Giro Semanal Bankless BR DAO #185
Artigo: Dez Anos de Aprimoramento na Ethereum; e as principais notícias do mercado cripto.
Salve Nação Bankless,
Sejam bem-vindos a mais esta edição do Giro Semanal, o jornal da Bankless Brasil, para te deixar bem informado e em dia com as principais notícias do mercado cripto da última semana.
No dia 30 de julho de 2025, a Ethereum completou uma década desde o lançamento do seu bloco gênese. Ao longo desses dez anos, a rede passou por transformações significativas, impulsionadas por propostas técnicas que aprimoraram sua escalabilidade, usabilidade e segurança. Na tradução desta semana, revisitamos cinco EIPs que marcaram essa trajetória e ajudam a entender como a Ethereum segue evoluindo sem perder seu propósito original de oferecer uma infraestrutura descentralizada para o mundo. Do boom dos tokens ERC-20 à redução de 99,5% no consumo energético com o Merge, o texto mostra como propostas técnicas têm pavimentado o caminho para a escalabilidade, usabilidade e adoção da Ethereum. Vale a leitura para entender como essas mudanças moldaram a rede que conhecemos hoje. Leia na íntegra “Dez anos de aprimoramento na Ethereum”, artigo originalmente publicado pela Bankless HQ!
Aproveite este Giro Semanal. Nos siga nas redes sociais, compartilhe para que estas informações cheguem a mais pessoas. E não esqueça de mandar aquele GM no nosso servidor do Discord!
Seja seu próprio banco!
Rafa
🎉Faça parte da Bankless Brasil! Assine o nosso Substack.
Artigos Bankless
Dez anos de aprimoramento na Ethereum
A 7ª edição da EthCC, realizada em Cannes, mostrou que o Ethereum está muito além das disputas técnicas: o foco agora é construir soluções concretas para privacidade, integração com mercados tradicionais e usabilidade mobile. Discussões sobre provas de conhecimento zero (ZK), TEEs e novos padrões de privacidade mostraram que proteger dados não é mais um extra — é uma exigência para que instituições operem onchain. A tokenização também avançou, com ações e commodities ganhando versões digitais que caminham para além da especulação, mirando integração com finanças reais. E com a maioria das interações acontecendo via celular, os apps cripto estão sendo repensados do zero com foco no usuário final — interfaces rápidas, design social e experiências mobile-first dominam a nova leva de produtos. A Ethereum está virando a chave: de playground técnico para infraestrutura acessível, usável e relevante para o mundo real.
Notícias escolhidas a dedo 📰
Recortes de notícias e links de acontecimentos importantes no universo cripto.
Mundo:
Wall Street ‘domesticou’ o Bitcoin, transformando-o em um ativo tradicional
De acordo com um recente relatório da Bloomberg, o Bitcoin está passando por uma transformação radical. O ativo está deixando de ser um ativo volátil negociado principalmente em plataformas offshore para se tornar parte integrante do sistema financeiro tradicional. De acordo com a Bloomberg, o iShares Bitcoin Trust (IBIT), da BlackRock, tornou-se o principal motor dessa mudança, visto que o número de instituições financeiras investindo no IBIT quase dobrou desde o final de 2024. Trata-se, portanto, de um sinal claro da crescente adoção por parte de grandes gestores. Além disso, quase 50% do volume spot de Bitcoin agora passa pelos 12 ETFs listados nos EUA.
Bitmain, maior fabricante de mineradoras de Bitcoin, anuncia fábrica nos EUA
Maior fabricante de equipamentos para mineração de Bitcoin, a Bitmain anunciou que irá abrir sua primeira fábrica nos Estados Unidos. A empresa, que atualmente produz na Ásia, disse em entrevista à Bloomberg que o início da construção das novas instalações nos EUA irá começar nos próximos meses. Além da fábrica, a Bitmain também revelou que tem planos de abrir um escritório no Texas ou na Flórida no final do terceiro trimestre deste ano.
Tether irá minerar Bitcoin no Brasil com energia subsidiada pelo Estado
A Tether, empresa responsável pela USDT, maior stablecoin do mercado, irá minerar Bitcoin no Brasil usando energia de usinas termelétricas de biogás subsidiadas por Mato Grosso do Sul. Segundo a reportagem, a operação da Tether virá por meio da Adecoagro, uma companhia agrícola argentina que a empresa do mercado de criptomoedas adquiriu no mês de abril.
El Salvador e Bolívia assinam acordo sobre criptomoedas
Banco Central da Bolívia (BCB) confirmou a assinatura de um memorando de entendimento com a Comissão Nacional de Ativos Digitais (CNAD) de El Salvador. O objetivo é fortalecer a troca de conhecimentos técnicos, regulatórios e operacionais sobre criptoativos. Com ele, os dois países se comprometem a compartilhar experiências e ferramentas voltadas à análise de riscos, inteligência em blockchain e desenvolvimento de marcos regulatórios sólidos. De acordo com o comunicado do BCB, a experiência salvadorenha ajudará na criação de ecossistemas regulados e seguros, capazes de atrair investimentos e promover inclusão financeira para famílias e pequenos empreendedores.
Coreia do Sul vai regulamentar empréstimos com criptomoedas
A Coreia do Sul iniciou uma nova fase na supervisão do setor de criptoativos e anunciou que vai regulamentar os empréstimos com criptomoedas. A medida surge após preocupações com riscos ao investidor em serviços de alavancagem oferecidos por grandes exchanges locais, como Upbit e Bithumb. Conforme o anúncio, o governo vai avaliar experiências de regulação internacional. Além disso, vai analisar práticas usadas no mercado de ações, para propor um conjunto de regras claras e uniformes para todas as exchanges sul-coreanas. A expectativa é que as diretrizes abordem limites de alavancagem, critérios de elegibilidade, transparência nas taxas e obrigações de divulgação de riscos aos usuários.
Aumento nas reservas de Ethereum acende alerta sobre liquidez e rendimento
Empresas estão transformando Ethereum (ETH) em parte de suas reservas estratégicas, seguindo um modelo semelhante ao já consolidado com Bitcoin. A grande diferença reside no componente de rendimento passivo, o Ethereum oferece a possibilidade de staking, com retornos anuais atuais em torno de 3%. Porém, essa aparente vantagem esconde complexidades operacionais. A liquidez do staking de Ethereum não é imediata, com períodos de espera que podem se estender por vários dias para a liberação dos ativos. Além disso, a busca por rendimentos adicionais através de plataformas como EigenLayer ou protocolos DeFi introduz uma camada extra de risco. Isso inclui, por exemplo, a possibilidade de falhas em contratos inteligentes e a volatilidade inerente aos mercados descentralizados.
MetaMask lança sistema de renda passiva com USDT e outras stablecoins
A MetaMask, anunciou um novo recurso para stablecoins. Chamada de “Stablecoin Earn“, o sistema permite que usuários ganhem rendimentos ao depositar USDT, USDC ou DAI diretamente pelo aplicativo sem taxas adicionais. O novo serviço é alimentado pelo protocolo de finanças descentralizadas Aave, que integra os depósitos diretamente na blockchain. Isso elimina a necessidade de usar plataformas externas e reduz a complexidade para usuários menos experientes. O recurso já está disponível nas redes Ethereum, Arbitrum, Base e Linea, com implementação gradual para todos os usuários da MetaMask Mobile.
PayPal impulsiona criptomoedas com novo sistema de pagamentos que reduz taxas em até 90%
O PayPal anunciou o lançamento do “Pay with Crypto”. Trata-se de uma nova solução de pagamentos voltada a comerciantes dos Estados Unidos que promete reduzir em até 90% os custos com transações internacionais ao integrar criptomoedas, stablecoins e carteiras digitais. De acordo com o anúncio, a ferramenta permite a conversão instantânea de criptoativos em stablecoins ou moedas fiduciárias, simplificando operações de comércio exterior, com uma taxa de transação de apenas 0,99%.
Polygon lança plano para acelerar pagamentos
A Polygon lançou o roadmap “Gigagas” para transformar sua rede em uma infraestrutura de pagamentos em escala global, capaz de processar até 100 mil transações por segundo (TPS). O objetivo é tornar a plataforma a principal base para movimentação de ativos do mundo real (RWAs). A atualização fará com que a Polygon ofereça velocidade, estabilidade e integração institucional para empresas e usuários. De acordo com Thamilla Talarico, diretora de On-chain Finance Growth no Brasil, o roadmap reforça o compromisso da Polygon com soluções reais para o mercado financeiro. A estratégia inclui o Brasil, que deve receber integrações com fintechs e parceiros locais, tornando o país um polo importante dessa transformação digital.
Brasil:
Uma atualização no código do Bitcoin quer tornar mais leve e eficiente a execução de nós completos por membros da rede. Esse é o foco do trabalho do desenvolvedor brasileiro Davidson Souza, um dos autores de três propostas oficiais de melhoria do Bitcoin (BIPs), ao lado dos programadores Calvin Kim e Tadge Dryja — este último conhecido por idealizar a Lightning Network — que detalham o funcionamento do Utreexo. A ideia é abrir caminho para tornar mais fácil rodar um nó completo de Bitcoin, mesmo em dispositivos com recursos limitados, como smartphones ou computadores de baixo custo.
Chainlink fecha parceria para impulsionar moedas sociais emitidas por Bancos comunitários no Brasil
O Plexos Institute , a plataforma EDinheiro e a Chainlink anunciaram nesta terça, 29, uma nova parceria para democratizar o acesso financeiro a comunidades carentes, impulsionando as moedas sociais baseadas em blockchain do Brasil. De acordo com o comunicado, o projeto será lançado na cidade de Indiaroba, Sergipe, com a moeda social Aratu, marcando um marco na chegada das moedas sociais a regiões carentes.
Startup brasileira lança plataforma gratuita de IA descentralizada com foco em inclusão digital
A Orch-Mind, primeira plataforma brasileira de inteligência artificial federada, descentralizada e gratuita, será lançada oficialmente em agosto de 2025 com a proposta de democratizar o acesso à tecnologia no país. A plataforma opera diretamente nos dispositivos dos usuários, sem depender de servidores em nuvem. Isso garante maior controle, segurança e eficiência no uso da IA. Com funcionamento local e código aberto, o sistema permite que qualquer pessoa — mesmo sem conhecimento técnico — crie, treine e utilize uma inteligência artificial personalizada, de forma gratuita e colaborativa.
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este é um boletim informativo, com finalidade estritamente educacional e não se trata de um conselho de investimento ou uma sugestão para comprar ou vender quaisquer ativos ou tomadas de decisão financeira, também não é um conselho fiscal. Consulte um contador. Faça a sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão caso você realize uma compra através de um desses links. Sempre divulgaremos quando for o caso.