Estado das DAOs #8: Entrando no Jogo e Subindo de Nível | DAO Talks
Você está lendo o Estado das DAOs, nosso boletim que vai direto ao ponto para entender as DAOs.
Prezada Nação Bankless,
“GM e bem-vindos à vida DAO!”
Muitas vezes, as pessoas que ingressam em uma DAO ficam sobrecarregadas. Às vezes elas ficam paralisadas por toda a atividade e não sabem por onde começar. Outros saltam imediatamente e se integram. Se você cair em qualquer um desses dois campos (ou em algum lugar entre eles), você está com sorte! Esta semana, compartilhamos dicas sobre como entrar no jogo em uma DAO. Escrito em colaboração com um genuíno profissional de onboarding (integração) em DAOs, compartilhamos dicas, truques e estratégias para construir sua reputação em uma DAO e subir de nível!
Em seguida, compartilhamos o STI (“Sem Tempo, Irmão”), resumindo os últimos artigos e insights do ecossistema DAO, ajudando você a filtrar os ruídos e se manter atualizado no que rola no mundo das DAOs.
Esse é o estado atual das DAOs.
Quer contribuir para o movimento Bankless no Brasil e no mundo, participando da nossa DAO? Assine nossa Newsletter com conteúdos exclusivos e venha nos conhecer pelo servidor do Discord. Faça parte do Futuro do Trabalho!
Autores: Bankless DAO Writers Guild (EthHunter, Alvo von A, Cheetah, hirokennelly.eth, Teeleroo, theconfusedcoin, siddhearta, Jake and Stake)
Tradução, revisão e formatação: Guilda de Escrita BanklessBR DAO (Paulo Amorim, bettercallvictor, Danko8383)
Trabalhando sua Carreira na DAO
Por EthHunter e Jake and Stake
(Este artigo foi escrito em colaboração com a primeira caçadora de talentos da BanklessDAO, Samanthaj. Samanthaj é uma das primeiras colaboradoras da DAO e tem um lar na Guilda de Escrita. Ela começou sua carreira na DAO como a primeira caçadora de talentos e liderou a Guilda de Escrita enquanto ela cresceu mais de 6 vezes em número de membros ativos. Ela atua como coordenadora do Braço Editorial e de Publicação da BanklessDAO, uma editora descentralizada.)
Para muitos que estão em cripto, as DAOs não são novas, mas à medida que o ecossistema cresce, o número de participantes aumenta e a “base de conhecimento geral” muda dos nativos multiciclos de cripto bem versados para os recentemente expostos. E enquanto DeFi e NFTs já tiveram um tremendo crescimento, a próxima classe de nativos de cripto quer direcionar seu tempo, esforços e talentos para o ecossistema DAO.
Mas o que são DAOs? Para mim, DAOs são apenas uma coleção de batimentos cardíacos. Esses batimentos cardíacos são humanos que pensam da mesma forma e se organizam online. Cada DAO é um movimento que trabalha em direção a um conjunto de objetivos criados por uma comunidade online de membros-proprietários; uma comunidade sem liderança centralizada.
Ao estudar os erros do passado e usá-los para navegar corretamente no futuro, as DAOs se tornarão os pilares de um ecossistema Web3 mais amplo. Esse ecossistema é um lugar onde os contribuintes POSSUEM o que fazem. A Web3 mudou a narrativa de aderência às regras e estruturas hierárquicas para experimentação e colaboração peer-to-peer.
Entrando no Jogo
Se as DAOs são um jogo, você está criando seu próprio personagem, e, para agregar valor efetivamente, você pode simplesmente começar observando as estatísticas básicas do seu personagem.
Quais são suas habilidades? Como você pode contribuir? O que é importante observar são suas habilidades, sua experiência e onde você encontra entusiasmo. Algumas habilidades podem não ser transferidas diretamente, mas não importa qual seja sua formação, elas são ferramentas em seu conjunto de ferramentas DAO! Esse ecossistema tem tudo a ver com reunir diversas pessoas com diversas habilidades.
Se você está apenas começando sua jornada, o mundo é ainda mais amplo. Você pode começar dando uma olhada no que você quer. Faça perguntas como: o que eu gostaria de fazer? Ou, o que me deixa feliz, interessado ou animado? Essa é a sua jornada, e a vantagem de chegar cedo nas DAOs é que você pode criar suas próprias experiências.
Estamos na vanguarda da tecnologia e das finanças, esse é um espaço para comunidade e contribuição, que está criando novas maneiras para os humanos colaborarem online. Mas com a vantagem vem o risco! Este é o oeste selvagem, afinal. As coisas nem sempre vão como planejado e as coisas precisam ser consertadas. A chave para o sucesso nessas conjunturas é um viés para a ação.
Em uma entrevista com a caçadora de talentos veterana da BanklessDAO, Samanthaj, ela nos dá algumas dicas sobre como os contribuidores podem pensar sobre sua jornada DAO:
P: O que os novos membros devem pensar ao iniciar sua jornada DAO?
Samanthaj : Eu acho que muitas pessoas vêm para as DAOs pensando que vão ouvir o que fazer como um trabalho tradicional. Ninguém realmente sabe o que cada pessoa deveria estar fazendo ou como cada pessoa deveria estar gastando seu tempo. Você tem que realmente ser autodirigido e o processo é muito mais exploratório.
Quando as pessoas estão pensando em sua jornada, elas devem vê-la muito mais como a descoberta de uma nova fronteira. Todo dia é diferente. Estamos todos tentando descobrir juntos, e as pessoas têm habilidades diferentes, mas ninguém tem a resposta. Em uma empresa tradicional, você apenas faz o que as pessoas lhe dizem para fazer, mas aqui você realmente tem que fazer suas próprias coisas. É uma mentalidade muito, muito diferente.
Se você é novo em cripto, esteja avisado de que este é um espaço nascente e em rápida evolução. O mercado de cripto é muito volátil! O dinheiro que você ganhou ontem pode ser cortado pela metade amanhã. A educação é necessária para a integração. Se você quer ser pago em cripto, você precisa de uma carteira de criptomoedas!
Fazendo sua Lição de Casa
Depois de encontrar uma DAO com a qual você se conecta e que se conecta a você, comece a ler e explorar! É uma boa maneira de se familiarizar com esse novo mundo e isso facilitará sua jornada DAO. Não reinvente a roda! Oriente-se dentro da DAO e entenda os problemas que já foram resolvidos para encontrar um lugar para contribuir. Não deixe que sua primeira mensagem seja “e o token”!
Quanto mais você se familiarizar com as atividades e o funcionamento interno da DAO, mais fácil será entender e contribuir.
Pense na exploração da DAO como entrar em um novo país e se familiarizar com a cultura do país antes de fazer sugestões. O simples aprendizado da terminologia interna melhorará significativamente sua compreensão do que precisa ser feito quando chegar a hora de se envolver!
Foco e Reputação
Uma parte integral de uma DAO é que ele é um lugar de encontro, um lugar onde todos podem se reunir e coordenar recursos e ideias. O Discord tem sido fundamental para o sucesso das DAOs modernas. Muitos dirão que é uma perspectiva intimidadora ao se envolverem, e eles estão certos! O número de servidores Discord dá uma certa sensação de “são tantas opções que não sei o que escolher”.
Por exemplo, o Discord da BanklessDAO (global) sozinho é como uma pequena cidade, atingindo facilmente o tamanho máximo em 500 canais! O tamanho do servidor é uma indicação da quantidade de atividade acontecendo em uma DAO e um sinal de um ecossistema saudável e vibrante. Mas é fácil se distrair e ter a síndrome do “objeto brilhante”:
P: O que as pessoas acham mais desafiador na integração (onboarding)?
Samanthaj: Existem dois tipos de pessoas, um tipo apenas frequenta as reuniões e não faz muito além disso. O que está bem. Há espaço para todos os tipos de colaboradores. Por outro lado, há a pessoa que se compromete demais e depois se esgota completamente ou acaba não causando um impacto tão grande porque está espalhado por muitas coisas. Depois de se orientar na DAO, você pode definitivamente entrar em novas arenas e causar grandes impactos nessas áreas, mas para os novos contribuidores, espalhar-se demais pode acabar com você não causando nenhum impacto.
Samanthaj se concentra na importância de aparecer consistentemente e na importância de não se esgotar. Servidores no Discord geralmente podem ser confusos e, para causar impacto, você deve criar uma reputação online (mesmo que seja um pseudônimo).
No início de sua jornada DAO, você deve se concentrar em desenvolver relacionamento e construir credibilidade com seus colegas. Onde e como você gasta sua energia? Uma dica é se concentrar em apenas algumas áreas no início, para não se alavancar demais. Após encontrar sua casa, seja consistente!
Samanthaj: […] Se você não começar a causar impacto, você não ganha o token, as pessoas não sabem quem você é e você não obtém capital social. Você tem que começar a construir sua identidade. Se você não falar nas reuniões, as pessoas não se lembrarão de quem você é. Uma boa maneira de começar é fazendo perguntas. E lembre-se, é importante ficar por perto e ser consistente.
Juntando Tudo e Contribuindo
A melhor maneira de começar a contribuir é aparecendo nas reuniões. Por mais assíncrona e digital que as DAOs sejam, o fator humano não pode ser ignorado! Você tem que mostrar o que pode fazer pela DAO. Ninguém vai confiar em você com o trabalho, se eles não acreditarem que você pode realmente fazer o trabalho que eles precisam que você faça. Apareça, conte às pessoas sobre como você pode contribuir e levante a mão para as coisas!
Samanthaj resume bem:
P: Quais são alguns indicadores de que alguém vai agregar valor?
Samanthaj : Normalmente, se eles se juntam a uma reunião, eles ficam por perto. Como caçadora de talentos, recebi muitas mensagens, mas as pessoas que se destacam incluem informações sobre si mesmas. Se eles dissessem: "Ei, meu nome é tal ou sei fazer tal coisa, e depois dizem, este é um pouco da minha formação. Isso é o que eu poderia contribuir." É claro que esta é uma pessoa proativa. Então ofereça um propósito ou uma direção.
Ao mesmo tempo, as DAOs também podem fazer um trabalho melhor de ativação de contribuidores:
P: O que você acha que as DAOs podem fazer para integrar e "ativar" os contribuidores com facilidade?
Samanthaj: DAOs podem ser mais claras sobre o tipo de funções que existem e as pessoas ou habilidades necessárias. Seja explícito sobre se um projeto precisa de desenvolvedores, escritores ou economistas. Crie mecanismos de integração automatizados que possam filtrar pessoas e documentação para aumentar sua integração.
Como as DAOs podem ser mais eficazes? Sendo objetivas! Diga ao mundo o que você precisa e certifique-se de que seus colaboradores entendam como se envolver.
Subindo…
Algumas dicas para tornar sua entrada como colaborador ativo mais fácil:
Identifique seu valor agregado: use isso para se concentrar no trabalho adequado para você antes de entrar em contato com os colaboradores experientes. Não apenas mande DM (mensagem direta) para um colaborador experiente, pois eles geralmente estão focados em suas próprias responsabilidades. Mostre que você entende o que eles estão fazendo na DAO, comunique como você pode contribuir e divulgue seus interesses.
Compareça às reuniões: participar de forma consistente ajuda você a se atualizar com o que a equipe está fazendo, para onde está indo e como você pode ajudá-la a chegar lá.
Levante a mão: Quando estiver pronto para assumir uma tarefa ou ajudar em um projeto.
Seja confiável: Depois de adquirir um trabalho significativo, certifique-se de atender as expectativas. A cultura em DAOs é de equidade social e reputação. Seu patrimônio e reputação são construídos apenas por você e por seus relacionamentos dentro do espaço.
Conecte-se: Pegue a natureza aberta e livre deste espaço e use-o a seu favor, conectando-se com pessoas e grupos com os quais você vibre. Lembre-se, em DAOs, sua reputação é mais valiosa que ouro digital.
Depois de dedicar um tempo para conhecer a comunidade e no que eles estão trabalhando, faça perguntas e dê feedback!
Com o tempo, as oportunidades se abrirão na DAO e, se você contribuiu ativamente e construiu uma reputação, a equipe ficará mais confortável em atribuir responsabilidades a você. Embora a responsabilidade adicional e os compromissos de tempo possam ser intimidantes, eles também trazem mais pontos de reputação e maior remuneração. Essas tarefas podem incluir papéis de liderança, ideias de ponta ou implementação de planos para alcançar os objetivos coletivos da DAO.
Lembre-se, “sua palavra é seu vínculo” e a maneira como você interage com seus colegas de DAO dá a eles a fé para depender de você quando chegar a hora. Durante essa colaboração, a maioria dos projetos e processos tem tempo para edição, inspeções e retrabalhos, mas faça o seu melhor e se orgulhe do seu trabalho.
Finalmente, temos uma palavra final de conselho.
P: Que conselho você daria aos novos colaboradores?
Samanthaj: Coloque limitações e concentre-se em um projeto/guilda por uma temporada (2-3 meses) para construir capital social. Tente não se distrair com outras coisas acontecendo na DAO. Será muito mais fácil ramificar depois de construir capital social em um só lugar.
Como as DAOs têm tantos lugares para começar e tantos caminhos disponíveis, a jornada de todos parecerá única. Este é um jogo de “escolha sua própria aventura”. Aprenda gerenciar um servidor no Discord, escreva sobre tokenomics, ou inicie seu próprio podcast. A fronteira do seu life-style DAO está apenas começando!
Mão na Massa:
📖 Leia como trabalhar para uma DAO de Gioser
⛏️ Explore a "Internet dos Trabalhos" por Kevin Owocki
🎧 Ouça as realidades de trabalhar para um DAO com Kinjal Shah
Uma olhada rápida pelas DAOs
Artigos escolhidos a dedo para entender o estado atual do ecossistema DAO
O que é uma DAO?
Autora: Lisa Wocken
As DAOs representam uma nova forma de organização onde há menos foco nos trabalhos e mais foco na criação de valor coletivo. DAOs ainda estão em sua infância porque não poderiam existir sem a tecnologia blockchain. Essa tecnologia permite que DAOs formem sistemas em torno de um núcleo sem confiança, sem censura, descentralizado e totalmente transparente. As regras instanciadas no código diferenciam as DAOs das organizações tradicionais, que são executadas por pessoas. DAOs são organizações executadas por código, onde as pessoas contribuem.
DAOs têm várias definições. DAOs são uma nova forma de organização que consiste em uma comunidade compartilhada, com propósito compartilhado, com capital compartilhado. Elas são diferenciadas e habilitadas pela tecnologia blockchain. DAOs estão prontas para um ano de destaque em 2022; e, em breve, a maioria das pessoas trabalhará para um DAO!
DAOs e as armadilhas da descentralização progressiva
Autor: Sacha
Os três elementos do “Sucesso Cripto” são considerados: adequação ao produto/mercado, participação da comunidade e propriedade da comunidade. Essa perspectiva está mudando devido à crescente lacuna entre a complexidade das demandas impostas aos sistemas humanos coletivos e a capacidade de qualquer indivíduo de entendê-las completamente . Mais ênfase está sendo colocada em uma comunidade leal para construir produtos.
Torna-se importante revisitar o alinhamento de incentivos para garantir que haja participação suficiente da comunidade. O fork da Uniswap nos mostrou que os incentivos econômicos por si só não são adequados. Uma comunidade maior é unida por um conjunto compartilhado de valores e um senso de propósito sobreposto. A Uniswap escolheu uma licença específica que impede os forks por 2 anos. Embora a Uniswap possa ter uma grande comunidade, pode não haver uma correlação entre o tamanho da comunidade e a lealdade, devido às consequências de longo prazo de priorizar o ajuste do produto.
Comunidade e governança são onde o valor se acumulará a longo prazo. Quaisquer ineficiências dentro do protocolo serão bifurcadas e gerenciadas. Para resistir a uma bifurcação, maximizar a voz dos participantes da rede é crucial.
À luz da descentralização progressiva, os três elementos do sucesso cripto são:
Comunidade ferozmente leal
Propriedade comunitária
Ajuste de produto/mercado
O Debate da Web3
Autor: Packy McCormick
Como qualquer novo conceito, a Web3 tem detratores e crentes. Em um debate recente sobre se a Web3 é boa, em vez de se concentrar no tópico, detratores populares da Web3, como Jack Dorsey e Scott Galloway, tentaram mudar o foco do debate para a centralização. No entanto, esse debate não é sobre centralização versus descentralização. É sobre escolha. Esse debate é sobre se uma internet de propriedade dos usuários e construtores orquestrada com tokens é boa ou ruim para a humanidade.
O artigo continua a desmantelar certas deturpações feitas pelos detratores, principalmente Scott Galloway, como a ConstitutionDAO ser centralizada, a concentração de Bitcoin e a indústria de cripto não querer regulamentação. Para abordar o ponto de centralização, não se trata de uma plataforma específica ser centralizada ou de quem possui o quê. É sobre o fato de que os dados são abertos, que os construtores e usuários têm escolha e que eles escolherão as plataformas que extraem menos e lhes dão mais propriedade.
A Web3 não é de todo bom ou de todo ruim (embora muitos digam que é bom para a rede). Merece críticas mais ponderadas e honestas e até regulamentação, a fim de atingir todo o seu potencial. Web3 é inevitável, só precisamos descobrir como moldá-la.
O que é uma SubDAO?
Autor: frogmonkee
Foi dito que 2022 será o ano das DAOs, mas talvez tenha sido no ano passado. Em 2021, as DAOs cresceram a uma taxa exponencial. As tesourarias das DAO cresceram 40x ano a ano, para o equivalente a 16 bilhões de dólares. O número de pessoas que contribuem para DAOs explodiu em surpreendentes 130x, sendo que agora 1,6 milhão de pessoas pertencem a uma DAO. No entanto, sem expandir as oportunidades para todos esses novos contribuintes e capital, esses novos recursos podem ser deixados subaproveitados ou mal utilizados. Para escalar em um momento de tal influxo, mantendo a energia e o entusiasmo trazidos pelos novos colaboradores, as DAOs precisam de uma nova estrutura de dimensionamento. DAOs precisam de subDAOs. 2022 não é o ano das DAOs; 2022 é o ano das subDAOs. Uma SubDAO é:
uma organização autônoma alinhada com sua organização-mãe, ou superDAO. As SubDAOs são como subsidiárias corporativas, com relações estreitas com as empresas-mãe, mas com certa autonomia na tomada de decisões e nos arranjos financeiros. A autonomia da SubDAO depende do nível de descentralização em suas estruturas de governança e práticas de gestão de tesouraria.
econômica e relacionalmente alinhados à superDAO. O alinhamento econômico é a relação econômica entre as entidades (troca de tokens e compartilhamento de receita). O alinhamento relacional diz respeito a benefícios intangíveis, como branding (gestão de marca) ou compartilhamento de ativos não financeiros (talentos e logotipos). O alinhamento pode ser forte ou fraco, dependendo da força dos laços financeiros e intangíveis. Algumas subDAOs são voltadas para dentro, como guildas, ou voltadas para fora, como projetos que geram receita ou projetos que não estão relacionados à missão principal da superDAO.
responsabilidade perante a superDAO, o que significa que deve haver um caminho claro para a subDAO se tornar financeiramente independente da superDAO e uma maneira de a superDAO cortar os laços com a subDAO se não cumprir suas promessas de criação de valor, no entanto, essa métrica é definida.
As DAOs estão aqui para ficar, mas, para serem realmente os motores revolucionários de mudança imaginados por seus membros, as DAOs precisam ser dimensionadas, mantendo a essência vital do que as torna tão especiais. SubDAOs são a resposta.
Opiniões do Ecossistema
Insights do ecossistema DAO
Quatro princípios de liderança em redes/DAOs:
1. Promover a auto-organização
2. Promover a emergência
3. Abrace a mudança
4. Mantenha as tensões dinâmicas
O Algoritmo gmi
Autor: MrRatcliff
🔑 Insights:
O mundo do marketing na Web3, tão novo e em constante mudança, precisa de estratégias concretas para os clientes construírem suas marcas e empresas. O gmi-Algorithm proposto pelo autor é uma versão do T-Algorithm, creditado por orientar negócios de sucesso na Web2. Aqui estão algumas das nove estratégias usadas para orientar projetos Web3 .
Flywheel: é mais fácil do que nunca construir projetos juntos; esta cooperação inicia o volante e facilita o progresso futuro.
Storytelling Visionário: como na Web2, uma boa história é necessária para capturar as mentes que migram para a nova fronteira.
GM (Bom Dia): boas vibrações são tão importantes quanto fazer o trabalho.
URL para IRL: conectar-se na vida real aprofunda os relacionamentos na organização.
Integração de Membros: atrair talentos e absorver novos membros em fluxos de trabalho, independentemente de suas velocidades, é crucial.
O que Co-Ops e DAOs podem Aprender umas com as outras
Autor: Austin Robey
🔑 Insights:
Tanto as cooperativas (co-ops) quanto as DAOs estão dando origem a novas ferramentas para organização humana, propriedade coletiva e produção cultural. Apesar das diferenças em coisas como governança e propriedade, há uma sobreposição significativa entre cooperativas e DAOs. Suficiente sobreposição para que os dois possam se informar e se misturar para criar a organização ideal.
O que as cooperativas ensinam às DAOS
Justiça Econômica e Racial: a organização coletiva em torno de objetivos não econômicos está enraizada na tradição cooperativa, como seu trabalho em ajudar os marginalizados.
Definições Ambiciosas de Propriedade: as cooperativas têm uma estrutura robusta de direitos de propriedade, incluindo um delineamento claro de seu escopo e soluções legais para violações.
Princípios Compartilhados: ideais comuns compartilhados entre cooperativas criam uma base, em vez de começar do zero.
O que as DAOs ensinam às cooperativas
Experimentação Rápida: regras formalizadas, como estatutos aninhados na linguagem jurídica, atrapalham a implementação rápida.
Inicialização de Redes com Tokens: os tokens facilitam a movimentação de valor, como levantar dinheiro ou pagar membros.
Novas Maneiras de Saída para a Comunidade: os airdrops são um exemplo de como transferir valor e controle para a comunidade maior.
Ecossistemas Centrados na Comunidade Tornam os Negócios Mais Resilientes
Autor: David Kish e Danielle Stanko
🔑 Insights:
A pandemia de COVID-19 demonstrou que nossas cadeias de suprimentos altamente otimizadas podem ser frágeis quando não são sustentadas por uma diversidade local suficiente. Apesar das nossas eficientes redes globais, as cadeias de abastecimento inadequadamente diversificadas têm lutado para satisfazer as necessidades básicas de saúde das comunidades. Como pode a empresa moderna adoptar um modelo de negócio mais orientado, resiliente e adaptável?
Cultura do ecossistema: Uma abordagem centrada na comunidade começa com uma mentalidade e uma cultura que promovam o equilíbrio. As organizações devem considerar suas ações como parte de algo maior e ficar atentas às externalidades. A informação deve ser incentivada a atividades de fluxo livre e empreendedoras/inovadoras.
Estrutura: As organizações que operam dentro de um ecossistema precisam se tornar ecossistemas. Efetivamente, isso significa coordenar como uma comunidade de “microempresas empreendedoras ”, abandonando a abordagem de comando e controle e permitindo que o valor se desenvolva organicamente.
Benchmark, medida e fluxo de modelo: Mudar a função-objetivo de uma corporação da maximização do lucro para algo mais centrado nas partes interessadas requer novos benchmarks (análise de mercado). Os líderes precisam mapear os canais de valor em seu ecossistema, para que possam ver onde sua organização se sobrepõe a esses fluxos. Uma vez compreendidas essas dinâmicas, podemos determinar se o grupo é mais adequado para contribuir para a eficiência da rede ou sua diversidade.
Tecnologia: Operar em um ecossistema empresarial moderno requer uma abordagem digital-first (digital em primeiro lugar). As comunidades devem se conectar facilmente e simplificar o fluxo de informações para otimizar a alocação de recursos entre os componentes. As tecnologias mais importantes na integração de ecossistemas incluem nuvem, APIs e blockchain.
Por que as DAOs podem salvar o mundo
Autor: Harry Rook
🔑 Insights:
Atualmente, o dólar americano é a moeda de reserva mundial. Devido ao alto nível de dívida no sistema, o Federal Reserve americano deve inflar sua saída da dívida nacional. Muitos, incluindo Ray Dalio, opinam que a ordem monetária dos EUA está à beira do colapso. Isso não é totalmente inédito, haja vista o declínio da Libra e do Guilder no passado, mas aponta para problemas inerentes à ordem financeira ocidental:
Dinheiro Insalubre: Saifedean Ammous explica no Bitcoin Standard como o dinheiro insalubre inevitavelmente levará a instituições corruptas. O dinheiro doentio leva a preferências distorcidas, grandes ineficiências e à má alocação de recursos na economia.
Contrato Social : A necessidade de algum sistema de regras não pode ser descartada. Isso foi notoriamente escrito por Thomas Hobbs como a teoria do Contrato Social. Ele postula que as pessoas teriam liberdade para fazer qualquer coisa sem regras formais, levando ao caos social completo.
Entre em Organizações Autônomas Descentralizadas ou DAOs: DAOs são lugares onde o poder de automatizar funções de poder centralizado é reconhecido. As DAOs são regidas por contratos inteligentes e têm vantagens significativas em relação às organizações tradicionais:
Descentralização
Transparência
Sistemas de votação sem fraude
Redução da burocracia e busca de aluguel
Meritocracia
Gestão de tesouraria
Embora elas não venham sem suas armadilhas, seu potencial para renovar a ordem financeira atual é imenso.
Nós moldamos a Web3, então a Web3 nos moldará
Autor: Antoine Sakho
🔑 Insights:
Muitos de nós estão familiarizados com o ditado que diz que “Nós moldamos nossas ferramentas e nossas ferramentas nos moldam”, o que significa que nos tornamos aquilo que usamos. A substância dessa citação certamente se aplica à Web3. Discord, Twitter e Google, as principais ferramentas nas quais a Web3 é executada, não são construídas para um cérebro saudável; em vez disso, essas ferramentas foram projetadas para nos tornarmos dependentes delas. As ferramentas da Web2 são otimizadas para reconectar nossos cérebros de maneiras que levam à drenagem de dopamina, dependência, depressão e um rebaixamento mental geral.
A Web3 é construída com a promessa de um realinhamento de incentivos. Um desses realinhamentos é entre as ferramentas que usamos e nossos incentivos. Quer criemos produtos ou DAOs, a criação de ferramentas não adversas e alinhadas ao usuário exige repensar nosso ambiente de design. Em suma, para criar culturas que recompensem o autocuidado, as DAOs devem usar ferramentas que:
Minimizem a fuga de cérebros cognitivos. Facilite o silenciamento ou notificações em lote.
Promovam a mudança de contexto consciente. Limite as opções, tenha filtros simples, uma interface fixa e uma interface de usuário limpa.
Foco no valor. Promova o tempo bem gasto, concentre-se no trabalho em mãos, desligando a ferramenta quando o trabalho estiver concluído.
Vá devagar. Desenvolva modelos que incentivem ir devagar, fazer pausas e minimizar interrupções.
Facilitar o apoio dos pares. Apoie os colaboradores por meio de experiências autênticas que reduzam o status e promovam a justiça.
Depois de ter as ferramentas certas, trata-se de descobrir como identificar as métricas corretas para monitorar a integridade de toda a DAO. Alguns podem incluir: foco na entrega de valor, retenção de longo prazo, satisfação do colaborador e otimização para menor tempo de tarefa. Em conjunto, esse é um roteiro para criar um futuro consciente e humano, tanto do trabalho quanto do mundo.
Destaque DAO: Balancer DAO
Balancer é um AMM flexível e versátil que permite a negociação eficiente e a troca de qualquer combinação de tokens ERC-20 sem permissão. A Balancer também vira de cabeça para baixo o conceito de Fundo de Índice: em vez de pagar taxas aos Gerentes de Portfólio, agora você pode cobrar taxas de traders que reequilibram seu portfólio seguindo oportunidades de arbitragem. O Balancer Protocol é um bloco de construção central da infraestrutura DeFi - uma plataforma de desenvolvimento e primitiva financeira exclusiva.
Balancer DAO é a organização administrada pela comunidade que governa o Ecossistema Balancer. A Balancer DAO está melhorando a maneira como opera com a nova proposta que introduz subDAOs que atuarão como grupos autônomos de contribuidores habilitados por detentores de $BAL. Os SubDAOs têm poderes para agir de forma independente (dentro de uma determinada área) no melhor interesse da Balancer com poderes de tomada de decisão claramente definidos. Dentro de um subDAO, existem três tipos de contribuidores:
Signatário (responsável pela execução das decisões)
Membros (colaboradores ativos trabalhando)
Observadores (colaboradores que não estão trabalhando - por exemplo, portadores de $BAL)
A nova e refinada maneira de operar da Balancer DAO o capacitará a expandir as operações e contribuir para o crescimento do Ecossistema Balancer.
Portanto, participe seguindo @Balancer no Twitter, participando do Discord ou solicitando um Balancer Grant . Se você quiser saber mais, acesse: https://balancer.community/ e conecte-se!
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, posso adicionar links para produtos que uso neste boletim informativo. Posso receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre irei divulgar quando for o caso.
Post Original: Getting in the Game and Leveling Up | State of the DAOs
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com