Quando o Bitcoin vai para a lua?
5 previsões de preço do Bitcoin usando ciência de dados e modelos preditivos.
Prezada Nação Bankless,
Há cerca de 1 ano e 5 meses o Bitcoin passou pelo halving, aquele momento em que se divide pela metade o prêmio pago aos mineradores de BTC. Tivemos uma alta expressiva desde então. Muitos dizem que estamos próximos de outra grande valorização.
Então, quando o Bitcoin vai à lua?
No artigo de hoje apresento uma visão cripto quântica. A partir de dados históricos de preços do passado podemos desenhar modelos com 5 conclusões chaves.
Isso te dará uma ideia mais clara sobre os ciclos de mercado.
Não resta muito tempo para acumular seu dinheiro cripto.
🙏 Patrocinador: Criptonomia — Autoridade em blockchain e tokenização de ativos. A blockchain te assegura, a Criptonomia te proporciona.
Seja uma assinante, tenha acesso aos artigos exclusivos do Bankless Brasil, garanta seu acesso à DAO.
Investir em Bitcoin ao longo da última década tem trazido retornos bem maiores do que aqueles observados na maioria dos outros veículos de investimento.
Enquanto uma olhada rápida no gráfico do Bitcoin para períodos curtos pode ser um pouco desanimador, é porque movimentos de preço a curto prazo podem ser melhor atribuídos a um passeio aleatório ou a um movimento browniano geométrico.
A análise técnica tradicional costuma estar infestada com avisos de isenção de responsabilidade em toda esquina, e para cada movimento de preço que lembre algum padrão, há muitos outros que não saem “conforme o esperado”.
Por outro lado, uma visão macro de tendências de preço do BTC fornece algo que é um pouco mais dissecável usando ciência de dados. Uma análise rápida mostra que ele está passando por ciclos de mercado que renderam retornos sobre investimentos (ROIs) consecutivamente menores e levaram mais tempo para realizar estes ROIs. Em outras palavras, a tendência macro do BTC indica ciclos crescentes com ROIs diminuindo a cada ciclo de mercado.
Nos casos em que uma perda anual pode passar dos 80% após uma bolha especulativa, ganha credibilidade a ideia de que “acertar o tempo” do mercado também é importante, e não apenas o tempo no mercado.
O valor temporal do dinheiro é crítico durante uma época em que corremos simplesmente para vencer a inflação.
1. O Bitcoin está numa fase de “valor justo”?
O gráfico acima mostra o preço do Bitcoin e uma regressão logarítmica ajustada para dados de “não-bolha” e de picos de bolha especulativa. Ao olhar o preço de longe, amplitudes de acumulação e formações de bolha especulativa se tornam bem mais fáceis de identificar.
Para entender melhor estas tendências, podemos calcular a diferença percentual entre o preço e a regressão logarítmica de valor justo, sendo uma função que aumenta monotonicamente. (Fig. 2)
Repare que no gráfico saímos recentemente de um momento “ainda barato” e fomos para o HOLD, um termo de “segure!” e não venda agora.
2. Ciclos de mercado estão se tornando menos explosivos.
O gráfico abaixo mostra que a formação de bolha especulativa em relação à banda de regressão do valor justo está se tornando cada vez menos explosiva durante a cada pico subsequente.
Na verdade, a diferença percentual entre o primeiro pico em 2011 e a banda de regressão logarítmica é de aproximadamente 6.000%, enquanto o segundo pico em 2013 está apenas cerca de 3.000% acima da banda.
A terceira bolha especulativa em 2017 teve seu ápice em cerca de 1.000% acima da banda de regressão. Ao passo que três pontos certamente não formam uma tendência definitiva, podemos pelo menos especular a respeito dos dados que temos até agora. Por exemplo, 6000/3000 = 2 e 3000/1000 = 3. Se esta tendência continuar (e claro que é um “se” enorme) e vermos uma divisão por 4 da terceira bolha à quarta, podemos esperar ver o preço do Bitcoin supervalorizado por aproximadamente 250% por cerca de mais dois anos (2023).
Se o Bitcoin for supervalorizado por 250% em 3 anos, então podemos esperar que o pico da próxima bolha estará por volta de $140.000. Baseada na atual banda de regressão, o valor justo do Bitcoin seria cerca de $40.000 em dois anos.
Claro, há uma abundância de incerteza nisso e o pico verdadeiro pode variar por milhares de dólares.
Mas poxa, o que são alguns milhares entre amigos?
3. Cada ciclo de mercado é mais longo que o último.
Agora você deve estar se perguntando de onde vem a ideia de ciclos mais longos.
Afinal, a comunidade cripto falou muito sobre o “ciclo de quatro anos” do BTC. Porém, não há praticamente nenhuma evidência para apoiar esta ideia além do fato de que muitos ciclos duraram pelo menos que quatro anos. Por causa disto, muitos investidores experimentam viés de recência, ao invés de olhar o que os dados sugerem.
Em vez de identificar o que os dados dizem e escrever a narrativa, muitos escrevem a narrativa e manipulam os dados para apoiá-la. Uma olhada rápida na figura 3 mostra que os ciclos estão se estendendo, sejam eles medidos de fundo a fundo, fundo a topo, ou topo a topo.
Outro jeito de mostrar os ciclos aumentando é o ROI anualizado corrente do preço do Bitcoin (Fig. 3).
4. A maior probabilidade para o pico do BTC é em 2023.
Em vez de medir a partir do fundo do ciclo do mercado, nós apenas mostramos o ROI em uma janela corrente de um ano; significando calcular o preço do BTC uma vez por ano. Isto nos mostra outra perspectiva onde movimentos que se afastam da macro-tendência geral baixista estão levando mais tempo a cada ciclo.
O próximo ciclo tem a maior probabilidade de atingir seu pico em 2023, com a mais precoce no fim de 2022 e a mais tardia no meio de 2024. Ninguém pode te dizer exatamente quando o Bitcoin alcançará essa nova quebra de paradigma, mas podemos pelo menos nos preparar para a ideia de que o pico provavelmente será depois de 2021.
Se apresentarmos os dados discretamente anualizando o preço do Bitcoin, podemos observar muitas fases de expansão e contração. A Fig. 4 nos mostra tempos gerais onde o preço do Bitcoin sobe ou desce numa escala anualizada. A tendência sugere que provavelmente vamos logo para uma fase de expansão que durará muitos anos.
Dito isto, anualizar dados de preço pode trazer um pouco de injustiça já que é uma maneira arbitrária de apresentar os dados; porém, a contenção aqui é que é apenas mais uma ferramenta que temos para entender melhor as tendências macro no preço do Bitcoin.
5. Estamos chegando ao fim de uma fase de acumulação.
Como não podemos prever precisamente quando o preço do Bitcoin vai atingir seu ápice ou qual será esse preço, eu apresento uma métrica de risco do Bitcoin para identificar melhor as regiões de acúmulo e as bolhas especulativas.
A Fig. 5 mostra o preço do BTC, mas com cores indicando a medida de risco. Enquanto a reação instintiva pode ser “apostar tudo” ou “tirar tudo” em certas fases, a estratégia sistemática é a média de custo dinâmico de dólar, para a qual se aumenta as compras enquanto o risco chega mais perto do verde, e escala-se as vendas enquanto o risco se aproxima do azul.
Considerações Finais.
Claro que estes gráficos, dados e conclusões devem ser considerados com cautela. Ninguém pode te dizer quando exatamente o BTC atingirá seu pico de preço ou quando é a hora perfeita para comprá-lo.
Mas podemos usar matemática para nos ajudar a identificar onde estamos numa escala de macro. No fim do dia, os dados sugerem algumas conclusões centrais:
O BTC tem o valor justo baseado na banda de regressão;
O ROI de cada bull cycle está descendo;
Há ciclos de mercado que se alongam cada vez mais;
Estamos provavelmente a anos de mais um pico de preço;
O BTC pode estar chegando perto do fim de uma fase de acúmulo.
Com tudo isto em mente, temos apenas três ciclos de mercado nos quais temos dados para usar de base. Ainda precisamos de (muito) mais dados para chegar a conclusões mais precisas.
Algo que só pode acontecer com o tempo…
🙏 Agradecimentos ao nosso patrocinador
CRIPTONOMIA
A Criptonomia tem especialidade em beneficiar processos corporativos por meio da tecnologia blockchain e promover um novo patamar de transparência entre clientes e fornecedores, auditabilidade de processos e provas de registro também. A empresa avança com soluções abrangentes em tecnologia Blockchain para clientes e parceiros, contando com uma ampla gama de setores como o industrial, financeiro e organizações que trabalham com ativos e/ou informações sensíveis.
👉 Acesse o site da Criptonomia e confira as principais soluções.
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, posso adicionar links para produtos que uso neste boletim informativo. Posso receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Sempre irei divulgar quando for o caso.
Post Original: When Bitcoin Moon?
Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
📩 Se você tem interesse em divulgar um produto, serviço ou protocolo no Bankless Brasil, mande um email para:
contato@banklessbr.com