Prezada nação Bankless,
Capacidade econômica é a nova tese queridinha dos protocolos.
É importante ler esse artigo antes de começar este.
Mas por que não podemos usar algo além de ETH para a capacidade econômica no DeFi?
Este artigo responde a essa pergunta. Ao longo do caminho, criamos uma taxonomia para a capacidade econômica e mapeamos ativos cripto em um dos quatro quadrantes de confiança.
Este é o modelo mental que você precisa para entender sobre Capacidade Econômicas.
É por isso que eu acredito que o ETH é insubstituível.
Este é o quadrante mágico para cripto.
Suba de nível!
🙏 Patrocinador: Criptonomia — Autoridade em blockchain e tokenização de ativos. A blockchain te assegura, a Criptonomia te proporciona.
Seja uma assinante, tenha acesso aos artigos exclusivos do Bankless Brasil, garanta seu acesso à DAO.
Uma Taxonomia para capacidade econômica
Escrito por: Ryan Sean Adams e Lucas Campbell, do Bankless HQ
A capacidade econômica é o combustível para alimentar as aplicações financeiras abertas e descentralizadas. No Eth2, a capacidade econômica também serve para proteger o Ethereum como uma camada de liquidação global. Quanto maior a capacidade econômica em uma rede, maior a capacidade para aplicações financeiras e de segurança da rede em geral.
A fim de alimentar uma economia financeira descentralizada e sem muitas barreiras de entrada, o Ethereum exigirá trilhões de trilhões em capacidade econômica. Mas de onde virá todo esse dinheiro?
Sim, a capacidade econômica provém do valor total dos ativos da rede.
Mas precisamos de mais especificidade... porque nem toda capacidade econômica é criada de forma igual.
Capacidade econômica trustless
Trustless é traduzido ao pé da letra como livre de confiança, mas é uma tradução ruim. Trustless é sobre a não necessidade de confiança em terceiros para realização de alguma operação. Vamos usar esse termo bastante nesse e nos próximos artigos, então lembre-se desse conceito!
Hoje, a moeda nativa do Ethereum, o Ether (ETH), serve como o principal ativo de reserva, fornecendo capacidade econômica para seus protocolos monetários e aplicações financeiras.
É importante destacar que o Ether fornece a mais valiosa forma de capacidade econômica – capacidade econômica trustless (sem necessidade de confiança em terceiros). Ether é um valor trustless que fornece capacidade econômica para os protocolos de dinheiro sem permissão da Ethereum.
A fim de construir uma economia trustless, precisamos de valor trustless. Imagine se o USDC fosse o principal ativo de reserva para o Ethereum. Todo o sistema estaria sujeito aos caprichos da Coinbase, Silvergate e do Fed. Não descentralizado. O mesmo sistema de hoje.
O valor trustless só é possível com ativos cripto-nativos totalmente descentralizados que se estabelecem na cadeia sem suporte central como BTC e ETH.
O valor líquido agregado dos ativos trustless em uma rede é a capacidade econômica trustless. A capacidade econômica trustless total do Ethereum em termos de USD é o limite de mercado líquido dos ativos trustless da rede - o limite de mercado do Ether.
Mas será que os tokens do Ethereum também podem ser uma fonte de capacidade econômica trustless?
Ativos Tokenizados como capacidade econômica
Embora os ativos tokenizados no Ethereum forneçam capacidade econômica, não são necessariamente uma capacidade econômica trustless.
Um exemplo:
Synthetix é um protocolo de emissão de ativos sintéticos construído no Ethereum com um ativo de valor acumulado chamado SNX. Enquanto a Synthetix introduziu a garantia baseada em ETH, um movimento que aumentará drasticamente a capacidade econômica para a Synths, hoje seus sintéticos dependem quase inteiramente da capacidade econômica fornecida pela SNX.
Será que outros protocolos DeFi poderiam usar o SNX como capacidade econômica?
Sim, mas eles teriam que confiar na Synthetix.
Mesmo que a SNX tenha provado ser uma forma de capacidade econômica dentro do ecossistema Synthetix, falta-lhe a característica mais importante quando se trata de capacidade econômica para uma economia mais ampla e sem muita barreira de entrada: não é trustless. Enquanto a SNX se estabelece em cadeia, a equipe da Synthetix tem o controle suficiente para afunilar com emissão (veja mudanças na emissão da SNX aqui e aqui).
A SNX tem um acordo trustless porque se estabelece no Ethereum, mas não na emissão trustless porque seu fornecimento pode ser manipulado por um terceiro com interesse próprio. A SNX não é tão trustless quanto a ETH.
Parece haver um espectro de confiança através dos eixos de emissão e liquidação. Podemos aplicar isto a uma taxonomia mais ampla de ativos?
Quadrantes da Confiança
Vamos definir o grau de confiança associado a um ativo por estes dois componentes: emissão trustless e liquidação trustless.
Emissão trustless significa que a política de emissão do ativo não depende e não pode ser manipulada por um terceiro com interesse próprio.
Liquidação trustless significa que a finalidade da transação do ativo não depende e não pode ser manipulada por um terceiro com interesse próprio.
Um ativo com emissão trustless combinado com liquidação trustless é a forma ideal de capacidade econômica para um sistema descentralizado. Os ativos de Confiança Zero (Zero Trust) são aqueles no quadrante superior direito.
Ativos de Confiança Zero (Zero Trust Assets) (T0) — emissão trustless e liquidação trustless
Vamos olhar para os outros quadrantes:
Ativos de Confiança do Portador (Bearer Trust Assets) (T1): emissão confiável e liquidação trustless
Ativos Legais de Confiança (Legal Trust Assets) (T2): emissão trustless e liquidação confiável
Confiança do Estado (State Trust) (T3): emissão confiável e liquidação confiável
ETH, BTC e ouro são algumas das três formas mais confiáveis de capacidade econômica existentes hoje em dia. Infelizmente, como a falta de trustless no ouro é limitada a sua forma física, é menos útil em uma economia digitalmente nativa.
Eis como iríamos cartografar esses ativos:
Vamos analisar nosso raciocínio: o primeiro ativo de Confiança Zero:
BTC: um ativo de confiança zero quando estabelecido na rede do Bitcoin
ETH: semelhante ao BTC, emissão e liquidação um pouco menos trustless que o BTC
DAI: apoiada pela ETH, mas os oráculos e o governo a tornam menos confiável do que a ETH
DAI (futuro): se ativos de confiança forem adicionados ao DAI como DAI de garantia deixada á deriva
Os Ativos de Confiança do Portador são sobre posse:
Moeda fiduciária: liquidação por posse, mas a emissão requer a confiança do governo dos EUA.
Os Ativo Legais de Confiança são frequentemente ativos neutros de emissão envoltos em garantias legais:
Ouro Tokenizado: a emissão de ouro não pode ser manipulada - mas se o ouro no vault bancando o PAXG desaparecer, seu único recurso é o sistema legal
wBTC: um cupom do Bitcoin custodiado por uma pessoa jurídica - liquidação pelo sistema legal
Os ativos da Confiança do Estado compreendem quase tudo mais em nosso sistema financeiro tradicional:
Ações: aumento de emissão por voto dos acionistas, liquidação por lei corporativa
USDC: não liquidado no Ethereum, dólares liquidados no sistema bancário
, derivativos, títulos, CDs: todos estes são ativos fiduciários do estado
Talvez você mudaria a colocação de alguns desses ativos no gráfico, mas você está vendo como o modelo funciona? Coisas no quadrante esquerdo inferior exigem armas e governos. As coisas no quadrante superior direito não exigem isto.
❓Por que as barras de ouro são de Confiança Zero? A emissão do ouro é definida pela física. A oferta de ouro acima do solo dificilmente aumentará (exceto em mergulhos no mar ou na mineração de asteróides). A liquidação do ouro também ocorre quando uma unidade de ouro é transferida da posse física de uma pessoa para outra. A posse é finalidade.
ETH e BTC são os únicos ativos digitais multibilionários que já ocuparam o quadrante de Confiança Zero. DAI, tBTC - possível apenas por causa de ETH e BTC. É por isso que o dinheiro cripto é um negócio tão grande.
Mas aqui está o problema com o Bitcoin.
O BTC é liquidado trustless em sua respectiva rede, mas se depositado em Coinbase, a liquidação agora depende de um terceiro. A BTC passa de um ativo de Confiança Zero para um ativo de Confiança Legal.
Como a Bitcoin é limitada pela funcionalidade de sua rede, ela serve mais como uma rede para transferência de valor ponto-a-ponto (P2P) do que como uma rede para dinheiro programável. A maioria das verbas de dinheiro do Bitcoin requerem um banco cripto confiável.
É por isso que o ETH é tão importante. A expressividade do Ethereum significa que podemos criar todo um sistema monetário no quadrante de Confiança Zero.
É por isso que o ETH é insubstituível.
(Acima: você já ouviu falar do quadrante mágico de Gartner? No canto superior à direita também é o quadrante mágico de Cripto).
As Capacidades Econômicas do Ethereum por Tipos
Vamos analisar alguns números. Qual é a capacidade econômica disponível de Confiança Zero (T0) versus outras formas no Ethereum hoje em dia?
Como esperado, o Ether é disparado o maior fornecedor de capacidade econômica de Confiança Zero, fornecendo mais de $24.6B de capacidade econômica ao Ethereum. Outras formas de capacidade econômica trustless são DAI e REP.
A capacidade econômica do T1 forma $5.4B em capacidade econômica total disponível e também inclui a maioria dos projetos token como LINK, SNX, BAT e outros. Estes são ativos líquidos com liquidação trustless, mas emissão confiável. Emissão confiável porque suas respectivas equipes têm controle suficiente sobre os protocolos para alterar a emissão.
Dito isto, é inteiramente possível que muitos destes tokens do T1 virem capacidade econômica trustless no futuro se eles forem capazes de minimizar a influência de instituições únicas e indivíduos dentro do ecossistema - houve um tempo em que o BTC também estava no quadrante T1!
A capacidade econômica do T2 e do T3 fornece um pouco mais de $1B e $3.2B, respectivamente. Lembre-se de que os ativos do T2 têm emissão trustless, mas formas confiáveis de liquidação - WBTC e ouro tokenizado são exemplos.
Os ativos do T3 incluem USDC, TUSD e USDT - Stablecoins fiduciárias com liquidação e emissão confiáveis, tornando-os, em grande parte, dependentes do sistema financeiro do passado para ter sucesso. O USDT fornece a maior quantidade de capacidade econômica do T3 com mais de US$ 2,7B dos US$ 4,3B reportados em fornecimento circulante que agora é tokenizado no Ethereum.
Capacidade econômica Consumida por DeFi
Também podemos medir a capacidade econômica consumida pelos protocolos DeFi. Mais de 3,27% da capacidade econômica do T0 disponível está sendo consumida hoje pela DeFi da Ethereum. Esta é uma das atividades mais descentralizadas da DeFi no Ethereum.
Mas é claro que os protocolos DeFi como Compound, Uniswap e Maker não estão limitados estritamente à capacidade econômica trustless. O Compound, por exemplo, tem mercados de empréstimos sem muitas barreiras de entrada para uma gama de ativos baseados no Ethereum, incluindo a USDC.
Embora a USDC tenha uma taxa de uso relativamente alta dentro da DeFi, o consumo de capacidade econômica do T3 no geral é baixo devido à falta da adoção da Tether pela DeFi - o USDT é o maior fornecedor de capacidade econômica do T3 em nosso conjunto de dados.
Em última análise, podemos ver que os protocolos de dinheiro do Ethereum estão consumindo mais do que apenas capacidade econômica trustless. É inteiramente possível que ativos líquidos e não- trustless sirvam como capacidade econômica para o ecossistema mais amplo.
De olho no Prêmio
Enquanto os protocolos DeFi podem aproveitar formas confiáveis de capacidade econômica para melhorar produtos financeiros, é vital que nós permaneçamos focados na missão principal das finanças abertas: a minimização da confiança.
A capacidade econômica trustless é o combustível minimizado pela confiança para uma economia aberta. Combine isso com protocolos de dinheiro sem muitas barreiras de entrada e é uma força imparável para o dinheiro e as finanças em geral.
A menos que nosso objetivo seja simplesmente reconstruir o mesmo velho sistema financeiro, precisamos de uma capacidade econômica trustless. Isso é o mais importante a ser lembrado quando formos pioneiros nesta revolução financeira.
Considerações finais
O objetivo deste artigo era propor uma taxonomia para a capacidade econômica. Ao analisar os ativos no quadrante de confiança, estabelecemos uma estrutura para entender a importância dos ativos trustless para a descentralização das finanças.
Há dois componentes centrais para a capacidade econômica trustless (1) emissão trustless e (2) liquidação trustless. Ativos como o ETH no quadrante de Confiança Zero têm ambos destes atributos e formam a base de um sistema monetário cripto de confiança minimizada – eles não podem ser substituídos por ativos de outros quadrantes.
É claro que qualquer ativo tokenizado pode alavancar a natureza aberta, programável e sem muita barreira de entrada do sistema financeiro do Ethereum e se beneficiar em se estabelecer no Ethereum. A tokenização é boa para cripto e boa para o mundo. Mas devemos lembrar que somente a capacidade econômica de Confiança Zero pode contribuir para a descentralização e segurança do Ethereum.
Uma economia trustless exigirá trilhões de trilhões em capacidade econômica trustless.
O ETH é uma capacidade econômica insubstituível.
Mão na Massa
ETH é insubstituível como capacidade econômica - você concorda?
Revisão: quais são os quatro tipos de capacidade econômica?
Onde você mapearia os ativos no Quadrante Fiduciário?
Seja um membro assinante e garanta acesso à artigos exclusivos! Apenas R$ 9,90 por mês!
🙏 Agradecimentos ao nosso patrocinador
CRIPTONOMIA
A Criptonomia tem especialidade em beneficiar processos corporativos por meio da tecnologia blockchain e promover um novo patamar de transparência entre clientes e fornecedores, auditabilidade de processos e provas de registro também. A empresa avança com soluções abrangentes em tecnologia Blockchain para clientes e parceiros, contando com uma ampla gama de setores como o industrial, financeiro e organizações que trabalham com ativos e/ou informações sensíveis.
👉 Acesse o site da Criptonomia e confira as principais soluções.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre na nossa DAO, e fale diretamente conosco!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para:
contato@banklessbr.com