Tokenizar BTC é bom para o ETH?
Por que o Bitcoin trustless é um caso bullish para a capitalização do Ethereum
“Token.com é o nosso grande parceiro e está chegando forte no mercado brasileiro. Agora você pode ter uma rentabilidade de até 12% a.a naquela sua poupança que está parada no banco, e melhor ainda, tudo isso em dólar. Clica no card e não perca esse novo jeito de usar DeFi”.
Prezada Nação Bankless,
Outro ativo cai no poço gravitacional da Ethereum. Desta vez, é o Bitcoin.
É fácil portar o Bitcoin para a rede da Ethereum de maneira confiável. Isso é o wBTC, basta confiar no BitGo e seus emissores. Mas e se você quiser um BTC livre de confiança, na Ethereum?
É um santo graal. Vários projetos tentando realizá-lo, e muito burburinho.
Mas estes esforços se aproveitam do acúmulo de valor do ETH? Lucas Campbell, os explora pela lente de capacidade econômica.
Você pode se surpreender com as conclusões dele.
Autor: Lucas Campbell, da Fitzer Blockchain Consulting & DeFi Rate
Tradução, revisão e publicação: Guilda de Escrita BanklessBR DAO (DSJ, Danko8383, BrMoniz)
Tokenizar BTC é bom para o ETH?
Eles vão fazer isso (a) tendo o mecanismo DeFi construído no Bitcoin ou (b) tendo que portar o BTC para aplicativos ETH defi através de soluções como tBTC, etc.
Este é o ponto principal do que escrevi:
Eu acho que DeFi vai chegar para o BTC. O mercado vai decidir.
Enquanto o Pomp não é conhecido por ser otimista sobre a Ethereum, ele destacou um ponto interessante sobre o futuro da DeFi: ou (a) DeFi será construída no Bitcoin ou (b) o Bitcoin será portado à Ethereum através de algo como tBTC.
DeFi não será construída no Bitcoin
Da minha perspectiva, a primeira opção é menos provável de ocorrer. O argumento central para a DeFi na Ethereum é este: qualquer outra rede que queira popularizar aplicativos DeFi em sua plataforma deverá concorrer com a compossibilidade da Ethereum.
Pra quem não entende, compossibilidade (ou compatibilidade) se refere ao conceito de poder combinar dois ou mais componentes para fazer uma combinação ou solução única — quase como um monte de peças de Lego.
Só que no nosso caso, são Legos de dinheiro.
O Compund (empréstimo livre de permissões) e a MakerDAO (stablecoin livre de permissões) são Legos de dinheiro em seu próprio jeito. Eles permitem a desenvolvedores construir e experimentar com eles para criar aplicativos financeiros totalmente novos.
Imagine tentar construir o PoolTogether, uma loteria sem perdas, em qualquer outra rede. A rede exigiria uma stablecoin livre de permissões (por ex. um equivalente ao MakerDAO) e um protocolo de empréstimos livre de permissões (um equivalente ao Compound) para construir o aplicativo com sucesso.
Este também é só o começo. À medida que a Ethereum amadurece, seus aplicativos também o fazem. Eles se tornam mais poderosos (e complexos) com as quantidades maiores de Legos de dinheiro disponíveis. Veja o aplicativo Augur (v2), por exemplo.
A próxima versão do Augur utiliza os seguintes “Legos”:
Dois protocolos de liquidez
Duas carteiras não custodiais
Uma solução de identidade
Uma porta de entrada fiduciária
Uma stablecoin livre de permissões (por ex. DAI)
No fim, este é o argumento mais forte a solidificar o futuro da Ethereum e da DeFi — sua compossibilidade.
Quanto mais Legos de dinheiro disponíveis, mais fortes são os efeitos na rede e mais fundo é o buraco. Até que outras redes tenham um ecossistema diverso de Legos de dinheiro livres de permissão para que todos possam construir, a Ethereum está aqui para ficar como a melhor plataforma para finanças abertas.
Levará um tempo (talvez anos) para que outras redes cheguem a este ponto. Mesmo se o Bitcoin tivesse a expressividade para fazer o mesmo. Para deixar o desafio maior, todos os protocolos monetários devem ser líquidos com bilhões (se não trilhões) em capital.
Tudo isso enquanto a Ethereum e DeFi continuam a crescer, e rápido. O que significa que você não só precisa se atualizar com a Ethereum de hoje, você tem que alcançar a Ethereum de amanhã.
Com tudo isto em mente, a segunda opção de trazer o BTC à Ethereum parece ser a escolha mais viável, pelo menos por enquanto.
Mas então… e o Bitcoin na Ethereum?
O Bitcoin é a forma mais livre de confiança de capacidade econômica digital existente nos dias de hoje. Também é a forma mais líquida de capacidade econômica. A combinação destes dois atributos nos dá uma das formas mais atraentes de capacidade econômica para os protocolos monetários da Ethereum — capacidade econômica livre de confiança.
Que tal ouvir um podcast com um dos maiores especialistas em DeFi do Brasil?
🎙️Escute “Bankless Brasil e Caio Vicentino milionário com DeFi e NFTs”
Para preservar a liberdade de confiança do BTC na DeFi, o mecanismo fundamental para trazer o BTC à Ethereum deve ser o mais livre de confiança possível, permitindo que o ativo prolifere como capacidade econômica livre de confiança para os protocolos monetários da Ethereum.
Vamos falar de tBTC
Isto nos leva ao lançamento do tBTC da Keep Network – uma versão de confiança mínima do Bitcoin na Ethereum. Eu digo confiança mínima porque ainda há um risco de oráculo, risco técnico, e risco de incentivo econômico comparado ao BTC normal no Bitcoin.
O tBTC lançou na mainnet da Ethereum em 27 de abril de 2020. O lançamento deu aos usuários a habilidade de depositar BTC, cunhar e resgatar tBTC, e usá-lo em aplicativos DeFi na Ethereum.
Com a introdução do tBTC, parece que há uma forma alternativa de sound money que pode servir de capacidade econômica relativamente livre de confiança para a DeFi. Meses antes do lançamento, o valor de mercado do Bitcoin era em $134 bilhões de dólares.
Isto significa que o BTC vai substituir o ETH como a forma principal de capacidade econômica livre de confiança para o DeFi, assim tornando o ETH inútil? Não.
O tBTC não substituirá o Ether como capacidade econômica livre de confiança na Ethereum, será um consumidor.
O tBTC é um consumidor de capacidade econômica
O design por trás do tBTC depende de supercolateralizar o Ether para assegurar (uma garantia) todo o tBTC na rede (150%, como proposto).
Em outras palavras, para cada $100 dólares de tBTC na Ethereum, serão necessários pelo menos $150 dólares em Ether trancados em um “cofre de tBTC”, dando no mínimo $50 dólares negativos em capacidade econômica na Ethereum. Isto significa que o tBTC consome capacidade econômica livre de confiança, em vez de criá-la.
Então o que acontece se o tBTC se tornar popular na Ethereum e seus protocolos monetários de DeFi? Quanto da capacidade econômica livre de confiança seria consumido pelo tBTC?
Olhando o valor de mercado líquido do BTC (ou capacidade econômica total) de $134 bilhões de dólares, tokenizar 1% da reserva externa daria $1.34 bilhões em tBTC. Assim, isto exigiria pelo menos $2.01 bilhões em Ether como colateral livre de confiança para apoiar o ativo, consumindo cerca de 10% da capacidade econômica livre de confiança atual na Ethereum.
Aos 5% da reserva líquida? O tBTC exige $10.5 bilhões de Ether colateralizado, ou 56% da capacidade econômica disponível.
Finalmente, se 10% do valor de mercado líquido do Bitcoin na época fosse tokenizado livre de confiança através do tBTC para alimentar os protocolos monetários da Ethereum, isso exigiria toda a banda econômica (e mais) do Ether.
A conclusão aqui é que se o tBTC fizer sucesso na DeFi, maior é a possibilidade de dar valor ao Ether, tendo em vista que exige ETH supercolateralizado para cunhar tBTC.
Outras formas de Bitcoin livres de confiança não produzem tanta capacidade econômica assim
Mas e as outras formas de Bitcoin livre de confiança na Ethereum que não exigem Ether supercolateralizado? O Ren Protocol é um candidato em potencial a respeito disso.
Em vez de depender de um ETH colateralizado, o Ren usa um “custodiante livre de confiança” (o RenVM) para manter um registro dos ativos 1:1 por várias redes.O RenVM guarda BTC em uma rede de nódulos descentralizados chamados Darknodes, onde todos os Darknodes devem ser titulados com o triplo do valor em REN para garantir segurança econômica.
Em vez de usar o ETH como um depósito de segurança, como o tBTC, o Ren usa REN - o próprio token. O valor do REN é, claro, diretamente ligado aos lucros do Ren. O REN é um ativo capital, não uma comodidade store-of-value com um premium monetário, então em um mercado racional, seu valor seria limitado pelo fluxo monetário que gera.
Enquanto o design do Ren é intrigante, ele tem os mesmos problemas de escala autorreferentes do Synthetix e do SNX. A quantidade de renBTC disponível para cunhar (minting) é inteiramente limitada pela banda econômica do REN disponível - cerca de $40 milhões de dólares em abril de 2020.
Não é capacidade econômica suficiente para apoiar os $134 bilhões de BTC circulando.
A conclusão do tBTC e do Ren: é difícil criar nova capacidade econômica livre de confiança, então muitos designs de BTC tokenizado acabam usando o ETH ou produzindo pouquíssima capacidade.
E se um BTC tokenizado mágico aparecesse?
Digamos que um design mágico para um BTC tokenizado e livre de confiança surgisse, que fosse escalável e não exigisse o Ether a respeito de qualquer coisa, este BTC mágico substituiria o ETH como capacidade econômica para os protocolos monetários da Ethereum?
Não. A Ethereum ainda precisa de ETH.
Mesmo se um BTC mágico vencesse a luta por liquidez na Ethereum (um feito comparável a ganhar do dólar americano, dentro da economia americana), o ETH ainda tem um ás na manga.
Um design de mecanismo na Ethereum chamado EIP 1559 estabelece uma taxa de mercado para inclusão nos blocos enquanto o resto do ETH pago na taxa de transação é queimado. Isto torna cada transação na Ethereum uma consumidora de capacidade econômica.
Com o EIP 1559, toda vez que um ativo na Ethereum é enviado, depositado, emprestado, etc., uma fração do Ether será queimada, efetivamente distribuindo um dividendo universal para titulares do token.
Se a Ethereum conseguir tokenizar ativos financeiros globais como o BTC e se tornar a infraestrutura para as finanças globais, o EIP 1559 solidificará o ETH como o ativo nativo à Ethereum, e cimentará sua necessidade para o sucesso geral da rede.
Então se este BTC mágico superasse o ETH como a forma principal de capacidade econômica livre de confiança para o DeFi, pelo menos podemos esperar que o EIP 1559 conduza um consumo da capacidade econômica do ETH!
Nota: o staking é outro consumidor de ETH como capacidade econômica - ele converte capacidade econômica em segurança — falaremos mais disso em artigos futuros.
Conclusões Finais
Devido aos crescentes efeitos da rede nos Legos de dinheiro da Ethereum e sua compossibilidade, está se tornando cada vez mais provável que a Ethereum permaneça como a infraestrutura definitiva para finanças abertas no futuro próximo.
Enquanto a proliferação de BTC na Ethereum pode parecer ameaçadora ao estado do ETH como o ativo de reserva primário, alguns dos designs mais promissores para BTC livre de confiança na Ethereum exigem uma supercolateralização do Ether, então ativos como o tBTC acabam consumindo mais capacidade econômica livre de confiança do que criam, levando a um aumenta na demanda por ETH.
Ainda mais importante, a implementação futura de mecanismos como EIP 1559 colocam o ETH como um ativo essencial à rede. Sob essa perspectiva, o BTC tokenizado não é parasitário ao acúmulo de valor do ETH, mas simbiótico.
Se a Ethereum tiver sucesso como a infraestrutura para finanças abertas e ativos tokenizados, haverá uma demanda por ETH. É inevitável.
Todas as vias levam ao ETH na Ethereum.
Mão na massa
🤔Pense: os designs de BTC tokenizado livre de confiança produzem ou consomem capaacidade econômica na Ethereum?
📰Leia sobre o Lego do Dinheiro e a compossibilidade Ethereum
📰Leia sobre Capacidade Econômica
🎙️Escute “Bankless Brasil e Caio Vicentino milionário com DeFi e NFTs”
Sobre o Autor
Lucas Campbell é um analista na Fitzner Blockchain Consulting e no DeFi Rate. Ele desceu a toca do coelho do cripto enquanto estudava economia na CU Boulder, e se tornou um membro da direção do CU Blockchain.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
🙏 Agradecimentos ao nosso patrocinador
TOKEN.COM
Agora é possível dolarizar sua carteira e ter um rendimento de até 12% ao ano. Tudo isso só com um PIX… Conheça mais sobre a token.com
👉 Acesse o site da Token.com e confira.
Este texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre iremos divulgar quando for o caso.
Post Original: Is tokenized BTC bullish for ETH?
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com