Como a Ordenação de Pedidos pode salvar a humanidade
Um mecanismo simples na Ethereum para matar Moloch e salvar a Humanidade
Prezada Nação Bankless,
Eu andei escutando o podcast “O Destruidor de Mundos” (The Destroyer of Worlds) de Dan Carlin. Ele conta a história de como a humanidade ganhou a destruidora tecnologia atômica e como, desde que a ganhou, quase acabou consigo mesma – cerca de meia dúzia de vezes.
Refletindo.
O botão para guerra termonuclear quase foi acionado... não pela vontade de líderes das nações... mas por líderes relutantes e sem alternativa – forçados a destruir todas as pessoas que já conheceram. Este é o poder invisível de Moloch .
Moloch, o destruidor de mundos.
Como podemos vencer?
David tem explorado essa questão recentemente. Esta é a continuação.
E há esperança.
Aperte o cinto e vamos subir de nível!
- Nação Bankless
Como a Ordenação de Pedidos pode salvar a humanidade
Autor: David Hoffman , Fundador da Bankless HQ
Traduzido, Revisado e Formatado por: Guilherme Dias, DSJ e BrMoniz.
Esses 6 assuntos, quando adequadamente combinados, podem salvar a humanidade:
1. Mempool
A Ethereum Memory Pool (ou piscina de memória da Ethereum) é o lugar onde ficam as transações não confirmadas.
2. Front-running
Bots que analisam a Mempool e verificam se há alguma arbitragem disponível nas transações a serem incluída.
3. MEV
Sigla em inglês para Valor Extraível do Minerador: O valor total que pode ser extraído pela ordenação específica das transações em um bloco. Esse valor acaba ficando nas mãos dos mineradores.
4. Optimism e MEVA
Optimism é uma solução de escalabilidade de Segunda Camada, que separa formalmente o papel de ordenação de transações e inclusão de transações na cadeia de blocos L2. O direito de ordenar transações é leiloado ao público em um 'MEVA', ou Leilão de Valor Extraível Minerador.
5. Bens Públicos
Na economia, um bem público é um bem não excludente e não rival, em que os indivíduos não podem ser excluídos do uso ou podem se beneficiar sem pagar por ele, e onde o uso por um indivíduo não reduz a disponibilidade para outros ou o bem pode ser usado simultaneamente por mais de uma pessoa. Como a energia elétrica.
É importante ressaltar que os Bens Públicos sofrem com o problema do Free-Rider, que é como os Bens Públicos se deterioram em Bens Comuns pelo uso ilimitado. Pense: o esgotamento de um córrego por fazendas agrícolas ou a redução da qualidade do ar por poluidores. Os free-riders esgotam os bens públicos, porque não são incentivados ou obrigados a pagar pela manutenção dos bens públicos. Ninguém quer arcar com o ônus financeiro de sustentar os Bens Públicos, todos nós queremos que outra pessoa os mantenha.
6. O Grande Filtro
A Teoria do Grande Filtro surge do Paradoxo de Fermi , que por sua vez surge da Equação de Drake.
Equação de Drake: Uma equação que tenta estimar a probabilidade de vida extraterrestre inteligente. Usando todos os parâmetros razoáveis como entradas para a equação, a Equação de Drake prevê que provavelmente há vida lá fora.
O Paradoxo de Fermi: A Equação de Drake prevê a probabilidade de vida em nosso Universo observável, mas por algum motivo não encontramos nenhuma. Por que não? Onde estão todos os alienígenas? Estamos realmente sozinhos neste Universo?
A Teoria do Grande Filtro é a ideia de que existe algum filtro que impede a vida de progredir de uma matéria sem vida para uma espécie intergaláctica espacial observável aos nossos olhos na Terra. Durante o desenvolvimento da civilização, uma espécie naturalmente corre para o Grande Filtro, e a civilização não pode passar por ele.
Eu afirmo que o "Filtro" mais provável é o surgimento repetido de Moloch, esmagando os avanços da civilização incentivando a deserção do grupo em todas as instâncias possíveis.
Mas antes de chegarmos lá, vamos expandir os itens do 1 ao 6:
Mempool
Um 'mempool', ou Memory Pool , é uma piscina de transações que não foram incluídas em sua respectiva cadeia de blocos (blockchain). Quando você está assistindo sua transação pendente no Etherscan, sua transação está na mempool da Ethereum.
Quando você faz uma transação na Ethereum, antes de ser formalmente incluída na blockchain pelos mineradores (validadores, em PoS), você a transmite para um node da Ethereum. Esse node Ethereum transmite para seus pares e, por meio desse processo, todos os nós na rede Ethereum ficarão cientes de sua transação assinada.
Os mineradores racionais priorizam as transações com a maior taxa paga, pois é assim que maximizam seus lucros. Obviamente, faz sentido incluir aqueles que estão dispostos a pagar mais primeiro.
Front-running
Front-running não é algo específico do mundo cripto; é uma atividade tão antiga quanto os mercados. No entanto, na Ethereum, o ato de 'front-running' nunca foi mais claro, concreto e objetivo do que em instâncias anteriores de mercados.
Ele vem em todas as formas e tamanhos, mas o padrão geral é que alguém (geralmente alguém mais sofisticado e capaz) vê outra pessoa transmitir uma transação para a Mempool da Ethereum que claramente gera lucro.
Qualquer ator racional que vê isso é incentivado a executar essa mesma transação exata, mas com uma taxa de gás um pouco mais alta. Os mineradores incluirão essa nova transação em vez da anterior, a fim de receber a taxa extra oferecida pelo líder. O “front-runner” embolsa a vantagem, o minerador recebe uma taxa um pouco mais alta e o negociador inicial não recebe nada.
MEV
MEV significa Valor Extraível do Minerador. É completamente derivado da combinação lógica do que você obtém quando combina Mineradores e Frontrunners juntos.
Os Frontrunners escaneiam a Mempool para encontrar transações que tenham alguma arbitragem na Ethereum. Então, eles pagam aos mineradores um pouco mais pela mesma transação para embolsar a vantagem.
Mas o que acontece quando dois ou muitos Front-runners descobrem uma transação com valor de arbitragem? Nesses casos, os Front-runners continuam oferecendo taxas de gas cada vez mais altas para reivindicar a transação para si. Um Front-runner racional oferecerá um valor de taxa de gas que é igual ao valor da própria arbitragem, porque qualquer Front-runner racional pagará R$ 9.999 em gas por R$ 10.0000 em recompensas, embolsando uma pequena quantia livre de risco.
Quando muitos Front-runners tentam reivindicar uma transação, os mineradores vencem. São eles que conseguem embolsar o valor da vantagem.
Isso é o que chamamos de Valor Extraível do Minerador .
Esse valor vem do poder que a Ordenação das Transações da Mempool permite. Quem ordena as transações pode direcionar o valor de todas as oportunidades de arbitragem na Mempool da Ethereum. Naturalmente, aqueles com o privilégio do sequenciamento das transações são incentivados a direcionar esse valor para eles mesmos.
Além disso, não há nada que impeça os mineradores de também serem front-runners. Na verdade, é racional supor que os mineradores, como a parte com poder de ordenar as transações da Ethereum, também comecem a atuar como front-runners. Os mineradores que não realizarem transações de front-runners acabarão perdendo lucratividade em relação aos mineradores que as fizerem.
A parte da Comunidade Ethereum que presta atenção ao MEV geralmente assume que todos os mineradores eventualmente começarão a operar como front-runners no futuro.
Optimism e MEVA
A Optimism é uma solução de escala de 2ªCamada da Ethereum que usa uma solução para processar muitas transações fora da cadeia principal (1ª Camada), mantendo as garantias de segurança na Primeira Camada da Ethereum. É importante ressaltar que também separa as funções de ordenação de transações e validação de blocos em duas partes distintas (PoW e PoS).
É importante ressaltar que o sistema Optimism permite a captura e o reaproveitamento de MEV.
No sistema Optimism de 2ªCamada, os papéis que os mineradores têm (pedir transações e validar blocos) são divididos em dois atores separados: Sequenciadores ordenam transações e Validadores as adicionam à blockchain Optimism.
O direito de se tornar um Sequenciador é então leiloado no mercado livre. Isso é chamado de MEVA, ou Leilões de MEV, onde o direito de poder capturar MEV é leiloado repetidamente por cestas de tempo.
Nota: Os designs específicos sobre como um Leilão de MEV funciona na prática ainda estão em construção, mas a ideia geral é que existem maneiras diferentes de extrair e focar MEV com um mecanismo de leilão de mercado livre. À medida que a Optimism for implementadao em mais e mais aplicativos DeFi, os dados chegarão sobre a melhor forma de construir um MEVA.
Assim como os front-runners tentaram superar as transações uns dos outros para capturar o MEV, aqueles que desejam capturar o MEVA são forçados a dar lances pelo direito de sequenciar transações e, finalmente, entregam esse valor ao leiloeiro.
Essa leiloeira é a Optimism, e a equipe da Optimism pretende permitir o redirecionamento desse valor capturado para partes que nunca conseguiriam acessá-lo em primeiro lugar, mas provavelmente deveriam ter:
Os desenvolvedores que construíram os contratos em primeiro lugar!
Se há um grupo médio de participantes do mercado de varejo que está usando um bem público como o Uniswap, então existe MEV. Se houver MEV, há lances para sequenciar a transação. Se houver lances para sequenciar as transações, existem MEVAs onde o valor é convergente.
Mas toda essa cadeia de atividade econômica é resultado de algum desenvolvedor que construiu os contratos sendo negociados em primeiro lugar… e em nenhum lugar dessa cadeia econômica o desenvolvedor está sendo compensado ou recompensado por seu trabalho.
Optimism e MEVA corrigem isso, oferecendo um modelo de negócios em potencial para desenvolvedores de contratos inteligentes.
Mas… podemos ir mais longe….
Bens Públicos
Para comentários mais longos sobre Bens Públicos e como eles se relacionam com DeFi, leia Bens Públicos Globais e a Tese da Pia de Protocolos.
Resumindo, bens públicos são coisas das quais todos podem se beneficiar.
Definição da Wikipedia de um bem público:
“Na economia, um bem público é um bem não excludente e não rival,em que os indivíduos não podem ser excluídos do uso ou podem se beneficiar sem pagar por ele, e onde o uso por um indivíduo não reduz a disponibilidade para outros ou o bem pode ser usado simultaneamente por mais de uma pessoa. Isso contrasta com um bem comum, como os estoques de peixes selvagens no oceano, que não são excludentes, mas são rivais até certo ponto, pois se muitos peixes forem pescados, os estoques serão esgotados.
É importante ressaltar que os Bens Públicos não se esgotam quanto mais são usados. Ar, água, luz solar são todos bens públicos. Ouvir uma transmissão de rádio não impede que outros também ouçam. As luzes da rua iluminam as estradas para todos, igualmente.
Os Bens Públicos muitas vezes são vítimas do problema dos caroneiros.
O problema do caroneiro é o fardo de um recurso compartilhado que é criado por seu uso ou uso excessivo por pessoas que não estão pagando sua parte justa. A iluminação pública é um bem público que requer recursos para construir e consumir energia para seu funcionamento; isso exige impostos sobre seus usuários e quem não paga impostos sobrecarrega a capacidade desse bem público de escalar e se tornar mais útil. É por isso que as luzes da rua não são um bem público universal; seu uso não os torna mais escaláveis.
A maior razão pela qual existem tão poucos bens públicos no mundo é porque nenhuma pessoa é incentivada a pagar por sua manutenção. Todos nós queremos ter bens públicos... ar puro, água limpa, estradas pavimentadas, etc... mas não queremos pagar por isso nós mesmos.
Além disso, empresas de grande porte são incentivadas a usar e consumir Bens Públicos acima e além do que é sustentável, pois isso representa pouco ou nenhum custo para isso, enquanto sistemicamente isso cria um ambiente pior para todos.
Moloch
Escrevemos sobre Moloch no artigo Ethereum: Assassino de Moloch.
Moloch é o Deus de por que não podemos ter coisas boas; a razão pela qual as corporações esgotarão os Bens Públicos até a extinção, mesmo quando isso for negativo para todos nós.
Moloch é o Deus Cananeu do Sacrifício Infantil (ou assim sugerem as interpretações modernas).
Um rótulo alternativo de Moloch é como um poder de força suficiente que compele os humanos a renunciar a todos os seus valores, a fim de obter uma vantagem sobre os outros. O poder por trás de Moloch é ilustrado por exemplos aparentemente intermináveis de seres humanos envolvidos em ações ou comportamentos que são uma enorme rede negativa para todos os envolvidos. No entanto, como resultado de incentivos localizados e de curto prazo, todos os agentes envolvidos se transformam em um estado que todos podem concordar que é negativo, mas ninguém pode escapar dos incentivos que criaram o status quo em primeiro lugar.
Moloch resulta em nós desistirmos dos nossos valores e sacrificar nossos filhos no fogo, mesmo que todos possamos concordar que nenhum de nós quer fazer isso.
Alguns exemplos rápidos de Moloch:
Tragédia dos Comuns
Há 10 pescadores que vivem dos peixes em um lago. No entanto, se todos tentarem capturar o maior número possível de peixes, eles vão pescar demais no lago e, eventualmente, esgotar todo o estoque de peixes disponíveis, de modo que não há mais peixes. Se isso acontecesse, todos os 10 pescadores morreriam de fome.
Todos os pescadores concordam em pescar apenas a 70% de sua capacidade, quantidade considerada segura para estabelecer um equilíbrio saudável entre captura e criação de peixes.
PorémExceto, um pescador percebe que pode retornar ao seu nível anterior de capacidade máxima de pesca sem nenhum custo para si mesmo, porque todos os outros estão se limitando a 70% da capacidade. Este pescador se torna o pescador mais lucrativo, e todos os outros pescadores percebem. Um a um, todos os outros pescadores desistem do acordo para pescar apenas com 70% da capacidade, e todos retornam à capacidade máxima de pesca. Eventualmente, todos eles pescam no lago até o esgotamento e, como resultado, todos eles morrem de fome.
Gastos com Defesa
Os grandes países podem gastar de 5% a 30% de seu orçamento em defesa. Na ausência de guerra – uma condição que se manteve principalmente nos últimos cinquenta anos – tudo o que isso faz é retirar dinheiro da infraestrutura, saúde, educação ou crescimento econômico. Mas qualquer país que não gaste dinheiro suficiente em defesa corre o risco de ser invadido por um país vizinho que o fez. Portanto, quase todos os países tentam gastar algum dinheiro em defesa.
Do ponto de vista de Deus, a melhor solução é a paz mundial e nenhum país ter um exército. De dentro do sistema, nenhum país pode impor isso unilateralmente, então sua melhor opção é continuar investindo seu dinheiro em mísseis que estão em silos não utilizados.
Capitalismo
Um capitalista em uma indústria cruel emprega trabalhadores em uma fábrica para costurar roupas, que ele vende com lucro mínimo. Talvez ele gostaria de pagar mais aos seus trabalhadores, ou dar-lhes melhores condições de trabalho. Mas ele não pode, porque isso aumentaria o preço de seus produtos e ele seria superado por seus rivais mais baratos e iria à falência. Talvez muitos de seus rivais sejam pessoas legais que gostariam de pagar mais a seus trabalhadores, mas, a menos que tenham algum tipo de garantia inflexível de que nenhum deles irá desertar reduzindo seus preços, eles não podem fazê-lo.
As empresas em competição suficientemente intensa são forçadas a abandonar todos os valores, exceto a otimização para o lucro, ou então ser superadas pelas empresas que otimizaram melhor o lucro e, assim, podem vender o mesmo serviço a um preço mais baixo.
Acho que o exemplo mais interessante que ilustra o alcance do poder de Moloch é como esses mesmos padrões são encontrados no câncer, algo que não tem cérebro, mas ainda sucumbe ao poder de Moloch.
Câncer
O corpo humano deve ser composto de células vivendo harmoniosamente e reunindo seus recursos para o bem maior do organismo. Se uma célula sair desse equilíbrio investindo seus recursos para copiar a si mesma, ela e seus descendentes florescerão, eventualmente superando todas as outras células e assumindo o controle do corpo. Uma vez que o câncer atinge este ponto, o corpo do hospedeiro morre. O cavalo mordeu a mão que o alimenta, e agora não há mais nenhum alimento entrando no corpo como um todo, incluindo o próprio câncer. Por puro lucro maximalista, o câncer explodiu todo o sistema.
A grande teoria do filtro
A Teoria do Grande Filtro se origina na Equação de Drake.
A equação de Drake é um argumento probabilístico usado para estimar o número de civilizações extraterrestres ativas e comunicativas na Via-Láctea. Em suma, a Equação de Drake prevê que provavelmente há vida alienígena 'lá fora'.
A previsão da Equação de Drake cria o Paradoxo de Fermi. Se há uma alta probabilidade de que a vida alienígena exista, por que isso acontece? Onde estão todos os alienígenas?
O Grande Filtro é o filtro desconhecido e hipotético que existe e que impede que a matéria morta e sem vida se propague em civilizações intergalácticas e espaciais.
Sabemos que esse filtro existe, usando as seguintes suposições.
A Equação de Drake prevê a probabilidade de vida, pelo que podemos observar.
Não há vida, pelo que podemos observar.
Algo deve estar causando isso.
Em algum momento, algo deve impedir que a vida extraterrestre se desenvolva em civilizações intergalácticas que seriam visíveis por nossas capacidades terrestres.
A solução mais simples é que é realmente muito difícil para a matéria morta formular espontaneamente estruturas auto-replicativas que começam a formar DNA e automaticamente iterar na vida que conhecemos hoje.
Se isto não é a razão pela qual não vemos vida observável, então acredito que o próximo culpado provável é Moloch.
Moloch, o monstro que perpetuamente arma armadilhas para o consciente cair
Moloch, a besta que monetiza a deserção
Moloch, que recompensa a desumanização
Moloch, que incentiva a crueldade
Moloch o onipotente, o onipresente
O resultado mais provável de qualquer vida que veio antes de nós é sua derrota nas mãos de Moloch. Sem mencionar a infinidade de casos em que a humanidade escapou de Moloch por um triz.
A Crise dos Mísseis de Cuba colocou a humanidade em alerta máximo. Conseguimos sair dessa, mas isso não impediu a proliferação nuclear em massa, perpetuamente colocando a humanidade a um passo do inverno nuclear.
O aquecimento global está avançando.
O eleitorado da maior nação do PIB do mundo está em polarizações artificialmente ampliadas e sem um entendimento comum básico dos fatos.
Há um número crescente de resultados possíveis onde nossa incapacidade de governar… nossa incapacidade de coordenar nossos desejos para se tornarem nossos resultados resulta na ruína da história humana.
Parece que a humanidade vem atravessando a história pela navegação afortunada de um terreno traiçoeiro composto por armadilhas de incentivo e riscos de longa data.
Trabalhando para trás, é justo dizer que Moloch é um culpado razoável por trás do Paradoxo de Fermi. Ele é uma resposta generalizável à pergunta “Porque os outros não fizeram isso?”. É importante ressaltar que ele parece estar levantando a cabeça agora, já que grande parte do mundo parece inelegível para coordenar.
A Espada que Mata Moloch
Então você provavelmente está se perguntando: David, porque tudo isso é relevante? (porque é isso que eu estou querendo saber)
Bem… a Ethereum é uma plataforma que hospeda atividade econômica generalizada.
O comprador e o vendedor são a base fundamental de todas as transações econômicas. Entre um comprador e um vendedor, há uma dupla coincidência de desejos que representa uma transação arbitrável, onde alguém poderia dar tanto ao comprador quanto ao vendedor um pouco menos do que eles pediram originalmente, mas ambos ainda aceitam a troca. O MEV existe devido a oportunidades como essa, e esse MEV pode ser capturado por MEVAs.
MEVAs podem direcionar fundos para lugares que antes não recebiam fundos. Faz sentido direcionar os fundos para os desenvolvedores que construíram os contratos que produzem o MEV, mas o verdadeiro poder está na capacidade de direcionar os fundos em qualquer lugar.
Conforme discutido no podcast Bankless Slaying Moloch, o que dá otimismo a Kevin e Ameen sobre a Ethereum é a capacidade de iterar, experimentar e refinar mecanismos de governança e coordenação. Especificamente, mecanismos de coordenação que coordenam o capital.
O yield farming da Ethereum foi fundamentalmente baseado na capacidade de uma comunidade de gerar um tesouro e apontar esse tesouro para algo que seja benéfico para a comunidade. Yearn e YAMs são os principais exemplos, pois ambas as comunidades geraram uma receita significativa em seus tesouros e alavancaram com sucesso esses fundos para compensar o trabalho, as auditorias e até mesmo o marketing!
Mais emocionante, tanto a Yearn quanto o YAM direcionam 1% de seus fundos recebidos para o Gitcoin, uma plataforma que usa o mercado livre para financiar bens públicos.
Aqueles que alavancam a solução de escala Optimism têm a capacidade de vender o MEV para o maior lance, e o operador da rede 2ªCamada Optimism recebe os fundos. Se o operador da Optimism for incentivado a manter a extração de MEV em um nível razoável, ou então incentivar a deserção de seus usuários. Os operadores terão algum controle sobre a quantidade de valor extraído pelos sequenciadores e representarão o nível geral de receita extraída do sistema.
Os próprios operadores podem aumentar ou diminuir a extração de MEV com base no que é certo para seus usuários e sua implementação, e provavelmente encontrarão algum equilíbrio entre extrair MEV e garantir que sua Optimistic L2 seja um local atraente para se envolver em atividade econômica para seus usuários.
Muito pouco MEV e seus L2s podem se tornar ineficientes no mercado (e você também recebe menos receita). Muitos MEV, e sua L2 se torna um ambiente hostil para seus usuários, e eles provavelmente levarão sua atividade econômica para outro lugar.
Como resultado, onde um operador L2 Optimism escolhe direcionar o MEV se tornará uma grande parte da equação que incentiva as pessoas a fazer transações em sua plataforma. As operadoras que doarem dinheiro para a legalização da pedofilia provavelmente ficarão sem clientes e também incentivarão a bifurcação de sua plataforma por uma nova operadora que promete direcionar o financiamento para algo mais benéfico para a humanidade.
Como resultado de otimismo, a escolha de 'para onde o MEV deve ir?' é dada às pessoas que optam por usar uma plataforma específica. Talvez eu esteja sendo otimista demais (😏), mas acredito que a pessoa comum é boa e optará por realizar transações em plataformas que se alinham com seus valores e ethos.
Financiando o mundo real
Acho que vários operadores de Optimism L2s comprometerão alguns dos MEVs que capturam de MEVAs para financiar coisas além de seu próprio desenvolvimento de protocolo. Uma vez que os contratos são lançados e implantados, mantê-los custa pouco, portanto, direcionar o MEV capturado para outra coisa parece o próximo passo lógico.
Acredito que alguns operadores da Optimism L2 sinalizarão sua intenção de direcionar parte do MEV capturado para o financiamento de Bens Públicos. Começando com o Gitcoin (como visto com Yearn e YAMs) e depois expandindo para bens públicos maiores e mais sistêmicos.
É assim que a atividade econômica da Ethereum pode começar a impactar o mundo real. MEVAs podem financiar coisas no mundo físico, não apenas na Ethereum. Os MEVAs podem direcionar fundos para a GiveWell, uma instituição de caridade especializada em pesquisar o melhor ROI em doações. Ou eles podem direcionar fundos para DAOs baseadas na Ethereum, que estão comprometidas em alocar fundos para ajudar a resolver problemas do mundo real.
MolochDAO, a primeira DAO de sucesso na Ethereum, foi feita com esse propósito. Coletar e concentrar capital para financiar esforços para ajudar a construir a Ethereum. Imagine se pudéssemos financiar a MolochDAO a partir de MEVAs, em vez de indivíduos dando seu dinheiro como doações! Ninguém precisa doar nada, pois os MEVAs captam valor automaticamente; tudo o que você precisa fazer é participar da economia Ethereum!
É assim que, no podcast Slaying Moloch, falamos sobre como a Ethereum pode ser a ferramenta que acaba com a proliferação nuclear, o aquecimento global, o desmatamento, a grande mancha de lixo do Pacífico, etc.
MEVAs produzem uma fonte perpétua de receita, e o contrato social direciona essa receita para financiar coisas que estão atrapalhando o progresso da humanidade.
MEVAs são uma nova ferramenta no cinto de ferramentas da humanidade que está sempre disponível para quando Moloch mostrar sua cabeça feia. Se houver um momento em que Moloch crie um incentivo à deserção, provavelmente há uma maneira em que um MEVA pode superar Moloch e incentivar a coordenação.
É apenas uma questão de como construí-lo.
O Caminho pela Floresta Obscura
Eu admito, dizer que a Ethereum pode acabar com a proliferação nuclear e o aquecimento global é como o meme 'desenhe o resto da coruja'. Temos os estágios iniciais de uma grande imagem desenvolvida, mas como ir do ponto A ao ponto B é amplamente desconhecido.
Felizmente, algumas pessoas muito inteligentes estão trabalhando para navegar pela Floresta Obscura de resultados desconhecidos. Conforme discutido no podcast Moloch Slayer, o que nos dá otimismo de que podemos encontrar um caminho através da Floresta Obscura das armadilhas de Moloch é a capacidade da Ethereum de iterar rapidamente nos mecanismos de governança e coordenação. Vamos mexer e experimentar nosso caminho para desenhar “o resto da coruja”, e até agora temos progredido na frente de experimentação da comunidade.
Aqui está a receita da Ethereum para o sucesso:
@TrustlessState @owocki @santisiri @ameensol O que me dá otimismo é que temos:
uma plataforma mágica para inovar sem permissão de novos mecanismos de governança (Eth!)
uma comunidade de pesquisa dedicada a melhorar a governança/coordenação, e
toneladas de pessoas felizes por serem as primeiras a adotar esses experimentos de governança
Ethereum, e os desenvolvedores por trás
Uma comunidade de pesquisadores (ethresear.ch)
Pessoas que estão dispostas a serem as primeiros participantes desses experimentos (é VOCÊ)
Então, parabéns, todo o yield farming e o YOLO que você fez, você fez parte desse grande experimento de coleta de dados para descobrir mecanismos ideais de incentivo e coordenação. Agora temos MUITO MAIS dados do que tínhamos em 2019, e as informações obtidas nos últimos anos serão inestimáveis para projetar e iterar futuros mecanismos de coordenação.
A melhor parte é que todos que estavam participando desses experimentos estavam simplesmente agindo como agentes racionais, maximizadores de lucros. Quando todos podemos ser agentes econômicos racionais, e os mecanismos que estão sendo implantados criam coordenação e alinhamento a partir das contribuições individuais de cada participante, temos um caminho para reivindicar parte do território de Moloch como nosso.
Vamos matar Moloch, e vamos ganhar dinheiro com isso.
Mão na Massa
Entenda como a tecnologia da Ethereum pode salvar a humanidade
Leia todos os recursos mencionados:
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Este texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre iremos divulgar quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com