Fundadores de Protocolos DeFi Usarem DeFi para Comprar Mansões Não é o Problema
Mas algo está errado com os parâmetros dos credores se uma única entidade puder emprestar contra 30% do valor de mercado de um token.
Prezada Nação Bankless,
No artigo de hoje, apresentamos a tradução do artigo DeFi Founders Using DeFi to Buy Mansions is Not the Problem, de autoria de Camila Russo, originalmente publicado em The Defiant.
Fundadores de Protocolos DeFi Usar DeFi para Comprar Mansões Não é o Problema
Mas algo está errado com os parâmetros dos credores se uma única entidade puder emprestar contra 30% do valor de mercado de um token.
De vez em quando, vejo pessoas em cripto – esse ecossistema aberto e descentralizado baseado em economia de livre mercado – de repente se transformar em comunistas dizendo que os fundadores não deveriam ficar ricos e comprar mansões.
O problema não é que os fundadores fiquem ricos e implantem sua riqueza em protocolos DeFi, de acordo com seus parâmetros estabelecidos.
É que os protocolos DeFi precisam de melhores parâmetros.
O fundador da Curve Finance, Michael Egorov, tirou cerca de $100 milhões de empréstimos em stablecoin apoiados por $140 milhões de tokens Curve - CRV. O risco de seus empréstimos serem liquidados estava pairando sobre a DeFi há meses e esta semana finalmente aconteceu. Egorov foi liquidado.
Algumas conclusões a partir disso.
DeFi Não se Importa
A primeira é que, ao que parece, os empréstimos maciços apoiados por CRV feitos por Egorov não apresentam um risco tão grande para a DeFi como se pensava anteriormente.
A preocupação era que, se o preço do CRV caísse tanto a ponto de Egorov não pudesse fornecer a garantia adicional necessária, então o colateral em CRV seria liquidada e, se os empréstimos não fossem pagos de volta, então, isso deixaria os protocolos DeFi com dívidas inadimplente em cinco credores DeFi diferentes que Egorov tinham posições.
Importante notar que os $140 milhões em garantia são cerca de 30% do valor de mercado do token CRV, ou seja, isto significa que seria difícil vender tanto CRV no mercado aberto para cobrir esses empréstimos. Então, esse único indivíduo começou a representar um risco quase sistêmico para o DeFi.
Mas este cenário temido aconteceu e além da cratera do CRV, os credores DeFi permanecem saudáveis em geral. O TVL dos credores, os índices de garantia e as taxas de empréstimo ficaram todos estáveis ao longo da liquidação de Egorov.
Egorov Sacando
Em seguida, algumas pessoas estão levantando o alarme sobre Egorov tomar empréstimos maciços contra seu token, e até mesmo criticando-o por comprar uma enorme mansão.
Na minha opinião, Egorov deve ser capaz de ficar rico com a fundação da Curve e usar sua pilha de tokens CRV, da mesma forma que os fundadores da web2 ficam ricos com o patrimônio da empresa.
A diferença aqui é que Egorov, em vez de vender CRV, tomou empréstimos contra ele, e agora que o CRV foi liquidado, era uma maneira indireta de vender.
O que eu acho é que você poderia criticar o quão cedo ele começou a gastar os CRVs. O típico é que fundadores tenham um vesting de cerca de 4 anos com um ano de cliff. Isso significa que os fundadores não podem vender qualquer ação pelo primeiro ano já que eles não recebem essas ações. Após o primeiro ano, eles começam a adquirir suas ações mensalmente ou trimestralmente durante o período restante de 3 anos.
No caso do CRV, o token foi lançado em agosto de 2020 e, em dezembro, Egorov começou a pedir emprestado contra ele na Aave. Ainda assim, pedir emprestado contra tokens não é exatamente sacar, e você poderia argumentar que as liquidações quatro anos após o lançamento, correspondem aproximadamente ao cronograma médio de aquisição do fundador.
🎉Faça parte da Bankless Brasil! Além de assinar o Substack, você também pode ser um membro da Governança adquirindo o NFT.
Melhores Regras
Eu não acho que o correto aqui é que os fundadores do DeFi não devam usar a própria infraestrutura que construíram e os tokens que lançaram para emprestar mais criptomoedas. Eles estão apenas usando DeFi, seguindo as regras DeFi e pagando as taxas de mercado. Não há nada de errado com isso.
Eu acho que o problema aqui está no que essas regras do DeFi são.
Definitivamente há algo errado se alguém conseguir colocar 30% do valor total de mercado de um token como garantia, especialmente para os tokens que não possuem liquidez suficiente para poder encontrar compradores para cobrir esse colateral no curto prazo.
Assim, enquanto todos os protocolos de empréstimo levam em consideração seus próprios índices de empréstimo, devemos aproveitar o fato de que o DeFi é totalmente transparente e garantir que os protocolos de empréstimo também considerem os índices globais de empréstimos. O que são garantias totais e empréstimos totais contra ativos em todo o DeFI.
Onetruekirk, o fundador da Credit Guild, observou este ponto também. Ele recomenda que, quando os índices de alavancagem global estão se tornando arriscados, os protocolos devem alterar gradualmente os parâmetros, incluindo a definição da relação Empréstimo de Valor para zero, aumentando gradualmente o limite de liquidação e aumentando as taxas de juros.
Então, agora que essa ameaça de liquidações de Egorov aconteceu, o DeFi ainda está forte, mas os credores devem tirar lições do susto para reduzir o risco do ecossistema.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil ou ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este é um boletim informativo, com finalidade estritamente educacional e não se trata de um conselho de investimento ou uma sugestão para comprar ou vender quaisquer ativos ou tomadas de decisão financeira, também não é um conselho fiscal. Consulte um contador. Faça a sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão caso você realize uma compra através de um desses links. Sempre divulgaremos quando for o caso.