Redes Stateless: o que parecia Impossível aconteceu
Disponibilizado como código aberto após rigorosa pesquisa acadêmica, INTMAX lança Plasma Next com Layer Stateless
Salve Nação Bankless,
Vamos de notícia em primeira mão para a nossa comunidade de leitores que pode estar fora do radar de muita gente!
Ontem, diretamente do Ethereum Denver, a INTMAX, uma inovadora Layer2 zkRollup que utiliza arquitetura “stateless", lançou oficialmente o protocolo Plasma Next na sua rede principal α (Alfa).
O anúncio foi feito por Leona Hioki, co-fundador da INTMAX e pesquisador de longa data da tecnologia Plasma. Graças à utilização do protocolo, a rede da Intmax conseguiu escalar o volume de transações mantendo um custo constante por bloco, independentemente do número de usuários, sem perder a segurança das zkRollups.
Leona disse:
“A INTMAX foi além de apresentar apenas trabalhos teóricos ou conceituais. Fizemos simultâneamente o lançamento da nossa rede e a disponibilização do código, sob uma licença de código aberto, permitindo assim que qualquer um faça um fork e lance sua rede.”
Assista ao vídeo da palestra no ETH Denver aqui
O que é ser "Stateless?"
Soluções stateless ou "sem estado" são aquelas em que, em vez de nós ou validadores manterem os dados, os usuários gerenciam seus próprios dados. Embora a ideia de usuários gerenciarem seus próprios dados possa parecer complicada, a maior parte do processo é automatizada e ainda conta com backups criptografados.
O Plasma é uma solução de escalabilidade que, quando concebida por Vitalik Buterin e Joseph Poon em 2017, tinha como objetivo possibilitar volumes de transações equivalentes aos apresentados em operadoras de cartões de crédito para o Ethereum.
Ele permite que todos os dados e computações, exceto pelos depósitos, saques e raízes de Merkle, sejam mantidos fora da rede, gerando ganhos singnificativos em escalabilidade, ao reduzir a quantidade de dados disponíveis na rede.
No entanto, o Plasma teve problemas significativos com a experiência do usuário, que fizeram com que ele fosse superado pelos Rollups. Entre as suas desvantagens inicais estavam:
1- Os usuários tinham que esperar um período de desafio inteiro antes de sacarem seus fundos;
2- Eles também tinham que monitorar as suas transações no protocolo Plasma.
Mas o recém-lançado Plasma Next é um híbrido entre Plasma e Rollups, combinando as forças de ambos para melhorar a segurança e a escalabilidade. Ele incorpora provas de conhecimento zero (ZKPs) sofisticadas para garantir que as transações sejam processadas com privacidade e segurança incomparáveis.
Ao eliminar a necessidade da presença online constante dos usuários — uma barreira significativa para a adoção em massa — o Plasma Next marca um avanço significativo. Ele permite o crescimento constante do estado por bloco sem exigir preparações individuais de liquidez, melhorando assim a privacidade na rede e simplificando as transações.
O Plasma Next também é responsável por promover uma mudança de paradigma em como as redes blockchain podem alcançar escalabilidade sem comprometer a descentralização.
Com o poder de realizar transferência em massa de tokens utilizando Árvores de Merkle, e integrando ZKP-TLC para pagamentos condicionais, ele introduz um sistema em que pode haver crescimento constante do estado por bloco.
Há algum tempo, pesquisadores da a16z concuiram que uma rede stateless seria praticamente impossível de se alcançar, apesar dos avanços significativos e dos esforços para reduzir o ônus de armazenamento para os validadores. Isso porque eles precisariam armazenar os dados em conjuntos de tamanho constante e mínimo.
No entanto, o Plasma Next permite escalar a um custo fixo por bloco, independentemente do número de usuários. A solução teoricamente resolve os empecilhos verificados pela equipe da a16z.
Vamos esperar para ver os novos e interessantes casos de uso que surgirão para redes assim, e acompanhar de perto o desenvolvimento do time da INTMAX.
Essa informação foi passada anteipadamente com exclusividade para o time do Bankless Brasil, sendo a primeira mídia brasileira a noticiar o lançamento oficial.
Se você quiser testar a rede, o Demo já está possível aqui. (teste sempre com uma wallet que não tenha sido utilizada antes).
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil ou ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este é um boletim informativo, com finalidade estritamente educacional e não se trata de um conselho de investimento ou uma sugestão para comprar ou vender quaisquer ativos ou tomadas de decisão financeira, também não é um conselho fiscal. Consulte um contador. Faça a sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão caso você realize uma compra através de um desses links. Sempre divulgaremos quando for o caso.