Prezada Nação Bankless,
Primeiro mês de 2023. Após um ano marcado por quedas significantes, grandes golpes e pedidos de falência de grandes empresas, entramos em um novo ano, ufa! Para começarmos com o pé direito, reunimos nesse relatório as principais perspectivas para 2023.
Lucas Nakataé Membro Bankless BR DAO e trabalha aquase 5 anos em diferentes mercados, como Criptomoedas, Forex e Tradicional escreveu esse artigo com Sempre busca bases sólidas, demonstrando prós e contras de projetos cripto, com especial atenção aos fundamentos dos criptoativos, evitando ser seduzido por scams, shitcoins e viéses comportamentais.
Neste artigo serão apresentados alguns indicadores interessantes para analisar ecossistemas cripto, como enxergar o fluxo de valores nas blockchains, e também, como considerar o cenário externo em suas análises.
Bitcoin (BTC): Preço e Movimentação
No mês de dezembro BTC continuou na mesma zona de consolidação de novembro. Sem muitas movimentações relevantes, a incerteza do ecossistema como um todo, aumentou e o preço do Bitcoin se manteve entre $16000 e $18400.
Ainda se mantendo abaixo das médias móveis exponenciais, o ativo teve tentativas frustradas de retomar a alta no meio do mês de dezembro.
Análise de Mercado: Perspectivas Macroeconômicas e Cripto Forecast
Bitcoin On-chain Cost Basis:
No gráfico acima, possuímos a relação entre Preço Realizado Total (Linha Amarela) e o Preço Realizado de Investidores a Longo Prazo (Linha Azul). O Preço Realizado é calculado a partir do custo base entre todos os usuários de Bitcoin no momento em que cada moeda foi transferida pela última vez. O movimento do Preço Realizado pode ser dividido entre investidores de curto prazo e investidores de longo prazo (ILP).
Durante todo o processo de formação de preço, a métrica de Preço Realizado (Linha Amarela) é utilizada como referência suporte/resistência de preço. Em mercados de baixa, os ILPs tendem a se manter, menos voláteis, com movimentação mais ativa nos mercados de alta devido à entrada de novos participantes.
Um ponto importante que vale destacar é a relação entre preço e Investidores de Longo prazo (ILPs), sempre que o preço do ativo vai para baixo da linha azul, temos a sinalização que os ILPs estão em prejuízo. A questão que deve ser respondida durante 2023 é, quanto tempo ficaremos abaixo da linha de custo? Podemos ter um mercado de capitalização que dure entre 248 dias até 575 dias ou até mais como foi no período de 2015/2016.
Balanço das Corretoras:
O clássico ditado: “Not your keys, not your coins”, provavelmente, será o mantra deste ano. Após a “quebradeira” que tivemos em 2022, FTX, Celsius, BlockFi, dentre outros, esse ditado se tornou realidade para muitos usuários com a falência dessas diversas plataformas.
A frágil estrutura e o nível de alavancagem dos participantes do mercado cripto se revelaram .O maior problema dessa estrutura é o grau de contágio entre as instituições, o que gerou uma quantidade massiva de saques de BTC das corretoras para as hard wallets, aplicando um dos principais valores do Bitcoin, posse dos seus ativos sem a necessidade de confiar em terceiros.
No gráfico abaixo, temos a reserva de todas as corretoras. Através desse gráfico, fica clara a situação drástica que as instituições do mercado se encontram.
Um ponto importante de citarmos é a necessidade da auto-custódia para a apreciação do preço do ativo. O movimento de compra do ativo costuma se intensificar quando temos BTC saindo das corretoras, uma vez que elas precisam se alavancar e vender mais do querealmente possuem em caixa.
Adoção no Brasil:
No primeiro relatório que publicamos na Bankless Brasil, mostramos a crescente adoção que o Bitcoin teria ao longo do tempo. A empresa Chainalisys, publicou um relatório recente que mostra o Brasil ocupando a 7º posição no ranking mundial em adoção de criptoativos no ano de 2022. Isso demonstra claros sinais de tração em território brasileiro, que deve se manter no ano de 2023.
Entre Julho de 2021 e Junho de 2022, o Brasil foi responsável pela entrada de quase 150 bilhões de dólares no mercado crypto.
O nível de adoção de criptomoedas no mercado de varejo brasileiro, comparado com outros países latino-americanos, é incrível como é possível observar no relatório. O fluxo de negociação da Mercado Bitcoin, uma das maiores corretoras brasileiras, mostra essa tendência de alta.
Inflação & Taxa de Juros:
Devido ao fato do setor energético estar sob pressão, provavelmente, teremos taxas de inflação mantidas em patamares altos. Considerando essa variável, o reajuste atinge o preço dos bens produzidos. Segundo o relatório recente do Deutsche Bank, existe uma boa possibilidade devermos uma pequena redução na inflação medida pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor) em 2023,. Contudo, vale lembrar que essa redução não significa que a inflação deixará de ser um problema. Os bancos centrais devem manter a política monetária contracionista para dificultar o acesso ao crédito.
Além disso, segundo os dados extraídos do Federal Reserve Funds Future Data, o mercado espera uma taxa de juros máxima em torno de 5% - 5,25% na 22ª reunião de Março. Se analisarmos a curva do Tesouro Americano de 2 anos (Médio prazo), podemos concluir algo similar as expectativas do mercado.
E se tivermos um ano fora do comum e a economia melhorar? O relatório do Deustche Bank mostra que poderemos ter uma redução no negativismo e acabar fechando o ano em 4% - 4,5% para títulos de médio e longo prazo.
Metodologia
🔎 O Bankless Monthly Report foi produzido utilizando dados On-chain do sites: Glassnode, Mempool e Look into Bitcoin. Ademais, usamos os relatórios “CIO Insights - Decemeber 2022 do Deustche Bank”, “2023 Market Forecast da Blockware Solutions” e “The 2022 Geography of Cryptocurrency Report da Chainalysis”
Os conteúdos produzidos pela Bankless Brasil não são recomendações financeiras e possuem somente caráter informativo e educativo. Não visa fornecer informações que possam induzir, auxiliar, instigar os leitores a comprar, ou vender qualquer tipo de ativo, portanto, não são ofertas.
Todo o conteúdo é de uso exclusivo do leitor através de sites da Bankless Brasil, não podendo ser reproduzido ou distribuído sem expressa autorização da Bankless Brasi DAO.
As informações contidas nos artigos produzidos pela Bankless Brasil foram elaboradas a partir de fontes que consideramos fidedignas, mas sua exatidão não está garantida, sejam as informações de conhecimento público, sejam as informações de serviços que, por ventura, foram terceirizados.
A Bankless Brasil não se responsabiliza por qualquer decisão tomada por seus leitores.
🫂 Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil? Ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para: contato@banklessbr.com