Como vender ETH para Wall Street
O ETF de ETH está chegando. Qual é a melhor maneira de simplesmente vender o potencial do Ethereum para o TradFi?
Prezada Nação Bankless,
No artigo de hoje, apresentamos a tradução do artigo How to Sell ETH to Wall Street, de autoria de Jack Inabinet, originalmente publicado em Bankless Hq.
Como vender ETH para Wall Street
O ETF de ETH está chegando. Qual é a melhor maneira de simplesmente vender o potencial do Ethereum para o TradFi?
Os ETFs spot de Ethereum podem começar a ser negociados a qualquer momento!
Mas uma grande questão permanece: como vender ETH para Wall Street?
Essa é uma questão que muitas vezes tem deixada perplexa a indústria. Enquanto os Bitcoiners se agarraram solidamente à narrativa fácil de entender de “ouro digital,” Os fãs de Ethereum têm tido problemas para encontrar uma narrativa compartilhada e sucinta que desperta interesse externo no ecossistema.
Hoje, nos avaliamos seis das mais proeminentes narrativas que representam a essência do Ethereum. Em seguida, explicamos o processo de pensamento por trás do por que cada uma delas poderia ser potente na integração da próxima geração de investidores ao Ethereum e atribua a cada uma delas um ranking de nota narrativa com base no sucesso que achamos que elas terão em cortejar a adoção entre potenciais compradores ETF👇
"É um Plataforma de Tokenização"
A tokenização já foi promovida por personalidades financeiras, incluindo o CEO da BlackRock, Larry Fink, como representando uma mudança de paradigma para os mercados financeiros por suas promessas de diminuir drasticamente o atrito e o custo, melhorando a acessibilidade e a liquidez. Além disso, visa desbloquear níveis sem precedentes de transparência e modularidade!
Explicando Ethereum como a plataforma que está liderando a corrida de ativos tokenizados, entende-se por que a Rede é importante em termos que os participantes do TradFi podem entender.
Embora a tokenização não se aprofunde na relação positiva entre o aumento da atividade onchain e o preço da ETH, ela demonstra o papel central que a Ethereum poderia desempenhar na modernização do sistema financeiro; a realização desse objetivo por si só tornaria o ETH o ativo cripto mais valioso existente.
A narrativa captura o papel do Ethereum como uma camada de liquidação global para ativos do mundo real, tornando mais fácil para a TradFi racionalizar o papel do Ethereum como uma rede interconectada de cadeias e sua busca de dimensionamento modular.
Grau Narrativo: B
Apesar do entusiasmo declarado pela tokenização de inúmeras instituições financeiras, a narrativa é dificultada por alguma incerteza regulatória, mas, felizmente, o entusiasmo dos investidores pela tokenização poderia catalisar a ação legislativa necessária para fornecer clareza regulatória sobre os ativos digitais e seu papel nos mercados financeiros.
🎉Faça parte da Bankless Brasil! Além de assinar o Substack, você também pode ser um membro da Governança adquirindo o NFT.
"Ethereum é a App Store Onchain"
Ao contrário do Bitcoin, o Ethereum oferece contratos inteligentes altamente expressivos que desbloqueiam a programação financeira para os desenvolvedores, permitindo que a rede se torne um equivalente onchain da Apple.
Aqueles que instalam uma carteira cripto compatível com Ethereum recebem acesso irrestrito a uma série de aplicativos de consumo que facilitam uma ampla variedade de interações financeiras, culturais e de jogos. Nesta economia digital, a ETH deve ser usada para pagar taxas de gás, incitando a demanda por ETH, o ativo, e os pagamentos de taxas de transação se tornam receita para a Ethereum, que é uma empresa de tecnologia de ponta, que então escorre para os detentores através do Burn – uma versão cripto-nativa de recompras de ações!
Um investimento em ETH é semelhante à compra de propriedade direta na App Store, uma compra que muitos investidores estariam dispostos a fazer, dadas as suas lucrativas capacidades de geração de fluxo de caixa e seus fortes efeitos de rede –, ambas as qualidades que o Ethereum possui.
Grau Narrativo: C
Embora essa narrativa tenha ganhado força nas últimas semanas como a melhor maneira de apresentar o ETH ao TradFi e traçar semelhanças com produtos familiares, não está claro se os participantes externos têm uma boa compreensão dos tipos de interações que podem ser realizadas em blockchain, potencialmente levando-os a atribuir pouco valor a tais atividades.
"É um Título de Renda Fixa da Internet"
Paralelos podem ser facilmente desenhados entre esquemas de stake cripto-nativas e instrumentos de renda fixa no TradFi.
Em troca de fornecer 32 ETH como garantia de validação (principal), os stakers acumulam recompensas (juros). Ao contrário do TradFi, essa relação não depende de nenhuma capacidade de pagar o empréstimo, e, em vez disso, é apoiado por código imutável e pela futura atividade econômica da Ethereum – na forma de receita de taxa de bloco e recompensas de bloco inflacionárias.
Investidores de todos os tipos adoram ganhar renda passiva de seus ativos, levando muitos a supor que essa narrativa seria um golaço para a Ethereum, particularmente em comparação com a única alternativa negociada pela TradFi: o BTC, que não gera rendimentos.
Grau Narrativo: C
Infelizmente, os ETFs de ETH spot não serão lançados com staking e, embora os nativos de cripto possam continuar a gerar rendimento por meio desse instrumento, é improvável que a narrativa “título de renda fixa da Internet” seja convincente entre os investidores que não podem acessar esse recurso, pelo menos até que os ETFs habilitados para staking sejam lançados.
"ETH é Ultra Sound Money"
Os maximalistas do Bitcoin há muito defendem os princípios de moeda digital: “sound money”, enfatizando que o cronograma de emissão de recompensa da blockchain é resistente à desvalorização, dando ao BTC seu status de reserva de valor.
O termo “Ultra Sound Money” foi criado pelo ecossistema Ethereum para diferenciá-lo significativamente como um investimento contra o Bitcoin, e foi popularizado pela primeira vez pelo pesquisador da Ethereum Foundation, Justin Drake, em setembro de 2020, imediatamente antes do último boom do ciclo anterior.
Embora o Ethereum atualmente não tenha um cronograma de emissões garantido, a oferta de ETH pode se tornar deflacionária à medida que a demanda por blocos aumenta graças ao EIP-1559, que reduz o número de tokens em circulação ao longo do tempo para, teoricamente, imbuir o token com uma reserva superior de qualidades de valor, criando assim um “ultra sound money.”
Grau Narrativo: D
O aumento dos preços ao longo de 2021 tornou a ideia de um token deflacionário altamente atraente, mas essa narrativa se tornou decididamente menos atraente ao lado da queda acentuada da inflação; se os formuladores de políticas recorrerem a emissão monetária para estimular uma economia global em declínio, o Ultra Sound Money poderá emergir como uma narrativa premier. Então, novamente, pode ser muito degenerado para Wall Street.
"É Óleo Digital"
O Bitcoin pode já ter tomado o apelido de ouro “digital, ”, mas quem se preocupa com uma rocha brilhante quando você pode possuir uma commodity descentralizada alternativa que alimenta a economia global?
Ao fazer transações no Ethereum L1 e em muitos de seus L2s, os usuários devem pagar por suas taxas de transação usando Ether para a execução; devido à prevalência generalizada de transações on chain dentro do ecossistema Ethereum, muitos vêem a ETH como o corolário digital do petróleo.
Como o petróleo, onde seu valor intrínseco deriva de seu uso como uma commodity chave, o Ether se beneficia do uso dos aplicativos no Ethereum que exigem o pagamento de gás para acessar.
Grau Narrativo: D
O aumento do uso de aplicações onchain da Ethereum deve ter implicações positivas para o Ether, mostrando a estreita conexão entre atividade e preço, mas essa narrativa parece difícil de vender aos participantes tradicionais do mercado que demonstraram resiliência ao fazer interações onchain e não compreendem completamente o que é a economia onchain.
"É Dinheiro da Internet"
Em virtude dos contratos inteligentes expressivos da Ethereum, os desenvolvedores podem criar aplicativos na blockchain, conforme discutido no caso acima, para representar o Ethereum para o TradFi como o equivalente de próxima geração da App Store.
Dentro deste ecossistema, a ETH é a moeda “nativa da internet,” servindo como o meio em que muitos armazenam seu valor e usam para pagamentos. Além disso, a existência desses contratos inteligentes torna esse dinheiro programável, permitindo seu uso automatizado por aplicativos.
Entre as gerações anteriores de usuários de cripto que procuraram utilidade para seus ativos, a capacidade de usar o Ether como dinheiro foi um caso de uso atraente que levou muitos a adotar a tecnologia cripto, no entanto, é provavelmente exagerado supor que a narrativa pode produzir qualquer excitação para os remanescentes do TradFi.
Grau Narrativo: F
Para começar, o conceito de dinheiro na internet pode não ser levado a sério pelos tipos de investidores sofisticados/mais antigos que os ETFs devem atrair. Além disso, as pessoas normalmente não investem em dinheiro devido às suas propriedades inflacionárias inerentes e propensão a perder poder de compra ao longo do tempo, uma associação que poderia dificultar aos investidores ver valor em um ativo categorizado como tal.
🧐 Espere, por que não há notas “A”?
Leitores atentos podem ter notado que nenhuma das narrativas acima recebeu uma nota “A”!
Embora cada narrativa certamente tenha suas próprias características atraentes, nenhuma isoladamente é a solução de bala de prata necessária para integrar a próxima geração de investidores ao Ethereum.
Todos são obsoletos ou não comprovados, e enquanto as narrativas ajudam os investidores a entender os aspectos do Ethereum, uma compreensão da rede em sua totalidade é necessária para compreender plenamente os impactos revolucionários que essa tecnologia poderia produzir…
Para os nativos não cripto que os ETFs pretendem atrair, provavelmente será o conceito de tokenização que lhes permitirá reconhecer a importância do espaço em bloco, esse reconhecimento é um pré-requisito para compreender a noção de Ethereum como o equivalente on chain da App Store e desbloqueia sua capacidade de apreciar o Ether como óleo digital e uma nova forma de dinheiro!
A clareza regulatória é necessária para que a tokenização do Ethereum e as narrativas de títulos da Internet ganhem força, mas, enquanto isso, como sistema de segurança, o ecossistema sempre pode recorrer ao Ultra Sound Money se os formuladores de políticas recorrerem à emissão de dinheiro para impulsionar a economia global vacilante.
Ethereum pode ser muito complexo para emplacar até uma única narrativa, mas os esforços para fazê-lo apresentam o ecossistema em um formato acessível a investidores externos que poderiam potencialmente despertar sua excitação e levá-los a mergulhar mais fundo na toca do coelho cripto!
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil ou ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este é um boletim informativo, com finalidade estritamente educacional e não se trata de um conselho de investimento ou uma sugestão para comprar ou vender quaisquer ativos ou tomadas de decisão financeira, também não é um conselho fiscal. Consulte um contador. Faça a sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão caso você realize uma compra através de um desses links. Sempre divulgaremos quando for o caso.