O Bitcoin foi aprovado recentemente como moeda legal em El Salvador em 8 de Junho de 2021.
Este acontecimento é gigante. O Bitcoin, o primeiro e maior cripto ativo do mundo agora é a moeda nativa de um estado-nação. Isto é um testamento ao quão longe esta indústria inteira foi; de praticamente nada à moeda legal de um estado-nação em 12 anos, numa velocidade de adoção sem precedentes.
El Salvador tinha sua própria moeda fiduciária nativa chamada colón, de 1892 a 2001. Mas em 2001, o país foi ‘dolarizado’ e adotou o dólar americano em um esforço para estabilizar a inflação.
Como resultado, El Salvador ainda não teve a inflação desenfreada que muitos outros países da América Latina tiveram (exemplos famosos sendo a Argentina e a Venezuela). Economistas usam a transição de El Salvador como exemplo da Lei de Gresham, na qual “a má moeda expulsa a boa moeda”. Em outras palavras, as pessoas gastam a moeda que está a perder valor, enquanto seguram a moeda que tem valor.
Se você acredita na narrativa, estamos prestes a ver isto acontecendo novamente, só que agora o dólar está na posição do antigo colón salvadorenho, e o Bitcoin está na posição do dólar.
Um estado-nação adotando o Bitcoin como moeda nativa é a manifestação da palavra do Bitcoin, pregada em livros polêmicos como o The Bitcoin Standard.
De acordo com o Presidente Bukele (quando ele falou no espaço do Twitter de Nic Carter na semana passada), El Salvador não tem planos para retirar o dólar como moeda legal. Só quer que os cidadãos tenham uma escolha.
O dólar ou o Bitcoin? Os salvadorenhos podem escolher.
A moeda que preferem será um fator chave a ser observado nos próximos anos.
O Chefão Final Está Acordando?
A adoção do Bitcoin por El Salvador parece ter ativado a atenção de algumas figuras poderosas no governo americano. Não pode ser coincidência que, pouco depois do anúncio, a senadora Elizabeth Warren decidiu gravar uma fala de 7 minutos sobre o porquê do Bitcoin ser ruim.
Os fatos que ela trouxe eram mal-informados para dizer o mínimo – muitos da comunidade cripto os viram como maliciosos de propósito. Como de praxe, Bitcoiners apareceram para refutar e defender as falas de Warren:
Mais diretamente, o FMI foi ordenado a levantar suas ‘preocupações’ sobre El Salvador adotar o Bitcoin, citando que “levanta um número de problemas macroeconômicos, financeiros e legais que demandam análises muito cuidadosas”.
Análise cuidadosa. Eu não falo o idioma banqueiro, mas isso é uma ameaça?
Como resultado da adoção do Bitcoin por El Salvador, investidores estrangeiros exigiram prêmios cada vez maiores para terem dívidas salvadorenhas, sinalizando que o mercado está vendo um risco crescente para o país no horizonte.
A minha interpretação?
O sucesso cria recalque. O Bitcoin agora está no mesmo campo que os estados-nações. Este é um jogo de RISK, e o Bitcoin acaba de conquistar El Salvador.
Agora que está na escala de Estado-Nação (porém um país pequeno de 6.5 milhões), agora está no radar dos Estados-Nação, mais do que nunca.
De certa forma, isto é bom para o Bitcoin. Ele finalmente se encontra no campo de batalha que sempre quis estar. De outras formas, será o maior teste do Bitcoin.
Ele está pronto para o Chefão Final? Porque, pronto ou não, está em rota de colisão.
Strike… Strike?
Os detalhes específicos sobre como o Bitcoin será “desenrolado” para cidadãos de El Salvador ainda estão a ser totalmente entendidos.
O que é conhecido é que Jack Mallers, criador do Strike, teve um grande papel no trabalho com o Presidente Bukele. O Strike é um banco de Bitcoin em um aplicativo, e tem algumas características com Bitcoin interessantes que o fazem útil em uma escala global, independente de estado-nação e fronteiras regulatórias, e aparentemente ajudará cidadãos salvadorenhos a usarem sua primeira carteira de Bitcoin.
O Strike é uma carteira de Bitcoin custodial que está conectada tanto na rede principal, quanto na lightning network do Bitcoin. Dois usuários do Strike podem enviar BTC entre si da mesma maneira que dois usuários de PicPay podem enviar BRL entre si.
É um banco de dados centralizado, então os pagamentos são grátis e instantâneos (mas não são Bankless). O interessante é que usuários do Strike podem denominar em dólares, apesar da garantia do Strike ser em Bitcoin. Para conseguir isto, o Strike utiliza uma estratégia neutra de trading por trás dos panos para manter solvência enquanto permite que usuários enviem dólares sintéticos aos outros enquanto usam o BTC como garantia.
A característica principal é que você pode enviar dólares a outros usuários do Strike em qualquer lugar do mundo, porque o Strike usa a rede de pagamento do Bitcoin em vez de qualquer trilho de banco. O Strike não precisa ser conectado ao sistema de bancos – com a rede do Bitcoin, pode passar pelo SWIFT (e ultrapassar sanções? 👀)
A abordagem parece um pouco complicada – por que não usar dólares em cripto?
Tanto faz. Pequenos passos.
Os Céticos Respondem
Tudo isso parece bom, mas eu acho que devemos tomar cuidado antes de falar desta notícia como inequivocavelmente positiva para o cripto.
Quem é o Presidente Nayib Bukele?
Nayib Bukele já colocou o exército para marchar até o Congresso Salvadorenho para obrigar políticos a assinarem um decreto que aprovaria um empréstimo de 109 milhões de dólares para equipamentos de segurança, incluindo viaturas policiais, uniformes, equipamentos de vigilância e um helicóptero.
Ele também retirou 5 juízes e o advogado geral que não apoiariam seu regime, em um ato que Nayib chamou de faxina… outros chamaram de golpe.
Nayib foi caracterizado como um populista autoritário.
Devemos juntar ombros com um homem que não representa liberdade e direitos humanos? Os Bitcoiners estão de bem com apoio a indivíduos que pregam valores anticripto e ignoram a opressão dos outros, desde que seja bom para o Bitcoin™?
Alex Gladstein tinha um bom fio de tweets sobre isto.
Uma pergunta para o leitor: Nayib Bukele é o Presidente de El Salvador, interessado em promover o bem-estar de seus cidadãos? Ou ele é um Bitcoiner roxo, usando sua presidência para impor o Bitcoin em um país inteiro?
Ele tem olhos de laser, afinal…
O Instituto Mises teve isto a dizer:
Se o presidente realmente quer liberdade monetária para El Salvador, ele não deveria ter lhe apresentado o que é, efetivamente, um apoio governamental para hodlers de bitcoin, as companhias por trás do aplicativo Strike e outros intermediários em potencial. Em vez disso, ele deveria apenas ter repetido provisões de curso legal existente e anunciado que as pessoas estariam livres para usar qualquer meio que preferirem para suas transações.
Epere e Veja
Há um monte de perguntas ainda não respondidas sobre isto. Rob Paone (Crypto Bobby) resumiu bem meus sentimentos nisto:
Não sei o quão bullish essa notícia de El Salvador realmente é
Mas com certeza não é bearish
Há um monte de partes em movimento com esta história, e muitas perguntas sem resposta…
Os cidadãos de El Salvador querem mesmo o Bitcoin?
A Lightning Network terá mesmo sua estreia?
O Chefão Final vai contra-atacar?
O Bitcoin servirá como um portal para o DeFi?
Estamos a caminho da hiperbitcoinização?
Este é um momento histórico no cripto – não perca.
- David
Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
Parêntesis. De vez em quando, posso adicionar links para produtos que uso neste boletim informativo. Posso receber comissão se você fizer uma compra por meio de um desses links. Sempre irei divulgar quando for o caso.
Post Original: https://newsletter.banklesshq.com/p/laser-eyed-presidents-market-monday
- Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
- Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da lingua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.