Salve Nação Bankless,
Faz algum tempo que não escrevo por aqui. Para quem não se recorda, eu costumava fazer entrevistas de artistas e cheguei a escrever alguns textos. Meu nome é Victor Cioffi, ajudei a fundar essa comunidade em 2021. Olhando para 2 anos atrás, eu ficaria muito orgulhoso. Não de mim, mas do que o Bankless Brasil fez por aqui. O Bankless criou um ecossistema, uniu e conectou pessoas. Antes ouvíamos falar de “Mercado Cripto” e se hoje você ouve “Ecossistema Web3” é porque cumprimos o nosso papel.
Por que começamos o Bankless Brasil DAO?
Surgimos no Bull Market, todo mundo se anima quando o dinheiro está literalmente em todo lugar. Mas a nossa missão era justamente tirar o viés especulativo da mente do brasileiro. E substituir por uma mente construtora. Olhávamos para outros ecossistemas e vimos até países vizinhos como Argentina, com um ecossistema de Builders mais forte e relevante que aqui. Nossa vontade era iniciar algo que transbordasse, educasse a Cultura Web3, de DAO e descentralização, e que potencializasse tudo dentro da lingua portuguesa.
“somos os primeiros, mas não queremos ser os únicos.”
Esse artigo que “inaugurou” a DAO não me deixa mentir sobre as nossas vontades e motivações:
O que aconteceu nesse meio tempo?
Bom, boa parte do ecossistema de builders brasileiros passaram pela Bankless… ou tiveram um primeiro contato por aqui, ou participaram de imersões ou trabalharam ativamente. Aqui é a casa de muita gente. É a minha também.
No primeiro aniversário da DAO, tivemos uma call animada, muita gente entrou, estávamos com quase 100 membros ativos e Guildas pujantes. Lembro até hoje das projeções ultra-otimistas feitas naquele dia.
Estamos quase completando 2 anos, e muita coisa aconteceu. O Bear market aconteceu, e foi duro. Como DAO, temos recursos limitados, e cada vez mais pessoas tiveram a necessidade de deixar de ser membros ativos. Eu mesmo, deixei de contribuir efetivamente.
Mas não podemos deixar de lembrar que o que fizemos enquanto comunidade foi épico. Sem precedentes e fora da curva.
Somos reconhecidos por todos a nível nacional dentro do ecossistema, no começo do Bankless cheguei a levar bolo de muito influencer cripto, porque ninguém conhecia a gente. E somos reconhecidos até a nível global, a Bankless HQ já nos mencionou várias vezes, e nos eventos internacionais estamos sempre em casa.
Sabe se lá, quantos projetos, empresas, amizades e vidas o Bankless não ajudou?
Por que voltei?
Na quinta-feira passada meu nome saiu na CPI das pirâmides financeiras, no requerimento para educadores. Meu nome saiu como: Victor Cioffi, representante da Bankless Brasil. Esse é o nível de relevância que nós conquistamos. Eu devo muito ao Bankless. Minha carreira, minha forma de pensar… e eu não poderia deixar isso para trás. Ainda mais no momento em que essa comunidade mais precisa de braço.
Nós somos uma comunidade de educação gratuita. Nosso objetivo não é te deixar rico, mas sim, livre.
Agradeço especialmente à Amandita, Schmidt, Pedru, Renão, Paulo Emílio e Uai so serious por manterem essa organização viva. E convido aos novos entrantes que se sintam em casa.
Qual é a nossa missão agora?
Estamos entrando em outro patamar, sabemos muito mais do que sabíamos a 2 anos atrás, temos mais recursos que a 2 anos atrás, temos mais voz. Eu sei recomeçar quantas vezes for preciso, e dessa vez com foco. Nosso foco serão os Artigos aqui e as Imersões na comunidade, assim como divulgação no Twitter.
Mas a nossa missão é a mesma. Não vamos descansar até atingirmos 100 milhões de falantes da lingua portuguesa no mundo descentralizado. Pode parecer impossível agora, mas vai por mim: tudo o que aconteceu nos últimos 2 anos também pareceriam. Somos a primeira comunidade brasileira a fazer muitas coisas, inclusive a primeira DAO.
Agora é o momento de renovação. O futuro é incerto e a nossa comunidade ainda está se formando… gosto de guardar esse espaço para as boas ideias que com certeza vão surgir aqui dentro. É importante destacar: uma DAO está em constante construção, sempre trocando o pneu com o carro andando. Ela se move rapidamente. Temos muito trabalho pela frente, espere sempre o melhor de nós e o máximo de impacto possível.
Atenciosamente,
Victor Cioffi
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Estou acompanhando a pouco tempo a comunidade e sei que vocês vão conseguir atingir seu objetivos.
Boaaa Victor!
Estou chegando agora, não tive a oportunidade de vivenciar esse momento inicial. Sou movido por desafio, e tenho certeza que não havia momento melhor para contribuir para comunidade.
Vamos para cima e conta comigo 💪