Giro Semanal Bankless BR DAO #174
Artigo: Minhas ferramentas favoritas para escritores cripto; e as principais notícias do mercado cripto.
Salve Nação Bankless,
É com muita alegria que trazemos até você mais esta edição do Giro Semanal, a newsletter da Bankless Brasil, para te deixar bem informado sobre tudo o que aconteceu na DAO e te atualizar com as principais notícias do mercado cripto da última semana.
À medida que o ecossistema cripto amadurece, surgem novas oportunidades para quem deseja contribuir de forma ativa e criativa. A comunicação e a produção de conteúdo tornam-se ferramentas essenciais para fortalecer comunidades, educar novos participantes e impulsionar a inovação no setor. Neste cenário, iniciativas que incentivam a escrita e a expressão de ideias ganham cada vez mais relevância.
No universo cripto, há espaço — e necessidade — para novos escritores que queiram compartilhar suas ideias, análises e criações. Se você já pensou em publicar textos sobre cripto, mas não sabia por onde começar, agora é a hora de dar o primeiro passo. No artigo “Minhas ferramentas favoritas para escritores cripto”, originalmente publicado pela Bankless HQ, o autor compartilha algumas das melhores ferramentas descentralizadas para publicar, divulgar e crescer como escritor cripto. Não deixe de ler na íntegra e descobrir quais são!
Aproveite este Giro Semanal. Nos siga nas redes sociais, compartilhe para que estas informações cheguem a mais pessoas. E não esqueça de mandar aquele GM no nosso servidor do Discord!
Seja seu próprio banco!
Rafa
🎉Faça parte da Bankless Brasil! Além de assinar o Substack, você também pode ser um membro da Governança adquirindo o NFT.
Artigos Bankless
Minhas ferramentas favoritas para escritores cripto
Escrever sobre cripto pode ser o início de uma jornada transformadora — e hoje, o ecossistema oferece uma variedade de ferramentas descentralizadas que tornam esse caminho mais acessível do que nunca. Neste artigo, você vai conhecer plataformas como Paragraph, Mirror e Fountain para publicações de textos longos, redes sociais onchain como Farcaster e Lens para divulgar seu conteúdo, além de soluções inovadoras como Firefly, Zora e Hypersub para monetizar e ampliar seu alcance. O autor também compartilha dicas valiosas para quem quer superar o medo de começar e construir sua voz no universo Web3. Se você sonha em escrever sobre cripto, este guia pode ser o impulso que faltava para tirar suas ideias do papel! Aproveite, leia na íntegra, agora em português!
Notícias escolhidas a dedo 📰
Recortes de notícias e links de acontecimentos importantes no universo cripto.
Mundo:
Presidente do Banco Nacional da Suíça rejeita pedidos para adotar Bitcoin como reserva
Segundo uma reportagem da Reuters publicada em 25 de abril, o presidente do Banco Nacional da Suíça, Martin Schlegel, afirmou durante uma reunião de acionistas em Berna, realizada mais cedo, que “as criptomoedas atualmente não atendem aos requisitos para compor nossas reservas cambiais”. As declarações foram feitas em meio à crescente pressão da indústria cripto local para que o banco central adicionasse Bitcoin (BTC) às suas reservas. Esta não é a primeira vez que Schlegel se posiciona contra a ideia. Relatórios do início de março citaram o presidente dizendo que não deseja transformar o Bitcoin em um ativo de reserva na Suíça, mencionando falta de estabilidade, preocupações com liquidez e riscos de segurança.
Ubisoft confirma novo jogo em plataforma Ethereum para 2025
A lendária empresa de jogos Ubisoft anunciou na última quarta-feira (23) que irá lançar, ainda em 2025, o seu mais novo jogo grátis para jogar (free-to-play), em parceria com a plataforma Ethereum e Web3, Immutable. O game se chama Might and Magic – Fates e trata-se de um jogo de cartas colecionáveis, que podem ser negociadas entre os usuários. Ele será lançado em breve para iOS e Android, permitindo aos gamers de dispositivos móveis uma imersão neste novo universo.
Ethereum fará atualização importante na rede; confira as datas
A Ethereum, principal plataforma de blockchain do mundo, implementará a atualização Pectra em sua mainnet. A mudança está programada para o dia 7 de maio. A atualização melhora o desempenho e a escalabilidade da rede e introduz recursos inovadores, especialmente com o EIP-7702, tornando o Ethereum mais acessível e seguro. A Pectra é a atualização mais significativa da rede Ethereum, incorporando 11 Propostas de Melhoria (EIPs). Ela se baseia em grandes atualizações como a Dencun (março de 2024), focando na melhoria da escalabilidade da Layer 2 (L2), otimizando as experiências dos validadores e aprimorando a facilidade de uso.
Abordagem L2 da Ethereum equivale a muitas cadeias de alto rendimento, aponta executivo da Avail
Segundo Anurag Arjun, cofundador da Avail, a escolha da Ethereum por escalar através de uma infinidade de soluções L2 oferece uma qualidade frequentemente negligenciada: "A beleza subestimada dessa arquitetura baseada em rollups é que ela permite que múltiplas equipes experimentem diferentes ambientes de execução e diferentes tempos de bloco." Isso permite o surgimento de um conjunto diversificado de sidechains de alto rendimento, em vez de uma única arquitetura singular em qualquer camada-1 monolítica, acrescentou o executivo. No entanto, sem verdadeira interoperabilidade, a mudança entre L2s continuará sendo tão complexa quanto a ponte de ativos entre diferentes ecossistemas blockchain, advertiu Arjun.
PayPal pagará 3,7% de rendimento anual para detentores da sua stablecoin
PayPal pretende lançar um novo programa de recompensas destinado a usuários que mantêm saldos em seu stablecoin PYUSD em carteira. De acordo com a Bloomberg, a empresa da Califórnia vai oferecer um rendimento anual de 3,7% para os clientes que cumprirem com os requisitos. Os clientes poderão optar por receber os rendimentos diretamente em PYUSD. No primeiro momento, apenas clientes dos residentes dos Estados Unidos terão acesso ao benefício. Esses ganhos serão acumulados diariamente e pagos mensalmente. Os usuários podem converter os valores em moeda fiduciária, como o dólar, por exemplo, enviá-los para outros usuários, usá-los em transferências internacionais ou até mesmo aplicá-los em compras com o PayPal Checkout.
Helium conecta milhares de locais nos EUA com Wi-Fi da AT&T
A AT&T deu um passo ousado ao integrar a rede descentralizada Helium à sua oferta de conectividade. A operadora passa a utilizar hotspots Wi-Fi instalados por usuários nos Estados Unidos, ampliando a cobertura sem construir novas torres. A rede Helium já conta com mais de 62.000 mil hotspots ativos nos Estados Unidos. Esses dispositivos operam como mini torres que fornecem sinal Wi-Fi em troca de recompensas em tokens. Agora, com a tecnologia Passpoint, os dispositivos dos clientes da AT&T podem se conectar automaticamente a esses pontos de acesso.
Polygon lança sistema que vai dar criptomoeda de graça, via airdrop, pra quem fizer staking de POL
A Polygon anunciou nesta sexta, 25, o lançamento do Agglayer Breakout Program, que permite aos holders de POL, token nativo da rede, realizar staking e ganhar criptomoedas de graça por meio de airdrops lançados na Polygon e que integrem o programa. A iniciativa tem apoio da Polygon Foundation e da Polygon Labs e busca acelerar o lançamento de projetos inovadores que se conectam ao Agglayer, a camada de interoperabilidade e escalabilidade da Polygon. Quem participar poderá ganhar entre 5% e 15% da emissão dos novos tokens.
A capital da Eslovênia, Liubliana, foi nomeada a cidade mais amigável ao setor cripto do mundo pela consultoria de migração Multipolitan. A cidade superou as vice-campeãs Hong Kong e Zurique, na Suíça, que empataram no Índice de Cidades Cripto-Friendly, conforme revelado no Relatório Cripto 2025 da Multipolitan. O índice avaliou 20 cidades e classificou sua afinidade com criptomoedas com base em critérios como regulamentação, ambiente tributário, qualidade de vida e infraestrutura digital e cripto. Segundo a Multipolitan, a avaliação considerou fatores como licenças locais, alíquotas de imposto sobre ganhos de capital, PIB per capita, acessibilidade habitacional e velocidade da internet.
Brasil:
Santander e Nuclea adotam blockchain e tokenização para ampliar liquidez no mercado de consórcios
Para destravar o valor de um mercado que movimentou R$ 378,7 bilhões em 2024, o Santander e a Nuclea desenvolveram uma solução baseada na tokenização de ativos, visando ampliar a liquidez e aumentar a eficiência da negociação de cotas de consórcios. O N-Cotas é um marketplace que conecta administradoras interessadas em vender cotas de consórcio canceladas ou em atraso a fundos que desejam adquiri-las, criando um mercado secundário para ativos tradicionalmente ilíquidos.
Regular o mercado de criptomoedas será prioridade do BC até 2026
Em entrevista concedida pelo diretor de regulação do BC, Gilneu Vivan, o mesmo afirmou que a regulamentação do mercado de criptomoedas no Brasil será uma das prioridades para o Banco Central entre 2025 e 2026, e a expectativa é que as normas sobre o mercado cripto sejam publicadas no segundo semestre deste ano. O executivo citou também o caso das stablecoins, que estão sendo debatidos no Congresso em projeto de lei. “Na medida em que avance o PL no Congresso, certamente isso vai ser objeto de alguma regulamentação da nossa parte”, disse.
Herança em criptoativos: como planejar a sucessão digital no Brasil
Com o avanço da adoção de criptomoedas, surge uma dúvida prática e urgente: como assegurar o acesso a esses ativos após a morte do titular? Plataformas digitais, como a Planeje Bem — plataforma especializada em planejamento pós-perda - desenvolvem soluções para integrar criptoativos à herança digital. A iniciativa surge diante de lacunas na legislação brasileira e dos desafios técnicos de acesso aos bens após a morte. No Brasil, o titular dos ativos deve informar com precisão onde eles estão armazenados e como acessá-los.
Ministério da Ciência e Tecnologia vai lançar blockchain 100% brasileira
No dia 25 de abril foi lançado o Observatório Nacional de Blockchain, a primeira blockchain 100% brasileira. O projeto tem como objetivo promover ações de pesquisa e desenvolvimento tecnológico em blockchain. Além disso, busca contribuir para o amadurecimento da blockchain no Brasil e demonstrar o valor da aplicação da tecnologia para a sociedade. A nova plataforma, que vai integrar universidades, empresas e setor governamental em uma rede descentralizada, é uma iniciativa do Projeto Ilíada.
O Itaú BBA, banco de investimento e atacado do Itaú, está atuando como assessor financeiro em uma transação para criação de uma nova empresa com foco exclusivo na acumulação de Bitcoin, que se chamará Oranje. O projeto pretende seguir os passos da Strategy (antiga MicroStrategy), se tornando a primeira companhia listada da região com essa estratégia. Dentre os motivos citados na criação da empresa está a adoção global que ainda está em somente 3%, mesmo com o BTC já sendo um ativo de US$ 2 trilhões, o quinto maior do mundo, e também a mudança no humor regulatório após a eleição de Donald Trump como presidente dos EUA, bem como a adoção da estratégia da Strategy por outras empresas dentro e fora do solo americano.
Itaú surpreende e libera negociação de Solana, USDC e XRP no app
Clientes do Itaú agora podem negociar Solana (SOL), USDC e Ripple (XRP) diretamente pelo aplicativo do banco. A novidade amplia o portfólio de criptomoedas disponíveis na plataforma, que já oferecia Bitcoin e Ethereum. O Itaú permite operações a partir de R$ 10, tanto na compra quanto na venda. O banco cobra 2,5% de taxa na compra, sem tarifas adicionais ou custos mensais na custódia dos ativos. Além disso, todas as negociações ocorrem dentro do próprio app, em um ambiente criptografado e intuitivo.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil ou ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este é um boletim informativo, com finalidade estritamente educacional e não se trata de um conselho de investimento ou uma sugestão para comprar ou vender quaisquer ativos ou tomadas de decisão financeira, também não é um conselho fiscal. Consulte um contador. Faça a sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão caso você realize uma compra através de um desses links. Sempre divulgaremos quando for o caso.