ZKRollups e ZkSync, o futuro do Ethereum?
Matter Labs diz que a Zk Sync é o primeiro rollup “pronto para uso'' com EVM alimentado por ZK.
Prezada Nação Bankless,
No artigo de hoje trazemos a tradução do artigo zkSync to Launch ‘Baby Alpha’ V2 as Skeptics Decry Marketing Hype, originalmente publicado em The Defiant.
Você pode assinar a newsletter gratuita do The Defiant por este link.
E, se você não souber inglês, mas ainda assim quiser acompanhar o The Defiant, inscreva-se na newsletter brasileira:
ZkSync lançará “Baby Alpha” da V2, mas os céticos criticam o lançamento.
Autor: Samuel Haig
A Matter Labs implantou o zkSync 2.0 na rede principal dia 28 de outubro, mas os céticos questionaram se a iteração estaria realmente pronta para estrear.
Por semanas, a Matter Labs vem promovendo a rede blockchain de camada 2 como o primeiro rollup “pronto para uso” com uma máquina virtual Ethereum (EVM) com zero-knowledge.
Mas nem todos estão convencidos da afirmação da zkSync 2.0 ter lançado o primeiro rollup ZK-EVM pronto para uso. Os críticos disseram que a Matter Labs lançou uma versão restrita ao uso, de modo que o acesso a Dapps de terceiros provavelmente ainda irá demorar meses para ser liberado.
Código de acesso
“A rede principal da ZkSync 2.0 será lançada no dia 28 de outubro, mas por um mês ninguém além da equipe do Matter Labs poderá usá-la”, disse WagameEth, “delegate” de governança da Optimism.
Steve Newcomb, diretor de produtos da Matter Labs, defendeu as mensagens do lançamento. “Nós apenas temos um grande ecossistema que quer celebrar que estamos simplesmente implementando nosso código e provando que estamos avançando”, disse ao The Defiant,
O episódio destaca a importância que essa tecnologia tem para escalar o Ethereum. Zero knowledge proof foram descritos como o santo graal , e nenhuma solução de rollup existente conseguiu entregar uma Camada 2 EVM equivalente e aproveitando a tecnologia.
Embora sejam misteriosas e técnicas, as Zero knowledge proofs são importantes para entender porque a tecnologia pode cumprir a promessa do Ethereum de se tornar um sistema de DeFi para a massa. Espera-se que os ZK-EVMs aumentem a velocidade das confirmações das transações, além de diminuir as taxas.
A chave para a tecnologia é o EVM, um mecanismo que impulsiona a execução de contratos inteligentes do Ethereum. A equivalência EVM significa que os desenvolvedores podem transportar seu código da rede principal do Ethereum para uma solução de Camada 2 sem precisar fazer alterações significativas.
Direito de se gabar
Ao implantar a segunda iteração da zkSync, a Matter Labs busca reivindicar o título de ser a primeira equipe a entregar um ZK-EVM na rede principal do Ethereum. Esses são direitos dignos de se ostentar na corrida para escalar o Ethereum.
Steven Goldfeder, cofundador da OffChain Labs, criticou o Matter Labs por promover o zkSync 2.0 como o primeiro zkEVM na mainnet em sua forma atual. Ele disse que isso atrapalha a narrativa em torno do desenvolvimento do zkEVM e pressiona os concorrentes para também ostentarem seu progresso através do marketing.
Newcomb simplesmente disse. “Haters vão odiar e se Steven quiser odiar os zkRollups por estabelecer um marco na história, isso é com ele. Nossa resposta é simplesmente entregar o código e cumprir com a nossa missão”, disse o chefe de produto da Matter Labs.
De fato, o Roadmap da zkSync 2.0 diz que o primeiro lançamento da rede principal se chama “baby alpha”, durante o qual nenhum projeto externo estará ativo na rede.
A documentação dizia que colocaria o sistema em uma série de testes de estresse com dinheiro real para verificar se o sistema de produção do zkSync 2.0 está “funcionando corretamente e funcionando conforme o esperado” durante a fase “baby alpha”. Auditorias de terceiros também serão concluídas durante essa fase.
O projeto fará a transição para sua fase de “lançamento alfa completo” no próximo mês, permitindo que os parceiros do ecossistema lancem seus projetos na rede e testem seu código.
O acesso público à zkSync 2.0 permanecerá limitado durante esse período, com a Matter Labs planejando abrir a rede ao público com seu lançamento “full alpha” no final do ano.
Karl Floersch, CTO da OP Labs, disse ao The Defiant que é “extremamente difícil” desenvolver um novo sistema de prova, acrescentando que não é surpreendente que a Matter Labs esteja procedendo com um lançamento em fases para a zkSync 2.0.
“Os sistemas de rollup maduros têm seus próprios desafios”, disse ele. “Construir uma tecnologia pronta para produção que pode assegurar bilhões de dólares é um desafio e leva tempo. Todo o progresso do zkEVM é um processo longo e estamos empolgados em incorporar sistemas de zero-knowledge proofs de código aberto no OP Stack no futuro.”
Rollups são as melhores soluções para escalar o Ethereum. Eles trabalham agrupando transações executadas na camada 2 antes de enviá-las em lotes para validação na camada base do Ethereum.
Rollups Optimistics surgiram como a camada 2 dominante do Ethereum no ano passado. Os Rollups Optimistics pressupõem que as transações são corretas, mas aguardam sete dias para que os participantes da rede as contestem antes de serem enviadas à mainnet.
Validadores que submeterem transações fraudulentas correm o risco de sofrerem perdas significativas. Arbitrum e Optimism, as duas principais soluções de escalabilidade de Camada 2 por valor total bloqueado (TVL), ambas usam Rollups Optimistic.
Velocidade Aprimorada
Os Zero knowledge proof oferecem velocidade e privacidade aprimoradas em comparação com os Rollups Optmistics e não exigem um período de disputa antes que as transações sejam enviadas à Mainnet.
Somente a hora e a data em que uma transação ocorreu são publicadas na blockchain ao validar, usando zero knowledge proofs, e apenas as contrapartes podem acessar mais dados relacionados a uma transação específica.
No entanto, os Rollups Optmistics sacrificam alguns ganhos de escalabilidade para garantir maior compatibilidade com EVM. A Optimism afirmou ter alcançado a “equivalência EVM” total com seus rollups em julho após a atualização Bedrock.
Pioneiros
Floersch disse ao The Defiant que a Optimism está aberta a adotar a tecnologia de zero knowledge proofs no futuro.
“Como o OP Stack é modular, poderemos trocar nosso sistema de prova, o que significa que a Optimism pode eventualmente suportar zero knowledge proof”, disse Floersch. “Em futuras iterações do OP Stack, os desenvolvedores poderão trocar facilmente as fault proofs por zero knowledge proof.
Quando a Polygon, Matter Labs e Scroll começaram a correr para desenvolver o primeiro zkEVM em julho, a Polygon parecia ser a provável líder.
A equipe alocou U$1Bilhão para o desenvolvimento de soluções de escalabilidade baseadas em ZK em agosto passado. Desde então, a Polygon revelou um serviço de identidade desenvolvido por ZK-proofs em março e lançou a versão beta da rede principal do Nightfall, uma rollup híbrida Optimistic e de zero knowledge proof, em maio.
No entanto, o Matter Labs afirmou que a zkSync 2.0 estaria disponível na mainnet em 100 dias, provocando uma rivalidade entre as equipes.
Em 10 de outubro, a Polygon lançou uma rede pública de teste para seu lançamento zkEVM, indicando que protocolos importantes de DeFi como Aave e Uniswap estariam entre os primeiros protocolos implantados na rede de teste. “Somos o primeiro zkEVM a alcançar a testnet pública com um sistema de comprovação ZK disponível no código-fonte.” disse a Polygon.
A Scroll também atualizou sua rede de teste pré-alfa no mesmo dia, permitindo a implantação de contratos inteligentes. A Scroll disse que em breve seguirá lançando uma rede de teste permissionless, que será aberta a todos os usuários.
Provas de Validade
A Matters Labs revidou, e em 18 de outubro anunciou haver implantado validity proofs na testnet e que a ZkSync 2.0 era “uma zkEVM de ponta a ponta totalmente funcional rodando em uma testnet pública”.
Embora a primeira versão da ZkSync ofereça zero-knowledge proofs, sua falta de compatibilidade com a EVM sufocou a adoção e o desenvolvimento na rede. A L2Beat estima que a ZkSync tenha um TVL de U$62,4 milhões, uma fração da Optimism e dos TVLs de 10 dígitos da Arbitrum.
Apesar dos críticos minimizarem a importância do lançamento da ZkSync 2.0, a Matter Labs está se preparando para hospedar todo um ecossistema DEFI assim que a rede concluir seu lançamento alpha completo.
Volume de negociações
Em 13 de outubro, a Matter Labs anunciou que os feeds de dados da Chainlink estarão disponíveis para desenvolvedores da ZkSync 2.0.
No mesmo dia, a comunidade da Uniswap, votou a favor da implementação de sua versão V3 na ZkSync. Uma versão da Uniswap V2 também foi lançada na ZkSync 2.0 testnet em 13 de outubro.
Matter Labs disse que a Uniswap v3 será lançada na zkSync 2.0 dentro de algumas semanas após o lançamento da rede principal.
A Uniswap v3 é a DEX líder em volume de negociações, processando mais de U$ 1,4 bilhão em transações nas últimas 24 horas, conforme a CoinGecko.
Em 27 de outubro, a Matter Labs disse que os produtos de DeFi da Sushi também serão lançados na zkSync 2.0. A Sushi é o 16º protocolo de DeFi no ranking com US$ 824 milhões travados em seus contratos inteligentes, de acordo com o site DeFi Llama.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Este texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre iremos divulgar quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com