🙏 Patrocinado por:
Prezada nação Bankless,
O Webaverse é, sem dúvida, o projeto de metaverso aberto all-in-one mais promissor atualmente e ele está passando para o horário nobre com o drop do passe de temporada da Upstreet.
Se você não está entendendo nada, não se preocupe - vamos explicar tudoo que aconteceu no Webaverse e no Upstreet na coluna do Metaverso de hoje!
Guilda de Escrita Bankless Brasil DAO (Tadeus Mucelli, CariocaNFT e Gabriella Mena)
Bem-vindo ao Webverso
“Lembre-se de que 99% da Realidade Virtual social é código fechado, até mesmo a maioria daquelas baseadas em cripto, e que o Webaverse é um caso isolado que tomou o “caminho alto e difícil” para construir uma “stack do zero” verdadeiramente aberta, começando anos antes de qualquer hype em cima do metaverso… O Webaverse é o paraíso dos modders e uma combinação perfeita para a cultura remix / meme da Internet”
— Jin, filósofo da realidade estendida, colaborador do Webaverse.
O que é Webverso
O Webaverso é um mecanismo open-source do metaverso que funciona através de navegadores da internet, nos quais qualquer pessoa pode criar e hospedar mundos virtuais e experiências de jogos. Como o sistema é alimentado nos navegadores dos usuários, ele pode ser acessado em vários dispositivos, incluindo headsets de realidade aumentada.
“Querido @webaverse - o @allstarz_nft chegou”
O que torna o Webaverse especial?
Ele é um projeto de metaverso aberto liderado pelo desenvolvedor XR Avaer. Além disso, o Webaverse otimiza a liberdade e a interoperabilidade do usuário, contando com formatos e componentes de arquivos abertos populares como Three.js, WebGL e WebXR.
Quando juntos e combinados com a Ethereum, esses componentes permitem que seus usuários deem vida a seus NFTs para se divertirem, podendo personalizar livremente seus avatares, mundos e muito mais.
“Podemos construir nossa própria plataforma social de realidade aumentada misturada com as travessuras dos jogos MMO / GTA / sandbox.
Avatares personalizados, mundos, veículos, animais de estimação e armas usando tecnologia aberta baseada na web @webaverse”
O que é Upstreet?
Construído em colaboração com os criadores do Webaverse, Upstreet é o primeiro jogo massivo multiplayer online (MMO) criado no mecanismo Webaverse.
“Semelhante ao que o Fortnite é para o Unreal Engine [a ferramenta de criação em 3D], o Upstreet é para o Webaverse”, disse Jin. O pesquisador do metaverso também comparou Upstreet ao “story mode” para o Universo Cinematográfico da Internet.
“ 5. A Rua
A inspiração para as temporadas veio de The Street in Snow Crash. Em vez de rolar um site para cima e para baixo, e se você pudesse rolar um blockchain para frente e para trás no tempo em um site 3D?
Cada temporada é imortalizada como um novo bloco na chain: The Street”
A distribuição de NFTs do Upstreet
Para a 1ª temporada de Upstreet, o Webaverse está segurando uma distribuição dos NFTs de acesso. Os passes – por exemplo, Origin Tablet Shards – são reivindicáveis para uma das 15.600 parcelas de terra geradas processualmente (de uma oferta total de 20 mil) no jogo.
O alfa do Upstreet é aberto para uso por qualquer pessoa, então esses NFTs não são necessários para jogar o jogo. No entanto, os detentores desses terrenos receberão muito mais conteúdo ao longo do tempo na forma de distribuição.
“4. Airdrops
NFTs ganham vida no Upstreet. Tudo é construído em formatos de arquivo padrão com apoio para interoperabilidade/modificações para diversos tipos de desenvolvimento de jogos e produções virtuais
O Webaverse tem apoio para UGC:
- modelos 3D glTF
- avatares VRM
- scripts js/WASM
+ Serviços de IA com hotswapping”
Quanto às especificidades do mint dos NFTs, ele ocorreu em duas fases via Metadrop. A primeira fase foi um processo de lista de permissões + lista de sorteio, em que 20 comunidades NFT receberam 150 vagas de lista de permissões cada, que foram sorteadas para os detentores dessas comunidades.
Dito isso, o registro na lista rafflelist não garantiu uma vaga, mas os vencedores puderam reivindicar um passe de temporada cada por 0,2 ETH.
As inscrições do Raffelist terminaram em 5 de agosto, às 10h PDT, e aqueles que eram elegíveis puderam entrar na fila no Metadrop. As 20 comunidades NFT alvo foram Admit One, Anata, Azuki, BAYC, Clonex, CrypToadz, CryptoPunks, Cyberbrokers, Doodles, FRWC, goblintown.wtf, Interleave, MAYC, Meebits, Mfers, Moonbirds, Nouns, RaidParty, VeeFriends e Wassies.
A lista de permissões + mint do sorteio foi sorteada de 6 a 8 de agosto. Em 9 de agosto, a segunda fase do mint começou. Todos os vencedores pagaram o mesmo preço, que foi limitado a não exceder 2 ETH cada durante o mint.
Exemplos do Webaverse em ação
“Acabei de construir um ROOM solo no @MuseumofCrypto para o meu @XCOPYART Grifter e depois soltei o .glb mapeado diretamente no @webaverse para andar ao redor dele. O Webaverse é open source, imersivo, acessível e incrivelmente bonito 🌌
ROOMs levarão sua criptoarte pelo metaverso...”
“Hack noturno adicionando o mesmo conjunto de animações do VRChat no @webaverse! 🕺 #VRM #clonex”
Conclusão
Muitas das empresas mais poderosas do mundo atualmente estão construindo plataformas Metaverse™ fechadas. Esses esforços, que são novas tentativas chamativas de convocar uma massa de usuários, ameaçam o próprio futuro da liberdade na web. Em todos os sentidos, o Webaverse foi desenvolvido desde o início para ser acessível, aberto e interoperável, de modo que o projeto é o oposto dessas empresas de metaverso corporativo em ascensão. A esse ponto, dá para dizer que o Webaverse chegou quando mais precisávamos na batalha para garantir um metaverso aberto. Agora, temos uma chance definitiva de ganhar essa luta.
🙏 Agradecimentos ao nosso patrocinador
Minke
Conheça a Minke, nossa parceira na Jornada Bankless. A Minke é uma carteira digital que ajuda você a atingir suas metas, fornecendo um portal para os melhores protocolos de DeFi. Com a Minke você consegue comprar, economizar e investir com stablecoins e DeFi de uma maneira muito mais intuitiva que qualquer carteira da atualidade.
Mão na Massa
Biografia do autor
William M. Peaster é um escritor profissional e criador do Metaversal – um boletim informativo do Bankless focado no surgimento de NFTs na criptoeconomia. Recentemente, ele também contribuiu com conteúdo para o Bankless, JPG e outros!
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Este texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre iremos divulgar quando for o caso.
Post Original: Webaverse explained 🌐
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com