Minhas Ferramentas Favoritas para Escritores Cripto
Uma caixa de ferramentas onchain para aspirantes a escritores cripto sobre onde publicar, compartilhar e crescer usando ferramentas descentralizadas.
Prezada Nação Bankless,
No artigo de hoje, apresentamos a tradução do artigo My Favorite Tools for Crypto Writers, de autoria de William M. Peaster, originalmente publicado em Bankless HQ.
Minhas Ferramentas Favoritas para Escritores Cripto
Uma caixa de ferramentas onchain para aspirantes a escritores cripto sobre onde publicar, compartilhar e crescer usando ferramentas descentralizadas.
Comecei a escrever sobre cripto em 2017. Desde então, transformei a escrita em uma carreira e vi muitas ótimas ferramentas descentralizadas surgirem no nosso ecossistema, voltadas para criadores como eu.
Também vi muitos escritores chegarem depois de mim e construírem seus nomes por aqui. É sempre um prazer ler algo bom vindo de um rosto novo. E acredito firmemente que a criptografia precisa de mais escritores — como analistas, críticos, educadores, historiadores, poetas, etc.
Nosso espaço está sempre sedento por opiniões instigantes e discussões bem elaboradas, e sei, por experiência, que há muitas pessoas à margem que têm ideias que valem a pena ser publicadas, mas ainda não encontraram uma forma de começar.
A boa notícia? Se você conseguir superar esse primeiro obstáculo mental de se expor, você tem à disposição uma série de ótimas ferramentas para publicar seu conteúdo de maneira criptonativa.
Os pontos de partida mais óbvios, claro, são as plataformas de publicação descentralizadas. Elas são ótimas se você estiver interessado em postar conteúdos longos, como artigos opinativos ou guias extensos. Alguns dos principais nomes hoje são:
🪞 Mirror — No ano passado, a Paragraph adquiriu a Mirror. Eu recomendaria a Paragraph pessoalmente, pois é onde está o foco no momento, mas a Mirror ainda é sólida para publicação nas principais redes Ethereum Virtual Machine (EVM), e muitos projetos importantes continuam publicando por lá, como a Optimism.
✍️ Paragraph — A Paragraph já está por aí há um tempo, e está mais em alta do que nunca graças à sua crescente adoção nos ecossistemas da Base e do Farcaster, por exemplo, com o novo miniapp da Paragraph. Também é muito amigável com NFTs — você pode cunhar todo o seu post como NFT, só um trecho, ou incorporar um drop externo como quiser.
⛲ Fountain — A Fountain é uma nova plataforma de publicação open-source (de código aberto) nativa da rede Lens. Se você estiver mais envolvido com o ecossistema Lens do que com outros, a Fountain é uma escolha lógica para ser sua base de postagens longas por agora.
📝 Fileverse — Construída sobre diversas infraestruturas descentralizadas como Ethereum, Gnosis Chain, Arweave, IPFS, Safe e ENS, a plataforma dDocs da Fileverse é como uma versão onchain do Google Docs ou do Notion. Se estiver procurando um lugar para arquivar e compartilhar seus conteúdos, essa é outra opção interessante. Por exemplo, arquivei alguns dos meus poemas por lá.
Mas e se você for um artista textual que prefere postar conteúdos mais curtos, imagéticos, e quiser lançar suas criações textuais como colecionáveis de fato? Você também tem ótimas opções nesse caso, como:
🎴 Highlight — Essa plataforma EVM, que acabou de lançar uma nova UX de marketplace, permite que você publique projetos de NFT de todos os tipos. Se você prefere lançar seus escritos como imagens e tem uma coleção delas que quer divulgar de uma só vez, essa é, provavelmente, a melhor e mais eficiente ferramenta para isso hoje.
🤠 Rodeo — Se o que você quer é manter as coisas casuais e descontraídas, e busca uma experiência tipo Instagram para postar imagens de seus escritos, o Rodeo é provavelmente sua melhor opção atualmente. O app também passou a usar precificação em dólar, tornando-o ainda mais acessível aos usuários.
🔮 Zora — A Zora é uma plataforma onchain para criadores, onde você pode transformar instantaneamente qualquer conteúdo seu em memecoins. O projeto acaba de lançar suporte a texto, então agora você pode lançar pequenos textos como moedas aqui, caso esteja buscando uma alternativa mais líquida que os NFTs para seus escritos.
Claro, publicar seu conteúdo é apenas metade da batalha. A outra metade é colocá-lo diante de mais olhos, buscando aqueles efeitos secundários desejáveis, como fomentar boas discussões comunitárias, ganhar seguidores, etc.
Um multiplicador de força nesse sentido é postar seu conteúdo onchain em redes sociais onchain, como Farcaster e Lens.
No caso do Farcaster, o melhor app estilo Twitter para começar é o Warpcast (que provavelmente em breve será renomeado para Farcaster), pois tem uma grande base de usuários e um miniapp da Paragraph que facilita para os outros lerem e coletarem seu conteúdo.
Espere ver mais miniapps voltados para escritores surgirem por lá nos próximos meses — ou considere criar ou participar de canais de escritores, como o /words.
Enquanto o Farcaster está distribuído por três redes (Ethereum, OP Mainnet e Snapchain), a nova versão da Lens está implantada em sua própria rede dedicada, a Lens Chain. Se você quiser mergulhar nas postagens do ecossistema Lens, precisará se acostumar por lá.
Já mencionei a Fountain, que é como a versão Lens da Paragraph. Mas se você procura algo mais parecido com Warpcast ou X nessa rede, considere postar na Hey. E, se quiser ser ainda mais experimental, explore o novo estúdio Smart Media da Bonsai, que permite criar postagens com IA que evoluem e geram receita ao longo do tempo.
Dito isso, se você for do tipo que quer publicar seus textos simultaneamente no X, Farcaster e Lens, considere apps de crossposting Web3 como o Firefly ou o Yup.
Por fim, existem diversos apps variados que podem ser muito úteis. Pense em coisas como o Hypersub, que é como um Patreon onchain, onde você pode gerenciar assinaturas e enviar posts premium para seus maiores fãs.
E se você publicar um artigo que começar a ganhar tração, considere publica-lo no Kiwi News, que é como um Hacker News cripto-friendly para assuntos interessantes relacionados ao universo onchain.
Eu sei como é ficar nervoso ao postar algo seu. Sei como é ter síndrome do impostor — ainda tenho. Mas se você quer ser escritor(a) no mundo cripto, em algum momento vai ter que atravessar esse limiar e colocar seu nome na roda.
O maior obstáculo agora provavelmente é psicológico. Você vai melhorar com o tempo — todos nós melhoramos. Mas acho justo dizer que, em cripto, precisamos de mais pessoas se posicionando como escritores. Eu quero que você escreva. Não tenha medo de começar. E, se decidir dar esse salto, experimente essas ferramentas e faça com que funcionem pra você. E não hesite em me chamar — fico feliz em revisar qualquer coisa. Boa sorte!