Ether: O Ativo de Ponto Triplo (parte II)
Como o Ether se tornou o melhor dinheiro que o mundo já viu.
Prezada Nação Bankless,
Na primeira parte deste artigo exploramos as camadas da internet que conhecemos, explicamos as camadas de aplicação darede Ethereum e começamos a abordar o Ether e suas três classes de ativos.
No artigo de hoje vamos seguir a caminhada sobre este sistema financeiro e sua capacidade de ser completamente aberto e livre de confiança.
Suba de nível!
🙏 Patrocinador: Criptonomia — Autoridade em blockchain e tokenização de ativos. A blockchain te assegura, a Criptonomia te proporciona.
Seja uma assinante, tenha acesso aos artigos exclusivos do Bankless Brasil, garanta seu acesso à DAO.
Ether como um Bem de Reserva de Valor
Se você já prestou atenção na métrica “ETH bloqueado em DeFi1”, você está prestando atenção ao Ether como um bem reserva de valor. Estar “bloqueado” se refere a como ele está sendo usado como uma garantia para algo. O Ether não estaria sendo “bloqueado” se ele não tivesse o compromisso de agir como o valor que respalda algum tipo de acordo/contrato/ativo na Ethereum.
Ether, como um bem global livre de permissão, é o ativo que nos permite gerar instituições financeiras livres de permissão na Ethereum. Nós chamamos estas instituições financeiras livres de permissão de “DApps”, e a rede econômica que elas criam de “DeFi”, ou “Open Finance (Finanças Descentralizadas)”.
Se o Ether não fosse livre de permissão, ou se estas aplicações de Finanças Descentralizadas na Ethereum usassem garantias que precisam de permissão, como stablecoins2 centralizadas, ou ouro tokenizado, então elas não seriam sistemas totalmente livres de permissão. Nós teríamos que confiar nas instituições que emitem os ativos on-chain, de que seus ativos off-chain seriam legítimos e que eles iriam honrar todos os resgates.
Felizmente, Ether é livre de permissão, então, nós não temos este problema, se nós usarmos o Ether como uma garantia dentro das DeFi/Finanças Descentralizadas. (Uma dica: nós usamos).
O Primeiro DApp na Ethereum: MakerDAO
Ela não é a primeira, na ideia de existência, mas a primeira a realizar operações. MakerDAO é crucial para o desenvolvimento das Finanças Descentralizadas na Ethereum. Estabilidade é crucial para as finanças, e sem um ponto de referência estável do Ether, muitas das aplicações financeiras na Ethereum simplesmente não estariam aptas para operar. Todas as plataformas, como Compound, DyDx, ou Set, precisam de uma moeda estável para que suas aplicações funcionem.
Existem diversas stablecoins na Ethereum, porém, existe somente uma que é livre de permissão. A Dai é a única stablecoin nativa da Ethereum e ela conseguiu isso ao ser lastreada ao único ativo livre de permissão da Ethereum, o Ether.
A Dai consegue o seu valor através da função de reserva de valor do Ether, assim como consegue a sua liberdade de permissão através da melhoria de crédito garantido.
Estabilidade Livre de Permissão Permite Finanças Livre de Permissão
Ter uma Stablecoin livre de permissão é muito importante. Além de fornecer uma base estável sobre a qual é possível construir finanças, se você quer que as estruturas financeiras no topo desta fundação sejam livres de permissão, você precisa que essa fundação seja livre de permissão.
Se todo DeFi funcionasse com USDC (moeda lastreada no dólar), todos os usuários estariam confiando o gerenciamento dos seus fundos à Circle (criadora). A Dai é a única stablecoin que não pode ser removida/revogada/queimada da carteira dos usuários por uma autoridade central. É por isso que os aplicativos de Finanças Descentralizadas conseguem garantias quando constroem suas aplicações com a DAi: se a Dai é usada nas aplicações deles, nenhum órgão central pode interromper o aplicativo ou seus ativos.
Tudo isso é baseado no Ether como um Ativo Livre de Permissão, Programável e de Reserva de Valor.
Compound
Compound.Finance é um aplicativo de empréstimos para Ethereum. É um primitivo financeiro e um componente crucial na pilha financeira da Ethereum.
Compound é um aplicativo que reúne pessoas capazes de emprestar dinheiro e pessoas que querem pegar este dinheiro emprestado e combina demanda/oferta de cada parte com uma taxa de juros variável. Isso produz a taxa da Dai para Empréstimo e Oferta, ou o custo para pegar Dai emprestado e os juros recebidos por emprestar Dai. Você pode verificar as taxas em LoanScan.io.
A Compound é livre de confiança por causa da garantia
Garantias é o que faz a Compound ser uma plataforma livre de permissão. Aqueles que querem pegar dinheiro emprestado devem sobre-colateralizar seu empréstimo, para que aqueles que vão emprestar tenham a garantia de que sempre haverá dinheiro no banco para sacar ( em outras palavras: livre de confiança).
A grande maioria das garantias na Compound são Ether. Aqueles que pegam dinheiro emprestado estão bloqueando ETH para ser a garantia do empréstimo que pegaram. Neste cenário, o Ether está sendo usado como um ativo reserva de valor, um ativo que é percebido pelo mercado por manter seu valor ao longo do tempo, como a garantia para o empréstimo livre de permissão. A garantia livre de permissão é o que alimenta a parte de empréstimos da Compound, uma vez que o aplicativo Compound garante a sobre-colateralização e a auto liquidação, da garantia daqueles que pegaram dinheiro emprestado. Aqueles que emprestaram dinheiro não precisam confiar nos que pegaram emprestado: o aplicativo da Compound remove a confiança da equação.
A Compound faz isso por:
Usar o Ether como uma reserva de valor
Usar a capacidade de programação do Ether para permitir empréstimos livres de confiança.
dYdX
A dYdX é uma plataforma para negociações de margem e empréstimos. Ela funciona com contratos inteligentes na Ethereum e permite que seus usuários façam negociações sem intermediários.
DyDx fornece seus serviços para os usuários exigindo uma garantia de reserva de valor para poder tomar empréstimos ou negociar margens. A garantia pode ser teoricamente qualquer coisa e ela têm permitido USDC como garantia.
O Ether é a garantia primária da reserva de valor usada pela dYdX. A combinação dos contratos inteligentes da dYdX e a liberdade de permissão de um ativo RoV programável como o ETH, permitiu a liberdade de permissão e confiança da dYdX como aplicação financeira.
O Ether como reserva de valor faz a dYdX livre de permissão e confiança.
Uniswap
O mesmo padrão se mantém para Uniswap.Exchange. A Uniswap Corretora de Critptoativos opera através dedois conjuntos de garantias para qualquer par de token.
Na V1 da Uniswap, todos os pares de tokens são negociados com o Ether como reserva de valor. Este é o papel do Ether como uma Reserva de Valor (RoV) tornando-o uma grande garantia para todas as negociações de pares de token.
Na V2 da Uniswap, ela permite a negociação do par de token usando qualquer token por qualquer token.
Ether é a Reserva de Valor para as Finanças Abertas
Dez anos após seu início, apenas um caso de uso para blockchains foi descoberto: o gerenciamento livre de permissão de valor na Internet.
Finanças Descentralizadas são as novas terras férteis para as novas instituições financeiras. Nas terras das finanças descentralizadas, as instituições são autônomas, livres de humanos, contratos na Ethereum. E pelo que vimos até aqui no DeFi, é que eles usam Ether como ativo de reserva de valor nas entrelinhas das suas aplicações.
É tudo ETH!
Embora eu espere que mais ativos possam vir para as Finanças Descentralizadas e atuarem como garantias (stablecoins centralizadas, ouro em cofres, títulos e títulos do tesouro, etc.), espero que Ether e Dai continuem a ser a maioria significativa das garantias para aplicativos de Finanças Descentralizadas.
Os aplicativos de Finanças Descentralizadas que utilizam Ether e Dai estão se mantendo totalmente livres de permissão. Se os aplicativos de Finanças Descentralizadas usam ativos que precisam de confiança fora da cadeia, eles estão agindo como um aplicativo de Finanças Abertas híbrido, com ativos que precisam de confiança.
O que ótimo! Mas, não é tão legal quanto os aplicativos totalmente livres de confiança e permissão que utilizam moedas livres de confiança como ETH e DAI.
Muito Obrigado pela leitura! Nós somos a Bankless DAO BR.
🙏 Agradecimentos ao nosso patrocinador
CRIPTONOMIA
A Criptonomia tem especialidade em beneficiar processos corporativos por meio da tecnologia blockchain e promover um novo patamar de transparência entre clientes e fornecedores, auditabilidade de processos e provas de registro também. A empresa avança com soluções abrangentes em tecnologia Blockchain para clientes e parceiros, contando com uma ampla gama de setores como o industrial, financeiro e organizações que trabalham com ativos e/ou informações sensíveis.
👉 Acesse o site da Criptonomia e confira as principais soluções.
Tem interesse em interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre na DAO, e fale diretamente conosco!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. De vez em quando, posso adicionar links para produtos que uso neste boletim informativo. Posso receber comissão se você fizer uma compra por meio de um desses links. Sempre irei divulgar quando for o caso.
Post Original: Ether: The Triple Point Asset
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
Atenção: Este artigo é uma tradução direta da BanklessDAO feita pela BanklessDAO Brasil, as informações numéricas contidas aqui não irão refletir a realidade atual sobre o assunto em questão, devido a data de postagem do artigo ser antiga ( 4 de Outubro de 2019). No entanto, as informações contidas aqui, ainda são capazes de agregar bom conhecimento.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para:
contato@banklessbr.com
DeFi é uma abreviação de Finanças Descentralizadas (Decentralized Finance), uma forma experimental de finanças que não depende de intermediários financeiros centrais, como corretoras, exchanges ou bancos e, em vez disso, utiliza contratos inteligentes em blockchains, sendo a mais comum a do Ethereum.
Stablecoins, também chamadas de moedas estáveis, são criptomoedas pareadas em algum ativo estável ou cesta de ativos, de modo a controlar a volatilidade. Uma stablecoin pode ser atrelada a uma criptomoeda, a uma moeda fiduciária.