Estado das DAOs #22 | DAO Talks
Você está lendo o Estado das DAOs, nosso boletim que vai direto ao ponto para entender as DAOs.
Prezada Nação Bankless,
“GM e bem-vindos à vida DAO!”
Estado das DAOs é uma publicação quinzenal, onde resumimos os últimos artigos e insights do ecossistema.
Ajudamos você a filtrar o ruído e se manter atualizado no que rola nesse universo.
- Nação Bankless
✨ Patrocinador: Com a Nodle você consegue ganhar criptomoedas em seu smartphone por meio do conceito de Connect-To-Earn! Baixe o aplicativo Nodle e receba o token NODL ao detectar e conectar seu celular a dispositivos inteligentes.
Autores: Jake and Stake, anointingthompson1, EthHunter, Kaf, leah_par, Ornella, hirokennelly.eth, siddhearta
Tradução, Revisão e Formatação: Guilda de Escrita da Bankless BR DAO (M4rkus, Victor Cabral e brmoniz.eth).
Uma olhada rápida nas DAOs
Artigos escolhidos a dedo para entender o estado atual do ecossistema DAO.
Concordar com o provérbio: "Aqueles que mais querem governar as pessoas são os menos aptos a fazê-lo" e apoiar DAOs sendo executados por tokens de governança transferíveis é uma contradição. Os tokens de governança transferíveis são sobre dar "mais” poder para "aqueles que mais querem governar".
O Anonimato, em DAOs, Leva a Equipes mais Eficazes?
Autor: Greg Calderiso
As normas ao trabalhar em DAOs são muito diferentes das normas do mundo corporativo, e como estas normas afetam a eficácia de uma equipe depende de como cada membro da equipe se sente seguro ou à vontade em seu trabalho. Trabalhar em uma DAO nos dá flexibilidade nesse sentido, se você deseja permanecer anônimo ou revelar sua identidade real, independentemente da sua preferência.
O Google uma vez realizou uma pesquisa para tentar encontrar um padrão entre 180 equipes que mostrasse o que pode ser feito para otimizar a eficiência dos times. Infelizmente para eles “era quase impossível encontrar um padrão” em termos de hard skills ou níveis de experiência anterior dos membros da equipe, mas o que eles encontraram foi a importância da segurança psicológica. Dito de outra forma, as equipes são mais eficazes se nos sentirmos seguros o suficiente para falar livremente, não necessariamente se apenas colocarmos todas as pessoas mais experientes em uma sala.
Regras Sociais para DAOs.
Autor: Alisha.eth
DAOs precisam de pessoas para preparar e avançar propostas executáveis. Como resultado, novos ambientes sociais surgiram ao lado de DAOs. Regras sociais formalizadas permitem que os participantes construam um contexto em torno dos processos da DAO, sem barreiras. Uma DAO sem regras sociais fortes provavelmente será vítima de partes extrativistas e de interesses próprios que não têm interesse em avançar na missão da DAO.
A participação na maioria dos ambientes das DAOs é baixa porque as pessoas se sentem incapazes de competir com participantes da própria DAO. Não há razão para que essas pessoas não possam criar novos ambientes governados por novos conjuntos de regras. É uma suposição de que apenas um ambiente social pode ser anexado a uma DAO porque existe apenas um ambiente executável. As regras sociais em DAOs são muito mais importantes e flexíveis do que a maioria imagina.
O Paradoxo De Lucratividade das DAOs.
Autora: Samantha Marin
Você pensaria que, dado o hiper financiamento vinculado à propriedade e escassez de ativos digitais, haveria mais foco na lucratividade das DAOs, mas até agora esse conceito não tem sido um foco. Grande parte do hype no espaço foi extinta e os contribuidores não podem mais apostar em um valor simbólico subindo devido à exuberância geral do mercado. Para promover um ambiente sustentável onde ainda se possa ganhar a vida por seus esforços, as DAOs terão que identificar fontes de receita contínua. Não quer dizer que as conversas teóricas sobre descentralização e coordenação não tenham mais lugar, mas chegou a hora de enfatizar a estratégia de negócios e as decisões difíceis que a sustentam.
Lucratividade é o ethos da corporação. Isso significa que, em uma DAO que está tentando reinventar a organização comercial, falar sobre dinheiro pode parecer errado. No entanto, isso é um pouco equivocado porque a coisa mais importante para uma DAO é seu propósito. A sustentabilidade é fundamental para o avanço contínuo desta causa. Um modelo que incentiva colaboradores altamente qualificados e promove o crescimento de talentos requer fluxos de caixa subjacentes para apoiar seu ecossistema (e preço simbólico, por extensão) na busca de seu propósito.
Antigos Executivos Do Facebook E Do Tinder Estão Construindo Uma Rede Social Web3 Chamada Niche.
Autor: Mark Sullivan
Como sugerem os últimos números de "crescimento" do Facebook, a rede social massiva, baseada em anúncios e onipresente não é a fonte de dinheiro de alto crescimento que já foi. Muitos consumidores agora passam mais tempo assistindo a vídeos curtos do que compartilhando memes ou pressionando botões.
O fundador de uma nova rede social chamada NICHE acredita que a próxima geração de redes sociais será baseada na comunidade, com pessoas afins construindo pequenas comunidades com base em interesses mais específicos.
NICHE USP: A plataforma não ganhará dinheiro exibindo anúncios para as pessoas do grupo, mas sim ajudando os criadores a ganhar dinheiro ou quando ajudar os usuários a encontrar conteúdo valioso para criadores.
Como a plataforma vai ganhar dinheiro: os fundadores da NICHE estão construindo sua rede social em cima da tecnologia Blockchain porque produzir e trocar itens de valor é essencial para usar o NICHE. Eles afirmam que estabelecer comunidades como DAOs no blockchain desenvolve um ecossistema que permite que os participantes possuam, gerenciem e lucrem com o conteúdo que produzem.
Quando você entra em um grupo na Niche, ele emite um token que representa sua propriedade de uma fração do grupo. Seus fundadores acreditam que, à medida que o grupo adiciona mais membros e conteúdo ao longo do tempo, o valor do token aumentará.
Financiamento: a NICHE fechou recentemente uma rodada de financiamento de US$ 1,8 milhão de dólares liderada pela Metaweb, com financiamento adicional do grupo de empreendimentos de ex-alunos. Também recebeu uma doação de seu parceiro de blockchain, a fundação NEAR.
Tomadas do Ecossistema
Insights de todo o ecossistema DAO.
Secretamente apavorado com a votação quadrática porque você realmente não sabe como funciona? 🙀
No mais recente do Content Guild, o extraordinário da internet @austinrobey_ apresenta um guia SIMPLES para votação quadrática que o deixará atualizado em 5️⃣ minutos. 🍻
https://blog.tally.xyz/a-simple-guide-to-quadratic-voting-327b52addde1
Ataques de Governança em DAOs E Como Evitá-Los.
Autores: Pranav Garimidi, Scott Duke Kominers e Tim Roughgarden
🔑 Insights:
Todo projeto Web3 tem um token nativo que pode ser usado para votar em vários assuntos. No entanto, a votação sem permissão é vulnerável a ataques de governança, nos quais um invasor adquire poder de voto por meios legítimos (por exemplo, comprando tokens no mercado aberto), mas usa esse poder de voto para manipular o protocolo em benefício próprio do invasor.
Ao projetar as regras de governança para um projeto, essa equação (Lucro para o atacante = Valor do ataque - Custo de aquisição do poder de voto - Custo de execução do ataque) pode ser usada como um guia para avaliar o impacto de diferentes opções de design. Para reduzir os incentivos para explorar o protocolo, a equação implica em três escolhas claras: diminuir o valor dos ataques, aumentar o custo de aquisição de poder de voto e aumentar o custo de execução dos ataques.
Os designers podem limitar o valor dos ataques limitando o escopo do que a governança pode fazer. Suponha que a governança inclua apenas o poder de alterar determinados parâmetros em um projeto. Nesse caso, o escopo de possíveis ataques é muito mais restrito do que quando a governança permite o controle totalmente geral do contrato inteligente que governa.
Quanto mais líquido o token, mais fácil é exigir esse poder de voto. Para reduzir indiretamente a liquidez, os projetos podem tornar os detentores de tokens menos dispostos a vender, incentivando o staking ou dando aos tokens um valor independente além da governança pura.
A introdução de atritos torna mais difícil para os invasores exercerem o poder de voto, mesmo depois de adquirirem tokens. Na Nouns DAO, por exemplo, o poder de veto é mantido pela Nouns Foundation até que a próprio DAO esteja pronto para implementar um esquema alternativo.
Os Problemas de Governança numa DAO: Resultados Da Pesquisa GLF22.
Autor: Jihad Esmail
🔑 Insights:
A governança em criptomoedas e DAOs é um componente crítico da sustentabilidade, estabilidade e impacto organizacional. No entanto, as questões de Governança DAO têm sido principalmente com as experiências de indivíduos no ecossistema, nas áreas de hierarquia corporativa tradicional, votação majoritária e regras de Roberts.
Foi realizada uma pesquisa sobre o ecossistema de criptomoedas para entender como os desafios de governança estão surgindo atualmente e os participantes incluem operadores DAO (líderes de grupo de trabalho, pod, equipe ou guilda), colaboradores (qualquer pessoa que faça parte da equipe de operadores DAO) e DAO fundadores ou equipe principal (membros em tempo integral do DAO).
Os resultados da pesquisa revelaram que muitas pessoas têm experiência com hierarquia corporativa tradicional, votação por maioria e regras de Roberts.
As pessoas querem contribuir, mas não se dão ao trabalho de aprender as ferramentas necessárias ou os princípios de autogestão.
A inatividade da participação dos indivíduos na atividade de votação e nas decisões de governança nos fóruns também é um dos desafios destacados na pesquisa.
Crie Seu Próprio Fork.
Autores: Packy McCormick, David Phelps & Luca Prosperi
🔑 Insights:
A governança em DAOs deve ser mais como um processo biológico executado na velocidade da internet: Governança Evolutiva Nativa da Internet. Uma vez que os modelos de governança on-line evoluam além de um certo ponto, eles devem ser diferentes e superiores aos offline devido à velocidade, escala, granularidade, programabilidade, composição e desvinculação da Internet e do blockchain. A verdadeira promessa de governança das DAOs pode ser uma bifurcação (ou um fork): usar a governança para fazer as pessoas discordarem e, ao longo do processo, descobrir sub comunidades onde elas estão alinhadas e criar sua própria versão de um projeto.
Para ser claro, não existe um modelo único para a governança em DAOs, e não estamos propondo que cada DAO dê meia-volta e encoraje a bifurcação, que geralmente deve ser o último recurso. Mas se estamos experimentando e cometendo erros de qualquer maneira, devemos cometer erros produtivos. Talvez um dia, esses novos modelos voltem e influenciem a maneira como os humanos coordenam offline. Pode ser que as linhas entre online e offline se misturem a ponto de governos e empresas adotarem novos modelos nascidos dessa evolução.
Bifurcações (forks) oferecem uma nova maneira de pensar sobre governança na, de e para a internet:
Imagine que você pode optar por entrar e sair de diferentes regimes governamentais e, quando discorda das decisões, tem a opção de criar sua própria versão.
Crypto e Web3 funcionam de maneira diferente: ambientes de código aberto e sem permissão permitem que pequenas equipes executem rapidamente, aproveitando o trabalho de outras pessoas no espaço.
Em um sistema de maioria simples de um token, um voto, o grupo vencedor decide o que é implementado e o que não é. Em outras palavras, um mau ator que controla 10% de um DAO não poderia realizar um ataque de governança para assumir todo o tesouro, mas poderia fugir com 10% do tesouro incontestado no modelo de bifurcação.
Em alguns casos, os DAOs podem limitar a porcentagem máxima de tesouraria disponível para bifurcações, como um programa de concessões baseado em governança.
DAO Tokenomics: Usando Tokens para Governança e Incentivando Comunidades - Lucas Campbell
Autor: Raul Chisluca
🔑 Insights:
Por que os projetos Web3 precisam de tokens? Em suma, é porque esses ativos fornecem propriedade e incentivos para coordenação. No entanto, já existem mais de 20.000 tokens em circulação, então seu projeto realmente precisa de um?
Para determinar isso, é importante delinear cuidadosamente sua missão e construir uma comunidade de pessoas com ideias semelhantes que compartilham uma mesma visão. Esta é a parte mais difícil do processo, mas feita corretamente, pode ser extremamente valiosa
Uma vez que você tenha uma comunidade movimentada de contribuidores, é necessário estabelecer uma estrutura de governança, que inclua regras sobre como gerenciar uma tesouraria compartilhada e distribuir tokens. Não há uma única abordagem possível, mas normalmente o poder de voto destina-se a se alinhar com a contribuição, até certo ponto.
Depois que o token for lançado, é essencial continuar educando sua comunidade sobre seus benefícios e capacitá-los a criar coisas incríveis. Comece pequeno e escale mais tarde, mas nunca perca de vista a missão das DAOs ou o imperativo constante de criar valor subjacente para o token.
Destaque DAO: POLYGON DAO
A Polygon DAO visa descentralizar, crescer e inovar a comunidade Polygon. Ela reúne líderes da comunidade, profissionais de marketing, criadores, desenvolvedores, participantes de governança e qualquer pessoa que queira ajudar. Ao ingressar no Discord da DAO, você faz parte do ecossistema da Polygon, conectando-se com comunidades, profissionais e projetos. Para iniciar nesse universo, comece como convidado na DAO e veja onde a jornada o leva. Você pode realizar tarefas de suporte como colaborador, comunicar notícias do ecossistema DAO como profissional de marketing, mostrar suas habilidades de codificação como desenvolvedor, usar seu talento criativo como criador ou participar da criação de processos de governança inovadores.
A DAO lançou recentemente três projetos diferentes.
O primeiro é o quadro WAGMI Jobs - criado em parceria com @devfolio - que promete ajudar você a encontrar o emprego dos seus sonhos na Web3. Em julho de 2022, relatou 563 empregos em 109 projetos de empresas Web3 de primeira linha. Se você estiver interessado, pode participar da Rede de Talentos do painel WAGMI Jobs.
Em segundo lugar, a Polygon DAO introduziu recentemente um modelo de governança de Prova de Personalidade DAO chamado PolygonID. Ele permite votação anônima, mas verificada, e construção de reputação privada, enquanto os usuários têm controle sobre seus dados.
O terceiro projeto lançado recentemente chama-se Polygon Village. É um ecossistema de pilha completa para ajudar os desenvolvedores a criar e expandir seus projetos. Parceiros da Polygon Village em todos os domínios com dapps de primeira linha. Isso dá aos construtores acesso gratuito aos melhores provedores de serviços Web3 em um único fórum, incluindo vouchers de boas-vindas, doações compartilhadas, suporte de hospedagem e infraestrutura, quadros de recompensas, palestras de especialistas, serviços de auditoria e muito mais. É aí que a colaboração acontece. A Bankless DAO agora é um parceiro de vouchers para oferecer orientação jurídica a projetos por meio de consultas e rascunhos legais pelo Legal Guild.
Se você é alguém que deseja desenvolver no Polygon, considere ingressar na DAO como ponto de partida.
🙏 Agradecimentos ao nosso patrocinador
NODLE
Conheça a Nodle, nossa parceira nessa Jornada Bankless. Com a Nodle você consegue ganhar criptomoedas gratuitamente em seu smartphone, é só baixar o aplicativo Nodle e começar a utilizar. A Nodle vem com a proposta de desenvolver a Internet das Coisas (IOT) por meio do conceito de Connect-To-Earn. É muito simples, é só abrir o app que ele detectará sensores e dispositivos inteligentes e se conectará a eles anonimamente. E em troca, o usuário recebe o token NODL!
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Este texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre iremos divulgar quando for o caso.
Post original: Solving the Compensation Puzzle | State of the DAOs
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com