Estado das DAOs #2 | DAO Talks
Você está lendo o Estado das DAOs, o newsletter de sinal alto e barulho baixo para entender DAOs.
Prezada Nação Bankless,
Nesta publicação do Estado das DAOs, relembramos como as DAOs evoluíram, de suas versões primordiais ao ecossistema emergente que está surgindo hoje.
Também destacamos artigos escolhidos a dedo que capturam o estado atual das DAOs, e compartilhamos conselhos importantes para destravar os destaques e modas mais recentes.
Embarque conosco nessa jornada sobre o “Futuro do Trabalho” e vamos evoluir juntos!
Autores: Guilda de Escrita do Bankless DAO (gioser, Alvo von A, Adi G, hirokennelly.eth, Jake and Stake, scottyk, siddhearta, frogmonkee)
Tradução, edição e formatação: Guilda de Escrita do Bankless BR DAO (DSJ, ARNLD, Guilherme Barbosa, Daniel B. Koch)
Seja um membro pagante e garanta acesso especial ao discord da DAO, e a um lindo POAP! Além de acesso exclusivo aos artigos do Bankless Brasil. Promoção especial até o final de 2021.
Uma História das DAOs
Autor: Gioser
A sociedade é um empenho em coordenação e organização humana. Governos organizam o povo e o estado para servir e providenciar pelo bem-estar dos seus cidadãos. Políticos organizam os constituintes que servem. CEOs organizam trabalhadores e recursos para satisfazer seus clientes. Porém, muitos de nós nunca alcançaremos estas posições de poder, responsáveis por coordenar humanos em escala. Esta divisão entre os coordenadores e os coordenados resultou em um desconexo em valores e metas entre os dois grupos. Esta é a exata razão por nós sentirmos que não podemos mudar as coisas ao nosso redor, quando tentamos fazer o mesmo.
DAOs consertam isto.
Organizações Autônomas Descentralizadas são uma maneira eficaz de trabalhar com pessoas de igual pensamento de todos os cantos do mundo. Pense nelas como uma organização nativa à Internet que é gerenciada coletivamente por seus membros, que também são seus donos. DAOs dão as ferramentas necessárias para organizar pessoas e recursos com eficácia, fazendo-as acessíveis a todos. Se pessoas suficientes quiserem trabalhar até uma meta comum, elas podem se organizar e trabalhar para mudar e formar o futuro como acharem melhor.
DAOs são organizações abertas. Solo fértil para experimentos com estrutura, governança, modelos de token e o futuro do trabalho. - Aaron Wright
Ou, como articulado por frogmonkee & William M Peaster em seu artigo recente, DAOs são:
Descentralizados, porque são possuídos pela comunidade, crescidos pela raiz e organizados levemente (ao contrário de uma organização hierárquica, estruturada rigidamente e centralizada, como uma agência burocrática)
Autônomos, porque suas regras e tesouros compartilhados são codificados e impostos automaticamente no blockchain do Ethereum.
Organizações, porque são grupos de pessoas que se associam e coordenam em torno de propósitos específicos.
Origens das DAOs
O conceito de uma DAO já existiu por algum tempo, mas só prosperou recentemente.
As primeiras referências às DAOs surgiram nos anos 90, para descrever sistemas de agentes múltiplos em um ambiente de Internet das Coisas e ações pacíficas descentralizadas nos movimentos sociais contra a globalização. O significado contemporâneo de DAOs pode ser traçado até o conceito da Corporação Autônoma Descentralizada, que apareceu quase ao mesmo tempo que o Bitcoin. O modelo de DAC foi usado como um conceito em fóruns antigos e chats dos primeiros entusiastas de cripto, e referia a um modelo de governança que usava ações tokenizadas como meio de providenciar dividendos a acionistas. Como o termo era ligado a um modelo de governança corporativa, foi visto como restritivo demais e abandonado.
No fim de 2013, o conceito ressurgiu em um artigo por Vitalik Buterin, onde ele sugeriu o termo Organizações Autônomas Descentralizadas (DAO) para descrever o ‘santo graal’ de tipos de organização, uma ‘entidade que vive na internet e existe autonomamente, mas que também depende muito de contratar indivíduos para realizar certas tarefas que o próprio automato não pode’.
As características mais importantes e básicas de uma DAO neste sentido eram acreditadas a ser “descentralizado e autônomo”.
“Descentralizado” reflete uma organização onde “o código é lei”, com as operações do dia-a-dia sendo baseadas em infraestrutura descentralizada onde a comunidade não é controlada por um grupo pequeno de acionistas ou um único indivíduo.
“Autônomo” é refletido no fato que suas operações diárias são programadas e impostas automaticamente ao atingir uma meta específica.
Alguns podem argumentar que o Bitcoin é efetivamente o primeiro DAO, mas o termo é atualmente entendido como referência, não a uma rede de blockchain, mas organizações com contratos inteligentes em cima de uma rede de blockchain existente.
Evolução das DAOs
Em Maio de 2016, alguns membros da comunidade do Ethereum anunciaram a criação da primeira DAO, chamado The DAO, que logo se tornou um dos maiores acontecimentos na comunidade do blockchain do Ethereum. Antes do seu lançamento, The DAO tinha um período de criação inicial durante o qual as pessoas podiam enviar Ether a um endereço único de carteira em troca de tokens da DAO em uma escala de 1 a 100. The DAO acabou arrecadando 12.7M de Ether ($150 milhões de dólares na época, ou mais de R$ 150 bilhões no valor atual). Na essência, a plataforma permitiria que as pessoas mostrassem suas ideias à comunidade e recebessem fundos pela sua implementação. Porém, o experimento durou pouco, até The DAO ser hackeado um mês após seu lançamento.
O hack do The DAO regrediu esse ecossistema, entrando em um bear market de DAOs. Alguns anos depois do hack, o conceito de DAOs começou a ganhar tração mais uma vez à medida que iniciativas pequenas começaram a ser construídas. A experiência do hack ao The DAO levantou questões legítimas sobre se alguém deve ser responsável em DAOs e como abordar bem os detalhes da governança, incluindo como corrigir falhas no código e abordar responsabilidade por perdas. Durante 2019, ou como muitos o chamaram, o ano da DAO, testemunhamos o surgimento de uma variedade de novos projetos e conceitos que focaram amplamente nas categorias de ferramentas básicas e sua aplicação em criar DAOs. Uma lista incompleta incluiria:
Aragon: Uma Plataforma de Desenvolvimento de DAOs que permite a qualquer pessoa criar e gerenciar qualquer organização. O Aragon foca em providenciar um jeito seguro de formatar uma organização geral em vez de construir produtos e mecanismos de formação de decisão em torno de casos específicos. O mecanismo de governo do Aragon permite a seus titulares de token ver todas as propostas de decisão.
DAOStack: Foca em construir uma plataforma maior de coordenação para DAOs usando mercados de previsão para igualar seus membros com projetos. a DAOstack, desta forma, prioriza mecanismos de tomadas de decisão descentralizados.
MakerDAO: Uma plataforma autônoma de empréstimos no Ethereum e o provedor do stablecoin DAI. O Maker está usando a estrutura de governança de DAOs para fazer decisões de governança do protocolo, no qual titulares de MKR podem participar em enquetes de governança e votos executivos para fazer mudanças ao protocolo Maker e seus mecanismos de governança.
MolochDAO: O Moloch é um programa de fundos do Ethereum desenhado para financiar projetos de infraestrutura no Ethereum (crowdfunding). O MolochDAO opera de um jeito parecido com The DAO, onde pessoas podem doar ETH ao sistema, e membros existentes votam para decidir se os aceitam como membros. Membros podem enviar propostas de fundos à plataforma e votar em outras propostas de fundos. A MolochDAO, ao longo dos anos, viria a inspirar inúmeras novas DAOs, muitos dos quais são forks diretos dele.
O tópico de governança de DAOs tem sua própria história a respeito do ecossistema de cripto que não será explorada totalmente aqui. Notavelmente, a iniciativa do MolochDAO, criado em janeiro de 2019, foi o catalisador para o renascimento das DAOs. A inovação central do MolochDAO apresentou a criação de um ERC-20 como o padrão técnico para contratos inteligentes de DAO, que inspirou a criação de uma série de novas DAOs como forks diretos dele. Há agora uma explosão Cambriana de DAOs, liderada pelo MolochDAO e as dúzias de forks que o seguiram (MetaCartel e outros).
O Estado Atual das DAOs
Ainda estamos no começo desta revolução em infraestruturas de DAO. Ideias sobre DAOs e seus mecanismos de governança já existem faz um tempo, mas só estamos começando a ver a proliferação destas organizações agora. Junto com o crescimento de DAOs orientadas tecnicamente, vimos ultimamente a ascensão de uma abordagem diferente e orientada socialmente a eles.
Apesar de não haver uma linha concreta que separe estes dois segmentos, enquanto DAOs existem em um espectro de descentralização e autonomia, DAOs orientadas socialmente existem mais para reunir o povo, achar novas maneiras para eles interagirem, se reunirem e colaborarem.
Exemplos destes tipos de DAOs incluem coletivos e grupos pseudoanônimos que gerenciam fundos, compartilham sua paixão por artistas e NFTs (PleaserDAO & FlamingoDAO), ou até criam DAOs sobre mídia e cultura (BanklessDAO & FWB).
Neste sentido, pode-se dizer que DAOs contemporâneas são comunidades de pessoas que decidem alinhar suas ideias, valores e sua visão, e devotar seu tempo a criar organizações baseadas nos valores centrais do mundo blockchain (abertura, transparência e descentralização).
DAOs não são produtos, são infraestruturas para tomar decisões sobre produtos ou projetos. Se seu DAO fizer sucesso você nem deveria saber que ele está lá, será apenas uma comunidade com bom funcionamento - Eva Beylin
Como dito acima, DAOs representam uma mudança de empresas tradicionais onde elas podem ser globais e descentralizadas geograficamente desde o começo, livres de permissões em seu acesso e contribuição, e podem minimizar fricção em torno de empregabilidade, contratos e identidade.
Enquanto parece que estamos andando a uma nova era a respeito da estrutura, da funcionalidade e dos produtos de uma DAO moderna, há uma coisa que podemos dizer com certeza - os tipos de coordenação social, o grau de inovação, o florescer da criatividade, e as novas maneiras de se relacionar com o outro que as DAOs descobriram estão aqui para ficar e revolucionarão o nosso mundo!
Mão na massa
📖 Leia este artigaço (em inglês) sobre a Prehistória das DAOs.
⛏️ Cave mais fundo na nossa luta contra Moloch (em inglês).
🎧 Ouça a entrevista do David (em inglês) com Griff Green, que lançou The DAO.
DAOs a uma olhada rápida
Artigos (em inglês) escolhidos a dedo para entender o estado atual do ecossistema de DAOs
Relato do Meio do Ano de Tokens Sociais
Autor: Forefront
O Forefront lançou o seu Relato do Meio do Ano de Tokens Sociais em colaboração com o Coopatroopah. Vimos um crescimento incrível até agora, incluindo um crescimento de mais de 500% no market cap de tokens sociais (em agregado) , e um crescimento de 200% de endereços titulares de tokens sociais. Aqui estão alguns destaques do relato:
$BANK é o token social mais titulado amplamente! Seguido por $WHALE e $FWB.
Seasons (temporadas, intervalos fixos de tempo) estão emergindo como o método principal de emitir tokens sociais, distribui-los e organizar atividades na DAO.
O Coinvise ajudou mais de 280 comunidades e criadores a lançarem um token social no Ethereum.
O Rally está ajudando criadores de conteúdo em plataformas web2 como Twitch, TikTok, Spotify e Instagram a lançarem tokens sociais.
Subidas notáveis incluíram Forefront, FWB, Coinvise, Rally, Bitclout e Seed Club.
Vendas de NFT em 2021 aumentaram em 30.000%, de $94.8 milhões de dólares em 2020 a $13 bilhões de dólares em 2021.
Como DAOar 201: Integração como Orientação
Autor: rafa
Este artigo pelo Creator Cabins mergulha fundo sobre com embarcar em DAOs e dá conhecimentos sobre o estado atual. O Creator Cabins dá uma nova estrutura para colaboradores a bordo em vez da abordagem unidirecional tradicional de compartilhamento de conselhos e instruções.
Leia este artigo para embarcar e aprenda o seguinte:
Como embarcar numa DAO é diferente de um ambiente corporativo tradicional
Práticas atuais em algumas dos maiores DAOs - Bankless, FWB, Forefront etc.
Wayfinding como uma nova estrutura para embarcar em uma DAO
Como desenhar e implementar um novo processo para embarcar
Como DAOar 301 - Recompensas de Contribuição
Autor: rafa
O Creator Cabins está a construir uma DAO que transcende o virtual e o real. O terceiro episódio detalhando sua jornada mergulha no tópico de design de incentivos para motivar contribuições de membros. É um artigo cheio de memes que deve ser marcado como um guia para organizações que querem estabelecer um sistema de recompensas transparente, descentralizado, justo e sustentável. Aqui vai um pouco:
Princípios de Recompensas: Qual a estrela do norte? Identificar a filosofia base da DAO e as práticas associadas que devem cuidar dela.
Elegibilidade para Recompensas: Quem deve ser recompensado? O Cabin vê isto como um esforço duplo, já que envolve estabelecer os tipos de trabalho a serem reconhecidos junto com o papel ou nível de contribuição que querem encorajar.
Estrutura de Recompensas: O que devemos recompensar, sob quais termos? O reconhecimento pode vir em várias formas e o artigo providencia um exemplo hipotético, que cobre vários cenários.
Quantidade de Recompensa: Quanto devemos recompensar? Há muita nuance nisto, pois remuneração pode ser calculada ou por decisão individual, ou por algoritmo, ou por uma combinação dos dois.
Consenso de Recompensas: Como concordamos na recompensa? Uma DAO deve colocar seguranças para proteger o tesouro. O consenso para a distribuição pode ser delegado a um grupo seleto ou decidido por um voto.
DAOs: Absorvendo a Internet
Autor: The Generalist
Este artigo te ajudará a entender DAOs. No contexto dos últimos 200 anos, empresas provaram ser a unidade organizadora dominante para facilitar revoluções tecnológicas e estruturas societais. Agora temos um novo primitivo para usar: a DAO. Enquanto cada DAO varia em grau de Descentralização, Autonomia e Organização, esta tecnologia pode trazer uma sociedade de titularidade e mudar fundamentalmente as dinâmicas do nosso dia-a-dia. Este artigo te arma com o contexto histórico de DAOs, as ferramentas para começar e participar em um, e uma estrutura para entender DAOs em geral.
DAOs são uma maneira nova de organizar pessoas. Dando ao povo titularidade em troca de suas contribuições, podemos criar entidades que providenciam ativos e capital com transparência.
Vários tipos de DAOs surgiram para servir casos de uso diferentes. De DAOs de investimento a DAOs de Protocolo a DAOs Sociais a DAOs de Mídia. Cada DAO tem sua própria missão, organização e energia. Enquanto todos são DAOs que compartilham uma ética de titularidade e transparência, eles podem surgir de maneiras muito diferentes. DAOs são empresas? Co-ops? Redes?
Ainda é cedo. Quando se trata de infraestrutura, influência ou AUM de DAOs, eles podem absorver a internet, tornando-se os blocos de construção fundamentais da nossa nova sociedade web3. Acionistas escolhem seu próprio trabalho e organizam a si mesmos, criando as condições para um comportamento emergente. Os pontos fortes e fracos destes primitivos organizacionais continuam a ser descobertos.
DAOs têm vulnerabilidades claras que ainda serão abordados totalmente. Ataques Sybil, invasão de governança, e explorações de contratos ainda são perigos para DAOs hoje. Os resultados de nossas economias incentivadas de títulos ainda estão sendo finalizados. Além disso, o estado legal das DAOs ainda está em questão, mas sendo discutido.
DAO Masters
Autores: Julia Lipton & Team
A paisagem das DAOs está amadurecendo e mais ferramentas relacionadas a DAOs estão sendo desenvolvidas a um passo rápido. a DAOMasters é um projeto para revisar e organizar estas ferramentas relacionadas às DAOs. A DAOMasters dá aos usuários a habilidade de explorar as ferramentas exigidas para lançar, gerenciar e crescer uma DAO. Além disso, os usuários podem revisar e dar notas a estas ferramentas.
A DAOMasters foi financiada e construída pela comunidade. Eles lançaram a sua campanha no viamirror e arrecadaram mais de 20 ETH de 122 pessoas. Quando a campanha foi fechada, a DAOMasters lançou um Discord onde donos de token $DAOMASTR se juntaram e organizaram em três times de projeto - produtos, conteúdo e operações de comunidade.
A versão 1 do projeto foi completada em menos de seis semanas. Eles estão planejando organizar sessões onde donos de $DAOMSTR se reunirão e decidirão o que comprar depois. Junte-se ao Discord deles e participe da conversa.
Opiniões Sobre o Ecossistema
Insights do ecossistema DAO
- DAOs não são organizações sem líder, mesmo que eles não admitam.
Estruturas Legais para DAOs
Autor: Anon
Opiniões 🔑:
Há atualmente cinco opções principais para estruturar uma DAO como uma entidade legal:
Não criar uma entidade legal pra começar, o que pode levar a responsabilidade de membros ou impostos não pagos.
Incorporar-se nos EUA sob a lei de DAOs em Wyoming (não faça isso) ou como uma LLC em Delaware (melhor).
Criar uma fundação onshore (Suíça, Cingapura), que reduz responsabilidade legal e dá à DAO uma jurisdição para pagar impostos.
Crie uma fundação offshore (Panamá, Ilhas Cayman, IVB). Ao contrário da Suíça e da Cingapura, estes locais são neutros em impostos, mas muitos locais têm outras desvantagens, incluindo visões piores do cenário cripto.
Alguma combinação dos pontos acima. A abordagem mais comum foi misturar: como uma entidade Cayman + Singapura, que atinge um balanço entre responsabilidade legal e proteção de impostos.
7 Entendimentos Após 1 Mês de Contribuir a uma DAO
Autora: Samantha Marin
Opiniões 🔑:
DAOs são movidos a uma paixão comunal por progresso deliberado.
Membros existentes dão as boas-vindas aos novatos com empatia e é fácil de achar maneiras compensadores de se envolver.
DAOs precisam de ferramentas maiores se quiseram alcançar uma escala:
Colaboração descentralizada é um desafio, especialmente quando muitos patronos são sustentados por trabalho externo.
Não há um guia para o que é esperado. As pessoas aprendem em tempo real e o espírito da democracia implica um monte de votos.
Decisões exigem uma deliberação considerável, o que pode atrasar o progresso.
No final, avançar a agenda requer iniciativa e às vezes isto conflita com a meta de alcançar consenso livre de confiança.
Apesar dos desafios, as DAOs vão fazer do mundo um lugar melhor.
Lisboa Descobriu a Evolução das DAOs, Solarpunks vs. Lunarpunks e Mídias Sociais Web3
Autor: David Liebowitz
Opiniões 🔑:
LISCON reúne o criptoverso para discutir novos desenvolvimentos e providenciar conhecimentos sobre aonde vamos, e não é só ao oeste.
Muitas pessoas encontram seu caminho ao Web3 através de NFTs ou jogos play-to-earn. Este é o seu portal ao metaverso. Depois dos NFTs e do play-to-earn, DAOs são o próximo passo lógico para os engajados com Web3. O futuro da governança das DAOs está em novos modelos de token e subDAOs, onde tomadas de decisões é por prova de personalidade ou prova de participação.
O Web3 não é o futuro, mas é o presente - o sonho dos cyberpunks se tornando realidade. Somos os donos dos nossos meios de produção, já que usuários Web3 são donos dos próprios dados e conteúdo.
Solarpunk e Lunarpunk são posições filosóficas onde seus aderentes concordam no poder transformativo de DAOs e Web3, mas diferem em como resolver problemas de coordenação.
Lunarpunks têm anonimato como seu maior princípio de ordem, e querem construir o DarkFi - protocolos DeFi e DAOs anônimos, e jogos play-to-earn focados em privacidade. O DarkFi é a melhor maneira de resolver problemas de coordenação - quando os usuários estão seguros da opressão, a coordenação aumenta.
Por outro lado, Solarpunks querem usar a tecnologia de código aberto para resolver problemas de coordenação, já que transparência e imutabilidade maximizam a coordenação, logo providenciando soluções significativas para problemas associados a mudanças climáticas e fundos para bens públicos.
Vidas Melhores Através de Redes
Autores: David Ehrlichman & Jose Mejia
Opiniões 🔑:
Este é um trecho do novo livro de David Ehrlichman, “Impact Networks”.
Modelos para organizações estão saindo de estruturas hierárquicas ou “comandar e controlar”.
DAOs são redes de partidos alinhados motivados por um propósito compartilhado e relações fortes.
A diversidade forma soluções criativas para problemas, o que leva a um todo que é maior que sua soma de partes. Esta emergência é a qualidade que dá ás redes seu potencial.
Por Que Seu Chat de Grupo Pode Valer Milhões
Autor: Max Read
Opiniões 🔑:
DAOs são co-ops baseados em blockchain com constituições de software.
DAOs fazem dos criadores donos da plataforma onde constroem em proporção às suas contribuições.
A positividade das DAOs é uma parte crucial da cultura. Enriqueza e melhore o mundo em uma cartada.
Em muitas DAOs, tokens recompensam participação, garantem direitos de voto, e mais importante, são trocáveis - o que significa que podem acumular valor.
Enquanto DAOs foram designadas as mesmas proteções legais que LLCs em Wyoming, DAOs ainda estão em uma área ambígua regulatória.
DAOs usando tokens para coordenar grupos diferentes de pessoas podem levar a grandes resultados, mas se nada de valor foi criado, acabam parecendo mais um grupo de marketing multi-nível.
Destaques de Eventos
Permissionless Conference - Os ingressos para uma das maiores conferências DeFi já estão à venda! Mais de 5 mil pessoas comparecerão no total, e a cada duas semanas, mais 250 ingressos são liberados. Quando os 250 ingressos forem comprados, o cadastro é fechado e você deverá esperar até o próximo lançamento. Palestrantes incluem Ryan Sean Adams e David Hoffman do Bankless, além de vários outros. Junte-se a nós de 17 a 19 de Maio de 2022 em Palm Beach, na Flórida, para o evento.
DAO Global Hackathon 2021: O DAO Global Hackathon é uma corrida virtual para construir primitivos de governança, patrocinado pelos maiores provedores de infraestrutura. Resolva limitações tecnológicas das ferramentas existentes da DAO (Hackathon Parte 1) e seja livre para construir a próxima fronteira de primitivos de coordenação (Hackathon Parte 2). Um prêmio combinado no valor de mais de R$ 500 mil reais será distribuído entre os vencedores selecionados.
DAO em Destaque: Olympus DAO
A razão de stablecoins serem tão prevalentes no DeFi é porque, bem, são estáveis. Porém, muitos investidores querem algo que é estável, mas não algo que é necessariamente atrelado a uma moeda fiduciária. É aí que entra o Olympus DAO.
O Olympus DAO apresentou o token $OHM para ser uma moeda flutuante livre apoiada por vários ativos, que o tesouro usará para comprar OHM de volta se o preço do token cair. Isto, efetivamente, coloca um preço mínimo no OHM.
O que realmente faz deste ativo tão interessante é a introdução de Liquidez Titular do Protocolo, onde o OHM é dono da liquidez e em troca emite títulos. Em vez de “alugar” liquidez, o protocolo é dono da liquidez ajudando a estabilizar o preço do token, promovendo crescimento a longo prazo e capturando o lucro.
O Olympus DAO lançou recentemente o Olympus Pro, que vai oferecer serviços de títulos parecidos para outros protocolos. O lançamento do Olympus Pro mostra que o Olympus DAO está sempre mirando adicionar valor à sua comunidade e continuará a inovar.
Se você quer aprender mais; dê uma olhada no site deles, dê um oi pra equipe no Discord deles, ou tente se integrar com o mais novo produto deles; Olympus Pro.