Uma Introdução ao Protocolo Spark
Um guia para você conhecer a nova possibilidade de empréstimos da Maker.
Prezada Nação Bankless,
Tem sido uma época difícil e mais lenta para lidar com finanças descentralizadas, mas felizmente muitos builders continuam produzindo e, outros tantos estão chegando em nosso mercado para agregar e construir! Hoje, estamos compartilhando uma estratégia sobre como experimentar o último lançamento da Maker, O Spark Protocol.
- Equipe Bankless.
Introdução ao Protocolo Spark
Autor: William Peaster
Pioneira no DeFi e criador da stablecoin DAI, a Maker agora está alimentando o protocolo Spark. O Spark é o primeiro mercado de empréstimos centrado em DAI e é um concorrente direto da Aave. Hoje, vamos orientá-lo sobre os fundamentos do protocolo Spark e como usá-lo!
Objetivo: experimentar o protocolo Spark
Habilidade: Intermediário
Esforço: 30 minutos a 1 hora
Retorno: Aprenda a emprestar utilizando DAI!
Modelado após a Aave V3 e desenvolvido pela equipe de pesquisa e desenvolvimento do Phoenix Labs para o ecossistema Maker, o Spark Protocol é um provedor de liquidez descentralizado que atende especificamente à stablecoin DAI.
A primeira oferta disponível no Spark Protocol é o Spark Lend, um mercado de empréstimos que começou com suporte de fornecimento e empréstimo para ETH, Lido Staked ETH (stETH), DAI e SavingsDAI (sDAI), o último dos quais representa tokens em DAI que foram depositados no protocolo Dai Savings Rate (DSR) da Maker.
No coração deste novo sistema de empréstimo está a DAI Direct Deposit Module (D3M) da Maker, um Maker Vault especial que permite que os protocolos de empréstimo de parceiros gerem novos ativos DAI a uma taxa de juros fixa diretamente em seus mercados de empréstimo para acompanhar a demanda.
No passado, vimos a Maker usar o D3M com projetos como Aave e Compound, e agora essa linha de crédito denominada DAI no atacado servirá como base do Protocolo Spark. Dessa forma, aproveitar essa linha de crédito significa que o Spark Lend pode oferecer taxas realmente excelentes. Por exemplo, em 1,11%, o projeto já está oferecendo uma menor taxa em empréstimo de DAI em tudo que envolve DeFi!
Observe que o Spark Lend foi lançado com uma linha de crédito máxima inicial de 5 milhões de DAI como teste, mas o plano é aumentar para 200 milhões em pouco tempo.
Como usar o Spark Lend
Se você já usou Aave ou Compound antes, achará o Spark Lend semelhante. Para usar o Spark, você fornece seu ativo preferido e o valor desejado, que então começa a gerar renda passiva por meio de empréstimos com base na demanda de empréstimos. Além disso, o fornecimento de ativos permite que você empreste os ativos de empréstimo suportados, ou seja, DAI, ETH e/ou wstETH.
Então vamos lá, inicie assim:
Vá para https://app.sparkprotocol.io/ e conecte sua carteira (Nota: os usuários dos EUA estão impedidos geograficamente de interagir com o front-end)
Selecione o ativo que quiser, por exemplo, ETH e pressione o botão "Depositar"
Insira o valor do depósito desejado, revise as informações gerais da transação e pressione “Depositar” novamente
Conclua a transação de depósito com sua carteira e aguarde a confirmação da transação
É isso! Você receberá um token “sp”, por ex. spWETH, que representa seu depósito; neste ponto, você estaria emprestando e poderia abrir uma posição de empréstimo no Spark Lend!
E agora, para fazer um empréstimo no Spark Lend, faça assim:
Na seção “Assets to Borrow” do front-end, selecione o ativo de sua escolha, por exemplo, DAI, e pressione o botão “Borrow” (Pedir Emprestado);
Insira o valor que deseja emprestar, revise as condições (ou seja, proximidade da liquidação) e certifique-se de que parece bom e, em seguida, pressione “Borrow”(Pedir Emprestado) novamente;
Conclua a transação de empréstimo com sua carteira e aguarde a confirmação da transação;
É isso! Agora você pode usar o painel Spark Lend para emprestar mais, ou reembolsar seu empréstimo ao longo do tempo.
Concluindo
O protocolo Spark e sua oferta Spark Lend fornecem uma proposta nova e inovadora de emprestar e emprestar DAI dentro do DeFi. Ao alavancar o DAI Direct Deposit Module (D3M) da Maker e sua linha de crédito, o Spark Lend oferece taxas de empréstimo atraentes e oportunidades de renda passiva por meio de empréstimos.
A plataforma é fácil de usar e interagir com ela requer apenas algumas etapas simples, como conectar sua carteira, selecionar ativos e concluir transações. Com o potencial para uma linha de crédito aumentada também no futuro, o Protocolo Spark pode crescer consideravelmente a partir daqui e ajudar a acelerar novas oportunidades em torno da fronteira DAI!
Próximos Passos.
Experimente o Spark Lend: https://app.sparkprotocol.io/
Leia também nosso artigo sobre: Como Utilizar a Plataforma Avocado.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Este texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre iremos divulgar quando for o caso.
Post Original: Getting Started with Spark Protocol
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com
Obrigado por acompanhar o Bankless Brasil! Inscreva-se para receber mais posts como esse em seu e-mail!