Yield Farming e Liquidity Providing: O que são e como utilizá-los a seu favor em DeFi?
Talvez você já tenha ouvido o termo Yield Farming ou Yield Hacker, mas você sabe realmente o que é isso e como usar o Yield Farming ao seu favor em DeFi?
Conheça a Nodle, nossa nova parceira dessa jornada bankless. Com a Nodle você consegue ganhar criptomoedas em seu smartphone, basta baixar o aplicativo Nodle Cash. A Nodle vem com a proposta de desenvolver a Internet das Coisas (IOT) e, ao baixar o app, ele detectará sensores e dispositivos inteligentes e, eventualmente, conectará a eles anonimamente. Em troca, o usuário recebe o Nodle Cash, também conhecido como token NODL.
Tradutores: Rodrigo Faria e João | Criptonita
Revisora: Gabriella Mena
Prezada Nação Bankless,
No artigo de hoje damos continuidade ao Guia Definitivo para DeFi do The Defiant, trazendo para vocês a tradução dos artigos What is Yield Farming and Liquidity Providing e Top DeFi Yield Farmers Share Secrets to a Profitable Harvest, originalmente publicados em The Defiant.
Você pode assinar a newsletter gratuita do The Defiant, em inglês, clicando aqui.
O que é Yield Farming (YF) e Liquidity Providing (LP)?
O Yield Farming é um dos vários memes criados pela comunidade DeFi. Embora seja um termo utilizado de forma vaga, há alguns critérios mais restritivos para definir o que é yield farming:
Normalmente é preciso fornecer ou emprestar liquidez em um protocolo DeFi permissionless com o objetivo de obter renda passiva; e
Deve permitir que os traders (negociadores) ganhem mais de uma forma de rendimento simultaneamente; uma taxa de empréstimo ou uma taxa de provedor de liquidez (LP - liquidity provider), além de recompensas de token adicionais na forma de tokens nativos do protocolo.
Programas de yield farming, também conhecidos como mineração de liquidez (liquidity mining), foram lançados em DeFi pela Synthetix, um protocolo que oferece exposição on-chain a qualquer ativo por meio de derivativos. Com o yield farming, um protocolo pode recompensar seus primeiros usuários pagando-lhes com o token nativo do protocolo, como COMP, YFI, e até PICKLE e YAM.
É similar ao custo de aquisição dos clientes (CAC), mas para Web3 - pagando os primeiros usuários com o token nativo que alimenta seu protocolo DeFi e frequentemente dando-lhes direitos de voto em futuras atualizações do protocolo. Imagine se o Facebook pudesse ter recompensado os seus primeiros usuários com o próprio token da plataforma, que permitiria aos usuários votar no futuro do Facebook, além de terem retorno em eventual venda do token.
Hoje já temos exemplos ainda mais simples de yield farming, como no Compound Finance, em que qualquer pessoa que tomava emprestado ou emprestava com o protocolo Compound recebia continuamente uma parte do $COMP emitido diariamente, que é o token de governança do Compound. O COMP dá voz aos usuários em futuras atualizações e propostas do protocolo Compound - mas eles também podem vender facilmente o token COMP em uma AMM (Automated Market Maker) como a Uniswap.
Yield farming não se trata apenas de obter rendimentos com tokens hiperinflacionários durante um curto período de tempo. Quando aplicado com incentivos bem planejados e um forte market-fit em DeFi, o yield farming pode rapidamente fomentar a liquidez nas mais promissoras aplicações DeFi. Não é por acaso que o Synthetix permaneceu nos últimos 2 anos sendo um dos 10 maiores protocolos DeFi em termos de TVL (Total Value Locked) e em número de usuários.
Os principais Yield Farmers DeFi compartilham segredos para rendimentos lucrativos
Texto escrito por Cooper Turley, em conjunto com Sebastian Aldasoro
As finanças descentralizadas (DeFi) foram dominadas por yield farmers – aqueles que colocam seu capital para trabalhar a fim de obter rendimentos de protocolos como Compound, Synthetix, Balancer e Curve.
Os yield farmers estão ganhando até 100% APR (taxa percentual anual) em stablecoins populares em um dia bom. Em um dia ruim, as perdas podem ser acentuadas, mas o potencial de grandes lucros atraiu centenas de milhões para DeFi nos últimos tempos.
Tradução:
Eu “ganho” $COMP no Protocolo InstaDaap
Eu “ganho” $REN no Protocolo Curve
Eu “ganho” $ETH no Protocolo TokenSets
Eu “ganho” rendimentos em DeFi
Quais rendimentos VOCÊ está ganhando?
Muito embora depositar capital em contratos inteligentes para obter rendimentos não seja novidade para o universo de DeFi, o yield farming se tornou mais atraente nos últimos tempos. Isso porque muitos protocolos estão incentivando cada vez mais os provedores de liquidez e distribuindo seu token nativo como recompensa. Isso significa que os investidores podem obter os tokens mais famosos do mercado, além dos juros de seus depósitos.
Perguntamos aos principais yield farmers sobre suas estratégias e as principais conclusões que os novos investidores devem ter em mente ao buscar rendimentos em DeFi.
As Raízes do Yield Farming: Onde tudo começou
Antes de comentar sobre as estratégias, vamos rapidamente falar um pouco sobre como tudo isso começou. Antes do Yield Farming existia o Synthetix, uma das estratégias de “yield farming” mais antigas, onde os usuários conseguiam (e ainda conseguem) participar das dezenas de incentivos da Synthetix para obter rendimentos sobre o capital alocado em várias pools de liquidez.
Uma das primeiras estratégias foi criada para aumentar a liquidez do token sintético de ETH da Synthetix, também conhecido como sETH, na corretora descentralizada Uniswap. Os investidores que proveram liquidez para o par sETH/ETH e, em seguida, fizeram stake dos seus tokens Uniswap sETH LP - token que representa seu depósito na Uniswap - no protocolo Synthetix, receberam o token nativo da Synthetix, $SNX, além das taxas de negociação coletadas na Uniswap.
A estratégia foi copiada para vários outros tokens em diferentes corretoras descentralizadas. O incentivo para estimular que usuários provenham liquidez para o token sUSD, a stablecoin atrelada ao dólar da Synthetix, na corretora descentralizada Curve, chegou a fornecer recompensas semanais do token SNX, de cerca de 48.000 SNX, o que, na época, totalizava cerca de setenta mil dólares.
COMP (Compound) Fertilizer
Quando o protocolo Compound começou a distribuir seu token de governança no meio do ano passado, muita coisa acabou mudando.
Os investidores agora tinham a capacidade de ganhar uma parte dos 2.880 tokens COMP distribuídos diariamente (de um total de 4,23 milhões de COMP, ou 43% do total existente, reservado para os usuários do protocolo) para aqueles que forneceram e emprestaram capital do protocolo. Cerca de $1 bilhão de dólares em novos ativos inundaram o protocolo daqueles usuários que desejavam aproveitar o incentivo mencionado.
Tradução:
Wow, o protocolo Compound se tornou o maior no quesito "valor total alocado em DeFi".
O “Yield Farming” com certeza deu incentivo para isso, com muitos lutando para alocar seus ativos em diferentes estratégias, para conseguir mais rendimentos em tokens $COMP, $CRV, $SNX e $REN.
100% de Rendimento
Alguns yield farmers começaram a alavancar seus rendimentos fazendo empréstimos alavancados para emprestar tokens que rendem mais COMP (o token Compound é distribuído em relação a quantidade de juros acumulados por cada mercado) e os protocolos como o InstaDapp tornaram tudo isso possível com apenas um clique.
Essa estratégia logo chamou a atenção de muitos, graças ao retorno de mais de 100% do investimento, quando se incluía na conta os lucros a serem adquiridos com a venda do token COMP, pois o valor do token foi de menos de US$ 20, quando foi listado, para mais de US$ 300 em questão de dias.
A partir de meados do ano passado, uma mudança nas estratégias DeFi se formou. Agora, os LPs estão mudando do USDT para ativos mais escassos, como BAT, WBTC e ZRX. Isso foi perceptível, uma vez que a quantidade de capital fornecida e emprestada do token BAT aumentou mais de 20.000%, à medida que os yield farmers corriam para obter uma vantagem na distribuição diária de 2.880 tokens COMP.
Dicas e truques para yield farming
Aqui estão alguns truques e dicas que alguns dos maiores investidores DeFi estão fazendo para conseguir maiores rendimentos.
Investidor DeFi que atende pelo pseudônimo de Degen Spartan:
A estratégia de “pegar stablecoins e jogar na pool de sUSD da Curve, pegar o token LP e depositar no contrato de incentivos Synthetix Mintr” rendeu a ele “mais de 20% APY consistentes no token SNX” desde que ele começou a se envolver com DeFi, no início de 2019.
Ele diz que a mudança para o token COMP “deixou um vazio nas estratégias menores e mais nichadas, aumentando o rendimento no espaço em geral”.
Jake Brukhman, fundador e diretor administrativo da CoinFund:
“Estou vendo oportunidades que vão de baixas porcentagens de APY para mais de 100%, ou até mesmo várias centenas de por cento de APY, dependendo de quais ativos você possui e quais riscos está disposto a assumir. A maioria dos retornos vem da eficiência desses primeiros protocolos.” ele disse.
“Muitos dos protocolos de empréstimo estão oferecendo capital a taxas muito baixas (chegando até mesmo a 0%) em relação aos APYs que se pode ganhar.”
Investidor DeFi que atende pelo nome online de SNX Professor:
Ele usa “uma garantia para emprestar USDT e devolver emprestado USDT. Nesse aspecto, o token BAT se tornou aquele que fornece mais token COMP (e consequentemente mais retorno), então ele fechou as posições e mudou a estratégia para contrair empréstimos do token BAT e emprestar o token BAT novamente.” O SNX Professor recomenda “monitorar diariamente, trocar apenas se fizer sentido. O yield farming leva tempo, pois você tem custos irrecuperáveis, como taxas de gás, taxas de slippage, etc.”
Lasse Clausen, sócio fundador da 1kx:
“Contribuir provendo liquidez para a Curve é simples, mas empolgante, pois é praticamente a mesma estratégia que usamos para obter exposição aos tokens de protocolos nos estágios iniciais e em avaliações mais baixas, possuindo mais potencial de valorização do que algo que já está avaliado em cem milhões ou mais”, disse ele.
O yield farming é um ótimo novo experimento tentando alcançar efeitos de rede.
Riscos com o yield farming
Para qualquer um que já tenha se envolvido com yield farming, os custos da rede são algo que você simplesmente não pode ignorar. Embora os seguros de contratos inteligentes no Nexus Mutual sejam um bom ponto de partida, aqueles que usam alavancagem devem ter cuidado para não sofrerem um "short squeeze”- especialmente ao se envolver com um ativo volátil como o token BAT. Por fim, o potencial de ocorrer vulnerabilidades irreversíveis - como os US$ 2 milhões em ETH que foram presos em bZx - é algo que poucos esperavam.
A principal conclusão aqui é que nenhum rendimento é garantido e, geralmente, quanto maior o rendimento, maior o risco.
“Eu ficaria surpreso se o yield farming rendesse mais de 20% APY durante um longo período de tempo.” advertiu Clausen.
Focando no importante
Jesse Walden, fundador do fundo de risco Variant e ex-investidor da a16z, disse que, embora o yield farming possa incentivar os protocolos no curto prazo, um protocolo bem-sucedido ainda depende de desenvolvedores e usuários permanecerem nas plataformas no longo prazo.
“O Yield hacking no DeFi é um incentivo de curto prazo para impulsionar o crescimento do usuário, mas o jogo maior é a criação de riqueza a longo prazo que vem da construção (e sentimento de dono) de uma parte dos produtos e serviços que bilhões de pessoas usarão todos os dias .”
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Por vezes, podemos adicionar links para produtos usados neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Isso sempre será divulgado quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em patrocinar a newsletter do Bankless Brasil com a divulgação de algum produto/serviço ou protocolo, mande um email para
contato@banklessbr.com