ETH e BTC são Capacidades Econômicas
E porque a capacidade econômica é a fonte de escalabilidade menos comentada em cripto
Prezada Nação Bankless,
Os fundos de investimento estão medindo transações por segundo como métricas para blockchains
Mas, na verdade, a capacidade econômica livre de confiança (trustless) é a métrica que realmente importa.
Não é quantas transações por segundo sua chain consegue fazer.
É sobre quanto colateral livre de confiança sua chain tem.
O conceito de capacidade econômica é muito pouco apreciado. Quando falamos em escalar blockchains sempre falamos em transações por segundo (TPS). Mas essa é apenas uma medida de escala para as redes das blockchains.
Que tal falar sobre escalar o dinheiro base?
Vamos aprender o conceito de capacidade econômica com profundidade no artigo de hoje.
Ps.: Se inscreva no programa completo para não perder o artigo exclusivo para assinantes dessa semana.
🙏 Patrocinador: Criptonomia — Autoridade em blockchain e tokenização de ativos. A blockchain te assegura, a Criptonomia te proporciona.
ETH e BTC são capacidades econômicas
Tenho 3 coisas a dizer aqui:
O ativo não é a rede.
Valor é capacidade econômica.
Cripto é uma tecnologia social.
O ativo não é a rede
Primeira coisa.
O ativo não define é rede.
ETH é um ativo. Ethereum é uma rede.
BTC é um ativo. Bitcoin é uma rede.
Precisamos de deixar isso bem claro em nossas mentes por que esquecemos disso com certa frequência. Podemos facilmente nos pegar nas bolhas de memes cripto que outras pessoas nos incluem, sem sequer perceber que isso está acontecendo.
Por exemplo, quantas vezes você não ouviu algo do tipo:
“Bitcoin é o ouro digital e Ethereum é uma plataforma para contratos inteligentes”
Tem algo de errado nessa frase. Conseguiu perceber? Está comparando duas coisas: o Bitcoin como ativo e o Ethereum como plataforma de contratos inteligentes.
Quando você compara os dois ativos, ambos são commodities de reserva de valor como o ouro, ambos são moeda de troca para espaço em blocos, e ambos são dinheiro cripto.
Mas as pessoas se esquecem da distinção. Eles adotam os memes bobos que lhes dizem que o importante sobre o Bitcoin é o BTC, o ativo, e o importante sobre o ETH é a rede Ethereum. Esses memes estão errados.
Mais uma história
Recentemente, conversei com algumas pessoas da comunidade Ethereum sobre marketing. O foco deles: Ethereum como uma plataforma de blockchain. Ethereum como uma Internet descentralizada. Ethereum como a casa de DeFi.
“E quanto ao ativo ETH?” Eu perguntei.
“Oh, nós não falamos sobre coisas de preço” foi a resposta. “O Bitcoin tem a narrativa digital de ouro e o Ethereum também precisa de uma boa narrativa.”
Novamente, veja o que aconteceu? Mesmo erro. Eles estão comparando o Bitcoin o ativo com o Ethereum a rede. Maçãs encontram as laranjas. Essas pessoas não são maximalistas, mas de alguma forma estão subconscientemente comprando em memes maximalistas idiotas — que o ETH não importa (apenas o Ethereum!), e que o Bitcoin é o único "ouro digital".
A rede não é o ativo.
Valor é capacidade econômica.
Segundo ponto.
Há uma obsessão em melhorar a escalabilidade das criptos por métricas de rede — TPS (Transações por segundo). Algumas pessoas cometem o erro de pensar que todos os TPS são iguais. Não. O que realmente queremos em cripto são transações livres de confiança por segundo. Se você está abrindo mão da descentralização por um TPS mais alto, você é apenas um provedor de nuvem como a AWS.
Mas mesmo o TPS livres de confiança é uma definição limitada de escalabilidade. Não me entenda mal. É uma métrica de escalabilidade decente para a parte das redes das blockchains. Mas não mede as partes econômicas das blockchains. Ele pode medir a escalabilidade da rede Ethereum, mas não mede a escalabilidade do ativo ETH.
Não é suficiente melhorar o TPS. Também precisamos melhorar a escalabilidade econômica. Precisamos aumentar a escalabilidade dos próprios criptoativos.
Valor líquido livre de confiança
Você pode medir a escalabilidade dos criptoativos pela quantidade de valor líquido disponível no ativo — a capitalização de mercado líquida. Ativos de alto valor e alta liquidez podem ser vendidos com pouco impacto no preço do ativo. Dólares, euros, títulos do Tesouro, ouro — esses são os ativos de alto valor e alta liquidez que fornecem capacidade econômica para o sistema financeiro tradicional.
Quer ver a escalabilidade dos criptoativos ao vivo? Entre no Messari agora e dê uma olhada no valor líquido para ver. Ordene por por “Liquid Marketcap” e procure em “Real Volume” um para uma referência aproximada.
Reservas de valor líquidas não é algo novo para o mundo cripto. Existem muitos ativos no mundo real que são mais líquidos e de maior valor fora de cripto. A revolução cripto é que esses criptoativos podem ter um valor líquido, livres de confiança — um valor que não está conectado a uma autoridade central. Um valor que se define por completo na blockchain. Sem soberania, sem um sistema judicial, sem ameaça de violência — puramente cripto-nativo.
É por isso que o USDC não pode substituir o ETH
Você pode obter valor líquido em uma rede cripto com muita facilidade. Basta usar fontes existentes de valor confiável. Importe stablecoins como o USDC. Use títulos tokenizados do governo. Tokenize o ouro. Algumas pessoas acreditam que eles substituirão os ativos criptonativos como reserva de valor. Mas todos eles exigem um terceiro confiável — bancos, cofres e sistemas jurídicos. Todos eles são nativamente baseados no sistema jurídico, não na chain. Todos são úteis, mas limitados. Eles são externos.
O valor livre de confiança está presente apenas em ativos cripto-nativos. Os ativos livres de confiança e de alto valor e alta liquidez, como BTC e ETH, são os reis aqui. Eles são nativos da blockchain — sem sistema legal, sem bancos, sem espaço físico, sem terceiros de confiança. Tether, ou USDC, ou títulos do Tesouro tokenizados podem vencer o BTC e a ETH em liquidez e valor de mercado por um tempo, mas nunca podem vencê-los na dimensão da não necessidade de confiança.
O USDC nunca pode substituir o ETH no Ethereum.
Valor é capacidade
O valor livre de confiança é importante porque é capacidade econômica para uma economia livre de confiança.
Com baixa capacidade econômica, temos pouco espaço para aplicações monetárias livres de confiança. Ficamos dependentes dos sistemas confiáveis que esperamos substituir. Com alta capacidade econômica, conseguimos construir uma economia inteira. Um sistema monetário paralelo.
Não precisamos esperar. Podemos ver isso acontecendo agora.
A DAI é extremamente livre de confiança porque é apoiado por uma fonte de valor livre de confiança — o ETH, como capacidade econômica. Uniswap também usa ETH para sua capacidade econômica, mas imagine se usasse USDC? O protocolo estaria a um tropeço da OFAC de ser permanentemente congelado pela Coinbase. (Sim, a Coinbase pode congelar USDC à vontade). Difícil considerar o USDC um ativo livre permissão. Está mais parecido com o antigo sistema.
Esses protocolos de dinheiro só existem devido à capacidade econômica da ETH
Atualmente existem mais de 28 bilhões de dólares denominados em ETH sendo usado como capacidade econômica para a economia do Ethereum — DeFi.
A economia do Ethereum precisa de capacidade de ETH para prosperar.
A discussão da comunidade em Synthetix é fascinante nos dias de hoje. Eles estão debatendo se devem adicionar ETH como garantia para apoiar seu crescente ecossistema de ativos sintéticos descentralizados.
O problema? Naquele momento, os US$ 24 milhões ou mais de todos os sintéticos eram referencialmente apoiados pelo valor do $SNX, que por si só deriva do valor líquido das futuras taxas de câmbio do Synthetix (eles já movimentaram US $9,2 bilhões em volume até hoje). Um $SNX com baixa liquidez e baixo valor os dá a mesma capacidade do que um balde de 10ml. Para gerar mais sintéticos a fim de fazer crescer seu ecossistema e gerar mais taxas de câmbio, você sabe o que eles precisam? Uma atualização de capacidade.
Então, ano passado, eles adicionaram ETH como uma opção de garantia para a Synthetix. Isso lhes deu 78x mais capacidade econômica (já que naquela época o ETH tinha 78x mais valor de mercado que o SNX).
Protocolos monetários na economia Ethereum, como SNX, precisam de uma alta capacidade econômica — portanto, precisam de ETH com alto valor. E eles estão usando a capacidade do ETH para crescer. Escalar o Ethereum não é apenas escalar o TPS da rede. É também escalar a capacidade econômica do ETH.
Cripto é uma tecnologia social
Último ponto.
Tudo isso faz mais sentido se você pensar em Ethereum e Bitcoin mais como uma tecnologia social, tal como o dinheiro ou leis, e menos como uma tecnologia pesada, como bancos de dados relacionais ou linguagens de programação.
Você não necessariamente escala uma tecnologia social apenas por meio de um software melhor. O software desempenha um papel importante, mas não é suficiente. Como você escala uma tecnologia social?. Como você esacala uma capacidade econômica?
Os engenheiros leitores podem não gostar da resposta a esta pergunta porque não há uma solução técnica. É algo mais humano e tácito. Requer coisas como:
Narrativas que pegam, e memes
Uma minoria intolerante de verdadeiros crentes
Uma política de emissão previsível e fácil de explicar.
Um movimento social com uma visão clara para um mundo melhor
E os investidores que colocaram sua grana em ETH-killers não vão gostar desta próxima parte. Porque a realidade é que seu envolvimento precoce em blockchains “concorrentes” com o ETH pode prejudicar permanentemente a capacidade econômica futura de seus investimentos ao:
Limitar a distribuição de moedas a investidores credenciados e negócios de bastidores
Sufocando o crescimento orgânico das primeiras comunidades
Removendo a vantagem para os primeiros cripto-nativos
Corporatizando o movimento social
De fato, no ambiente atual de escrutínio regulatório, o nível de “ICO imaculada” aberta, pública e de baixo valor que a Ethereum tinha, é sequer possível?
Eu tenho minhas ideias, mas ninguém sabe ao certo como isso vai se desenrolar.
Mas eu sei do seguinte: capacidade econômica escala na camada social.
E sem capacidade econômica, nossos sistemas cripto não são verdadeiramente escaláveis.
Trilhões em atividades econômicas livres confiança exigirão trilhões em capacidade econômica.
Dinheiro, ativos de reserva de valor, ativos de reserva, como você quiser chamá-los — os ativos colaterais de alta potência como ETH e BTC, são essenciais. Eles precisam crescer enormemente em valor para que toda essa coisa das finanças abertas funcione.
Vamos prestar mais atenção à nossa capacidade econômica.
Mão na Massa
Reflita: como a capacidade econômica dos sistemas criptográficos se dimensiona?
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Entre no grupo aberto do telegram, e fale diretamente conosco!
Se ficou alguma dúvida a respeito do conteúdo do artigo, estaremos de prontidão para tirar suas dúvidas por lá!
Se inscreva no programa Bankless para garantir acesso a artigos exclusivos para assinantes, um emblema NFT, e acesso antecipado às novidades do Bankless Brasil!
Preenchendo o cubo de habilidades
O conceito de capacidade econômica está na camade de Dinheiro do cubo de habilidades. Os ativos nessa camada compõem a maior porção de um portifólio cripto
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. De vez em quando, posso adicionar links para produtos que uso neste boletim informativo. Posso receber comissão se você fizer uma compra por meio de um desses links. Sempre irei divulgar quando for o caso.
Post Original:
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para:
contato@banklessbr.com