Giro Semanal Bankless BR DAO #138
Recap de junho; Bankless Academy; e as principais notícias do mercado cripto
Salve Nação Bankless,
Sejam bem-vindos a mais esta edição do Giro Semanal, o jornal da Bankless Brasil, para te deixar bem informado sobre tudo o que aconteceu na DAO, e te atualizar com as principais notícias do mercado cripto da última semana.
O ecossistema Web3 é dinâmico e está em pleno desenvolvimento. Compreender os diferentes elementos que compõem este ambiente tem seus desafios, são inúmeras áreas a explorar. Na Bankless Brasil, buscamos oferecer conteúdos que abrangem diversos setores do ecossistema. O aprendizado é contínuo, e é muito bom ter você conosco nesta jornada.
Estamos chegando ao fim de junho. Você conseguiu acompanhar tudo que disponibilizamos por aqui neste mês? Nesta edição, reunimos os principais artigos publicados. Aproveite para colocar o conteúdo em dia ou rever algum assunto de sua preferência!
Mas antes disso, temos uma novidade! Você já ouviu falar sobre a Bankless Academy? Trata- se de uma plataforma de educação gratuita e interativa focada em Web3, criada para ajudar na educação sobre tecnologia blockchain e criptomoedas. A plataforma oferece uma jornada de aprendizado estruturada, desde conceitos básicos até conteúdos avançados. Os usuários podem testar suas habilidades através de atividades práticas e missões, recebendo recompensas onchain ao concluí-las com sucesso. Alguns dos conteúdos abordados incluem Bitcoin, staking no Ethereum e blockchains de segunda camada, entre outros. Que tal aprimorar seu conhecimento através desta ferramenta? Fique à vontade para explorar a Bankless Academy!
Aproveite este Giro Semanal. Nos siga nas redes sociais, compartilhe para que estas informações cheguem a mais pessoas. E não esqueça de mandar aquele GM no nosso servidor do Discord!
Seja seu próprio banco!
🎉Faça parte da Bankless Brasil! Além de assinar o Substack, você também pode ser um membro da Governança adquirindo o NFT.
Artigos Bankless
Recap de Junho 🔥
Você acompanhou tudo o que disponibilizamos durante o mês de junho? Desde a exploração de novos ecossistemas e possibilidades proporcionadas pela tecnologia blockchain e cripto, até a atenção sobre como esse ecossistema está sendo construído, os artigos publicados ao longo deste mês abordam diversos tópicos do mundo Web3. Aproveite esta lista com os destaques de junho para se atualizar:
👉 Onde começar no ecossistema TON;
👉 Fundadores de protocolos DeFi usarem DeFi para comprar mansões não é o problema
👉 O guia Bankless para Ordinals;
👉 Como vender ETH para Wall Street;
👉 Desafios de gênero e minorias étnicas na Web3.
Notícias escolhidas a dedo 📰
Recortes de notícias e links de acontecimentos importantes no universo cripto.
Mundo:
Lucratividade da mineração do Bitcoin está quase na baixa histórica; por quê?
As repercussões do quarto evento de “halving” do Bitcoin continuam a afetar os mineradores da criptomoeda, tornando as margens de lucro do setor mais apertadas do que nunca. De acordo com o Hashrate Index, o “preço de hash” do Bitcoin atingiu o valor mais baixo de todos os tempos em 1º de maio, caindo para apenas US$ 44,76 por petahash/segundo (PH/s), por dia. A métrica quantifica quanto dinheiro um minerador pode esperar ganhar diariamente em um hashrate específico.
O Paraguai, conhecido por suas baixas tarifas de energia, está prestes a perder um dos seus setores de crescimento mais rápido: a mineração de Bitcoin. A recente decisão do governo de aumentar as tarifas de energia para mineradores de Bitcoin pegou muitos de surpresa e pode resultar na saída de várias empresas do país.
Suriname pode passar Argentina e ser o próximo país a adotar Bitcoin como moeda legal
A candidata à presidência de Suriname, Maya Parbhoe, está ganhando destaque com sua proposta audaciosa de adotar o Bitcoin (BTC) como moeda oficial do país, chegando “na frente” da Argentina. Parbhoe já havia manifestado seu otimismo com a criptomoeda em maio de 2024. Ela acredita que o Bitcoin pode ser a solução para a crise financeira que afeta Suriname. A candidata argumenta que a população reduzida de Suriname, com cerca de 600.000 habitantes, torna mais fácil a implementação de mudanças significativas.
Bolívia suspende proibição de pagamentos em Bitcoin e criptomoedas
O Banco Central da Bolívia (BCB) anunciou a revogação da proibição de pagamentos em Bitcoin e outras criptomoedas. Dessa forma, a autoridade monetária passará a permitir que entidades financeiras realizem transações com ativos digitais. O Banco Central da Bolívia tomou essa decisão com o objetivo de ajudar a Bolívia a elevar sua economia em dificuldades e se alinhar com as regulamentações cripto da região. Essa mudança regulatória marca o fim de uma proibição que começou em 2014.
Doação de Bitcoin para Julian Assange mostra como a criptomoeda pode promover a transparência
O fundador do WikiLeaks e importante defensor da liberdade de expressão, Julian Assange, desenvolveu fortes conexões com a comunidade Bitcoin. A comunidade Bitcoin tem apoiado fortemente o WikiLeaks e seu fundador porque compartilham objetivos semelhantes, explicou Joshua Bate, fundador da DeSciWorld e membro central da AssangeDAO, ao Cointelegraph. “Eles estão intimamente interligados e ambos são igualmente perigosos para um regime autoritário”, disse ele. Um testemunho recente dessa solidariedade é uma doação anônima de 8 BTC, que cobriu virtualmente toda a dívida de US$ 520.000 de Assange incorrida para sua repatriação à Austrália.
Vitalik Buterin anuncia investimento pessoal no protocolo MegaETH
O cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, anunciou recentemente seu investimento pessoal no MegaETH, um novo protocolo de blockchain compatível com Ethereum. Este movimento destaca o interesse de Buterin em apoiar inovações tecnológicas dentro do ecossistema Ethereum. Desenvolvido como uma solução de Camada 2 no Ethereum, o MegaETH promete revolucionar a eficiência das transações na blockchain. A equipe do MegaETH afirma que seu protocolo pode processar até 100.000 transações por segundo (TPS) com latência de milissegundos. Essa velocidade é uma melhoria significativa em comparação com a capacidade atual da rede Ethereum, que processa cerca de 15-30 TPS.
SEC processa Consensys por oferta de staking de Ethereum na MetaMask
A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) entrou nesta sexta-feira (28) com uma ação contra a Consensys, empresa especializada no desenvolvimento de softwares para a rede Ethereum, alegando que a empresa “agiu como uma corretora não registrada de valores mobiliários de criptoativos através de seu serviço MetaMask Swaps”.
Cardano é atacada via DDoS e desenvolvedores reagem
A rede Cardano, associada à criptomoeda ADA, experimentou um ataque hacker via DDoS na última terça-feira (25). O ataque começou no bloco de número 10.487.530, e a comunidade logo buscou vigiar a ação criminosa. Durante toda a tentativa de atacar a rede Cardano, desenvolvedores entenderam a motivação por trás da ação do hacker. Isso porque, ele não tentava roubar fundos da rede nem dos usuários, mas sim congelar a blockchain.
Brasil:
Binance e Bybit, anunciam ações em educação cripto no Brasil
A Bybit anunciou nesta semana uma parceria com o BlockTrends para o lançamento de três novos cursos voltados para os entusiastas de criptoativos. Os cursos focam em staking, mercado futuro de Bitcoin e identificação de ‘gemas’ (que são criptomoedas com potencial de valorização) no mercado cripto. Já a Binance anunciou uma parceria com a DIO para oferecer um curso imersivo sobre criptomoedas, blockchain e investimentos em ativos digitais. Chamado de Coding the Future Binance, o curso se destina a pessoas interessadas em dominar os conceitos de blockchain e conhecimentos sobre ativos virtuais, e pretende apresentar com detalhes o funcionamento desse mercado e ensinar passo a passo como criar carteiras de investimento e adquirir ativos virtuais. As inscrições para o Coding the Future Binance acontecem de 24 de junho a 31 de julho de 2024.
'Receita Federal não vai tributar criptoativos direto na fonte em exchanges', afirma advogado
Na quarta-feira, 26 de junho, a Receita Federal do Brasil publicou a Solução de Consulta COSIT 184/2025, em resposta oficial a uma consulta formal encaminhada por contribuintes ou entidades interessadas. O documento gerou interpretações de que a Receita Federal estaria instituindo uma nova norma para tributar criptoativos na fonte. No entanto, Rafael Steinfeld, advogado e fundador da Steinfeld Advocacia, esclareceu que a COSIT 184 "não institui novas formas de cobrança de impostos."
B3 planeja lançar futuros de Ethereum e mercado de opções para Bitcoin
A B3 já estuda internamente o lançamento de um contrato de futuro de Ethereum e um mercado de opções dentro do segmento cripto. As informações foram divulgadas por Felipe Gonçalves, superintendente de produtos de juros e moedas da Bolsa brasileira. O executivo apontou que a demanda pelos produtos já existentes — ETFs de criptomoedas e contrato de futuros de Bitcoin — é bem forte e isso motivou a Bolsa a estudar novas ações.
Santo Antônio da Alegria inova com cartão cripto para servidores públicos
Em uma parceria pioneira, a prefeitura de Santo Antônio da Alegria (SP) anunciou um sistema de pagamento com um cartão que paga em cripto. O sistema vai beneficiar servidores, prometendo maior eficiência e redução de custos. A C9 Tech, empresa especializada em soluções blockchain, lançou um inovador sistema de pagamento via “cartão cripto” para os servidores da cidade. Este cartão permitirá o pagamento de benefícios como vale-refeição via uma stablecoin local chamada “Alegria”.
Arezzo anuncia projeto para rastrear 100% de sua cadeia de couro por blockchain até 2030
A Arezzo&Co anunciou recentemente que pretende ampliar para 100%, até 2030, a rastreabilidade de couro através da tecnologia blockchain pela gigante brasileira dos calçados e vestuário, detentora de marcas como Anacapri e Alexandre Birman. A iniciativa acontece na esteira da adesão da Arezzo&Co à Deforestation-Free Call to Action for Leather, que é uma iniciativa global, coordenada por Textile Exchange, Leather Working Group (LWG) e World Wildlife Fund (WWF), que convoca marcas e varejistas a utilizar couro bovino de cadeias de suprimentos livres de desmatamento até 2030.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil ou ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este é um boletim informativo, com finalidade estritamente educacional e não se trata de um conselho de investimento ou uma sugestão para comprar ou vender quaisquer ativos ou tomadas de decisão financeira, também não é um conselho fiscal. Consulte um contador. Faça a sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão caso você realize uma compra através de um desses links. Sempre divulgaremos quando for o caso.