Como enviar pagamentos privados no Ethereum
Usando o zk.money da Aztec para enviar transações privadas no Ethereum
Prezada nação Bankless,
O lado ruim de usar blockchains públicas como o Ethereum é que… é tudo público!
Todas suas transações são abertas para serem vistas por qualquer um, de qualquer lugar, em qualquer momento. Ótimo para as finanças abertas… não tão bom para a privacidade.
Escrevemos artigos sobre como evitar cáries de privacidade e manter seu anonimato no DeFi, mas essa abordagem tem suas desvantagens.
Então, como podemos construir uma privacidade nativa no Ethereum? Hoje nós vamos mergulhar fundo no Protocolo Aztec para descobrir.
Aztec não é apenas uma solução de privacidade para o Ethereum, é também uma Segunda Camada para escalar outras soluções. Isto é um combo de ameaças triplos: aumento da escala, redução das taxas de gás e preservação da privacidade.
Esta é uma tecnologia muito legal. Mas, como grande parte da Camada 2, também é nova. Só foi lançado em março deste ano. Portanto, como todas as coisas bankless, certifique-se de proceder com cautela.
Pensamos que a melhor maneira de explicar o Aztec é mostrar o que ele pode fazer. É por isso que isso é formatado como uma tática.
Vamos aprender como o Ethereum escala de forma privada ... e como você pode enviar seu primeiro pagamento privado hoje a partir de uma carteira DeFi anônima!
🙏 Patrocinador: Nftfy — Negocie frações dos NFTs mais valiosos do mundo
Seja uma assinante, tenha acesso aos artigos exclusivos do Bankless Brasil, garanta seu acesso à DAO.
Como enviar pagamentos privados no Ethereum
A rede Aztec é um protocolo de privacidade que roda na segunda camada do Ethereum (L2). Em março, a Aztec lançou uma versão nova de um aplicativo de privacidade no Ethereum chamado zk.money. Já está rodando na mainnet! Desde o lançamento em março, a Aztec já processou com sucesso mais de 10 mil transações e escalou o uso da rede.
Esta tecnologia permite transações privadas no Ethereum com uma solução de escalabilidade que influencia o rollup privado da Aztec. Então você não só economiza em taxas de gás, mas seus pagamentos também permanecem privados!
Hoje, te guiaremos pelo zk.money e mostraremos como embrulhar o seu ETH em uma armadura em apenas alguns minutos.
Meta: Transacionar Ethereum de forma privada
Habilidade: Iniciante a intermediário
Esforço: 5 minutos e um pouco de Ethereum em sua MetaMask. (txs1 podem levar até 3 horas para chegar)
ROI: Transações de ETH anônimas e hodling. E taxas de gás mais baratas!
🚨 Disclaimer! Esta é uma nova tecnologia. A Aztec está em fase experimental e atualmente possui limite de 1 ETH para envio de pagamentos. Como todas as coisas sem banco, use com cuidado e por sua própria conta e risco.
Quando SNARKs conhece o Ethereum
No começo de 2020, a Aztec lançou a primeira versão de uma implementação de privacidade do Ethereum, permitindo que usuários e equipes integrem transações de DAI e WETH privadas no Ethereum.
No mês passado, a Aztec lançou a V2 – que permite que usuários interajam e mandem transações privadas no Ethereum em uma escala maior de capacidade e conveniência que antes. Apesar da abordagem cuidadosa e um limite inicial de 1 ETH por transação, a plataforma viu mais de 8 mil usuários dentro de alguns dias e recebeu um hype sério da comunidade.
Que papo é esse?
A versão ao vivo do zk.money permite que usuários embrulhem o ETH no zkETH.
Assim, usuários da Aztec podem transacionar anonimamente sem revelar seus endereços, saldos ou transações. Além disso, usuários podem enviar fundos para apelidos de contas sem ver seu endereço, significando que finalmente faz sentido enviar cripto aos seus amigos quando quiser usando um nome de usuário fácil. Não precisa mais se expor!
A grande ideia da implementação de conhecimento zero da Aztec é o PLONK. É um novo padrão criptográfico que outras equipes de privacidade como Dusk, Mina, Matter Labs e a Electric Coin Company adotaram para construir tecnologias de privacidade novas e poderosas.
No Aztec 2.0, transações privadas são combinadas com uma camada adicional de zkSNARK que as transmite sob uma única transação. O resultado é uma união dupla de conhecimento zero que reduz taxas de gas para todos os participantes no rollup. No Aztec V2, taxas de gas podem reduzir até 10 mil de gas por transação privada e ir até 50 t/s.
A parte mais única sobre o Aztec é que os usuários se beneficiam à medida que a plataforma escala e mais usuários protejam seus fundos devido à natureza do rollup. Em termos simples:
Mais transações em um rollup = menos taxas de gas e transações mais rápidas.
Usuários atualmente podem escudar o ETH na plataforma com planos para adicionar até 4 tokens ERC-20 adicionais como o WBTC e o DAI em breve neste ano. Para você, isto significa mais funcionalidade e privacidade, já que a 2ª Camada do Aztec poderá conter uma variedade maior de transações.
Estendendo a Privacidade ao DeFi
À medida que o DeFi se torna mais sofisticado, os usuários de yield farming de hoje gostariam de ter mais privacidade no ecossistema – a Aztec está tentando permitir isto em escala.
É aí que o Noir entra em cena, uma linguagem de contratos inteligentes nova e privada. O Noir fará possível que construtores no ecossistema conectem padrões de zero conhecimento existentes com os mercados capitais do DeFi.
O Aztec 2.0 poderá escalar o ecossistema via zkRollups. Isto mudará o jogo da privacidade completamente, e permitirá uma escala de transação em dinheiro programável.
Qual a utilidade do Aztec hoje?
Além de transações privadas de Ethereum na plataforma, que ajudará usuários a proteger sua privacidade e economizar em gas, o Aztec pode ser usado como sua carteira anônima de DeFi. Em outras palavras, pode ser usada para lavar e anonimizar seus fundos se você quiser criar um endereço novo.
Ao enviar zkETH do zk.money a um endereço regular do Ethereum, o destinatário receberá ETH normal, ‘sem escudo’ diretamente na carteira. O truque aqui é que o Etherscan mostrará que os fundos foram enviados do ‘Contrato Aztec’ e não do endereço do remetente.
Usando o Aztec, você pode bancar novas carteiras DeFi sem se preocupar com alguém rastreando sua trilha de migalhas de pão. Melhor ainda, você pode usar o zk.money para proteger seus fundos!
Começando com o zk.money
Para começar a usar o zk.money, você precisa de uma MetaMask ou qualquer outra carteira de Ethereum com um pouco de ETH nela. Caso não tenha uma carteira temos um tutorial de como criar uma gratuita.
1º passo:
Vá para o zk.money e conecte sua carteira favorita – você pode escolher sua MetaMask ou qualquer outra carteira usando o WalletConnect, que lhe permite conectar sua carteira usando um QR code.
Caso você esteja apenas usando um Ledger ou alguma Cold Wallet, você pode preparar uma nova carteira quente no zk.money. Aí você precisará se preparar para gravar suas novas chaves para poder recuperá-la.
2º passo:
Escolha seu nome de usuário no zk.money – seu nome de usuário é um apelido reconhecível que facilita que seus amigos enviem cripto de maneira privada. Este nome de usuário é nativo ao zk.money e não funcionará em outros aplicativos.
3º passo:
Espere alguns segundos enquanto sua nova conta é encriptada... 😉
4º passo:
Pimba 💥
Sua nova conta está pronta. Agora você pode pegar um pouco de zkETH! Vá lá e escude seu ETH em sua carteira clicando no botão “Shield” no menu.
Agora você pode escudar o zkETH mandando pra si mesmo (por ex. enviar ao próprio nome de usuário) ou mandar zkETH diretamente a outro usuário do zk.money. Quando estiver pronto para transferir, você pode escolher 4 níveis de taxa diferentes dependendo do tempo que querem esperar para a finalização da transação:
Lento: Cerca de 4 horas
Normal: Cerca de 3 horas
Rápido: Cerca de 2 horas
Instantâneo: Cerca de 5 minutos
5º passo:
Ao selecionar a velocidade de transferência e colocar o endereço que quer enviar seu ETH ofuscado, providencie sua assinatura para aprovar a transação pela sua carteira.
6º passo:
Agora sua transação será transmitida na rede e enviada.
Note que enquanto seu saldo na conta mostrará o zkETH disponível, você não poderá transacionar com aquele zkETH até que seu novo saldo enviável caia na conta. Quando sua transação for completada, você poderá usar seu zkETH e ele aparecerá no saldo!
O ponto amarelo significa que os fundos não caíram ainda.
7º passo:
Parabéns! 🎉
Você protegeu seu ETH com sucesso – você deve ter zkETH disponível em seu saldo. Agora você pode enviá-lo a outros amigos no zk.money, ou mandá-lo de volta ao L1 – e conseguir ETH normal sem escudos de volta.
Se você enviar zkETH a usuários registrados no zk.money, eles receberão zkETH diretamente na conta deles.
Se você mandar zkETH a um endereço normal do Ethereum, o destinatário receberá ETH normal diretamente na própria carteira.
Seguindo sua transação
Você pode rastrear suas transações no painel de controle e no explorador da Aztec. Não esqueça, é anônimo — então você não poderá ver o endereço ou nome de usuário nos detalhes da transação.
Você se pergunta, quais informações serão mostradas no Etherscan?
Quando você envia fundos dentro do zk.money, nada será mostrado publicamente. Ao enviar zkETH para a Camada 1, o Etherscan mostrará os fundos que foram enviados do ‘contrato Aztec’.
Comece a transacionar de maneira privada no Ethereum hoje
A Aztec é uma solução de escala e privacidade nova para o Ethereum. Ela destrava um dos primitivos mais desejados no cripto e dentro dos blockchains públicos – privacidade! Ainda é tecnologia jovem, mas melhora a cada dia. O Layer 2 está aqui e está ajudando o Ethereum a crescer.
Se você tem interesse em aprender mais, aqui está mais informação:
Há também um guia de usuário e FAQ (todas as suas perguntas devem ser respondidas aí)
Pelo contrário, usuários serão bem-vindos ao canal do Discord da Aztec onde podem interagir com a comunidade.
Vamos escalar o Ethereum de maneira privada.
Mão na Massa
Envie pagamentos privados pelo zk.money.
Aprender mais sobre a tecnologia por trás do zk.money.
🙏 Agradecimentos ao nosso patrocinador
NFTFY
Com a NFTFY você tem liberdade de transformar seu NFT em seu próprio mercado de liquidez, criar um portfólio diversificado de valorização e aproveitar as negociações em tempo real.
👉 Acesse o site da Nftfy e fracionalize seu NFT ou adquira um NFT já fracionado.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre na DAO, e fale diretamente conosco!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. De vez em quando, posso adicionar links para produtos que uso neste boletim informativo. Posso receber comissão se você fizer uma compra por meio de um desses links. Sempre irei divulgar quando for o caso.
Post Original: How to Send Private Payments on Ethereum
- Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
- Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para:
contato@banklessbr.com
txs é uma abreviação para “transações”.