x*y=k… Uma História do Ethereum
A história sobre como membros da comunidade do Ethereum se juntaram para comprar o famoso NFT do Uniswap inspirado no x*y=k
Prezada Nação Bankless,
Um único tweet desencadeou uma das histórias mais interessantes que vimos há algum tempo.
Um famoso NFT da Uniswap foi vendido por mais de meio milhão de dólares. E o que começou como uma guerra normal de lances em um NFT, se transformou em um experimento social.
Em menos de 12 horas, um tweet se transformou em um coletivo de indivíduos que se uniram para arrecadar $800.000. E com isso, eles conseguiram vencer o leilão.
Tudo isso só foi possível com Ethereum.
Esta é uma história sobre o poder da comunidade e o poder do que o Ethereum permite - uma tecnologia aberta e global para a coordenação humana.
🙏 Patrocinador: Criptonomia — Autoridade em blockchain e tokenização de ativos. A blockchain te assegura, a Criptonomia te proporciona.
Seja uma assinante, tenha acesso aos artigos exclusivos do Bankless Brasil, garanta seu acesso à DAO.
A História por Trás do x*y=k
Numa segunda, 22 de Março de 2021, a página do Uniswap no Twitter lançou uma animação de 45 segundos de um unicórnio que anda por uma paisagem viajante e colorida, talvez com temática de DeFi.
O unicórnio anda por curvas suaves em 3D, uma alusão ao modelo de preço-curva x*y=k do Uniswap. As cores usadas na animação são influenciadas pelos vários tokens negociados no Uniswap.
A vida floresce ao redor deste unicórnio, ilustrando o poder criativo que o Uniswap e o Ethereum dão ao mundo. O interessante é que também é uma alusão ao Espírito da Floresta de Princesa Mononoke, que é credo como um filme amado por alguns dos maiores contribuidores do Ethereum, e pela própria artista pplpleasr.
Todo elemento do x*y=k tem uma metáfora profunda ao DeFi, à cultura do Ethereum, e os valores que ele dá ao mundo. Esta é a história por trás de x*y=k.
A Gênese do PleasrDAO
O x*y=k abriu para lances em 24 de Março, a partir de $15 mil dólares. O leilão começou com lances que subiam lentamente, até que Andrew Kang jogou uma bala de canhão com seu lance de 100 ETH, que esteve no topo da lista por 12 horas – mais da metade da duração do leilão!
Mas apenas algumas horas antes do fim do leilão, o lance do Andrew foi batido por um novo participante no jogo – PleasrDAO – por pouco mais que 110 ETH.
Em menos de 24 horas, o PleasrDAO foi formado especificamente para juntar capital suficiente para comprar este NFT. A gênese originou deste tweet do fundador do PoolTogether, Leighton Cusack.
Leighton queria muito ser dono do NFT do ‘x*y=k’, mas pensou que venderia por um preço bem maior que o que ele poderia dar. Como resultado, ele teve uma ideia que só é possível no Ethereum – juntar capital e dar lances coletivos na peça juntos. Mas ele precisava de uma ajudinha dos amigos para fazê-lo!
E depois daquele tweet sair, acredite, tinha muita gente interessada em fazer parte disto.
O Poder da Comunidade
O acesso à DAO foi passado verbalmente por pessoas que sinalizaram interesse. O PleasrDAO estava aberto a qualquer pessoa que tivesse interesse e estivesse pronta para contribuir.
Membros da DAO enviaram lotes de 10 ETH cada, e com contribuições suficientes, 110 ETH foram juntados para bater o lance de 100 ETH de Andrew Kang. Mas eis a parte interessante:
Em vez de entrar numa guerra de lances com o DAO, Andrew Kang resolveu juntar forças e enviou seus 100 ETH para ganhar entrada no PleasrDAO!
Com o poder de alguns indivíduos unidos, o PleasrDAO virou uma força pra ninguém botar defeito. Apenas dois lances restavam entre o PleasrDAO e seu NFT desejado. O lance de 0x421595 foi batido por um lance de 165 ETH do PleasrDAO.
Com o 0x421595 eliminado, o único lance restante era de ‘Vas Rel Por’, uma conta anônima por trás do endereço 0x84534.
Vas Rel Por continuou a soltar 100 ETH na carteira do Tornado Cash, que Leighton admitiu ser intimidador porque ninguém sabia o quão bem capitalizado era o leiloeiro anônimo. Quanta munição ele tinha à sua disposição?
Mas imagina ser o vas_rel_por. Ele estava dando lances contra um DAO com um convite aberto a qualquer um interessado em contribuir. A capitalização do DAO só era limitada pelo número de partidos interessados em se juntar, e quem sabe quanto desejo total havia para ser parte deste coletivo? O pior, a quantidade de fundos do DAO era transparente – ele sabia enquanto eles não sabiam.
Após uma guerra de lances que ficou estendendo o fim do leilão, o PleasrDAO tacou na mesa um lance enorme de 310 ETH.
Vas Rel Por se rendeu ao poder do DAO, e o PleasrDAO venceu com sucesso o leilão para ‘x*y=k’ com um lance de $529 mil dólares.
Graças ao poder de formação de capital de ferramentas financeiras sem permissão, o poder do povo coalesceu e se focou em um único objetivo: gerar mais capital para o objeto desejado do que um único oponente. Esta é a história da coordenação de um grupo dominando uma única entidade.
A Artista
No outro lado desta história está a artista, pplpleasr.
Ela tem um currículo impressionante de animações. Minha obra favorita dela (depois de x*y=k) é a animação Diablo IV. E enquanto o Uniswap pode ser a animação mais popular dela, não é a primeira animação DeFi dela. Ela já fez trabalho extenso com animações por várias equipes DeFi.
Aqui estão algumas das melhores dela:
...e agora, claro, Uniswap
Entrevista com pplpleasr
David Hoffman teve a chance de sentar e conversar com a pplpleasr sobre a criação de x*y=k!
Ela contou a história de como ela e o Uniswap se uniram para produzir x*y=k, e de onde veio a primeira inspiração para a peça. A história dela dividiu alguns componentes temáticos com o que eu vejo no Ethereum em geral:
Achar aproveitamento no processo colaborativo
Ganhar confiança de sua comunidade e do ambiente
Descobrir um mecanismo para criar valor com as suas habilidades
Um desejo para ajudar outros a alcançarem resultados parecidos
Ela também disse que foi inspirada por um tweet por Qiao Wang, que sugeriu que pessoas que recentemente ganharam muito dinheiro deveriam achar maneiras de esbanjar aquela riqueza ajudando os outros financeiramente.
Aqui está o que ela tem a dizer sobre recircular a riqueza gerada no Ethereum (em inglês):
O potencial máximo do Ethereum para redefinir a sociedade não para em serviços financeiros sem permissão (permissionless) ou intermediação. O verdadeiro potencial do Ethereum se estende a redefinir a cultura e o povo que habita o Ethereum.
Na minha opinião, o Ethereum realmente mudará o mundo inspirando uma nova disposição cultural em como a riqueza circula. Enquanto aplicativos como o Uniswap e os NFTs podem facilitar mecanismos alternativos de circulação de riquezas, só depende da disposição psicológica das pessoas que fazem o ambiente cultural no qual o Ethereum opera.
Eu acho que a pplpleasr e seu trabalho são um exemplo deste novo ethos cultural encontrado no DeFi e no Ethereum. Espero que ela leve muitos artistas a chegarem e criarem de maneiras que recirculam o valor que é gerado ao redor do mundo!
Se o Ethereum quer mudar o mundo para o bem, ele precisa fazer mais do que apenas construir novos softwares financeiros.
Ele precisa gerar uma atitude maior de soma positiva nas pessoas que cria.
Este é...
O Poder do Ethereum
x*y=k foi vendido por meio milhão de dólares porque usou o melhor do que o Ethereum tem a oferecer ao mundo:
Formação de capital (a DAO)
Um ativo financeiro (o NFT)
Expressão cultural (a animação)
Valor de mercado baseado em valores humanos (a legitimidade)
A natureza sem permissões do Ethereum permitiu que uma DAO se formasse em um espaço muito curto de tempo. Um único tweet foi feito sinalizando interesse em formar uma DAO, e em menos de 12 horas, ele juntou 465 ETH (cerca de $800 mil dólares na cotação da época) com a única meta de comprar este NFT.
O poder do Ethereum está em sua habilidade de produzir pontos focais de atenção.
Tokens são coisas que podem receber atenção de pessoas.
DAOs são coisas que podem focar atenção.
O Ethereum é uma lente que permite que o povo foque capital em objetos que eles acreditam ser valiosos.
O poder dos NFTs é que eles manifestam uma instância específica de um objeto à realidade, e aquele objeto é então associado com uma peça de arte digital, criação digital, ou alguma outra forma de valor.
Aquela ‘coisa’ se torna instanciada no NFT.
O poder das DAOs é que elas facilitam a coordenação de pessoas que pensam parecido que têm uma meta compartilhada que todas estão perseguindo individualmente. Por causa da DAO, as pessoas podem combinar suas energias (dinheiro, valor ou trabalho) em busca de uma meta compartilhada.
O poder do Ethereum é que ele permite a instanciação de objetos de desejo (tokens) e objetos que desejam (DAOs e indivíduos), e estas duas instanciações separadas não têm intermediários as separando; elas se conectam diretamente.
Valorizando a Legitimidade
Pouco tempo atrás, Vitalik escreveu em seu blog um artigo chamado The Most Important Scarce Resource is Legitimacy (O Recurso Escasso Mais Importante é a Legitimidade), no qual ele ilustrou vários exemplos de como a percepção humana subjetiva de legitimidade é uma força extremamente poderosa. Se a humanidade determina em coletivo que algo é legítimo, ele tem valor.
Coisas que perdem sua legitimidade também perdem valor.
A legitimidade é um padrão de aceitação de ordem maior. Um resultado em algum contexto social é legítimo se o povo naquele contexto social aceita e faz seu papel em determinar aquele resultado, e cada indivíduo o faz porque ele espera que os outros façam o mesmo.
Quais NFTs as pessoas querem comprar, e quais elas não querem, é uma questão de legitimidade: se todos concordarem que um NFT é interessante e outro NFT é chato, então o povo preferirá muito comprar o primeiro, porque ele teria valor maior para esbanjo e orgulho pessoal por quem o tem, e porque ele pode ser revendido por mais porque todos os outros pensam o mesmo. Se o conceito de legitimidade por NFTs pode ser puxado em uma boa direção, há uma oportunidade para estabelecer um canal sólido de financiamento para artistas, caridades e outros.
Alguma instituição (ou até uma DAO) poderia “abençoar” NFTs em troca de uma garantia que alguma porção dos lucros vá para uma caridade, garantindo que vários grupos se beneficiem ao mesmo tempo. Esta bênção pode até vir com uma categorização oficial: o NFT é dedicado ao combate à pobreza, pesquisas científicas, artes criativas, jornalismo local, desenvolvimento de softwares de código aberto, empoderar comunidades marginalizadas, ou alguma outra coisa?
- Vitalik Buterin, The Most Important Scarce Resource is Legitimacy
Aquela última frase é crucial para esta história. Vitalik sugere que um NFT pode instanciar sua própria legitimidade como um ativo, comprometendo-se a doar parte do lucro gerado de sua venda a instituições sociais valiosas que estão alinhadas com nossos valores.
Ah… já falei que a pplpleasr está doando 100% dos 310 ETH da venda do NFT a caridades apoiando o AAPI e outras representações de minorias?
Não dá pra inventar uma história melhor pro Ethereum:
O Uniswap, um aplicativo altamente ressonante com os valores do Ethereum, lança uma animação promovendo o V3 com uma criadora renomada.
Um novo ativo financeiro (NFTs) instancia o valor da animação
Muitos indivíduos se juntam para conseguir algo que todos querem individualmente, mas precisam do poder da coordenação em grupo para acessar.
A ‘bênção’ de legitimidade por contribuições financeiras a bens públicos.
Esta história é um exemplo perfeito do que me dá tanto otimismo sobre o futuro que essas redes podem trazer:
Um mundo de ferramentas financeiras abertas que ajudam a facilitar o alinhamento dos humanos entre nossos valores culturais e a valorização do mercado de nossos ativos.
Parabéns à pplpleasr por produzir algo que vale $529 mil dólares!
Parabéns ao PleasrDAO por ganhar o leilão!
Parabéns a ambos os grupos por doarem todo o dinheiro a comunidades marginalizadas que não têm acesso à grande vantagem que o cripto traz!
Parabéns ao Uniswap por inspirar isto tudo!
E pra encerrar, uma última mensagem aos membros do PleasrDAO:
🙏 Agradecimentos ao nosso patrocinador
CRIPTONOMIA
A Criptonomia tem especialidade em beneficiar processos corporativos por meio da tecnologia blockchain e promover um novo patamar de transparência entre clientes e fornecedores, auditabilidade de processos e provas de registro também. A empresa avança com soluções abrangentes em tecnologia Blockchain para clientes e parceiros, contando com uma ampla gama de setores como o industrial, financeiro e organizações que trabalham com ativos e/ou informações sensíveis.
👉 Acesse o site da Criptonomia e confira as principais soluções.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre na DAO, e fale diretamente conosco!
Post Original: x*y=k...An Ethereum Story
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
Parêntesis. Ocasionalmente, posso adicionar links para produtos que uso neste boletim informativo. Posso receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre irei divulgar quando for o caso.
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para:
contato@banklessbr.com