Como negociar ações sintéticas
Aprenda a usar o Protocolo Mirror para obter acesso às principais ações como AMZN, AAPL, e TSLA.
Prezada Nação Bankless,
Vamos democratizar o acesso a ativos e serviços financeiros para todos.
Não importa onde você mora ou quanto dinheiro você ganha, todos deveriam ter o mesmo acesso às oportunidades. Alguém que vive no sudeste asiático deveria ter as mesmas oportunidades que alguém nos Estados Unidos — inclusive a oportunidade de obter um acesso às ações da Apple, por exemplo!
É isso que é interessante no Protocolo Mirror. Eles estão construindo um protocolo de ativos sintéticos que suporta as principais ações dos EUA como AMZN, AAPL e TSLA.
Mas aqui está outra razão que achei que vale a pena explorar: ele está construído sobre a chain Terra Chain (LUNA)... e ainda assim você pode usá-lo também na Ethereum.
Tenho minha opinião sobre os perigos das chains PoS como o Terra como uma camada base, mas também os vejo desempenhando algum papel em nosso futuro multichain. Como já argumentei antes, já estamos em um mundo de múltiplas chains - afinal... o que mais são bancos cripto senão chains laterais para a Ethereum e o Bitcoin?
Então, qual será o papel de redes como a Terra?
Talvez elas ocupem algum nicho entre um banco cripto e a Ethereum no espectro da descentralização?
Acho que a melhor maneira de responder a esta pergunta é ver por nós mesmos.
Em última análise... se a tese de pensamento do protocolo for verdadeira, então os protocolos neutros com mais credibilidade vencerão no final. Os sistemas centralizados são forçados a se basear em protocolos descentralizados. Isso significa que todas essas chains e experimentos são muito mais sinérgicos do que competitivos. Não há oposição entre as partes.
Vamos aprender mais.
🙏 Patrocinador: Criptonomia — Autoridade em blockchain e tokenização de ativos. A blockchain te assegura, a Criptonomia te proporciona.
Você que já é um assinante, já está no Discord da DAO? Acesse agora mesmo e saiba mais
Como negociar ações sintéticas com o Protocolo Mirror
Artigo original escrito por: Brian Curran, Diretor de comunidade na Terra
O Mirror é um protocolo de ativos sintéticos, que permite aos traders cripto ganharem exposição ao movimento de preços de ativos do mundo real, incluindo ações, índices, commodities, ativos cripto e muito mais. Curiosamente, os ativos sintéticos do Mirror estão disponíveis em múltiplas blockchains, incluindo Terra, Ethereum e Binance Smart Chain.
Esta tática lhe mostrará como o protocolo Mirror funciona, como você pode negociar ações sintéticas 24 horas por dia, 7 dias por semana, e destacará algumas das oportunidades de ganho disponíveis com o protocolo hoje.
Objetivo: Negociar ações sintéticas no Mirror
Habilidade: Intermediário
Esforço: 10 — 20 minutos
ROI: Depende de sua negociação enquanto as oportunidades agrícolas rendem mais de 100% APY
Introdução ao Protocolo Mirror
O Mirror é um protocolo de ativos sintéticos alimentado por contratos inteligentes na blockchain do Terra (LUNA). Ele permite a exposição on-chain ao preço de mercado de ativos do mundo real, incluindo ações, índices, commodities, ativos cripto e muito mais. Chamados mAssets, estes ativos sintéticos podem ser negociados no Terra, Ethereum, Binance Chain e em breve vários outros.
O protocolo foi lançado no início de dezembro de 2020 e desde então acumula mais de $1,8 bi em valor bloqueado e $800 milhões em liquidez total.
OMirror é administrado pela comunidade usando o token MIR nativo do protocolo, que não tinha nenhuma pre-mine (mineração prévia) e é emitido através de um cronograma de oferta já definido durante os próximos 4 anos. A distribuição é fortemente acentuada no primeiro ano para incentivar a provisão de liquidez pelos usuários em pares comerciais no TerraSwap e Uniswap.
Em sua essência, o Mirror concede acesso global à exposição de ativos sintéticos. Ele foi projetado para proporcionar um caminho para usuários financeiramente desfavorecidos em todo o mundo. Estes dados demográficos podem incluir usuários em países com controles rigorosos de capital, censura na Internet ou taxas onerosas de ganhos de capital sobre ações estrangeiras.
Como o Mirror funciona?
Conceitualmente, uma maneira legal de pensar sobre o Mirror é um MakerDAO + Uniswap/Sushiswap reverso para ativos sintéticos.
O Mirror utiliza um modelo de posição de dívida garantida em silos (CDP) onde os mineradores de mAssets bloqueiam o UST (uma das stablecoins fiat nativas do Terra) para emitir os mAssets na relação de garantia correspondente para aquele ativo em particular — como determinado pela governança da comunidade.
Minerar mAssets colateralizados pelo UST significa que os mineradores estão efetivamente tomando uma posição vendida (short) no mAsset. Entretanto, no Mirror V2, os usuários podem minerar tokens vendidos (por exemplo, invertidos) para tomar posições de compras (long) em mAssets minerados.
O modelo de colateralização em silos do Mirror é crítico para a eficiência do capital da plataforma. Por exemplo, o limite de liquidação para a maioria dos mAssets no Mirror é de 150%, o que é superior aos modelos que misturam a dívida dos mineradores em um único pool.
Como mencionado, os mAssets podem ser comercializados em redes compatíveis com o Mirror como Terra, Ethereum e Binance Chain. Os fornecedores de liquidez dos pares do UST-mAsset são bem premiados com tokens MIR pela provisão de liquidez tanto no Terra quanto na Ethereum, com APRs (taxa de porcentagem anual) em tempo real para negociar tokens LP disponíveis para a Ethereum aqui e o Terra aqui.
A Ponte do Terra para a Ethereum permite a portabilidade sem problemas de mAssets e UST entre as duas blockchains.
A comunidade pode fazer propostas de governança no Mirror apostando no MIR, o que lhes permite propor ou votar em mudanças de parâmetros de protocolo (por exemplo, taxas de garantia), alocar fundos do pool da comunidade, e colocar novos ativos na lista.
Até agora, vários projetos como o Mirror Wallet (celular) e o Flipside Crypto receberam financiamento do tesouro comunitário do Mirror para construir uma interface comercial para celular e um painel de métricas de chain, respectivamente.
Quem está por trás disso?
O Mirror foi criado pela Terraform Labs, a empresa por trás do aplicativo de pagamentos Terra Network e do Chai. O Mirror foi lançado em 3 de dezembro de 2020. Você pode encontrar o cronograma de distribuição cumulativa do token MIR aqui.
Como negociar ações sintéticas na Ethereum
Enquanto o Mirror é construído nativamente sobre o blockchain da Terra, é fácil para qualquer usuário da Ethereum acessar qualquer mAsset suportado pelo protocolo.
Tudo o que você precisa fazer é ir até a Uniswap, digitar o par mAsset/UST desejado (digamos mAMZN) e pronto — basta executar qualquer transação Uniswap normal!
Como você pode ver, há muita liquidez para você negociar na Ethereum devido ao programa de mineração de liquidez para LPs :)
Como negociar ações sintéticas no Terra
Para aqueles interessados em explorar outras chains(e economizar nas taxas de gas!), você pode negociar ações sintéticas na Terra Network.
Se você já tiver configurado o Terra Station, tudo o que precisa fazer é simplesmente ir até o app Terra Mirror Web, selecionar a opção Trade e digitar o mAsset correspondente (por exemplo, mGOOGL).
Para os novos usuários da Terra, você precisará configurar o Terra Station, o aplicativo de desktop e móvel da Terra Network. Para obter UST, você precisará comprar LUNA — o token nativo da Terra — nas principais exchanges e depositar na sua Carteira Terra Station.
Uma vez feito isso, você pode facilmente trocar seu LUNA por UST. Para mais informações sobre como começar a utilizar a Terra Station, confira este guia aqui (em inglês).
Com a carteira, você poderá trocar o LUNA por um mAsset diretamente da interface de troca do desktop ou aplicativo móvel.
Finalmente, você pode trocar UST por mAssets no aplicativo TerraSwap web com alguns cliques diretamente de sua carteira da Terra Station.
Como realizar o farm fornecendo liquidez para ações sintéticas
Para prover liquidez no Mirror, você pode seguir três caminhos:
Terra
Ethereum
Binance Chain (não inclusa nesta tática!)
Ethereum
Se você estiver interessado em prover liquidez de ativos sintéticos na Ethereum, você pode participar clicando na opção "Prover Liquidez" (Provide liquidity) para cada par UST/mAsset. Ao clicar, você será redirecionado para a respectiva página da Uniswap, para criar os tokens provedores de liquidez (LP tokens).
⚡ Nota do editor: Se você está procurando a maneira mais fácil de entrar na pool, experimente o Zapper ou o Zerion!
Ambos os aplicativos de gerenciamento de carteira suportam todas as pools de ativos sintéticos do Mirror na Ethereum, permitindo que você use ETH e outros ativos importantes para entrar facilmente em uma pool, enquanto minimiza o incômodo de obter pesos iguais de ambos os ativos em sua carteira!
Uma vez que você tenha seus tokens LP, selecione a opção "Stake LP" na mesma aba e aposte seus tokens gerados através da Uniswap LP.
Em seguida, basta selecionar a quantidade desejada e confirmar as transações (aprovações e participações) e, após alguns minutos, você estará obtendo belos retornos sobre os ativos do mundo real! As recompensas são acumuladas em tempo real e podem ser resgatadas a qualquer momento!
Terra
Na Terra, vá para a página "Pool" e deposite a quantia correspondente de UST/mAssets para ganhar tokens LP.
A seguir, aposte seus tokens LP simplesmente selecionando o par de tokens LP na página "Stake". Agora, você está ganhando belos APRs em ativos do mundo real!
Conclusão
O Protocolo Mirror visa permitir que qualquer pessoa, em qualquer lugar, a qualquer hora, acesse o preço dos principais ativos do mundo. Esta é outra forma de democratizar o acesso de qualquer pessoa aos ativos financeiros, utilizando blockchains públicas.
O Lançamento Justo do token de governança nativa do protocolo estende esta tese — o protocolo é de propriedade e controlado pelos detentores do token. E à medida que ele amadurece, Mirror espera suportar um grande número de ativos do mundo real para que qualquer pessoa, em qualquer lugar, possa ter oportunidades financeiras iguais.
Mão na massa
Obtenha acesso a ações sintéticas com Mirror de qualquer parte do mundo.
Proporcione liquidez ao seu par de negociação favorito e faça do MIR um banco!
🙏 Agradecimentos ao nosso patrocinador
CRIPTONOMIA
A Criptonomia tem especialidade em beneficiar processos corporativos por meio da tecnologia blockchain e promover um novo patamar de transparência entre clientes e fornecedores, auditabilidade de processos e provas de registro também. A empresa avança com soluções abrangentes em tecnologia Blockchain para clientes e parceiros, contando com uma ampla gama de setores como o industrial, financeiro e organizações que trabalham com ativos e/ou informações sensíveis.
👉 Acesse o site da Criptonomia e confira as principais soluções.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no grupo aberto do Telegram, e fale diretamente conosco!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para:
contato@banklessbr.com