Protegendo Seu Portifólio Cripto Contra Desastres
O mercado está arriscado, aqui estão algumas maneiras de se proteger de um apocalipse criptográfico.
Prezada Nação Bankless,
No artigo de hoje, apresentamos a tradução do artigo Disaster-Proofing Your Crypto Portfolio, de autoria de Jack Inabinet, originalmente publicado em Bankless HQ.
Protegendo Seu Portifólio Cripto Contra Desastres
O mercado está arriscado, aqui estão algumas maneiras de se proteger de um apocalipse criptográfico.
Criptomoedas são arriscadas, e quedas abruptas do mercado deixam isso bem claro.
Muitos tokens demonstraram essa característica no início desta semana, quando uma série de ativos teve suas avaliações reduzidas pela metade após uma semana de ação negativa de preços, agravada por uma venda particularmente brutal no domingo. Apesar de conseguirem reduzir as perdas na terça-feira, praticamente todos os tokens ainda estão substancialmente abaixo em comparação com as máximas de junho.
Embora os protocolos DeFi tenham gerido seus riscos como esperado durante essa queda, a indústria cripto historicamente se depara com dívidas inadimplentes e desvalorização de ativos durante os eventos de mercado mais voláteis.
Supondo que um mercado em baixa realmente tenha começado, então, claro, o dia ideal para reduzir seu risco cripto teria sido na última segunda-feira, mas felizmente, na atual ausência de desastre, ainda não é tarde demais para tomar medidas proativas para proteger seu portfólio contra qualquer dano futuro percebido.
Hoje, vou mostrar a vocês as etapas para proteger seu portifólio contra perdas decorrentes de uma queda catastrófica 👇
🙅♂️ O Que Evitar
Durante 2024, os usuários de cripto focaram em oportunidades de airdrop para aumentar seus retornos com alocações de tokens por usarem aplicações onchain. Ativos indexados, como tokens de restaking líquido e o dólar sintético da Ethena, capturaram uma atenção descomunal dos caçadores de airdrop, mas esses estão entre os piores ativos possíveis para se manter.
Embora muitos acreditem que esses tokens manterão seu valor pretendido após meses de estabilidade, a liquidez subjacente é extremamente escassa para esses ativos e pode evaporar instantaneamente durante a próxima queda, deixando os detentores incapazes de sacar aos preços que acreditavam que poderiam obter.
Além disso, esses conceitos de ativos indexados foram amplamente integrados em protocolos DeFi e são usados para financiar bilhões de dólares em atividades de empréstimo. Os riscos de que sua estabilidade percebida possa se desfazer repentinamente ameaçam deixar credores e provedores de liquidez segurando a bolsa, pagos em ativos desvalorizados com taxas de recuperação questionáveis no caso do USDe e um cronograma incerto para conversões a par do LRT.
👀 O Que Procurar
Para os investidores que não veem caminho para os preços das criptomoedas subirem significativamente a partir daqui, não há melhor jogada do que aumentar sua alocação de caixa.
O contágio da criptografia abrirá buracos nos balanços de muitos participantes da indústria, o que significa que os melhores ativos semelhantes a dinheiro para se manter são aqueles que são totalmente regulamentados e reservados.
O Tether pode publicar atestados de balanço trimestrais, mas o USDT continua sendo uma stablecoin não aconselhável para se manter, pois é apenas 89% colateralizada por ativos semelhantes a dinheiro, com o restante reservado por ouro, Bitcoin e empréstimos de margem "garantidos".
Embora stablecoins regulamentadas possam sofrer desvalorizações, como visto durante a crise bancária de 2023, quando os detentores de USDC entraram em pânico sobre a exposição do Circle ao Silicon Valley Bank, stablecoins não-Tether como USDC, USDP, PYUSD e USDM permanecem muito superiores à principal alternativa opaca devido à qualidade de seus balanços.
Os detentores de USDM recebem automaticamente pagamentos de juros onchain diários através de rebases de tokens permitidos por seus reguladores nas Bermudas, e os detentores de USDC podem ganhar rendimento mantendo seus saldos na Coinbase, embora adicionando um risco marginal de contraparte off-chain com uma exchange centralizada respeitável e regulamentada.
Embora o empréstimo seja indesejável devido à possibilidade de acumulação de dívidas inadimplentes, os usuários que buscam rendimento adicional onchain para seus ativos de stablecoin podem ganhar retornos aumentados fornecendo liquidez em pares de stablecoins regulamentados – como USDC-PYUSD – com risco mínimo de perda impermanente que resultaria de manter um ativo desvalorizado.
Fundos do mercado monetário do setor crescente de ativos tokenizados, como o BUIDL da BlackRock e o FOXBB da Franklin Templeton, permanecem alternativas viáveis para aqueles que buscam proteger suas posições enquanto ganham rendimento onchain automático, embora esses instrumentos provavelmente não sejam a melhor opção para muitos investidores devido aos seus requisitos de credenciamento e integrações limitadas no DeFi.
📉 Tempos Difíceis à Frente?
Para aqueles abalados pela liquidação e que se sentem desconfortáveis com seu nível atual de risco de portfólio, agora é o momento de mudar as alocações de ativos, pois pode não haver uma oportunidade melhor para fazê-lo no futuro.
À medida que o mal-estar econômico global se instala e as taxas de juros caem, os rendimentos que podem ser obtidos mantendo stablecoins que geram juros ou fornecendo liquidez onchain quase certamente irão diminuir, reduzindo a lucratividade de seu portfólio a longo prazo.
Com essa realidade em mente, para cripto investidores confortáveis com grandes alocações de risco que simplesmente se sentem desconfortáveis em manter risco específico de cripto, investir em Títulos do Tesouro de longa duração com rendimentos elevados pode ser a jogada definitiva para obter um múltiplo significativo se o mundo for engolido por uma recessão.
Infelizmente, Títulos do Tesouro de longa duração não estão disponíveis onchain, restringindo essa estratégia aos trilhos do TradFi; a exposição a esse sub-setor do mercado só pode ser obtida adquirindo diretamente o ativo subjacente (via seu corretor, consultor de investimentos ou Treasury Direct) ou através da compra de um ETF de títulos de longo prazo, como o iShares 20+ Year Treasury Bond ETF (TLT) da BlackRock.
Tem interesse em contribuir com o movimento Bankless no Brasil ou ficou com alguma dúvida depois de ler o artigo? Entre no nosso servidor do Discord e embarque também nessa jornada!
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este é um boletim informativo, com finalidade estritamente educacional e não se trata de um conselho de investimento ou uma sugestão para comprar ou vender quaisquer ativos ou tomadas de decisão financeira, também não é um conselho fiscal. Consulte um contador. Faça a sua própria pesquisa.
Parêntesis. Ocasionalmente, podemos adicionar links para produtos que usamos neste boletim informativo. Podemos receber comissão caso você realize uma compra através de um desses links. Sempre divulgaremos quando for o caso.