Como manter seu endereço ETH longe das cáries de privacidade
3 simples passos que você deve tomar para preservar sua privacidade no Ethereum
Prezada nação Bankless,
Você sabe o que acontece quando você não escova seus dentes, João Henrique? Minha mãe costumava me perguntar.
Eles vão cair da sua boca!
Endereços de Ethereum se higienizam assim. Você gasta tempo no começo para manter seu endereço privado, ou você paga por isso depois… e as cáries de privacidade doem!
Tomar as devidas precauções, demora apenas alguns minutos, mas podem te poupar uma fortuna no futuro.
E existe um equilíbrio a ser atingido. Você não precisa criar carteiras para cada novo ETH minerado de máquinas de mineração conectadas ao Tor toda vez. Para alguns endereços, bastante privado é privacidade o suficiente.
O artigo de hoje foi originalmente escrito por James e ele nos ensina como proteger nossos endereços de Ethereum em 3 simples passos.
Não espere para fazer isso depois — faça agora. Faça isso com frequência.
Você não quer esperar para escovar os dentes no momento em que você tem uma cárie... você faz isso diariamente para que você não tenha cáries no futuro.
Obrigado mãe ❤️.
Adquira as melhores escovas de dentes para a sua jornada cripto. Assine o plano completo do Bankless Brasil e tenha acesso ao melhor conteúdo cripto do Brasil. Garanta o desconto especial de inauguração até dia 31 de dezembro.
Como proteger sua privacidade financeira em 3 passos
Se você tem um portfólio cripto considerável, isso te faz um alvo fosforescente para os roubos nefastos através de engenharia social, hacking, ou a boa e velha tortura. É importante que as pessoas não saibam detalhes do seu portfólio. Tudo que você conseguir deixar privado, deixe.
Em outras palavras, acumule satoshis e gwei, mas mantenha-os perto do si.
Hoje vamos nos aprofundar em como evitar se expor, mantendo uma pseudo-anonimidade ao transacionar Ethereum.
Objetivo: Criar contas pseudo-privadas e públicas específicas para usar DeFi
Nível de Dificuldade: Iniciante
Comprometimento: 30 minutos planejando e movimentando fundos
ROI: Potencialmente proteger 100% de seus ativos
Diga olá para o dinheiro do Ryan
Quero te mostrar uma coisa:
É a quantidade de dinheiro associada ao endereço ENS público do Ryan, rsa.eth (foi mal Ryan!). Podemos facilmente vasculhar de quais endereços vieram essa grana, para onde ele a enviou e quais plataformas de DeFi ele está usando (como assim nenhuma?!)
Assim, eu não sou nenhum investigador. Qualquer um pode ver essa informação com facilidade, colocando um endereço de Ethereum ou ENS em alguma plataforma Web3, como, por exemplo, o Zapper.fi Isso é porque as transações do Ethereum são permanentemente públicas; espero que isso não seja uma surpresa para você
Sempre que você utiliza sua conta para enviar, receber ou participar em DeFi, ou Web3, você está deixando suas digitais pelo caminho — para sempre.
Qualquer um pode ir conectando os pontos para ver que você tem $56.000 em cripto.
Isso pode te fazer um alvo para hackers, ladrões ou bots no telegram.
Não faça de você um alvo. Se proteja e mitigue seu risco praticando boa higiene Bankless.
Primeiro os Princípios
Se tem uma coisa que você deve levar desse post, é que você deve treinar você mesmo para utilizar contas públicas para coisas públicas e contas privadas para coisas privadas.
Sua conta pública é dona do seu ENS. É a conta que você usa para jogar Axie Infinity. É a conta que você usa para mandar 20 DAI pro seu amigo quando vocês saem para beber. É como se fosse a sua carteira física que tem sempre 50 reais para caso você saia e queira comer um podrão na volta para casa.
Você não vai levar todo o dinheiro de seus investimentos pra balada né?
Você deve manter seus investimentos numa conta privada. É aquela com a sua coleção privada de NFTs. É aquela que você deixa seus sacos cheios de Dentacoin sem ninguém te julgar por isso. Você não diz as pessoas o quanto você tem na sua conta privada.
Separe a utilização das contas privadas e públicas — e nunca conecte essas contas publicamente.
Como criar (e manter) suas contas públicas e privadas
1. Crie contas novas
Quer você use Ledger ou MetaMask, deve ser fácil o suficiente criar diferentes contas para manejar seus fundos. Embora você queira pelo menos uma pública e uma privada, considere diluir seu risco com múltiplas contas privadas e públicas. Separar as contas privadas entre DeFi e Hodl é uma ótima maneira de manter seus fundos seguros de você mesmo!
Se você está acostumado a usar apenas uma conta, faz sentido assumir que essa é a sua conta pública. Caso contrário, certifique-se de examinar minuciosamente seu histórico de transações para ter certeza que ela é de fato a conta privada.
Você também pode escolher queimar tudo e criar contas novinhas em folha para transferir todos seus ativos (incluindo NFTs) — e certifique-se de manter suas chaves, por precaução.
Em última análise, você deve terminar com:
1 conta pública para o ENS e Twitter Cripto
2+ contas públicas para jogar Axie Infinity, e outros jogos de NFT que pedem conexão com seu email.
1 Conta privada específica para Holding
2+ contas privadas para se aventurar em DeFi
1 conta pública como pseudônimo para falar mal dos maximalistas pelas costas
Precisa de uma Hardware Wallet? Ou algumas delas? Aproveite o desconto que a Ledger está oferecendo essa semana e garanta 30% de desconto nas Ledger Nano S ao votar no seu dApp favorito.
2. Redefina suas alocações
Agora que você separou contas privadas e públicas, movimente seus fundos.
Apenas não transacione diretamente entre eles. Isso coloca uma conexão permanente entre as suas duas contas com um registro na blockchain, e um investigador minimamente inteligente consegue deduzir a verdade.
Ao invés disso, sempre mova seus fundos passando por uma corretora centralizada (CEX) ou um mixer.
CEXs agem como um mixer, dado à natureza de como elas embaralham as transações — se você fizer da maneira correta, o dinheiro não irá sair do mesmo endereço que você fez o depósito. Particione seus saques em duas ou três transações ao longo do dia para maximizar esse embaralhamento.
Mas claro, transacionar com uma CEX o deixa exposto às suas políticas de KYC e coleta de dados. Se você deseja maximizar sua privacidade, envie seu dinheiro através de um mixer, como o Tornado Cash (e espere algumas semanas para sacar) e ninguém irá saber para qual endereço você enviou.
3. Não misture as coisas
Como mencionado acima, não transacione entre suas contas públicas e privadas.
Não faria sentido fazer todo o trabalho de criar essas contas separadas, redistribuir os fundos usando um mixer, e pagando estes custos de transação, para se expor com um pagamento da conta errada ou “só movimentando uma grana por aí”.
É recomendado ainda utilizar o navegador Brave, uma VPN e até Tor, para garantir que os dados de cada seção sejam inegavelmente separados. Janelas privadas com o Tor escondem seu IP dos sites que você navega.
Vá em frente e lucre — de forma privada
Agora que você tem suas contas separadas, você pode fazer quanto dinheiro você quiser. Nunca mais terá que se preocupar com o seu amigo da escola te pedindo cripto “por que você já tem tanto, eu só quero 100 reais, qualé”.
Mas tudo isso parece meio chato…
Privacidade e segurança são chatos se você estiver fazendo certo!
Mas realisticamente isso só te toma algumas horas, talvez alguns dias, para você ter o sistema apropriado. Depois disso, é só trabalhar para manter o músculo da privacidade funcionando, para se certificar que você nunca se exponha sem querer. E se você fizer isso da maneira certa, isso pode te salvar uma fortuna — literalmente.
Fique seguro e seja chato às vezes. Vale a pena.
Biografia do autor original
James Montgomery é um proselitista da Web3 e engenheiro front-end trabalhando na Gemini, uma corretora cripto centralizada e regulada pelos órgãos americanos, fundada pelos gêmeos Winklevoss.
Mão na massa:
Configurar um endereço público e privado para garantir que você não se exponha como o Ryan
Utilize uma corretora centralizada ou Tornado Cash para manter suas transações privadas. Mas cuidado: ao utilizar uma corretora centralizada, ela mantém todo o seu histórico de transações!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Por vezes, podemos adicionar links para produtos que uso neste boletim informativo. Posso receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Isso sempre será divulgado quando for o caso.
Post Original: https://newsletter.banklesshq.com/p/how-to-keep-your-eth-address-from
- Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
- Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em patrocinar a newsletter do Bankless com a divulgação de algum produto/serviço ou protocolo, mande um email para
contato@banklessbrasil.com.br