Prezada Nação Bankless,
Hoje vamos contar a história de um programador da rede Ethereum que foi preso por ajudar a China. Também discutir sobre qual a melhor forma de investir em DAI, uma moeda estável pareada ao dolar criada pela MakerDAO.
Fique por dentro dos artigos da semana:
📚Definindo a abordagem regulatória para o ecossistema em blockchain | DAO Talks
🎓Como transferir seus Ativos da Rede Ethereum para a Polygon (modo Bankless!) | Tutorial Bankless #3
Seja uma assinante, tenha acesso aos artigos exclusivos do Bankless Brasil, garanta seu acesso à DAO.
A última Camada Nativa
Um desenvolvedor de Ethereum, Virgil Griffith, foi preso em 29/11/2019 pelo FBI por ajudar a Coreia do Norte a evitar sanções dos EUA. Em abril do mesmo ano ele foi a uma conferência sobre blockchain na Coreia do Norte contra a vontade dos EUA e fez uma apresentação que alegadamente discutiu “como a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) poderia usar essa tecnologia para conseguir independência do sistema bancário global”. Ele também planejava ajudar a transacionar ETH entre a RPDC e a Coreia do Sul.
Tudo isso são alegações é claro (aqui está uma boa análise). O sistema legal presume inocência até que prove o contrário.
A RPDC é um regime autoritário assassino? Sem dúvidas.
O desenvolvedor fez uma coisa moralmente errada? Alguns dizem que não, outros que sim.
Ele infringiu a Lei de Sanções dos EUA? As cortes decidem.
Trata-se de uma reação desproporcional por parte do governo dos EUA? Sim, pode ser.
O desenvolvedor subestimou a reação do Departamento de Justiça às suas ações? Parece que sim.
É nesse último ponto que quero focar, porque em nossa bolha cripto nós tendemos a subestimar forças não técnicas. Nós nos esquecemos de que a blockchain não é a última “Camada Nativa” da sociedade.
O que eu quero dizer?
Ethereum e Bitcoin são sistemas de direito sobre a propriedade. São livros-razão que descrevem os direitos de propriedade sobre ativos digitais — uma lista de quem é dono de quê. O registro nesses livros-razão ocorre quando transações são finalizadas. Criptoativos nativos como o ETH existem apenas no Ethereum, então podemos dizer que o ETH é registrado na blockchain.
Agora, ouro tokenizado? Já é outra história. Os tokens representando ouro são registrados na blockchain, de fato, mas o registro de ouro tangível ocorre no sistema legal. Se você possui um token de ouro sem quaisquer direitos legais de propriedade em relação ao ouro tangível, o token de ouro em si não tem valor, correto?
Logo, ouro tokenizado é registrado pelo sistema legal assim como sanções econômicas. Eu fui lembrado, após saber da prisão de Virgil Griffith, de que o sistema legal é a última camada nativa. E isso é um fato. Mas vale a pena nos aprofundarmos: o que ampara o sistema legal?
Resposta: o governo. O governo são as cortes, as leis e o poder de impor as leis pelo confisco monetário, pelo encarceramento. Nós damos o poder da força aos nossos governos. É uma troca que fizemos — nós ganhamos um sistema que assegura nossos direitos de propriedade em troca de tributos e riscos que advém da centralização de poder.
O governo se torna a única entidade capaz de usar essa força contra nós.
E porque nós damos esse poder aos governos?
Por que nós tememos as alternativas. Sem governos nós tememos que as massas, cartéis e milícias se tornem aqueles que empregam a força e que mantêm os direitos sobre a propriedade. Seus tributos podem ser maiores, suas decisões menos representativas, seus sistemas menos escaláveis. E, em última instância, a menos que eles possam se defender diante de invasores mais organizados, eles serão varridos e substituídos por seus conquistadores - conquistadores que empregam governos.
Nós usamos governos para empregar violência que possa nos proteger de violência, porque violência é a última camada nativa.
Retire os protocolos sociais de moralidade, governo e leis: se eu quero algo que você possui, sou forte o suficiente para tomá-lo e estou disposto a usar de violência, então eu posso pegar esse algo de você. Agora eu o tenho. Violência (ou a ameaça de violência) é como a transação é registrada. E não importa que 99 não estejam dispostos a usar violência - se 1 estiver disposto a usá-la então o equilíbrio é insustentável. Um governo precisa ser formado.
Eu digo tudo isso, pois no mundo cripto nós somos culpados por ignorar as outras camadas nativas e as entidades poderosas que as impõem. Nós pensamos de forma rasa. Pensamos que uma criptografia melhor pode evitar uma simples agressão. Nós nos deslumbramos com a tecnologia. A prisão de Virgil é um duro lembrete de que essas forças estão observando e têm a habilidade de impor suas próprias camadas nativas.
É também um lembrete de que a tecnologia por si só nunca é a última camada nativa para protocolos como esse. Mesmo transações de BTC e ETH estão sobre uma camada nativa mais profunda — um consenso social onde as partes interessadas escolhem qual versão de um software rodar. E essa camada social por acaso também não estaria suscetível as ameaças de violência?
Não podemos ser pegos de surpresa. Não sejamos ingênuos. Estamos operando em um ambiente geopolítico complexo em meio a forças de Estado e camadas nativas previamente estabelecidas. E nós estamos propondo um sistema monetário paralelo — um sistema digital de direito sobre a propriedade.
Aqueles que estão no controle do sistema vigente fatalmente terão algo a dizer a respeito.
Precisamos avançar com inteligência e prudência.
Questão do Twitter:
“Se eu acredito em DAI, qual a melhor forma de investir nela? Manter ETH é suficiente ou eu deveria considerar manter um pouco de MKR para uma operação mais purista?”
Resposta:
Ótima pergunta! Vamos começar com a parte de acreditar em DAI. Para ser otimista em DAI, você tem que acreditar que a confiança e o efeito de rede da DAI irão superar essas características de seus concorrentes. DAI atualmente possui uma vantagem de confiança - seu colateral é um criptoativo e seu sistema é aberto e transparente. Ela também tem uma vantagem de efeito de rede como a moeda estável preferida para finanças descentralizadas. Lembre-se de que a demanda por DAI é maior do que sua oferta, como aponta Steven Becker em nossa conversa.
Se você deseja exposição a essa demanda crescente por DAI tanto ETH quanto MKR são ativos atraentes, embora o sejam por diferentes razões.
Manter MKR provê exposição direta - conforme DAI cresce, uma porção das taxas de juros da DAI usada como colateral é fornecida às pessoas que mantêm MKR, de queima de MKR presente no mercado. Digamos que exista uma demanda aproximada de $ 100bi DAI colateralizada por $ 150bi em ativos, uma taxa de estabilidade de 4% e uma taxa de poupança de 2% de DAI - nesse caso, as taxas às pessoas que mantêm MKR, na forma de queima de MKR, atingirão $ 3bi por ano. Considerando uma taxa de queima de 30x em relação ao preço anualizado (companhias de tecnologia de alto crescimento possuem relação [P/L] por volta desse valor) o market cap da MKR seria de $ 90bi, o que representa 180x mais do que é seu valor atual (atenção: início de dezembro de 2019). Existe muita simplificação nessas contas, mas essa é a mecânica primária.
Manter ETH provê menos exposição direta - mas possivelmente uma exposição melhor em outros sentidos. ETH é atualmente o melhor colateral no Ethereum em termos de liquidez, market cap e livre de confiança. É possível que algum outro ativo o ultrapasse nas duas primeiras áreas, mas provavelmente não na última. Até onde a DAI continue requerendo colaterais livre sde confiança de alta qualidade para preservar sua própria minimização de confiança, ela irá requerer ETH como colateral.
Se houver $ 100bi em demanda de DAI e 60% do seu colateral é ETH, então (assumindo que não mais do que 10% de todo o ETH disponível esteja em MKR) ETH teria deveria valer no mínimo $ 900bi, ou seja 60x seu valor atual para prover essa colateralização (atenção: início de dezembro de 2019). É claro que ETH é colateral não apenas para MKR, mas também para lastrear outros sintéticos livres de confiança em sua economia. Nesse contexto seu valor poderia ir muito além, para dentro da casa dos trilhões.
Diferente de MKR, que pode ser valorado, ETH é precificado. MKR é valorado como um ativo baseado na queima de capital circulante gerado por taxas. ETH é precificado como uma commodity de reserva de valor baseado em sua oferta e procura como ativo de reserva (por exemplo prêmio monetário) e também como moeda para pagar pelo espaço nos blocos do Ethereum.
Por agora, os caminhos de MKR e ETH estão entrelaçados e eu esperaria que os dois ascendam conjuntamente. Mas eles poderiam divergir.
MKR pode crescer em relação ao ETH se:
o ETH servindo como colateral se torne uma porcentagem muito menor em relação à DAI, pois os usuários não estão se importando com os ativos livres de confiança que a estejam lastreando (se esse for o caso, porque não usar a moeda estável de um banco?);
o ETH servindo de colateral se torne uma porcentagem muito menor em relação à DAI, por haver ativos livres de confiança de melhor qualidade no Ethereum (menor probabilidade, acredito);
MKR se expanda para outras chains e deixe o Ethereum para trás (isso pode acontecer se o Ethereum falhar, for substituído por um competidor, ou alguma forma de interoperabilidade entre chains diminua seu valor).
Por outro lado, ETH pode crescer em relação a MKR se:
outros ativos sintéticos e protocolos colateralizados começarem a consumir mais capacidade econômica do ETH do que a MKR (MKR perde dominância em relação a outros protocolos Ethereum);
surjam outros usos novos e inesperados para o ETH como ativo de reserva na economia Ethereum (ou seja, a arrecadação de fundos do ICO de 2017 fosse inesperada e largamente baseada em ETH);
o projeto MKR falhe em bater bancos cripto, moedas estáveis e protocolos competidores, mas Ethereum e ETH ainda tenham êxito (por exemplo, ocorra uma baixa demanda por DAI, mas uma grande demanda por USDC).
Meu melhor conselho é que você construa uma carteira de criptoativos e os divida em diferentes categorias. Apostas monetárias como ETH possuem um perfil risco/retorno diferente de apostas bancárias como MKR. Eles são muito interdependentes atualmente (atenção: dezembro de 2019), mas é preciso prestar atenção a possíveis divergências, como descrito acima.
Comprar ETH é como comprar a moeda de uma economia emergente. Comprar MKR é como comprar ações de um “neo-banco” global.
Se você gostar desse artigo, considere ser um assinante do Bankless Brasil. Artigos exclusivos e um NFT customizado para os assinantes. Promoção especial até o final de 2021.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre na DAO, e fale diretamente conosco!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para:
contato@banklessbr.com