Estado das DAOs #4 (parte 1) | DAO Talks
Você está lendo o Estado das DAOs, o boletim informativo de alto sinal e baixo ruído para compreensão das DAOs.
Prezada Nação Bankless,
Resolvemos dividir a (extensa) publicação “Estado das DAOs” em duas partes.
Hoje (parte 1), nós damos uma olhada no futuro das DAOs e no papel que elas irão desempenhar na integração do próximo bilhão de pessoas ao ecossistema cripto. As DAOs enfrentarão uma série de desafios conforme avançamos, mas estamos confiantes de que, em um futuro próximo, o trabalho auto-soberano florescerá e as DAOs mobilizarão a camada social para catalisar mudanças positivas.
Na próxima semana (parte 2), compartilharemos o resumo das melhores sacadas e ideias publicadas no cenário DAO, te ajudando a filtrar o ruído e atualizar-se nesse ecossistema.
Também estamos experimentando um formato novo STI (“Sem Tempo, Irmão"), com uma espécie de resumo antes do artigo, para você se manter atualizado das nossas publicações, mesmo se não quiser se aprofundar no texto.
Então, bora evoluir junto e embarcar nesse trem para o futuro do trabalho!
Seja um membro pagante e garanta acesso especial ao discord da DAO, e a um lindo POAP! Além de acesso exclusivo aos artigos do Bankless Brasil. Promoção especial até o final de 2021.
O Futuro das DAOs
Autor original: Saulthorin
Tradução, revisão e formatação: Guilda de Escrita BanklessBR DAO (btcallvictor, Brian Sander, Daniel B. Koch)
STI (Sem Tempo, Irmão)
DAOs precisarão navegar em águas regulatórias e ajudar os legisladores a definir o que significa para as DAOs operar como uma entidade de negócios legítima.
DAOs precisam descobrir a melhor forma de compensação do trabalhador e criar estabilidade econômica para os contribuintes.
NFTs são o Cavalo de Troia que colocarão o trabalhador comum na comunidade cripto.
Organizações tradicionais irão usar NFTs como currículos digitais. Já estamos fazendo isso dentro da comunidade Web3, mas a ideia irá se popularizar.
NFTs de música e propriedade fracionada irão aproximar músicos e fãs mais do que nunca.
DAOs precisarão descentralizar ainda mais os protocolos de votação e criar mecanismos resistentes a maus atores e baleias.
DAOs estão aqui para ficar e o futuro é promissor e brilhante. Eu vejo um futuro em que o trabalho auto-soberano é a norma e as comunidades digitais se mobilizam para fornecer estabilidade econômica a seus membros. Em vez de depender dos empregos diários da Web2, que muitos de nós fomos forçados a tolerar no mundo corporativo, seremos capazes de alcançar estabilidade financeira participando das comunidades das quais já gostamos e com as quais estamos envolvidos.
Ao longo dos próximos cinco anos, esse tipo de arranjo de trabalho auto-soberano parecerá cada vez menos obscuro e mais parecido com o que as coisas sempre deveriam ter sido. Não será mais algo estranho. Os trabalhos corporativos normais de 9 ~ 5 horas se tornarão esquisitos, enquanto o trabalho descentralizado se popularizará.
Embora o futuro seja realmente brilhante, as DAOs têm vários desafios que precisarão superar:
A legislação ficará provavelmente pior antes de melhorar.
A comunidade cripto precisará se esforçar e garantir que nossas vozes sejam representadas na política, a fim de garantir que uma legislação de senso comum esteja sendo criada, com o objetivo de aprimorar, não atrapalhar, a inovação neste espaço.
A regulação das DAOs e como estruturar uma DAO permanecerá um mistério.
Passando um tempo esta semana na decentralcon em Miami, fica muito claro que o status legal e a estrutura de negócios das DAOs são os assuntos mais levantados por muitas pessoas nesse setor. Vamos precisar ter o cuidado de nos certificar de que podemos formalizar DAOs como entidades de negócios legítimas, sem o sacrifício da descentralização. Se não o fizermos, nos tornaremos apenas corporações que operam na blockchain (nããão…)
A remuneração dos trabalhadores e a governança precisarão se estabilizar.
Muitos de nós trabalhamos em DAOs porque somos apaixonados pela descentralização e acreditamos na ideia do trabalho auto-soberano. Nossa convicção é o que nos move.
Infelizmente, convicção não paga as contas. Os líderes de comunidade e tomadores de decisão em DAOs precisarão realmente pensar sobre o que uma estratégia de compensação parece no contexto do trabalho descentralizado e em como atribuir valor ao trabalho que está sendo executado.
Esses desafios não são triviais e exigirão que todos nós permaneçamos engajados e concentrados em construir, e construir rapidamente. Podemos mostrar ao mundo uma nova forma de trabalho, mas fazê-lo de forma eficaz exigirá que estejamos mais engajados com o mundo normal, muito mais do que estivemos até agora.
Queríamos ir para o mainstream e agora estamos. É hora de trabalhar para promover a adoção em massa.
Nesse momento, a comunidade cripto e a Web2 estão isoladas em bolhas. Isso precisará mudar se quisermos que as DAOs se tornem uma parte normal do trabalho diário. Não podemos mais operar como os “super programadores sombrios” que somos considerados. Em vez disso, precisaremos sair para a luz e liderar a educação das massas sobre DAOs e, de forma mais ampla, sobre a Web3 e finanças descentralizadas (DeFi).
Como fazemos isso?
NFTs foram o Cavalo de Troia que levaram ícones da cultura pop e atletas de esporte ao ecossistema cripto. DAOs serão o Cavalo de Troia que colocarão o trabalhador comum na comunidade cripto.
Uma razão pela qual a indústria cripto permaneceu obscura para o mundo exterior é que as finanças descentralizadas (DeFi) são incrivelmente complicadas para aqueles que estão apenas começando. Para muitos, a pesquisa inicial e a configuração necessária para começar a interagir com aplicativos descentralizados (Dapps) sobrecarregam o usuário comum. Por outro lado, NFTs fazem sentido para muitas pessoas e parecem mais acessíveis. Eu acredito que as DAOs terão o mesmo efeito e muitos novos usuários das finanças descentralizadas (DeFi) serão integrados por intermédio de DAOs.
DAOs e NFTs criaram essa interseção única que realmente solidificou a indústria, porque para se envolver com NFTs ou trabalhar com DAOs, você precisa se familiarizar com a comunidade cripto. Por exemplo, para trabalhar em uma DAO, você pode precisar comprar tokens de governança ou adquirir um NFT para associar-se a uma comunidade. Para fazer isso, você precisa configurar uma carteira e adquirir um pouco de ETH. Você também pode precisar usar uma exchange descentralizada como a Uniswap para comprar alguns desses tokens de governança. Depois de algumas tarefas aparentemente mundanas, necessárias para começar a interagir com DAOs e NFTs, o usuário comum repentinamente se torna experiente em finanças descentralizadas (DeFi) por necessidade. É assim que conectaremos outros contribuidores ao ecossistema cripto e integraremos um bilhão de pessoas às DAOs.
O trabalho descentralizado será o novo normal.
Há muitas maneiras pelas quais as DAOs já moldaram a forma como trabalhamos e continuarão a fazê-lo no futuro. Se você quiser se aprofundar nesse assunto, eu recomendo fortemente a leitura do artigo da Bankless HQ sobre o Futuro do Trabalho, escrito por David Hoffman e traduzido com exclusividade para o português pela BanklessBR DAO.
No artigo, David explica como a ascensão das DO's (organizações digitais) irá operar no futuro descentralizado. Ele afirma que a BanklessDAO é uma organização digital de cultura, o que faz muito sentido. Definitivamente, vale a pena a leitura.
Embora possamos apenas especular sobre o que as DAOs enfrentarão no futuro, existem quatro tendências principais que eu acredito que ocorrerão rapidamente nos próximos cinco anos.
NFTs se tornam sua prova de trabalho (proof-of-work)
O processo tradicional de contratação está obsoleto. Isso não é novidade. Há anos que as pessoas reclamam do processo de recrutamento. Todos vocês sabem como é. Você passa uma hora inserindo todas as suas informações em algum sistema de terceiros, apenas para fazer exatamente a mesma atividade de novo em outro sistema hospedado pela empresa para a qual você está se inscrevendo. Esta é a Web2: sistemas fragmentados que não conseguem se comunicar uns com os outros. E assim, você está preso tendo que lidar com isso.
Não é o caso na Web3.
Vimos a onda de interesse e desenvolvimento desde as finanças descentralizadas (DeFi) até NFTs e DAOs. Parece muito claro para mim que a próxima evolução natural a partir daqui será uma grande onda de tokens sociais e identidade/reputação na rede
Sua identidade descentralizada será o ponto de acesso universal ao seu currículo digital. Seu currículo digital será um NFT e sua atividade na rede refletirá sua experiência de trabalho. Em breve, as organizações tradicionais adotarão NFTs como mecanismos para documentar e capturar o desempenho de trabalho e marcos importantes sobre a sua carreira. Conforme progride em sua carreira, você irá acumular NFTs que refletem seu conhecimento, proficiência e habilidades dentro de um domínio específico. Muito legal.
Embora ainda não existam muitos exemplos de currículos em NFT em organizações tradicionais, há sinais de que isso é inevitável. Por exemplo, os recrutadores da Web2 já estão pensando nas implicações de NFTs para o recrutamento e a Microsoft está criando (minting) um NFT para comemorar o lançamento do Windows 11. Em algum lugar da Microsoft, há uma equipe de engenharia que recebeu um NFT em razão do lançamento de um produto importante pelo qual eles eram responsáveis. Esse NFT é um item essencial em seu currículo digital. Embora essas ideias ainda estejam amadurecendo, já existem muitas oportunidades para começar a construir seu currículo digital na Web3 e, quem sabe, você pode ter que submeter um NFT para sua próxima aplicação a um emprego.
DAOs se mobilizam como redes de ativistas
DAOs se tornarão a camada social que catalisa mudanças políticas e institucionais positivas. As redes de comunidades se mobilizarão para combater a censura governamental e descentralizar a cidadania, até mesmo para enfrentar as mudanças climáticas. Isso já está acontecendo e só vai se acelerar nos próximos cinco anos.
Por exemplo, PAC DAO é um grupo de ativismo focado em aumentar a conscientização e educar as pessoas sobre cripto. Seu grupo está aproveitando a estrutura de uma DAO para se mobilizar rapidamente e divulgar a conscientização em nível global. A CitizenDAO está focada em buscar os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e a KlimaDAO está tentando usar DAOs e protocolos de blockchain para incentivar a neutralidade de carbono. Ainda estamos muito cedo, mas já existem grupos alavancando DAOs para o ativismo.
DAOs como a @KlimaDAO podem ser vistas como experimentos de ação macro coletiva: os indivíduos que compartilham o interesse no combate às mudanças climáticas são capazes de aproveitar seu poder para aumentar os preços das compensações de carbono - forçando empresas e países a responder mais rapidamente às mudanças climáticas.
Todos os partidos políticos tradicionais acabarão se tornando DAOs. Eles serão usados como veículos para fundos de campanha, o que proporcionará maior transparência sobre os políticos e quem os está pagando. Isso tornará muito mais fácil para os cidadãos decidirem se votam neles ou não. O que será interessante ver é se o financiamento da campanha se formará em torno das comunidades (DAOs) ou em torno de uma única pessoa por meio do uso de tokens sociais e propriedade fracionada.
Fazer lobby e defender um certo ideal político ou grupo será efetivamente representado por meio do depósito (staking) de NFTs para uma DAO que você apoia. A votação para escolha de líderes funcionará em um ambiente que eu gostaria de chamar de “política sem permissão”. O futuro da política não será sobre politicagem, mas sim sobre a construção de comunidades e as DAOs irão criar uma maneira de promover mudanças estruturais sem exigir um longo processo legislativo. Os políticos de sucesso no futuro estarão focados em nutrir suas comunidades e proteger os protocolos de software (veja políticos de protocolo) com os quais se preocupam.
DAOs se tornam o veículo para a economia criativa florescer
As DAOs possibilitam que as comunidades operem como centros (hubs) de comércio descentralizados. NFTs criam uma maneira de verificar a propriedade nessas comunidades e aproveitar seus benefícios. Essa foi uma grande libertação para a indústria da música, na qual tradicionalmente os músicos eram mal pagos ou forçados a assinar acordos unilaterais com estúdios de produção para vender suas gravações.
DAOs mudam tudo isso e NFTs permitem a propriedade fracionada da música que você ouve e do artista que você escolhe apoiar. Músicos criarão seus próprios tokens, representando a propriedade dessa comunidade. A comunidade de tokens sociais de uma banda representará seus 1000 verdadeiros fãs.
Sua banda de música favorita será uma DAO. E eles podem até te pagar para tocar com eles.
Uma plataforma nesse espaço com a qual estou muito animado é a Royal.io, que é uma plataforma para músicos e fãs se reunirem de maneiras criativas. A beleza da Web3 alinha os incentivos do criador e do usuário, o que não poderia ser mais verdadeiro com a plataforma Royal. Eventualmente, plataformas como a Royal serão onipresentes e você poderá ter uma fatia de sua música favorita na forma de token social do artista.
DAOs sombrias continuarão a ser uma preocupação
Organizações digitais devem ser descentralizadas. A maioria de nós concordaria com isso. No entanto, com a descentralização, há mais incerteza sobre quem está tomando decisões, já que não há um tomador de decisão central que supervisiona o processo como um todo.
Muitas DAOs dependem de tokens de governança para tomar decisões e, muitas vezes, o poder de voto é por token, não por pessoa. As implicações óbvias disso são a influência das baleias e dos maus atores nas decisões por voto. Se uma proposta contenciosa estiver em votação, um mau ator com tokens suficientes pode influenciar a votação em uma direção contrária aos desejos da comunidade.
Lidar com maus atores e manipulação de eleitores será algo que as DAOs terão que resolver. Isso exigirá um novo pensamento e inovação nos protocolos de votação e nas estruturas de governança que usamos para tomar decisões e chegar a consensos. Suspeito que veremos protocolos desenvolvidos para verificar a identidade de uma forma descentralizada (Proof of Humanity me vem à mente) e mais uso de coisas como a votação quadrática para combater algumas das inadequações dos atuais mecanismos de votação que estão sendo usados.
O caminho à frente para as DAOs é promissor, mas não sem seus desafios. Estou confiante de que construiremos soluções inovadoras que resolvam esses problemas difíceis. Ninguém disse que seria fácil ser pioneiro no futuro do trabalho, mas é certamente empolgante.
Deixe a era do trabalho auto-soberano começar.
Mão na Massa:
Leia: O Futuro do Trabalho, por David Hoffman
Curta: Crypto will fix the music industry por Coopahtroopa
Junte-se: ao BanklessBR DAO, assinando nossas publicações e entrando em nosso servidor do Discord.
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Por vezes, podemos adicionar links para produtos que uso neste boletim informativo. Posso receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Isso sempre será divulgado quando for o caso.
Post Original: State of DAOs #4: The Future of DAOs | Dec. 2nd, 2021
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em patrocinar a newsletter do Bankless com a divulgação de algum produto/serviço ou protocolo, mande um email para
contato@banklessbr.com