Uma parceria The Daily Gwei e Bankless Brasil DAO
Tradução, revisão e formatação: Guilda de Escrita da Bankless BR DAO.
✨ Patrocinador: Com a Nodle você consegue ganhar criptomoedas em seu smartphone por meio do conceito de Connect-To-Earn! Baixe o aplicativo Nodle e receba o token NODL ao detectar e conectar seu celular a dispositivos inteligentes.
Qual o seu ENS? - The Daily Gwei #521
Prezada Nação Bankless,
Uma carteira Ethereum é incrivelmente poderosa - ela consegue permitir que você armazene seu precioso ETH e também ser a porta de entrada para ecossistemas on-chain, como DeFi. Além disso, criar uma carteira Ethereum é tão simples quanto gerar um par de chaves públicas/privadas que muitos aplicativos permitem que você faça facilmente (como a MetaMask, Rainbow, Argent etc). Uma vez que suas chaves são geradas (e sua carteira tiver algum ETH), todo o ecossistema da Ethereum está disponível para você.
Broke: Quais são seus dados bancários/PayPal/Venmo/etc?
Woke: Qual é o seu endereço Ethereum?
Bespoke: Qual é o seu ENS?
Eu sempre acho arcaico quando tenho que pedir que alguém envie os dados da sua conta bancária, pois é sempre uma luta para conseguir os dados corretos. As FinTechs melhoraram um pouco isso durante a última década, com soluções como PayPal, Venmo, Cash App e muito mais, mas essas são apenas soluções paliativas. O cerne da questão aqui é que o sistema financeiro tradicional nunca foi construído como um sistema prioritariamente digital - foi aí que as blockchains entraram e nos deram o primeiro sistema de transferência de valor digitalmente nativo real e global - não uma coisa pseudo-digital que o moderno sistema financeiro tradicional chama de “internet banking”.
A Ethereum leva isso ainda mais longe, permitindo que as pessoas atribuam um nome exclusivo ao endereço de carteira. Isso é incrivelmente poderoso e simplifica completamente toda a experiência de transferência de valor. Por exemplo, posso simplesmente dizer a alguém que eles podem me “encontrar” em sassal.eth e eles podem me enviar ETH, tokens, NFTs, tokens de pool de liquidez, um token de rendimento e até me encontrar em um app web3 de bate-papo. Por causa da natureza aberta da Ethereum, não há necessidade de eles pedirem nada além do meu nome ENS porque isso está anexado ao meu endereço Ethereum, que é plug-and-play com todo o ecossistema Ethereum.
Obviamente, o estado atual de privacidade na Ethereum deixa muito a desejar e temos apenas alguns produtos/serviços iniciais que permitem que as pessoas alcancem algum nível de privacidade. Acho que essa é a coisa número 1 (além da escalabilidade) que está dificultando a adoção convencional de criptomoedas - afinal, ninguém quer que todas as suas finanças sejam completamente expostas ao mundo em um livro-razão imutável (não importa o quão melhor a experiência seja comparada ao sistema financeiro tradicional). Também precisamos tornar tudo isso muito mais fácil de usar, pois o UI/UX da Ethereum geralmente é bastante confuso e pode ser muito assustador para os recém-chegados (especialmente porque envolve dinheiro).
Acho que, uma vez que escalabilidade, privacidade e problemas gerais de UI/UX não sejam mais uma preocupação para o Ethereum, veremos uma explosão absoluta na adoção dessa tecnologia que todos conhecemos e amamos. Não apenas os indivíduos usarão o Ethereum, mas também corporações, instituições, pequenas empresas e muito mais.
E todos eles farão isso com um nome ENS anexado ao endereço!
Pobres críticos - The Daily Gwei #522
Críticos da Ethereum deixam muito a desejar…
Há muito tempo existe um grande problema na Ethereum: a falta de bons críticos e críticas de fora de seu próprio ecossistema. Normalmente, as críticas de quem está fora do ecossistema Ethereum vem de um lugar de tribalismo e irracionalidade, em vez de um lugar de fatos/realidade. Como aponto no meu tweet abaixo, é por isso que você vê constantemente os críticos da Ethereum mudando as metas de posts - para começar suas críticas são vazias e eles não lidam bem com os testes da realidade.
“Primeiro foi ‘a camada 2 não funciona e é uma tecnologia inútil’
Agora é ‘se um L2 ficar grande o suficiente, ela se tornará sua própria L1 e abandonará a Ethereum’
Quando você vê os obstáculos mudando assim, significa que os críticos nunca souberam do que estavam falando em primeiro lugar.”
A razão pela qual essa falta de boas críticas me incomoda é porque acredito fortemente que bons críticos são a força vital de um sistema de sucesso. Quero dizer, existem inúmeros exemplos de grandes empresas que faliram porque estavam cheias de “yes men” que nunca questionaram nada. Existem até nações que desmoronaram por esse mesmo motivo! A importância de bons críticos não pode ser exagerada e é algo que nós, como ecossistema, precisamos colocar um foco mais amplo.
Ao dizer isso, acho que a Ethereum compensou internamente essa falta de boas 'críticas externas', pois você raramente verá toda a comunidade totalmente alinhada em tudo. Mesmo o EIP-1559, o EIP mais popular na história da Ethereum, teve muitas críticas de dentro da comunidade, o que resultou em muitos estudos sendo feitos para garantir que o EIP-1559 funcionasse conforme anunciado. Esse é um exemplo óbvio de boas críticas que levam a bons resultados, mas, novamente, elas tendem a vir apenas de dentro da comunidade (e são limitadas por natureza).
Acho que se as pessoas estivessem menos preocupadas em lacrar com suas respectivas tribos, obteríamos críticas melhores mais facilmente. Mas, como vimos várias vezes, a maneira mais fácil de chamar a atenção online é dizer coisas imprecisas ou totalmente enganosas que levam à controvérsia. Dizer coisas como “Proof of Stake é centralizado” e “Ethereum é uma farsa” para seguidores 90% Bitcoiners claramente gerará engajamento - você está literalmente ensinando a missa ao padre.
De qualquer forma, acho que, enquanto a Ethereum mantiver seus críticos do círculo interno, ele deve se sair bem a longo prazo. Embora eu ainda me preocupe que as vezes podemos estar “perdendo alguma coisa” porque nossos bons “críticos externos” são praticamente inexistentes. Talvez isso mude com o tempo, à medida que mais pessoas não extremistas forem entrando no mundo cripto. Ou talvez estejamos condenados a lidar com os pobres críticos para sempre - acho que teremos que esperar para ver.
A Teoria do Milkshake ETH - The Daily Gwei #523
Banana, chocolate ou sabor de ETH?
Nas últimas semanas, muito se comentou sobre um possível fork na Ethereum no momento do Merge para manter o Proof of Work. Tirando o fato de que essa é uma tentativa óbvia de ganhar dinheiro, acho que percorrer as possíveis implicações disso é algo interessante. Eu até criei um termo para isso - 'The ETH Milkshake Theory'.
" ‘Teoria do milk-shake ETH’
No caso de um fork PoW no momento do merge, todos venderiam seus tokens PoW por PoW-ETH (a qualquer preço que pudessem obter) e, em seguida, descarregariam esse PoW-ETH por ETH real em qualquer CEX com liquidez.
Resultado: o ETH subiria absurdamente”
A 'ETH Milkshake Theory' sobre a qual falo acima não é algo que posso afirmar que acontecerá, mas ainda acho divertido falar sobre isso. Quero dizer, logicamente, faz sentido que, se houvesse um fork, as pessoas venderiam seus tokens PoW por PoW-ETH e depois venderiam esse PoW-ETH por ETH real (se puderem encontrar liquidez). Embora esse fork seja puramente especulativo e não haja muito dinheiro novo chegando devido ao mercado de baixa, não tenho certeza se haverá demanda suficiente para compensar a extrema pressão de venda.
O que foi citado acima também não está levando em consideração todas as nuances em torno de um fork na Ethereum Proof of Work, com todos o implodindo praticamente instantaneamente. Quase certamente não haverá suporte de oráculos e nenhum suporte de infraestrutura para a blockchain e, em seguida, você pode associar isso ao fato de que todos os protocolos DeFi sofrerão extrema volatilidade porque nenhuma das stablecoins centralizadas valerá nada (os emissores seguirão a cadeia PoS). Realmente haverá uma corrida de pessoas para trocar quaisquer tokens “forkados” que tenham por PoW-ETH e, em seguida, esperar que uma exchange tenha liquidez para PoW-ETH para que possam descarregá-lo por ETH real ou stablecoins.
Há também o risco do que é chamado de 'ataque de repetição', onde as transações que você envia na cadeia PoW oriunda do “fork” podem, em teoria, ser 'repetidas' na cadeia PoS principal. No meu entendimento, isso só aconteceria se a cadeia Ethereum PoW decidisse manter o mesmo chainID que a cadeia PoS Ethereum - embora eu não seja especialista nesse vetor de ataque específico. Independentemente disso, ainda acho que vale a pena garantir que você esteja ciente de quaisquer riscos associados à interação com qualquer possível fork da Ethereum para que você não se coloque em perigo.
Em suma, acho que haverá um fork PoW da Ethereum após o merge, mas acho que será uma cadeia de vida muito curta que se tornará irrelevante em questão de dias. O fork não é impulsionado por alguma motivação ideológica (como Ethereum Classic ou Bitcoin Cash) - é puramente impulsionado pela ganância. Talvez fosse um empreendimento mais bem-sucedido em um mercado em alta, onde o dinheiro é fácil de obter - mas em um mercado em baixa, onde os únicos jogadores restantes são os experientes, rapidamente se tornará uma corrida de todos tentando sair por uma pequena porta de saída.
Um dia memorável - The Daily Gwei #524
Como tenho certeza de que todos já sabem, o Departamento do Tesouro dos EUA sancionou a ferramenta de privacidade baseada em Ethereum, o Tornado Cash, e também todos os endereços associados com o protocolo. Além disso, a Circle congelou todo o USDC que haviam sido depositados nos contratos inteligentes da Tornado Cash. Obviamente, este é um dos movimentos mais fortes que um órgão do governo fez contra algo em cripto e, infelizmente, pode ser apenas o começo.
“Momentos tristes para o ecossistema de criptomoedas.
Isso realmente reforça o fato de que precisamos descentralizar *tudo* se quisermos aquilo que estamos construindo funcione a longo prazo.
Ou obtemos aplicativos/serviços verdadeiramente descentralizados ou obtemos CeFi/TradFi, mas apenas "em uma blockchain".
Em primeiro lugar, e como eu disse no meu tweet acima, essa mudança do departamento realmente apenas reforça o fato de que precisamos descentralizar tudo em cripto. Dos front-ends, aos RPCs e aos próprios contratos inteligentes - se alguma camada for centralizada, todo o aplicativo/serviço ficará comprometido e facilmente censurável. Eu também acho que o Tornado Cash não teria sido sancionado assim se o aplicativo em si não funcionasse - claramente funciona muito bem como uma ferramenta de preservação de privacidade e é algo que provavelmente causou problemas às autoridades dos EUA no passado (daí o movimento para sancionar o aplicativo).
Há inevitavelmente pessoas empurrando a mesma velha linha que todos nós já ouvimos antes - "se você não tem nada a esconder, então você não tem nada a temer". Mas valorizar a privacidade tem pouco a ver com não ter “nada a esconder” e tudo a ver com não querer que as pessoas bisbilhotem seu negócio – especialmente não o governo. Quero dizer, todos nós prontamente desistimos de nossa privacidade financeira mudando para o banco digital em vez de usar dinheiro para a maioria das transações, mas acredito que isso ocorre porque tínhamos pouca escolha no assunto (ou seja, não tínhamos alternativa). As criptomoedas são essa alternativa que nos dá a opção de ter uma vida financeira digital totalmente privada, se quisermos - isso é incrivelmente poderoso e obviamente assustador para os governos, pois eles gostam de ter uma visão total da vida financeira de todos (por vários motivos).
Então, o que fazer a partir daqui? Bem, eu não sou especialista em direito, então não tenho certeza do que vai acontecer na área legal /regulatória - Veremos uma reversão dessa decisão dos EUA ou eles começarão a aplicar sanções a outras ferramentas de privacidade como a Aztec , Zcash e Monero? Eles irão ainda mais longe e tornarão ilegal o uso de corretoras sem KYC como o Uniswap? Ou eles irão ainda mais longe e forçarão as corretoras centralizadas a não permitir saques para o próprio endereço Ethereum das pessoas? Infelizmente, neste momento, acho que tudo é possível.
Eu sei que em momentos como esse é um pouco difícil “manter a fé” em nossa capacidade de continuar a construir e usar aplicativos e serviços descentralizados, mas acho que agora é mais importante do que nunca fazer isso. O caminho em que estamos nunca será fácil - estamos construindo coisas que os poderosos preferem que não sejam construídas - mas se você ler um pouco da história, perceberá que sempre foi assim.
E como eu disse antes, a única maneira de testar se algo é realmente descentralizado é fazer com que os estados-nação tentem controlá-lo.
Tenha um ótimo dia a todos,
Antonio Sassano
🙏 Agradecimentos ao nosso patrocinador
NODLE
Conheça a Nodle, nossa parceira nessa Jornada Bankless. Com a Nodle você consegue ganhar criptomoedas gratuitamente em seu smartphone, é só baixar o aplicativo Nodle e começar a utilizar. A Nodle vem com a proposta de desenvolver a Internet das Coisas (IOT) por meio do conceito de Connect-To-Earn. É muito simples, é só abrir o app que ele detectará sensores e dispositivos inteligentes e se conectará a eles anonimamente. E em troca, o usuário recebe o token NODL!
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre na nossa DAO e fale conosco!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Post Original: The Daily Gwei
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para:
contato@banklessbr.com