Giro Semanal Bankless BR DAO #42
Podcast sobre como arrecadar mais doações; Call de aniversário da DAO; Conheça o Carioca NFT; Notícias da semana e evolução dos números de mercado.
Prezada Nação Bankless,
Você está recebendo o Giro Semanal, a newsletter da Bankless Brasil com os principais acontecimentos da semana no universo cripto. Vamos ficar por dentro das oportunidades!
Na última sexta-feira, a Bankless BR DAO comemorou 1 ano de aniversário. Foi um encontro incrível, vários membros se encontraram em uma vídeo chamada para relembrar os primórdios do Discord, as primeiras votações e os dias posteriores à nossa genesis.
Fica claro que a DAO só chegou até aqui graças a você, nosso leitor. Aliás, um coletivo não sobrevive sem uma comunidade disposta a fazer acontecer.
Vamos então para mais um Giro Semanal. Não esqueça de compartilhar e passar para frente a mentalidade Bankless.
- BrMoniz
✨ Patrocinador: Com a Nodle você consegue ganhar criptomoedas em seu smartphone por meio do conceito de Connect-To-Earn! Baixe o aplicativo Nodle e receba o token NODL ao detectar e conectar seu celular a dispositivos inteligentes.
🎉Faça parte da Bankless Brasil! Além de assinar o Substack, você também pode ser um membro da Governança adquirindo o NFT.
Bankless Show🎙️
Gente como a Gente
Hoje vamos conhecer o Carioca NFT, um Membro ativo da Bankless Brasil. Você já deve ter visto ele pelo instagram, fazendo a cobertura do NFT Rio ou no Discord dentro das Imersões.
1. Conte-nos um pouco sobre você. Descreva-se em poucas palavras/fatos:
“Me chamo Gabriel Nunes, vulgo Carioca NFT. Sou programador, escritor e influencer digital voltado para o lado da educação em Web3; entusiasta de tecnologia em geral e apaixonado pelo mundo das blockchains e criptomoedas.”
2. Há quanto tempo você usa cripto? Como você descobriu esse mundo?
“Tive meu primeiro contato com o Bitcoin em 2012, enquanto fazia pesquisas em fóruns de tecnologia. Apesar de ter pensado em minerar à época, acabei não entendendo muito o objetivo e deixei pra lá. Em 2018, após receber um pagamento em Bitcoin por um trabalho freelancer que fiz enquanto morava no exterior, comecei a me interessar e desde então nunca deixei de estar envolvido com o mundo cripto.
Quando comecei a estudar e investir em DeFi no início de 2021, passei a entender a proporção que os projetos em blockchain estão tomando e decidi me aprofundar mais ainda a ponto de começar a incluir a Web3 no meu trabalho.”
3. Pode nos contar sobre as principais lições que aprendeu desde então?
“Acredito que a principal lição que um investidor cripto toma a princípio é aprender a não depender de terceiros. Cheguei a perder dinheiro para pirâmides, investindo em altcoins por indicação de influencers, entre outras coisas. Depois de muito apanhar, entendi que meu dinheiro deve ficar na minha carteira e não delegar a outros. O método trustless é importante tanto para investimentos como para a vida.”
4. Qual o seu melhor momento em cripto?
“Certamente foi em 2021, onde consegui gerar uma parte da minha renda mensal apenas com rendimentos que recolhia no DeFi, me aproveitando da grande valorização que minha carteira teve. Isso aconteceu no exato momento onde eu estava recomeçando tudo do zero, no meio de uma pandemia, com muitas despesas inesperadas surgindo. Certamente se não fosse o aprendizado que eu tive, teria passado por grandes dificuldades.”
5. E sua maior falha? Pensou em desistir?
“Não costumo pensar em falhas, mas em aprendizados. As criptos e Web3 surgiram para mim em um grande momento de transição na minha vida. Depois de sofrer muitas decepções e problemas relacionados ao local onde trabalhava, decidi que precisava de uma mudança. A ideia da descentralização me fez enxergar que muito da minha vida era delegado a terceiros, tanto financeira como profissionalmente.
Abandonei uma carreira no exterior que me frustrava para voltar ao Brasil e recomeçar tudo do zero com novos ideais e objetivos, aprendendo a ter mais controle sobre a minha vida e minhas decisões. Nunca pensei nisso como desistência, mas como transformação e mudança de paradigmas…
Houveram, claro, algumas quebras de expectativa, como falei anteriormente, mas foram experiências (caras por sinal) que me ajudaram a entender que muitas dessas expectativas não eram corretas e eu deveria apenas focar no principal.”
6. Como você descobriu a Bankless Brasil?
“Fui convidado por um amigo, o Tadeus, que coordena a coluna Metaverso na guilda de escrita da Bankless. Ele me apresentou a DAO e tudo o que ela representa e eu fiquei encantado com a proposta. Passei a integrar a guilda de escrita, incluindo duas paixões da minha vida: trabalhar com Web 3 e escrever.”
7. O que o fez ficar por aqui?
“Encontrei na Bankless valores que combinam muito do que penso sobre a vida. Acredito que o futuro do trabalho tende a se afastar do atual modelo centralizado para um modelo mais descentralizado e distribuído. A Bankless passa muitos ensinamentos e valores que são importantes para abrir a mente das pessoas para esse novo futuro e eu acredito nessa missão.”
8. Como você está envolvido com a comunidade? Conte-nos sobre isso.
“No momento, colaboro com a guilda de escrita, como co-autor da newsletter mensal do Metaverso, escrevendo artigos autorais e realizando traduções. Também comecei a colaborar com a parte de multimídia, ajudando a gerar conteúdo para um novo projeto de cobertura midiática de eventos.”
9. Quais dicas você daria para quem quer contribuir para uma DAO.
“Acredito que a melhor palavra já esteja na pergunta: contribuir. Em uma DAO só tem espaço para crescimento quem tem o objetivo de contribuir, gerar valores para a missão do grupo. Não trabalhamos para crescer um nome, uma pessoa, mas uma ideia. Quanto mais a ideia é adotada, mais crescemos. E o crescimento em uma DAO é acima de tudo o aprendizado: um aprendizado colaborativo que não se centra somente em si mesmo, mas em todos aqueles que estão ao seu redor. Aqui não existem mestres, gurus, apenas alunos que aprendem uns com os outros.”
Discord 👉 Bankless Brasil DAO
NFT de Governança 👉 Bankless BR DAO - Governance Token
Atualizando o Calendário da DAO:
Artigos da Semana📰
📃Sanções ao Tornado Cash testam a resiliência da comunidade de Privacidade em DeFi
DeFi está sob ataque, os governantes não querem entender o universo cripto, mas tão somente impedir a liberdade dos usuários. E isso é inaceitável.
📃Estado das DAOs # 22 | DAO Talks
O Ecossistema DAO está passando por vários desafios. Será que o anonimato em DAOs leva a Equipes mais eficazes? Entenda o Paradoxo De Lucratividade das DAOs e veja a nova rede social que está sendo construída por grandes ex-executivos.
Números de Mercado 📊
USD/BRL acumula queda de -2,06% na semana, de R$5,17 para R$5,06
ETH acumula queda de -8,78% na semana, de USD$1.617,88 para $1.475,90
BTC acumula queda de -7,25% na semana, de USD$21.530 para $19.968
TVL em DeFi Pulse reduz em -4,52% na semana, de USD$37,57 bi para $35,87 bilhões
DPI acumula queda de -8,45% na semana, de USD$92,82 para $84,98
BED acumula queda de -7,79% na semana, de USD$56,80 para $52,37
BANK acumula queda de -11,18% na semana, de USD$0,0140801 para $0,0125063
Notícias escolhidas a dedo 📰
Recortes de notícias e links de acontecimentos importantes no universo cripto.
Mundo:
Fundação Ethereum confirma data de migração da rede principal para uma rede PoS.
A Fundação Ethereum confirma data de migração da rede principal para uma rede PoS. De acordo com a fundação, a data para a fusão seria programada para acontecer entre 10 a 20 de Setembro. Outra informação importante, é que até o dia 8 de Setembro a Fundação recompensará em até 1 milhão hackers que encontrarem alguma vulnerabilidade crítica na rede.
MakerDao faz seu primeiro empréstimo cripto para um banco tradicional
MakerDao, Organização descentralizada, realizou seu primeiro empréstimo para a instituição Huntingdon Valley Bank, fundada em 1871.
O acordo permitiu a retirada de até 100 milhões de DAI, que servirá para amortizar empréstimos hipotecários comerciais, financiar construções, além do financiamento de novas e existentes operações no mês de Setembro.
Pequim lança um plano de inovação e desenvolvimento em Metaverso de dois anos.
O anúncio se refere a um plano municipal de acompanhamento da tecnologia de NFTs, integrando o Metaverso na educação e no turismo.
O plano impulsiona a inovação tecnológica por meio das indústrias relacionadas ao Metaverso e Web3. Criando assim uma sinergia para seu uso dentro desse período.
Assunto correlacionado: China inicia próxima fase de testes da CBDC com pagamento em e-CNY para transporte público
CEO do Telegram propõe leilões para nomes e canal de usuários com NFTs
Animado com as possibilidades da indústria Web3, Durov sugeriu a seus 651.000 assinantes que poderia abraçar os NFTs como parte de acordos de propriedade garantidos pela blockchain. Transformando sua plataforma de uma vez por todas em uma organização Web3.
Brasil:
Programa do governo NEXT abre oportunidades para empresas do segmento Web3.
Com o objetivo de fomentar modelos de negócios inovadores, a Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (FENASBAC) selecionou oito (8) projetos para o programa NEXT, que contempla diagnóstico e apoio em diversas áreas.
Os selecionados foram: NFTFY, AmFi, Credix, Flourish, Killb, Moeda Semente, Plano e Plific.
🙏 Agradecimentos ao nosso patrocinador
NODLE
Conheça a Nodle, nossa parceira nessa Jornada Bankless. Com a Nodle você consegue ganhar criptomoedas gratuitamente em seu smartphone, é só baixar o aplicativo Nodle e começar a utilizar. A Nodle vem com a proposta de desenvolver a Internet das Coisas (IOT) por meio do conceito de Connect-To-Earn. É muito simples, é só abrir o app que ele detectará sensores e dispositivos inteligentes e se conectará a eles anonimamente. E em troca, o usuário recebe o token NODL!
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil ou ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este é um boletim informativo, com finalidade estritamente educacional e não se trata de um conselho de investimento ou uma sugestão para comprar ou vender quaisquer ativos ou tomadas de decisão financeira, também não é um conselho fiscal. Consulte um contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão caso você faça uma compra através de um desses links. Sempre divulgaremos quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo na Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com