Prezada Nação Bankless,
A natureza do trabalho está evoluindo. Está se tornando mais flexível do que nunca.
Se deslocar para sentar em um escritório de 8 as 18 não é mais uma necessidade. A presença digital agora é a principal e a presença física é o espelho.
Então o que está por vir?
O Ethereum pode ser importante na próxima evolução do trabalho?
Brian pensa que sim. Ele acredita que o futuro do trabalho e da educação será on-chain. Ele acredita que o seu endereço de Ethereum pode ser uma comprovação bem mais confiável de suas habilidades.
Quer trabalhar em um fundo de investimentos? Tudo bem… qual é o retorno que você teve na sua carteira de Ethereum?
Quer ser contratado como administrador ou governante? Tudo bem… quantas propostas de governanças você propôs? E quais delas passaram?
Não há como mentir em uma máquina da verdade. Um endereço de ETH se torna uma reputação.
Se isso parece meio maluco, bem… pode até ser. Mas estamos acostumados com coisas malucas, não é mesmo?
Vamos explorar o futuro do trabalho hoje.
🙏 Patrocinador: Nftfy — Negocie frações dos NFTs mais valiosos do mundo
Inscreva-se para o programa completo do Bankless Brasil. Conteúdo premium para quem quer ser fora da curva. Promoção especial de inauguração até o final de 2021.
O Futuro do Trabalho e da Educação on-chain
Nós trabalharemos em vários empregos e em várias redes.
No mundo cripto hoje, tokens são distribuídos para usuários relativos à quantidade de dinheiro em seus bolsos por causa da demanda por criação liquidez. Embora isso seja importante, estas distribuições de tokens não consideram o quão valioso um endereço pode ser ao protocolo no futuro.
Não me entenda errado – encontrar jeitos únicos de incentivar liquidez com crowdsourcing de usuários é crítico para novos projetos sendo construídos em DeFi. E claro, conseguimos airdrops baseado em nossas interações anteriores com projetos e protocolos, mas cada usuário recebe efetivamente um pagamento padronizado, independente do que o seu perfil futuro de contribuição parece. Embora importante, podemos e devemos ir mais longe.
O que falta hoje são maneiras mais personalizadas para indivíduos proverem valor a projetos e protocolos. Um exemplo é sinalizar informação valiosa. Vemos indicadores precoces disto em redes como o Yearn. Ali, estrategistas são incentivados a continuar criando estratégias únicas para cofres, e se uma estratégia for implementada, um estrategista estará intitulado a uma porção dos lucros futuros das estratégias.
Em outras redes como o The Graph, usuários podem se engajar em vários cargos para ajudar a empoderar a rede, com Curadores sendo um bom exemplo. Qualquer um pode se tornar um Curador, um cargo que ajuda a resolver o problema de identificar subgrafos de qualidade na rede.
Este cargo único é um dos primeiros exemplos de empregos on-chain que, com incentivos, ajuda a sinalizar informação valiosa numa rede aberta.
Estamos caminhando em direção a uma era onde mais valor, dados e mercados estarão na blockchain, incluindo mídias tokenizadas, mercados de previsão e conjuntos de dados públicos para algoritmos de aprendizado de máquina.
Nesta nova economia digital, todo o trabalho anterior de uma pessoa será mostrada na blockchain. Indivíduos podem construir uma reputação em torno de seu endereço de Ethereum ou por meio de uma identidade descentralizada, e demonstrar comportamento passado comprovado pela blockchain.
Isto criará um novo tipo de currículo nativo à economia digital.
A Ascensão do Trabalho Habilidoso
Se teremos usuários com diferentes experiências e perfis engajando com redes descentralizadas no futuro, precisamos de uma forma nativa de treinar usuários a se engajar com este modelo de trabalho. O modelo de ensino técnico é instrutivo. Enquanto programas puramente acadêmicos focam em testar alunos com exercícios teóricos, ensinos técnicos focam em construir habilidades práticas e experiências diretamente relacionadas a uma oportunidade de emprego específica.
O “Programa de Curador” do The Graph é um exemplo simples que espelha o treinamento baseado em habilidades de ensinos técnicos.
The Graph é um protocolo de indexação para fazer consultas em redes como Ethereum e IPFS. Qualquer pessoa pode construir e publicar APIs públicas, chamadas de subgrafos (subgraphs), fazendo os dados facilmente acessíveis.
Os curadores são cruciais para a economia descentralizada do The Graph. Eles usam seu conhecimento do ecossistema web3 para avaliar e sinalizar nos subgrafos que devem ser indexados pela rede do The Graph. No explorador, os curadores podem visualizar os dados da rede para tomar decisões de sinalização. A rede recompensa curadores que sinalizam subgrafos de boa qualidade com uma parcela das taxas de consulta que os subgrafos geram. Os curadores são economicamente incentivados a sinalizar com antecedência. Essas dicas de curadores são importantes para os indexadores, que podem então processar ou indexar os dados desses subgrafos sinalizados.
O The Graph dá aos Curadores missões diferentes para melhorar suas habilidades e ensiná-los a serem Curadores para a rede. Projetos podem levar isto mais um passo à frente criando uma documentação de referência para interações com contratos inteligentes na blockchain, registrando documentos específicos para grupos distintos de trabalhadores de protocolo futuros.
Para levar este exemplo adiante– imagine você conseguindo um “NFT de Curador” por completar centenas de interações de contrato inteligente baseadas em curadoria no The Graph.
Aquele NFT pode te levar a distribuições futuras de tokens para redes que exigem um nível parecido de especialidade em curadoria, porque você teve um bom desempenho na rede de curadores do The Graph. É efetivamente um certificado, assim como um diploma hoje.
Ou, e se um projeto ou protocolo exigisse habilidades de trading?
Imagine uma DAO de gerenciamento de ativos da próxima geração feita no Enzyme. O gerenciador de ativos pode apenas empregar traders futuros baseados em seu desempenho do seu endereço na blockchain ou experiências passadas com protocolos on-chain – sem se importar com a localização, formação acadêmica ou identidade real do trader.
O Numerai, que faz torneios semanais de ciências de dados, é outro exemplo instrutivo.
Toda semana, indivíduos enviam modelos de aprendizado de máquina para prever a bolsa de valores e apostar $NMR baseado na confiança do modelo. O pagamento de cada usuário depende da quantidade de $NMR em jogo, e a precisão do modelo. Mas, e se bons desempenhos nestes torneios semanais também incluíssem uma credencial verificável que desse uma afiliação a um fundo de hedge descentralizado?
A medida que mais comportamento on-chain se move, protocolos usarão esta história para criar incentivos únicos para mão de obra especializada em protocolos. As combinações são limitadas apenas pelas novas oportunidades destravadas com trabalho na blockchain.
A Nova Universidade on-chain
Se o futuro do trabalho é on-chain, então o nosso endereço de carteira é uma ponte até o nosso currículo. Para muitos, o conceito de universidades e diplomas será uma coisa do passado. Assim como entrevistas formais, com perguntas como “me fale seu ponto fraco”.
Seu histórico de transações é objetivo. Ele contará uma história mais relevante e transparente para o trabalho exigido.
Nosso comportamento na blockchain não só servirá para aumentar a quantidade de dinheiro na nossa carteira, mas para elevar nossa reputação. A reputação revelará todo tipo de acesso, incluindo distribuições exclusivas de tokens, oportunidades de trabalho baseadas nas nossas habilidades, e filiações sociais.
A reputação inicial da carteira de um indivíduo, mesmo uma sem histórico prévio de trabalho, pode até servir como base para entrada em programas de educação on-chain mais sofisticados – uma evolução do Lambda School e ISAs.
ISAs, ou acordos de divisão de lucro, são difíceis de impor fora da blockchain, mas são naturais nela. Um formato digital padronizado, em harmonia com um ambiente de confiança mínima, permite que nossas obrigações, identidades, ativos, históricos de empréstimo, e fluxos futuros de dinheiro possam ser empacotados e parcelados em combinações únicas para cada um de nós.
Hoje, precisamos de um jeito fácil para mostrar a todos os contribuidores futuros da blockchain as diferentes maneiras de participar neste novo paradigma. Para começar, quanto mais claro os projetos conseguirem definir estes diferentes cargos, mais fácil será para usuários de diferentes habilidades começarem a se envolver. Estes cargos irão se modificar e adaptar ao longo do tempo, mas programas de treinamento on-chain únicos podem ser instanciados de forma a otimizar para potenciais contribuições ao redor desses cargos..
O Mercado de Emprego: Infinitos Empregos e Infinitas Possibilidades
Hoje, interagir com contratos inteligentes pode te dar direito a um airdrop de token. No futuro, interagir com contratos inteligentes te renderá uma rica história que poderá te revelar novas oportunidades de emprego. Estas oportunidades futuras são recompensas em aberto, reservadas a caçadores de recompensas que satisfazem o conjunto adequado de habilidades.
Para conseguir estas recompensas, você precisa mostrar um extenso histórico de trabalho on-chain. É assim que provaremos nossa habilidade em cuidar das redes do futuro.
Parece um pouco de ficção científica? Talvez.
Mas é para onde o ecossistema cripto está caminhando. Muitos de nós provavelmente trabalharemos para várias redes ao mesmo tempo, em vez de tempo integral em um emprego específico. Trabalharemos quando quisermos, para quem quisermos, de onde quisermos.
Este é o futuro do trabalho – uma nova economia digital construída em cima de comportamento baseado em mérito.
Transformando especulação em participação
No RabbitHole, estamos só começando a revelar o potencial para esta nova economia digital.
Estamos construindo o futuro do trabalho, onde acesso a emprego é distribuído justamente e disponível a qualquer um que possa agregar com suas contribuições. Cuidadores futuros das redes receberão o treinamento necessário para realizarem as tarefas certas, e se qualificarem para a próxima oportunidade.
É hora de começarmos a construir uma bússola melhor.
É hora de nos juntarmos para treinar a próxima geração de trabalhadores futuros no ecossistema cripto.
É hora das nossas redes de engajarem seus donos e cuidadores das suas comunidades
Porque todos nós sabemos que esta é uma toca que vale a pena descer.
Mão na Massa
Passa a enxergar seu endereço de ETH como um currículo na blockchain
Navegue pelas trilhas educacionais do Rabbit Hole, colecione emblemas, governe, use DeFi
🙏 Agradecimentos ao nosso patrocinador
NFTFY
Com a NFTFY você tem liberdade de transformar seu NFT em seu próprio mercado de liquidez, criar um portfólio diversificado de valorização e aproveitar as negociações em tempo real.
👉 Acesse o site da Nftfy e fracionalize seu NFT ou adquira um NFT já fracionado.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Entre no grupo aberto do telegram, e fale diretamente conosco!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. De vez em quando, posso adicionar links para produtos que uso neste boletim informativo. Posso receber comissão se você fizer uma compra por meio de um desses links. Sempre irei divulgar quando for o caso.
Post Original:
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para:
contato@banklessbr.com