Prezada nação bankless,
A comunidade cripto olhou com tristeza ações estatais atacando o direito de privacidade dentro da blockchain deste mês. Desde plataformas multibilionárias até protocolos bluechips cederam à pressão e bloquearam o acesso de diversas carteiras às suas dashboards pelo simples fato de terem interagido, ou recebido, fundos do protocolo Tornado Cash.
Tudo isso reacende a importância de lutarmos cada vez mais pela nossa privacidade e não deixarmos nossos ativos digitais em posse de terceiros. O direito à privacidade e o direito de posse de seus bens são direitos básicos da pessoa humana, bem como o conhecimento de ferramentas que nos traz liberdade.
Neste momento, mais do que nunca, é importante olharmos para o movimento Web3 como muito mais do que especulação financeira, mas como uma maneira de ver e viver a vida.
Venha se unir a nós em mais uma viagem pelo Metaverso!
Guilda de Escrita Bankless Brasil DAO (Tadeus Mucelli, CariocaNFT, Victor Cabral e Gabriella Mena)
✨ Patrocinador: Com a Nodle você consegue ganhar criptomoedas em seu smartphone por meio do conceito de Connect-To-Earn! Baixe o aplicativo Nodle e receba o token NODL ao detectar e conectar seu celular a dispositivos inteligentes.
📰 NOTÍCIAS DA WEB3
PARADOXOS DA WEB3, DIVERSIDADE E CULTURA GRIND.
Imagem: 9GAG’s Memeland NFT project - Projeto de empoderamento para criadores de web2 para web3.
Muito se fala de Web3 como um espaço de redefinição social, cultural e econômica. Ainda estamos no início dessa trajetória e é normal haver falhas, tentativas e erros. Tudo isso faz parte do amadurecimento que está por vir.
No excelente artigo de Orawan Limnalong para a Forbes, ele apresentou eixos para pensarmos sobre o paradoxo da meritocracia, a busca pelos desenvolvedores web3 pelo "novo blue chip", o anonimato na rede e a sustentabilidade de valor. Vale a leitura desse e dos outros artigos que foram indicados no texto pela autora.
TINDER NO METAVERSO E MOEDA PRÓPRIA
Imagem divulgação Decrypt: Shutterstock
"Também pretendemos pensar mais sobre bens virtuais para garantir que eles possam ser um verdadeiro impulsionador para a próxima etapa de crescimento do Tinder" – Bernard Kim.
O Grupo que controla o app mais famoso de relacionamento do mundo, o Tinder, deu um passo atrás em sua investida no metaverso. Em reportagem ao portal Decrypt, alguns testes foram feitos na Austrália, mas os resultados não foram satisfatórios.
O Tinder descartou, por ora, o projeto no metaverso e também a criação de um token próprio após ter um prejuízo de aproximadamente US$ 10 milhões.
📖 INDICAÇÃO DE LIVRO
O LIVRO “THE METAVERSE”
Imagem divulgação: site oficial Matthew Ball
O ex-executivo da Amazon, Matthew Ball, é uma referência nos assuntos sobre metaverso e cultura digital, sejam eles sobre games, cinema, etc. Matthew lançou o livro "The Metaverse” e tem sido requerido para muitas entrevistas sobre o tema.
Crítico, mas sobretudo entusiasta, ele imagina e deseja um cenário de descentralização no metaverso. Além disso, ele também tem sua própria teoria do porquê os "gamers" não terem entrado de cabeça no metaverso e nem possuirem interesse por NFTs. Na opinião dele, os construtores de jogos ainda fazem uma abordagem equivocada em não compreender que o metaverso precisa permitir a interoperabilidade de ativos.
Recomendamos uma série de entrevistas, o próprio livro e seu site, que possui uma série incrível por ele editorada, a The Metaverse Prime.
🕹 GAMES
A PROMESSA DE INTEROPERABILIDADE: WORLDWIDE WEBB
Imagem divulgação: site oficial Worldwide Webb
Um jogo que você pode usar seu avatar e seus NFTs: essa é a promessa de Worldwide Webb, um metaverso que promete interoperabilidade de NFTs e construção de mundos consumíveis. Tudo em 2D.
A princípio o jogo promete que projetos de terceiros possam ter utilidade por meio de NFTs em seu mundo virtual. Incluímos um roteiro de como jogar publicado aqui e mais informações sobre o jogo podem ser obtidas em seu discord.
🌐 NAVEGANDO PELOS METAVERSOS
Sky Mavis segue seu plano para expandir metaverso dos Axies
A Sky Mavis, criadora do Axie Infinity, o jogo blockchain que mais ganhou relevância em 2021, vem trabalhando fortemente no desenvolvimento de games NFT em sua sidechain, a Ronin. Mesmo após ter sofrido o até então maior hack da história das criptomoedas (mais de US$625 milhões roubados), a empresa seguiu com o lançamento Alpha da versão final do seu jogo principal: o Axie Origin.
Além de estar trabalhando com o Builders Program, trazendo a comunidade para desenvolver jogos para a Ronin usando os NFTs do ecossistema, a empresa já está na terceira fase de migração do novo jogo e também está com a gameplay das Lands em desenvolvimento. Resta saber se a Ronin chain será segura o suficiente para suportar a entrada de novos jogadores.
O Axie Origin entrou na Season 0 na última sexta, dia 12/08/22.
👁 DE OLHO NOS NFTS
Vitalik Buterin propõe um sistema de privacidade para NFTs
Recentemente, Vitalik Buterin postou em seu Twitter uma proposta para dar mais privacidade aos holders de NFTs.
“Ideia: endereços furtivos para ERC-721. (...) Você seria capaz, por exemplo, de enviar um NFT para vitalik.eth sem que ninguém, exceto eu e você, saiba quem é o novo dono".
Sabendo que muitos desenvolvedores amam novos desafios, é bem provável que uma solução possa surgir em breve. A privacidade sempre foi uma preocupação no meio cripto, mas o problema com o Tornado Cash reacendeu a chama de debates antes esquecidos.
Para saber mais sobre o que rolou com o Tornado Cash:
🔥 COLEÇÃO EM DESTAQUE
Finiliar: Oráculos vivos para suas criptos
Finiliar é uma coleção de NFTs animados que usam oráculos on-chain para responder às flutuações de mercado de diversas criptos, tais como BTC, ETH, BNB, SOL, AVAX, DOGE, MATIC, LINK, UNI e XTZ. Eles podem ficar felizes, depressivos ou até doentes, conforme a perfomance no mercado da cripto ou NFT correspondentes.
Existem 10.000 Finiliars no total, que operam em diferentes timeframes, como gráfico de horas, dias, semanas e até meses. Uma maneira criativa de acompanhar o desempenho de seus ativos em HOLD. O pré mint da coleção foi feito a 0.06 ETH e, nesse momento, o floor price está em 0.27 ETH na Opensea. A mintagem pública e o reveal ainda não foram iniciados, mas o valor será de 0.1 ETH.
Dê uma olhada aqui nesse curioso projeto.
🤷♀️ VERDADEIRO OU FALSO? 🤷♂️
NFTs são apenas brinquedinhos dos milionários
Embora haja um certo motivo para acreditar nessa afirmação, ela é completamente falsa. É bem verdade que existem coleções como CryptoPunks ou BAYC que possuem valores absurdos em seus ativos, chegando a ter itens comprados a milhões de dólares, mas não é isso que dita o mercado.
Mesmo que operar na rede Ethereum seja algo custoso para a maioria das pessoas, as soluções de segunda camada como a Polygon têm ajudado os NFTs a se popularizarem. A tecnologia dos NFTs foi construída para estender o direito de posse em um mundo descentralizado, além de servir como uma identidade digital anônima em comunidades, sejam elas voltadas para Web3 ou não. O objetivo principal nunca foi o financeiro, embora isso esteja incluído no processo.
📉 ANDAMENTO DO MERCADO
Em um mês já um pouco mais animado no mercado, vemos as moedas ligadas ao metaverso com uma subida interessante nos preços, com APE subindo ao 2º lugar e AXS ao 4º lugar, enquanto SAND desce para o 3º, todas com valorizações entre 20 e 50%.
Por outro lado, as coleções despencaram tanto em volume como em floor price, fazendo com que coleções mais novas e desconhecidas do público geral, como Rare Apepe YC chegassem ao Top 6 desse mês. Um bom momento para ficar de olho no que pode acontecer aos NFTs em uma situação de retomada do ciclo de alta do mercado.
Fontes: Rarity Sniper e CoinMarketCap
🍿 PARA ASSISTIR
Simplificando a blockchain Algorand (ALGO)
A rede Algorand é uma blockchain que começou a trabalhar em sua compatibilidade com as EVMs e ganhou bastante relevância em dApps durante o último ano. Fred é o Community Manager da Algorand Brasil e nos ajudou a entender como essa blockchain resolveu o trilema com inclusão social e financeira, DeFi, NFT e meio ambiente!
🔗 O QUE MAIS TÁ ROLANDO
😃 9GAG's Memeland NFT Project: um projeto construtor de comunidades web.
🎮 Arbitrum Nova: A rollup criada para games na rede da Ethereum.
🚀 Desempenho de NFTs 'blue chip' falham, mas os investidores fazem HODL.
🕹️ Ragnarok entra oficialmente para o mundo dos NFTs com parceria com The Sandbox.
🐵 Magic Eden propõe marketplace de NFTs para ApeCoin Holders.
🙏 Agradecimentos ao nosso patrocinador
NODLE
Conheça a Nodle, nossa parceira nessa Jornada Bankless. Com a Nodle você consegue ganhar criptomoedas gratuitamente em seu smartphone, é só baixar o aplicativo Nodle e começar a utilizar. A Nodle vem com a proposta de desenvolver a Internet das Coisas (IOT) por meio do conceito de Connect-To-Earn. É muito simples, é só abrir o app que ele detectará sensores e dispositivos inteligentes e se conectará a eles anonimamente. E em troca, o usuário recebe o token NODL!
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre na nossa DAO e fale conosco!
Este texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre iremos divulgar quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com
📚🧠🙏🏼