✨ Patrocinador: A NFTfy é uma plataforma que permite a fracionalização de NFTs. Conheça a RockPool, um produto da NFTFY que permite a criação de Pools para a compra coletiva de NFTs diretamente da OpenSea.
Prezada Nação Bankless,
“The Merge” está chegando, e será a maior evolução da Ethereum até agora.
Mas, como essa nova tecnologia da rede afetará o pujante ecossistema NFT?
Ainda é cedo, e difícil dizer. Mas com certeza tem algumas boas ideias para ficar de olho daqui para frente. Hoje vamos repassar algumas delas!
— William M. Peaster
Primeiro, o que é "The Merge"?
Até este ano, a Ethereum funciona com o mecanismo de consenso do proof-of-work (PoW), que no contexto de blockchains, se trata de um conceito iniciado por Satoshi Nakamoto no Bitcoin.
PoW envolve a “mineração”, um processo onde mineradores usam um hardware especializado para resolver cálculos matemáticos em uma espécie de competição. Os vencedores recebem o direito de publicar transações em um bloco, criando o processo que dita o atual conceito de blockchain.
Porém, em razão do PoW ter um alto custo energético e ser pouco eficiente, os desenvolvedores centrais da Ethereum têm planejado migrar a blockchain para o mecanismo de consenso do proof-of-stake (PoS) desde 2016. PoS envolve o “staking,” onde a Ethereum incentiva os usuários a realizarem um tipo de depósito de ETH para participarem, recebendo recompensas do processo de criação de blocos.
@sassal0x: É estranho que pessoas pensem que a Ethereum está trocando seu mecanismo de consenso para algo totalmente novo e não testado. A Beacon Chain está funcionando como uma rede PoS desde 1º de dezembro de 2020 - terão se passado 18 meses quando a camada de execução se fundir com a camada de consenso.
Ethereum deu um grande passo em direção à migração em dezembro de 2020, quando a "Beacon Chain" foi lançada usando o PoS.
Desde então, o contrato de depósito da Beacon Chain foi preenchido com algo próximo de 13 milhões de ETH e preparou o caminho para o The Merge, que verá a camada de execução atual da Ethereum PoW passar por uma "fusão" com a camada de consenso Beacon Chain PoS ainda neste ano.
Esta migração definitiva para o PoS fará a Ethereum ser mais eficiente quanto ao gasto energético, mais descentralizada e mais cripto-economicamente segura. Tivemos uma ideia de como será essa migração em 8 de junho de 2022, quando a testnet Ropsten passou por um evento Merge de testes. Seguindo isso, a mainnet da Ethereum está se preparando para o Merge oficial por volta dos meses de agosto e setembro de 2022.
@etherchain_org: A rede Ropsten acabou de passar pelo merge! Uma das últimas testnets até migrarmos a mainnet da #Ethereum
O Efeito Verde
Dispositivos ASIC e GPU são usados nas operações de mineração do PoW, e muitas dessas operações são bem grandes e usam enormes quantidades de energia.
Assim, a mudança para o PoS irá diminuir 99% do consumo energético da Ethereum, removendo a necessidade de “processamento físico” para consenso. Ao invés de depender de imensas fazendas de ASIC e GPU, que muitas vezes drenam grandes quantidades de combustíveis fósseis e degradam fisicamente com o tempo, PoS é um mecanismo virtual baseado em depósitos em stake dentro da Ethereum Virtual Machine (EVM).
Essa versão mais ecológica da Ethereum fará maravilhas nas percepções da rede em relação ao público geral. Por exemplo, a Ethereum domina o ecossistema de NFTs, mas, em razão das preocupações com o meio ambiente, tem perdido parte desse mercado para redes como a Polygon e a Tezos.
A migração irá reduzir esse problema de uma vez por todas, e deve posicionar a Ethereum e suas segundas camadas de maneira a facilitar uma participação mais profunda do mainstream nos NFTs, aumentando significativamente a aceitação do mercado.
De uma era para a próxima
Para os usuários finais da Ethereum, como os traders de NFT, a mudança deve se mostrar ser uma experiência imperceptível, apesar de todas as comemorações da comunidade que surgirão. Em outras palavras, os aplicativos descentralizados (dApps) devem continuar a operar normalmente, sem interrupções devido a problemas de rede.
O que será diferente, no entanto, é a introdução de uma antes e depois na história da rede. Haverão os NFTs da era PoW e haverão os NFTs da era PoS. “The Merge” será o evento que vai demarcar a separação entre esses dois períodos.
Claro, é muito cedo para dizer como serão as percepções ao redor desta distinção histórica.
@punk4156: Haverá algum prêmio especial para para os últimos "Nouns" no PoW e/ou primeiros no PoS?
No tweet acima, do co-fundador da Nouns DAO 4156, 60% dos que responderam, votaram “Não” em tentar adivinhar se o último NFT no PoW ou o primeiro no PoS poderia resultar em algum tipo valoração especial. Assim, talvez a distinção não deve parecer nada muito relevante, ou talvez possa se provar algo grande para os futuros “arqueólogos” da blockchain. Apenas o tempo dirá.
Dinheiro deflacionário?
@korpi87: Emissão de ETH no PoS
Após o Merge a emissão será dramaticamente reduzida, já que o PoW foi removido e apenas os stakers serão recompensados por produzir blocos. A diminuição de aprox. 14.790 ETH para aprox. 1.590 ETH representa 90% de redução de emissão. É o equivalente a três halvings de $BTC.
Notavelmente, The Merge deve reduzir a emissão de ETH em aproximadamente 90%. Se você unir isso à queima com as taxas da Ethereum, The Merge removerá milhões de dólares da pressão de venda do ETH substituindo por uma pressão milionária de compra em dólares diariamente.
@korpi87: Resumindo, the Merge terá um tremendo impacto estrutural em forças de suprimento e demanda. Milhões de dólares em pressão de venda diária serão substituídos por pressão de compra. Esta mudança fundamental pode dirigir a apreciação de preço pelo longo prazo, mesmo sem novos compradores entrando.
Então, digamos que essa grande mudança de demanda realmente traga uma subida notável ao preço do ETH, e daí? Veremos… mas no contexto dos NFTs, uma subida do preço do ETH poderia ser o catalisador de novas grandes ondas de atividade no ecossistema.
@banklessHQ: "ETH é um artigo de luxo monetário" Quando o preço do ETH sobe, pessoas gastam mais, não menos. Isso faz com que o stake de ETH cresça quando o preço aumenta. Isto é um reflexo positivo de algo que faz do ETH uma espécie de dinheiro.
Então agora você vê aonde queremos chegar: o ETH pós-Merge pode trazer ao ecossistema dos NFTs o próximo grande rally. Se isso vai acontecer mesmo ou não ainda estamos para ver, mas a possibilidade parece estar vindo à tona.
🙏 Agradecimentos ao nosso patrocinador
A LoopiPay te ajuda a obter seus tokens de cripto diretamente na sua carteira, de maneira fácil, livre de taxas ocultas e sem várias etapas confusas. Uma maneira simples, direta e elegante de enviar criptomoedas para sua carteira em poucos segundos.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre na nossa DAO e fale conosco!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Post Original: The Merge and NFTs
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
Parêntesis. Por vezes, podemos adicionar links para produtos usados neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Isso sempre será divulgado quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para:
contato@banklessbr.com