DAOs têm um longo caminho pela frente | DAO Talks
As DAOs são livres, caóticas e idealistas. Mas os devotos do DAO dizem que elas são o futuro das empresas. A estrutura tem que crescer antes.
Prezada Nação Bankless,
Nos artigos DAO Talks, você já deve estar se acostumando a ler publicações onde defendemos as organização autônomas e descentralizadas como o futuro do trabalho.
De fato, vemos que essa é uma nova forma de coordenar pessoas, gerando valor e riqueza, que privilegia nossos esforços pessoais e méritos, sem distinções de gênero, idade, orientações políticas, religiosas ou ideológicas. É a forma mais livre e igualitária de colocar comida na mesa, pelo menos daquelas disponíveis hoje no mercado de trabalho.
Mas, nesse artigo, publicado originalmente na Decrypt, colocamos um conta-ponto sobre como a descentralização pode refletir em uma desorganização caótica. A explosão de novas DAOs no mundo digital, chega até mesmo a nos provocar: o que pode ou não ser considerada uma DAO?
Não temos ainda essa resposta. Ela ainda está em construção, assim como todo esse novo universo.
Seja um membro pagante e garanta acesso especial ao discord da DAO, e a um lindo POAP! Além de acesso exclusivo aos artigos do Bankless Brasil. Promoção especial até o final de 2021.
Autor: Daniel Roberts (Decrypt)
Tradução, revisão e formatação: Guilda de Escrita BanklessBR DAO (Guilherme Dias, Rodrigo Faria, Daniel B. Koch)
DAOs têm um longo caminho pela frente
As DAOs são o futuro das empresas?
Isso é o que muitos membros de DAOs adoram dizer. Eles falam sobre governança descentralizada e tomada de decisão aberta, tudo incentivado pela alocação de tokens. Fazem tudo acontecer pelo Discord e elogiam os efeitos de rede dos grupos. (Em nosso Ethereal Virtual Summit (mai/21), o fundador do BeetsDAO, uma DAO para investimento em Euler Beats NFTs, disse que esse networking levou o grupo para uma colaboração com Snoop Dogg).
Você deve ter lido que nós, da Decrypt, estamos no processo de construção de uma DAO de mídia com amigos e conselheiros da Gitcoin, Friends with Benefits, ACJR, The Defiant e muitos outros. No espírito público e aberto das DAOs, temos sido radicalmente transparentes ao compartilharmos nossas lições do nosso ambiente de testes (sandbox).
Então, com o mesmo espírito, aqui está uma das minhas maiores conclusões: DAOs são barulhentas e caóticas. Alguns membros se envolvem obsessivamente; outros aparecem uma vez por semana e depois desaparecem — e os participantes mais ativos ficam frustrados com o nível de participação dos menos ativos. Às vezes, as notificações do Discord são velozes e furiosas; às vezes ficam em silêncio por um ou dois dias inteiros. E tem tantas ferramentas diferentes que você precisa usar… Depois de discutir algo longamente no Discord, você se dirige ao Discourse para postar uma proposta; você atribui e bloqueia funções de usuário no Collab.Land; quando quiser determinar quantos tokens cada membro deve receber, usa o Coordinape.
Se este for o futuro das empresas, elas seriam empresas muito erráticas.
Até Cooper Turley, um milionário de 25 anos e co-fundador de várias DAOs (ele é @Coopahtroopa para seus 56.000 seguidores), admite que o cenário das DAOs é um "Velho Oeste" agora, e diz que necessita de mudanças. E ele não é o único. Na conferência Messari Mainnet (set/21) em Nova York, vários palestrantes entrevistados pela Decrypt disseram que estão em mais de 20 DAOs diferentes. Como as pessoas em mais de 20 DAOs podem dar a cada uma delas o mesmo tempo e atenção?
Elas não conseguem.
"A maioria das pessoas não consegue trabalhar significativamente em mais de duas ou três DAOs. Portanto, um padrão comum é as pessoas passarem 80% do seu tempo em uma DAO principal e, em seguida, 20% do seu tempo se envolvendo em duas ou três outras DAOs. Acho que isso é saudável e benéfico”. - Kevin Owocki (Gitcoin).
Turley deu uma divisão semelhante de compromisso com o tempo: "90% dos membros da DAO serão passivos, eles não farão nada; 9% estarão nas bordas, contribuindo perifericamente; e 1% serão colaboradores muito ativos."
Isso faz mais sentido para mim: as pessoas priorizarem a DAO que mais lhes interessa. Mas eu ainda digo o que faz mais sentido é: não estar em 20 DAOs diferentes. Que tal duas ou três?
E então há o apelo da tomada de decisão descentralizada, sem ninguém no papel principal. Esse é o ponto principal de uma DAO. Mas esse modelo não faz sentido para todo tipo de projeto.
"Penso que é bom ter uma voz proeminente e Vitalik não é mais a única voz no Ethereum. Quando se trata de líderes, minha opinião é que isso está provavelmente certo [que algumas DAOs precisam de um líder claro], mas, basta construir uma empresa. Se você quer um CEO, se você quer um conselho, temos mecanismos para isto. Isso não é uma DAO... você não precisa chamá-la de DAO" - Aaron Wright (OpenLaw).
Não me interpretem mal: estou impressionado com o entusiasmo e a magia do brainstorming que os membros da comunidade DAO trazem para o Discord. Eu amo a geração de ideias orgânicas e a atribuição cuidadosa de funções. Mas se as DAOs permanecerem caóticas, elas não vão muito longe como um modelo de negócios.
Talvez a verdade é que "DAO", assim como "criptomoeda", já está se tornando uma palavra imprecisa. "Acho que DAO é um nome inapropriado. Na verdade, estamos falando apenas sobre organizações digitais." disse Owocki.
Artigo Original: DAOs have a long way to go
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Por vezes, podemos adicionar links para produtos que uso neste boletim informativo. Posso receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Isso sempre será divulgado quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em patrocinar a newsletter do Bankless com a divulgação de algum produto/serviço ou protocolo, mande um email para
contato@banklessbr.com