Quais as diferenças entre DeFi e CeFi?
Tradução do artigo How Does DeFi Differ From CeFi?, escrito por The Defiant Team, originalmente publicado em The Defiant.
Prezada Nação Bankless,
O artigo de hoje do Guia Definitivo para DeFi de The Defiant explica de forma clara e objetiva as principais distinções entre as Finanças Centralizadas (CeFi) e as Finanças Descentralizadas (DeFi).
Aproveite a leitura de “Quais as diferenças entre DeFI e CeFi?”.
Quais as diferenças entre DeFi e CeFi?
Tradução do artigo How Does DeFi Differ From CeFi?, escrito por The Defiant Team, originalmente publicado em The Defiant.
Tradutor: Rodrigo Faria
Revisor: Matheus Guelfi
Existem 3 diferenças principais entre CeFi e DeFi:
1) Finanças centralizadas (CeFi — Centralized Finance) referem-se a corretoras de cripto ativos como Coinbase, Binance, Huobi, Mercado Bitcoin, Bitcointrade, etc. que são de propriedade de uma única entidade ou corporação. As CeFi podem fornecer serviços valiosos, porém possuem controle total. Elas podem deixá-lo entrar, mas também expulsá-lo.
Nas finanças descentralizadas (DeFi — Decentralized Finance), os aplicativos visam descentralizar o poder e se tornarem propriedade da comunidade, algo como uma cooperativa. Todos são proprietários de uma parte do projeto e a comunidade opera e mantém seu código.
2) No CeFi, muitas vezes você precisa passar por um processo de cadastro e verificação de usuário (KYC — Know Your Customer). Isso é necessário para cumprir a regulamentação e evitar comportamentos criminosos, como lavagem de dinheiro. Mas a prática também impede que usuários globais acessem serviços financeiros, isso significa confiar suas informações privadas a terceiros — e é simplesmente complicado.
Você pode assinar a newsletter gratuita do The Defiant por este link.
No DeFi, contanto que você tenha uma carteira de cripto ativos (crypto wallet) como a MetaMask, você não precisa realizar o KYC, realizar cadastro ou pedir permissão a ninguém — basta clicar em Conectar e você está dentro! Isso é o que queremos dizer com DeFi ser permissionless (não necessitar de permissão) — nenhuma permissão é necessária.
3) Por último, no CeFi confiamos nossos ativos a corretoras e outros aplicativos centralizados. Se eu depositar na Coinbase, estou confiando neles para manter meu saldo de cripto ativos em segurança enquanto negocio. A Coinbase e outras corretoras centralizadas são proprietárias das chaves privadas, e você sabe como diz o ditado: “not your keys, not your coins” (se a chave não é sua, as moedas não são suas).
No DeFi, os usuários não precisam confiar em ninguém. Você mantém o controle das suas chaves privadas o tempo todo e tem controle sobre seus ativos. Ao negociar, emprestar ou em qualquer outra interação com dapps DeFi, você depende de contratos inteligentes para executar transações e negócios, não de pessoas.
A conclusão é que no CeFi você está confiando seus ativos e informações às empresas, enquanto no DeFi, os usuários estão no controle. Como o CeFi é regulamentado, é a principal forma para trocar suas moedas fiduciárias (FIAT) para cripto ativos, portanto, é uma porta de entrada necessária para o DeFi.
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. Por vezes, podemos adicionar links para produtos usados neste boletim informativo. Podemos receber comissão se você fizer uma compra através de um desses links. Isso sempre será divulgado quando for o caso.
📩 Se você tem interesse em patrocinar a newsletter do Bankless com a divulgação de algum produto/serviço ou protocolo, mande um email para
contato@banklessbr.com