Quem é Satoshi Nakamoto?
Uma conversa com Rafael Boskovic e Eduardo Calegari sobre Conexões que geram Liberdade
Salve Nação Bankless!
A nossa DAO tem feito coisas extraordinárias em pouquíssimo tempo, dentre elas tivemos o lançamento do primeiro tênis em NFT do Brasil, e ainda comemorando o investimento que recebemos da AAVE, deu sold out! Criamos uma Super Aula Gratuita sobre Renda Passiva Cripto que teve mais de 4.000 pessoas aprendendo. Tudo isso é legal, mas não é o mais interessante. O mais interessante, de longe, são as conexões que fazemos… o famoso Capital Social. O Bankless Brasil é o lar de uma comunidade intensa e que vibra DAO, NFT, WEB3, DeFi e Cripto. Um buraco negro que puxa diversos talentos. Se você quer mergulhar messe mundo, está no lugar certo.
O lançamento do livro SATOSHI, em NFT, é fruto de uma conexão. O membro da DAO, Danko, conectou os pontos entre o escritor Rafael Boskovic e o artista Eduardo Calegari (CALE) e o resultado foi uma obra-prima. Mas antes…
Quem é Rafael Boskovic?
O Rafael é um Advogado do ramo empresarial que tem como hobbie a escrita. Ele começou escrevendo artigos e textos mais curtos até se interessar em ficção. Antes do livro SATOSHI vieram 3 livros que completam uma trilogia: A Divina Regência, A Sagrada Intervenção e a Suprema Redenção. Curiosamente, tanto a trilogia como a história do livro SATOSHI se passam no mesmo Universo, embora histórias independentes. A trilogia foi de 2015-2019 e também curiosamente conta a história de uma farmacêutica que desenvolve um vírus com o objetivo de infectar toda a humanidade. E tanto na trilogia, como no livro SATOSHI, muitas coisas tem ligação com a realidade e é fácil ver acontecimentos que se repetem no mundo real. O Rafael me disse que gasta muito tempo pesquisando detalhes, a geografia do lugar onde os personagens estão, nomes… entre outras coisas que dão riqueza de detalhes para a história.
O primeiro contato dele com Cripto, mais especificamente Bitcoin, foi próximo de 2015 em uma matéria de TV. Na época ele achou uma ideia ruim, mas em 2017 depois de uma palestra ele entendeu realmente a importância que o Bitcoin poderia ter. Principalmente por ser inconfiscável, resolver o problema do gasto duplo e sobretudo uma ferramenta de liberdade. Isso foi o que mais chamou a atenção dele, justamente por ser um grande defensor da liberdade.
O Livro
O Rafael decidiu escrever o livro quando estava pensando muito em uma teoria sobre quem era o Satoshi Nakamoto, o pseudônimo do criador do Bitcoin. Pouco se sabe sobre a sua real identidade e existe a possibilidade de nunca sabermos quem realmente foi Satoshi. Mas ele tinha uma teoria, e além disso viu a história do livro como uma oportunidade de introduzir ideias e conceitos sobre liberdade e Bitcoin de uma forma fácil e que ajudasse na leitura. Ele contou a história do pai dele, que nunca se interessou por Bitcoin, mas depois de ler o livro perguntou como fazia para comprar alguns Bitcoins. Então ele percebeu como histórias de ficção tem poder de gerar identificação e transmitir ideias.
O livro foi um sucesso! Principalmente dentro do meio cripto, mas não somente. É uma leitura envolvente, daqueles livros que você consegue ler de uma vez só. Com uma teoria pra lá de interessante sobre quem é o Satoshi. A recepção do livro foi muito boa, com muitas pessoas o considerando como um dos melhores livros de ficção e praticamente abriu o gênero de Ficção Cripto, no Brasil e Mundo.
Um outro ponto muito interessante é que o livro guarda um Enigma em volta dos nomes dos personagens que formam uma frase de recuperação de uma carteira de Bitcoins. Atualmente possuindo mais de 1.000,00 Dólares em BTC.
Conexões que geram Valor
Um dos Heads da DAO, o Danko, deu a ideia para o Rafael de fazer uma edição do livro em NFT, o Rafael viu como uma boa ideia e começaram a procurar um artista para criar a capa dessa edição especial. O artista escolhido foi o Eduardo Calegari ou CALE.
Quem é o CALE?
Natural de Mandaguaçu/PR, se mudou para Curitiba e se formou em TI. Trabalhou muito tempo no mercado financeiro, mas sabia que aquele não era o lugar onde gostaria de estar. Então estudou Belas Artes e Cinema com o que trabalha até hoje. Atualmente ele cuida de uma Galeria e é um artista que se especializou em pintura, gravura e agora está entrando nas Artes digitais. Ele citou que muitos artistas tradicionais não consideram arte digital como arte, mas para ele a arte é livre e esse é inclusive o lema da galeria que ele cuida. Para ele a arte é mais do que se vê, tem sempre uma motivação.
Ele conheceu Cripto em 2017, mas só há 3 meses um sobrinho falou sobre NFTs para ele. Começou com máscaras físicas, a aprender Photoshop e a interagir com 3D.
Ele chegou na DAO depois de uma Live com Tim, Guelfi e Escola Cripto. Passou a ler muita coisa aqui dentro e, para ele, isso expandiu muito a sua visão.
Ele está participando do projeto The Infinite Machine, umas coleção de NFTs ligado ao projeto ETH Movie. Ficou sabendo desse projeto por um link compartilhado na nossa DAO. Ele foi selecionado junto com 40 artistas do mundo todo para criar NFTs que vão financiar o filme sobre a rede Ethereum.
Sobre o mundo Cripto ele comenta:
“Estamos indo para o desconhecido. Cada vez vivenciando a arte de forma digital, principalmente com Realidade Aumentada e experiências sensoriais. A linguagem da arte vai ser profundamente influenciada por isso.”
Recentemente ele fez também uma exposição de arte digital com projetores na galeria que dirige.
Sobre o Livro
Quando o Danko e o Rafael vieram com a ideia de fazer a capa do livro, a parte sobre liberdade foi o que mais chamou a atenção de CALE . Ele viu as várias formas de buscar a liberdade, de caminhos que a gente encontra para ser livre. A arte então saiu. Uma máscara dourada com pixels coloridos por trás.
Representação do livro em 3D por Ramo (@cryptofadiga)
Conexões que geram Liberdade
Para quem leu o livro, tudo isso fez e faz muito sentido. Se você ainda não leu o livro e curte Cripto está perdendo uma das melhores histórias que poderiam ser contadas dentro desse universo. Realmente o livro abraça o espirito do mundo Cripto. Mergulhe nessa jornada conosco, o conhecimento gerado pelas conexões que fazemos nos ajuda a sermos mais livres. Você está livre porque se conectou as coisas certas ou se conectou as coisas certas porque está livre?
O Lançamento
O lançamento será amanhã dia 21/12, na Rede Polygon (com taxas baixas). Serão apenas 21 unidades mintadas e somente os nomes que estão na Whitelist vão receber o link de compra no horário que lançar.
Mão na Massa:
Conheça mais o trabalho do Rafael
Veja mais sobre o trabalho do CALE
Entre na Whitelist