representam nenhum direito econômico sobre a dinheirama que é o Uniswap. Por outro lado, titulares de SUSHI têm um direito aos fluxos monetários do protocolo, o que a torna um ativo produtivo.
Com isto em mente, o Uniswap V2 introduziu uma cobrança opcional ao protocolo que reduziria a taxa de trading de 0.3% para 0.25% nas LPs e os 0.05% restantes seriam direcionados por um processo descentralizado de governança. O Sushiswap adotou este modelo exato, mas em vez de ser ambíguo sobre as intenções da cobrança do protocolo (e desligá-lo por padrão), ele deu a titulares de SUSHI o direito de reivindicarem os fluxos monetários do protocolo por staking.
Hoje, os fluxos monetários aos titulares de SUSHI retornam cerca de 8% de APY dos $5.3 milhões em taxas de staking gerados nos últimos 30 dias.
Conforme a receita 30D, se o Uniswap implementasse este mesmo modelo o protocolo geraria o dobro a quem fizesse staker de UNI, considerados os $11 milhões da receita de janeiro de 2021, totalizando $132 milhões em renda anualizada aos hipotéticos stakers de UNI, resultando em um rendimento de dividendos de 3.1%.
Round 5: Proporção de Preço a Volume (P/V)
🏆Vencedor: Sushiswap
A Proporção de Preço a Volume (P/V) é uma métrica de valorização mais nova e específica para DEXs que tem propriedades similares ao P/S (que estou inventando agora, mas vamos jogar junto).
Em vez de valorizar estes protocolos de liquidez baseados na quantidade de taxas que geram, que pode se tornar sutil ao ver protocolos com ritmos diferentes, a proporção corta esse caminho e identifica como o mercado valoriza o protocolo baseado na quantidade de volume processado pela corretora.
Em termos simples, o mercado atualmente valoriza o Sushiswap a ~$4 por cada dólar em volume processado diariamente. Para o Uniswap, esta proporção é maior, a cerca de $11 dólares por cada dólar em volume que processa.
fonte: https://www.tokenterminal.com/terminal/metrics/ps
Com esta medida, você tecnicamente ganha mais pelo seu valor hoje no SUSHI do que no UNI. Mas como dito, métricas de valorização se tornam mais sutis, já que todos têm perspectivas diferentes.
Parecido com a proporção P/S, o mercado pode estar valorizando o Uniswap a um P/V aumentado já que tem expectativas de crescimento maiores para ele relativamente ao Sushiswap. Na mesma maneira, vendo que o Sushiswap ainda é um protocolo mais novo, expectativas de crescimento para o protocolo podem ser menores do mercado já que não se definiu bem ainda — enquanto o Uniswap já fez isto.
Independente do seu ponto de vista, o Sushiswap briga acima do seu peso hoje em termos do volume atual que gera comparado ao Uniswap quando se compara ele na base do P/V.
Desempenho de Preço
🏆 Vencedor: Sushiswap
Hora do evento principal. No fim do dia, métricas de fundamento e valorização só podem ir até certo ponto.
O mercado é o juiz final. Então como estes tokens se dão um contra o outro? Ambos os protocolos viram uma grande subida no início de 2021, então seja você um titular de SUSHI ou UNI, você deve estar feliz agora. Mas não foi tudo um mar de rosas.
O Uniswap e o Sushiswap (e o mercado inteiro do DeFi) tiveram dificuldades no fim do 3° quadrimestre e no começo do 4° quadrimestre de 2020. Nesta época, no bear market do DeFi, o UNI manteve uma posição melhor relativamente ao seu fork, já que a maior queda do UNI no fim do ano de 2020 foi de -53% enquanto titulares de SUSHI sentiram mais dor com -61%.
Ainda bem que ambos os projetos deram a volta por cima desde então. Olhando hoje, o Uniswap subiu a 232% desde o começo do 4° quadrimestre de 2020, enquanto o Sushiswap explodiu na cena (depois de todos o darem como morto) com um ganho de 530%.
É importante reconhecer que o Uniswap tem um ativo com valor de mercado maior, significando que naturalmente ele vai demanda mais fluxo de dólar para mover a agulha. Por exemplo, o valor de mercado circulando do Sushi no fundo foi apenas $42M, enquanto o do Uniswap superava $500M.
Assim, a expectativa intuitiva seria de que se um bull run acontecesse e o Sushiswap se tornasse relevante, o Sushi naturalmente superaria o Uniswap. Simplesmente demanda menos dólares para movê-lo.
Somando os pontos
Enquanto o Uniswap permanece dominante, o crescimento do Sushiswap e sua competitividade no mercado é um indicador forte de um product market fit (produto adequado ao mercado) em crescimento.
O resultado final da briga de hoje? Um empate: 3 x 3
O Uniswap ganhou em métricas fundamentais como volume, liquidez e receita com sua dominância como a principal plataforma de liquidez e trading no DeFi. Por outro lado, o Sushiswap ganhou em métricas de valorização como P/S, P/V e desempenho de preço devido ao design econômico mais atraente e a capitalização de mercado menor.
Se dá para ter certeza de uma coisa, é que o ano de 2021 para estes dois protocolos será bem empolgante. A concorrência não parece que vai parar tão cedo.
Tanto o Sushiswap e o Uniswap estão se preparando para grandes lançamentos — notavelmente a V3 para o Uniswap e quaisquer atualizações que venham junto, e o mapa ambicioso que o Sushiswap colocou no ano de 2020.
Apenas o tempo declarará o vencedor.
🙏 Agradecimentos ao nosso patrocinador
CRIPTONOMIA
A Criptonomia tem especialidade em beneficiar processos corporativos por meio da tecnologia blockchain e promover um novo patamar de transparência entre clientes e fornecedores, auditabilidade de processos e provas de registro também. A empresa avança com soluções abrangentes em tecnologia Blockchain para clientes e parceiros, contando com uma ampla gama de setores como o industrial, financeiro e organizações que trabalham com ativos e/ou informações sensíveis.
👉 Acesse o site da Criptonomia e confira as principais soluções.
Post Original: DEX Title Fight: Uniswap vs. Sushiswap
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre na DAO, e fale diretamente conosco!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para:
contato@banklessbr.com
topster!